FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#916 Mensagem por DELTA22 » Qua Set 09, 2009 1:45 pm

Escrevendo rápido e pouco pra não perder o contexto...

Eu, se pudesse dar uma dica ao MD, diria que é hora de coordenar uma coletiva de imprensa entre Jobim, Saito, Amorim e Comunicação Social da PR, com o discurso MUITO BEM afinado... Caso contrário, vamos ter problemas... :? Ou então, que todos se calem, parem com as "notinhas de rodapé" e deixem tudo como está pra ver como é que fica... Não pode é ficar esse "cabo de guerra" sem fim. Já tô cheio disso tudo, troço chato, sô! :evil:

[]'s a todos.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#917 Mensagem por Penguin » Qua Set 09, 2009 1:47 pm

Sávio Ricardo escreveu:Me assustaria muitos dizerem que o PRESIDENTE atropelou a FAB se ele tivesse feito isto antes da definição do Short List...

Ja disseram isso inumeras vezes por aqui... O papel da FAB terminou quando ela escolheu SH, NG e Rafa p/ o Short List... Todos nós sabiamos que a decisão final seria entre GOVERNOS.

Oque a FAB queria mesmo era o SU-35 mas as mesmas politicagens que tiraram ele do Short List são as que definiram o Rafale como novo caça da Força Aerea.

Em nenhuma das NOTAS OFICIAIS foi citado o nome da Instituição FAB e nem do SAITO...

Mas parece que a nossa imprensa adora a palavra ATROPELAR e a usou para tentar colocar governo contra FAB, e todos sabem o porque, muitos querem outro cancelamento do programa FX-2, leia-se, PSDB, DEM e afins....

Sou miope p/ ler entrelinhas, por isso não vou entrar no mérito de tentar desvendar o porque do choque das declarações do Presidente com o MD... Mas uma coisa não podemos nos esquecer. Alguem aqui ainda duvida da inteligência do NJ p/ ele ser tolo de soltar uma nota tão polemica sem ter um belo motivo???

Vamos acreditar um pouco mais no nosso governo, só mais um pouco, ja esta acabando a novela...
Quem disse que o processo de avaliação acabou no short list?
O short list foi apenas o início do processo de avaliação dos critérios estabelecidos. O short list serviu para descartar aqueles que não atendiam as exigências referentes às áreas operacional, logística, técnica, compensação comercial (offset) e transferência de tecnologia.

Depois do short list havia muita coisa ainda a ser esclarecida e avaliada. Se passou um ano em avaliações intensas e detalhadas e negociações com empresas nacionais, governos e empresas estrangeiras. Não considerar isso como um subsídio essencial para a tomada de decisão (como boa parte da imprensa noticia e se desconfiava antes) é no mínimo falta de seriedade.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#918 Mensagem por Wolfgang » Qua Set 09, 2009 1:48 pm

Olha como faz mais sentido. :)




Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#919 Mensagem por Sávio Ricardo » Qua Set 09, 2009 1:50 pm

Meus Deus...

Ja foi assinado o contrato com a França e mesmo assim saiu uma nota dizendo que os outros dois concorrentes ainda estão na briga?????????????

Se sim realmente o nosso presidente é mesmo louco e eu perdi essa parte

Oque eu vi foi o nosso Ministro de Relações Exteriores e o nosso Presidente da Republica Luis Inacio Lula da Silva dizendo que pretende comprar caças franceses, que a proposta da França é melhor, que falta acertar varios pontos do contrato ainda como prazos de entrega, juros, valores finais, etc...

Voltando a citar a compra de um carro...

Meu automovel preferido é um Vectra, entro em uma concessionaria GM e faço test-drive, negocio preços e tudo mais, só que sou fechar a compra depois que der mais uma pensada com calma, conversar com a patroa, filhos, porque é carro caro e eu estou saindo de um Golzinho 98/99 1.0 Special, e para realizar meu sonho irei comprometer boa parte do meu orçamento...
Isso me impede de ir a uma concessionaria VW e olhar um Polo, Golf? Ir a uma concessionaria Fiat e olhar um Linea, Stilo??? Ja disse o carro que quero é o Vectra... mas e se a VW me der 50% de desconto no preço a vista do GOlf e ainda dividir em 60 x sem juros??? Mas como isso é impossivel fico com o meu sonho realizado mesmo e viverei feliz por uns 10 longos anos...




Imagem
Avatar do usuário
joaoGui
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 198
Registrado em: Qua Mar 25, 2009 3:08 pm
Localização: SP/Brasil

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#920 Mensagem por joaoGui » Qua Set 09, 2009 1:52 pm

bom essa coisa toda ja deu um nó e tanto na minha cabeça então vou perguntar o óbvio:
acabou ou nao???
Deu rafale ou não???




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#921 Mensagem por gaitero » Qua Set 09, 2009 1:53 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Na boa, gente, na boa mesmo. Dizer que o governo, na figura do Presidente Lula, depois do Amorim, NÃO havia anunciado a escolha do Rafale, é MUITA brincadeira. O Amorim foi jogado sob fogo, porque o Jobim se recusou a referendar o atropelo ao processo seletivo. O Amorim estava visivelmente nervoso, usou a retórica diplomática pra falar uma coisa sem querer dizer muito. Não disse que sim, nem que não, muito pelo contrário. Sabem como é? O Ministério da Defesa divulgou NOTA OFICIAL confirmando com TODAS AS LETRAS a escolha. Depois o Ministro viu que ia dar problema ainda maior e divulgou OUTRA nota negando a primeira. Vocês querem culpar A IMPRENSA? A imprensa entendeu errado? Só pode ser bricadeira!! Piada de mau gosto.

Vocês estão querendo mudar o passado. Isso não se faz. Porque não admitir que houve uma preciptação? Houve um erro. E ele teve que ser consertado.

Lula recepciona Sarkozy. Jobim não está presente.

Lula acerta tudo com Sarkozy. Divulgam comunicado. Anunciam.

Lula manda Amorim dar uma coletiva. Jobim não está presente.

Comando da FAB se reúne. Jobim concorda com a FAB.

Nota assinada PELO PRÓPRIO Ministro nega tudo e banca o F-X 2.
Vinicius.

Vou tentar expor o pouco que eu vi durante minha passagem por lá durante o F-X.

Primeiramente, o caça escolhido não é construido do dia para a noite, tanto que muito se passou até o momento atual. Muita coisa foi analizada e muito pouco pode ser ser alterado na reta final. Dês da chegada do BAFO, em menos de uma semana, todos estavam sabendo qual caça teria mais vantágens, qual caça poderia ser o escolhido e o principal, qual é a desvantágem de cada equipamento.

Dia 6 de Setembro houve uma reunião, tinha muita gente lá, tinha gente da FAB do MD, o presidente, um pessoal da França e o presidente da França.

Lá a decisão se encerrou, com ou sem relatório todos lá já sabem o seu conteúdo, o relatório em si é algo formal, algo previsto em cronograma para comprovar a legitimidade da escolha. Porém, o caça escolhido já tinha sido decidido e dia 6, contornou-se alguns ajustes que ainda faltavam.

O que aconteceu, Lula sai de lá, se reune com o presidente da França dia 7 e resolve unir o útil ao agradável, anunciou o vencedor, este é o grande problema, ele disse porque sabia, ele disse porque tinha o apoio da FAB e do MD, porém ele cometeu um erro, atropelou o cronograma...

O que vem em seguida é claro. O Governo emite notas contornando a situação mas sempre apoiando a decisão, como se quize-se evitar transtornos, porém confirmando sempre a escolha, as notas deixam transparecer que de fato, todos estavam cientes de que o Rafale era o vencedor, mas ainda faltava a conclusão formal do processo. :wink:

Alguns pontos:

"A expectativa é que o negócio acabe sendo fechado com a França, mas só depois que a Dassault abaixar os preços do Rafale"

''Lula se precipitou no jantar com Sarkozy no domingo à noite e queimou etapas do processo de seleção."

"o ministro se recusou a dar entrevista na segunda no Alvorada para explicar um anúncio que é da sua área. Lula delegou a tarefa então para o chanceler Celso Amorim, que confirmou os termos do comunicado conjunto: "O que há é uma decisão de iniciar uma negociação com um fornecedor. "

" o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, reuniu durante todo o dia de ontem seus assessores. Eles se dizem satisfeitos como Rafale, mas não aceitaram o anúncio sem que o processo estivesse concluído. "

"O relatório da FAB sobre as três opções nem sequer foi entregue ainda."

"Na reunião do Conselho Político, Jobim deu uma explicação sobre o processo de escolha, defendendo que "os ritos e os prazos" fossem seguidos à risca para evitar questionamentos judiciais futuros."

"Um dado considerado nas reuniões do governo foi que a opção por qualquer um dos três aviões só pode ser anunciada depois do aval do Conselho de Defesa Nacional, presidido por Lula e integrado por Jobim, Amorim, outros ministros e os presidentes do Senado e da Câmara."

"Jobim já tinha afirmado que o acordo entre Brasil e França para a compra de 36 Rafale ainda não estava fechado, e o que havia era apenas uma "conversa avançada" com os franceses."

"Ontem, militares e diplomatas fecharam-se para declarações, enquanto afunilava a versão em Brasília de que Lula tomou a decisão do anúncio praticamente sozinho e isso pode atrapalhar a negociação de detalhes, como preços e condições do negócio. Daí o recuo. "




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#922 Mensagem por DELTA22 » Qua Set 09, 2009 1:54 pm

Paisano escreveu:Exclusivo: o Acordo Militar Brasil-França

Fonte: http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/ ... il-franca/
Conversei agora com o Ministro da Defesa Nelson Jobim, sobre as negociações com os franceses da licitação FX - os caças da Força Aérea Brasileira.

O quadro é o seguinte.

(...)
Quem não leu, que leia... :idea:




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#923 Mensagem por P44 » Qua Set 09, 2009 1:57 pm

"A imprensa, especialmente a estrangeira, deu o caso encerrado, diz Jobim, mas isso não aconteceu. Há uma série de caminhos a serem percorridos, como os preços do Rafale, as condições do financiamento francês. Se bate o martelo, o governo brasileiro perde as condições de arrancar mais vantagens da Dassault.
De qualquer modo, espera-se para o final do ano a conclusão das negociações."




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#924 Mensagem por DELTA22 » Qua Set 09, 2009 1:58 pm

P44 escreveu:
"A imprensa, especialmente a estrangeira, deu o caso encerrado, diz Jobim, mas isso não aconteceu. Há uma série de caminhos a serem percorridos, como os preços do Rafale, as condições do financiamento francês. Se bate o martelo, o governo brasileiro perde as condições de arrancar mais vantagens da Dassault.
De qualquer modo, espera-se para o final do ano a conclusão das negociações."
Exato.

[Em azul] Olha lá a "jogada de mestre" que falei lááááááááááá nas primeiras páginas... :wink:

[]'s.




Editado pela última vez por DELTA22 em Qua Set 09, 2009 1:59 pm, em um total de 1 vez.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#925 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Set 09, 2009 1:58 pm

E a culpa, claro, é da imprensa. Seria cômico se não fosse trágico.

O que a gente está vendo hoje expõe muito claramente um problema, usem os eufemismos que quiserem, mas claramente houve uma preciptação, que teve que ser negada pelo Ministério da Defesa mas que foi prontamente reconfirmada pela Presidência, botando ordem na casa.

Cada um pensa da sua maneira, mas, na minha concepção, está errado, mostra descoordenação, expõe problemas e prova que o discurdo não está único.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#926 Mensagem por gaitero » Qua Set 09, 2009 1:59 pm

Ta, tudo o que eu disse a cima, já esta escrito nas páginas anteriores... :?

:roll: :roll:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#927 Mensagem por R.A.Barros » Qua Set 09, 2009 2:01 pm

FAB quer sugar muito....
Eles já vão nos dar tudo, menos a Carla Bruni, e ainda vão comprar o nosso KC390. Reclamar por quê? Tudo bem, podemos pedir um descontinho, mas re-ativar as negociações com a Boeing e a SAAB depois do anúncio do presidente? :?




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#928 Mensagem por Sávio Ricardo » Qua Set 09, 2009 2:01 pm

Santiago escreveu: Quem disse que o processo de avaliação acabou no short list?
O short list foi apenas o início do processo de avaliação dos critérios estabelecidos. O short list serviu para descartar aqueles que não atendiam as exigências referentes às áreas operacional, logística, técnica, compensação comercial (offset) e transferência de tecnologia.

Depois do short list havia muita coisa ainda a ser esclarecida e avaliada. Se passou um ano em avaliações intensas e detalhadas e negociações com empresas nacionais, governos e empresas estrangeiras. Não considerar isso como um subsídio essencial para a tomada de decisão (como boa parte da imprensa noticia e se desconfiava antes) é no mínimo falta de seriedade.

[]s
Desculpe me expressei mal Santiago...

Oque eu quis dizer foi que após as avaliações preliminares a FAB escolheu estes 03 p/ shot list para ai sim as avaliações finais serem focadas apenas nos 3, tendo mais tempo para analisar cada proposta... Mas que ao mesmo tempo a FAB deu carta branca p/ o Governo começar as suas negociações sempre sujas e que envolvem muito dinheiro com EUA, França e Suécia... Mas pra frente, após um longo periodo de analise detalhada das tres propostas ela daria os prós e contras de cada uma, mas, no meu ponto de vista qualquer um dos tres que a politicagem escolhece estaria de bom tamanho.

Abraço




Imagem
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#929 Mensagem por Alitson » Qua Set 09, 2009 2:02 pm

Túlio escreveu:
Alitson escreveu: Túlio,

Vc está errado. A FAB já vem desenvolvendo sistemas para o seu FX a mais de 2 anos, sistemas estes de 4a Geração. Tão avançados quanto aos do Rafale e até mesmo mais modernos em alguns pontos, com a "ajuda" dos israelenses, claro. Mas que mantém padronização com os sistemas atuais.
Me entendeste errado, não era de sistemas assim que eu falava, nem sabia que existiam sistemas Nacionais mais avançados que os do Rafale, hôme: se são mais modernos, tem mais é que integrar, oras. De mais a mais, ainda há negociações em andamento, não? Além do que não há quem nos garanta que com os ianques ou os Suecos seria assim barbadinha a gente ir integrando o que quisesse...

Alitson escreveu:E vamos dar um simples exemplo. A RAF padronizou os Hawk T.2 com os sistemas do Typhoon 2000.
Mas foi exatamente ISSO que eu falei, o TREINADOR é que te de se adeqüar ao CAÇA, não o oposto... :shock: :shock: :shock: :shock:

Alitson escreveu:E agora vamos jogar tudo fora?
O que prestar não, claro. Mas volto ao Piranha: e o A-Darter?

Alitson escreveu:Quero vem quanto vai custar para integrar nossas armas no Rafale. Ele é um caça fechado a francesa, simples... Diferente do Typhoon, do Gripen, do Super Hornet e até mesmo do Su-30/35...
Creio que entramos agora no terreno das suposições: é fechado até se negociar para abrir. Eles estão desesperados para vender, exatamente como os outros dois concorrentes, aliás, dos três o único fabricante que não está arriscando ter de fechar as portas é a Boeing, e há que diga que nem ela escapa...

Alitson escreveu:Quando mudar o governo e a FAB ficar restrita ao MICA, ao Magic II e ao Exocet vcs irão entender. Os DEM já colocaram que se entrarem param tudo... [002]

SE isso acontecer - e não há nada CONCRETO que o indique - te darei razão. Há o Meteor no jogo, há o MAR-1, o MAN-1, o A-Darter, um possível BVR conjunto com Índia e/ou África do Sul, etc...

SE os Franceses não nos deixarem integrar as nossas armas, quem nos garante que os ianques o farão? SE os Franceses não nos deixarem usar Meteor, quem garante que os ianques nos deixarão usar as futuras versões do AMRAAM? Há 'What Ifs' demais aí...
Perfeito Túlio. O que eu questiono é o custo que sempre no que tange a França é mais alto... :wink:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#930 Mensagem por Marino » Qua Set 09, 2009 2:05 pm

09/09/2009 - 12h58
Lula ironiza disputa entre EUA e França e diz que país receberá caças "de graça"
Publicidade
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Em meio à disputa entre a França, a Suécia e os Estados Unidos para a venda de aviões caça FX-2 ao governo brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou o andamento das negociações. Ao ser questionado sobre a oferta dos Estados Unidos de transferir tecnologia das aeronaves ao país, assim como proposto pela França, Lula disse que o Brasil corre o risco de "receber de graça" os aviões-caça.

"Daqui a pouco, vou receber de graça", ironizou Lula.

O presidente não quis fazer outros comentários sobre nota divulgada hoje pela Embaixada dos Estados Unidos, na qual o governo norte-americano se mostra disposto a transferir tecnologia dos aviões caça FX-2 para o Brasil caso o governo brasileiro decida optar pela aeronave do país.

Na nota, a embaixada diz esperar que o governo brasileiro não tenha tomado uma decisão final sobre a compra das aeronaves mesmo depois que Lula anunciou o início das negociações com o governo da França. "Entendemos que uma decisão final ainda não foi tomada em relação ao vencedor do contrato. O F/A-18 Super Hornet [avião americano] é um caça de avançada tecnologia testado em combate e acreditamos que é o melhor em comparação com seus concorrentes", diz a nota dos EUA.

A transferência de tecnologia dos aviões foi colocada à disposição do Brasil pelo governo francês, o que pesou na decisão do presidente brasileiro de negociar diretamente com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, a compra das aeronaves --que fez visita relâmpago ao Brasil esta semana para discutir a venda dos caça.

Os americanos afirmam, ainda, que o Congresso dos Estados Unidos concluiu dia 5 de setembro as discussões sobre a transferência de tecnologia dos caça ao país --com o aval para que o Brasil receba as informações necessárias.

"A análise feita pelo Congresso dos EUA sobre a venda potencial do F/A-18 Super Hornet ao governo brasileiro foi concluída em 5 de setembro sem nenhuma objeção formal à venda proposta. Isso significa que a aprovação do governo dos Estados Unidos para transferir ao Brasil as tecnologias avançadas associadas ao F/A-18 Super Hornet é definitiva. O governo aprovou também a montagem final do Super Hornet no Brasil", diz a nota.

Recuo

Reportagem da Folha publicada nesta quarta-feira afirma que Lula, ao anunciar antes do esperado a definição do Brasil pelos caças da francesa Dassault, provocou constrangimento no seu próprio governo, que teve de recuar ontem, informando que o processo de seleção não está concluído e que o F-18 dos EUA e o Gripen sueco ainda estão na disputa.

O comunicado conjunto de anteontem dizia que Lula e o presidente Nicolas Sarkozy "decidiram fazer do Brasil e da França parceiros estratégicos também no domínio aeronáutico" e anunciava "a decisão" de entrar em negociações para a compra. Em nota ontem à noite, o ministro Nelson Jobim (Defesa) corrigiu: "o processo de seleção (...), ainda não encerrado, prosseguirá com negociações junto aos três participantes".

A expectativa é que o negócio acabe sendo fechado com a França, mas só depois que a Dassault abaixar os preços do caça Rafale --o mais alto entre os concorrentes --e criar condições mais favoráveis de juros. Conforme a Folha apurou, Lula se precipitou no jantar com Sarkozy no domingo à noite e queimou etapas do processo de seleção, o que irritou o Comando da Aeronáutica e deixou Jobim no fogo cruzado.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Responder