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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Enviado: Qui Dez 02, 2010 8:39 am
por Moccelin
Alguém ficou sabendo de situações lá no Rio onde a falta de capacidade de pivotar sobre o próprio eixo fez falta? Seria uma forma interessante de "propagandear" a necessidade de um blindado sobre lagartas novo!
Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Enviado: Qui Dez 02, 2010 11:25 am
por WalterGaudério
Brasileiro escreveu:EDSON escreveu:Com uma nova blindagem e um um canhão de 30mm é uma boa, o que acham?
Acredito que hajam muito mais inovações a serem adicionadas ao projeto. Até o aço blindado já estamos fabricando um melhor do que o anterior. O motor terá de ser outro, flex-fuel, transmissão automática e outras novidades da mecânica dos últimos tempos.
A mecânica dele me parece que é baseada na do M-41. Por uma questão de logística, valeria a pena começar um novo projeto, compatível com o Leopard ou com o futuro carro de combate que pretendemos fabricar.
Ou seja, é um belo veículo mas, olhando para frente, creio que veremos o desenvolvimento de um
novo veículo.
abraços]
Brasileiro é isso que já está acontecendo sob os auspícios da Fundação Ricardo Franco. O projeto base, é sim o Charrua(protótipo 2- postado novamente pelo Guerra com as setas amarelas).
Sim , a herança do M-41 no Charrua era o trem rodande apenas.(mesmas lagartas e rodas-guia e passadeiras)
Um forte abraço para todos os colegas que postaram fotos do Charrua. Que vcs possam dividir a mega-sena da virada comigo!!!
Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Enviado: Qui Dez 02, 2010 11:28 am
por joao fernando
Bem, pra um leigo como eu, seria a parte que mais se desgasta (o trem rodante)
Logo, poderia ser usado o trem do leo? E aproveitar a futura fabrica deles no Brasil? Porque dai, seria uma linha logistica a menos...
Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Enviado: Qui Dez 02, 2010 11:33 am
por prp
Moccelin escreveu:Alguém ficou sabendo de situações lá no Rio onde a falta de capacidade de pivotar sobre o próprio eixo fez falta? Seria uma forma interessante de "propagandear" a necessidade de um blindado sobre lagartas novo!
Tem uma imagem que o Clanf estava tentanto manobrar que foi um parto.
Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Enviado: Qui Dez 02, 2010 11:38 am
por WalterGaudério
joao fernando escreveu:Bem, pra um leigo como eu, seria a parte que mais se desgasta (o trem rodante)
Logo, poderia ser usado o trem do leo? E aproveitar a futura fabrica deles no Brasil? Porque dai, seria uma linha logistica a menos...
Bingo!, é isso mesmo que vc está pensando, e KMW e a IVECO tb!
Mas provavelmente não seriam lagartas, rodas guia e de retorno dos lEO 2(
ACHO que não dá), mas de algum outro blindado um pouco menor(PUMA?).
Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Enviado: Qui Dez 02, 2010 1:27 pm
por Guerra
Moccelin escreveu:Alguém ficou sabendo de situações lá no Rio onde a falta de capacidade de pivotar sobre o próprio eixo fez falta? Seria uma forma interessante de "propagandear" a necessidade de um blindado sobre lagartas novo!
Sinceramente eu não acho essa capacidade importante. Mesmo no campo de batalha é muitoi dificil uma situação que um blindado vai ter uma mudança de direçaõ tão brusca.
Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Enviado: Qui Dez 02, 2010 1:40 pm
por U-27
fico pensando, ainda bem que não usaram as .50 contra os 113, creio que sairia caro
Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Enviado: Qui Dez 02, 2010 2:13 pm
por gribel
Skyway escreveu:Acho que o pessoal ta pensando que blindagem é que nem em desenho animado ou filme de 007, só sai faísca quando a bala bate e nem arranha.

Ahh não.....a gente sabe que só o condor da fach é assim.
Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Enviado: Qui Dez 02, 2010 2:14 pm
por gribel
Valeu pela atenção, Moccelin...grande abraço.
Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Enviado: Qui Dez 02, 2010 2:23 pm
por gribel
Esses plugs pra blindagem adicional são como aqueles "caroços" do clanf? Se não...pra que servem?
Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Enviado: Qui Dez 02, 2010 8:07 pm
por gaitero
eligioep escreveu:helio escreveu:
..........................
Este processo embora pareça simples, não é, pois para fazer o protótipo do Guarani, foram necessários colocar "plugs" em toda carroceria de forma micrométrica para permitir o perfeito encaixe das placas de blindagem.
...........................
Abraços
Hélio
Hélio,
foi exatamente que a Rheinmetal fez no FUCHS, VBTP 6x6 usada pelos alemães no Afghanistão.
Eles estão modificando 25 carros à toque de caixa, para receber proteção extra na frente, laterais e embaixo, aumentando a proteção contra minas, IEDs e arma anti-carro.
Mas com estas modificações ele aumentou o peso em
7 ton e deixou de ser anfíbio.
Ele é totalmente desmontado, recebe placas adicionais na frente, embaixo e laterais com ângulo reto em relação ao solo e são soldados estes "plugs" para receber a blindagem de 2 tipos: extra ou reativa, conforme a situação/missão.
Queria ter fotografado, mas fui educadamente "desaconselhado"....
Mas creio que metade já esteja pronta.
Detalhe: nem todos os carros que irão ao Afghanistão receberão esta modificação. Não souberam(ou não quiseram...) me responder, mas creio que os modificados somente serão utilizados em determinadas situações ou missões.
Outra coisa impressionante é ver como as viaturas retornam de lá, após aproximadamente 1 a 1,5 ano de uso.....
Nesta próxima remessa estão previstos 50 carros para lá, sendo 25 modificados.
O Charrua também podia receber blindagem adicional, com capacidade para resistir a calibres de até 20mm, contudo, o mesmo também deixava de ser anfibio.
Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Enviado: Qui Dez 02, 2010 8:42 pm
por irlan
Poderia então haver duas versões, igual como os alemães estão fazendo com os blindados deles...;D
Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Enviado: Sex Dez 03, 2010 7:52 am
por Moccelin
A idéia moderna dos blindados é essa aí: blindagem adidiconal.
Os modelos novos quase tudo funcionam assim: são resistentes a até .50 (ou algo similar) e aerotransportados, anfíbios e sobre-motorizados nessas condições, e tem capacidade de blindagem adicional pesada, que tira a aerotransportabilidade e a capacidade de flutuar, mas adicionam a capacidade de aguentar tiros de canhões de tiro rápido, mas já tem suspensão, motor e tudo mais capaz de trabalhar com esse peso extra.
E a idéia é, por exemplo, levar 4 carros "completos" em 5 aviões de transporte tático (hoje o parâmetro é o C-130)... 4 com carros e 1 com a blindagem adicional
O Guarani parece que quer ser assim.
Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Enviado: Ter Dez 07, 2010 12:29 pm
por gil eanes
gil eanes escreveu:Nossos M-113 estariam prontos para subir o morro?
E porque a polícia pediu ajuda à Marinha? Fez falta o 24º BIB (extinto)?
Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Enviado: Ter Dez 07, 2010 3:34 pm
por crubens
prp escreveu:Moccelin escreveu:Alguém ficou sabendo de situações lá no Rio onde a falta de capacidade de pivotar sobre o próprio eixo fez falta? Seria uma forma interessante de "propagandear" a necessidade de um blindado sobre lagartas novo!
Tem uma imagem que o Clanf estava tentanto manobrar que foi um parto.
O Clanf pivota sim, apareceu até uma imagem durante uma reportagem sobre a invasão dos morros na globonews ele executando. Você deve estar confundindo com o M-113.