NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9016 Mensagem por joao fernando » Dom Jul 20, 2008 2:29 pm

A Vale é quem está bancando a turbina. Algo de estranho tem nessa historia.

Ela ia colocar grana assim de alegre??? :roll:

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#9017 Mensagem por Marino » Dom Jul 20, 2008 2:30 pm

joao fernando escreveu:A Vale é quem está bancando a turbina. Algo de estranho tem nessa historia.

Ela ia colocar grana assim de alegre??? :roll:
Não, necessidade de geração de energia para seus projetos.
Pragmatismo.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
joao fernando
Sênior
Sênior

#9018 Mensagem por joao fernando » Dom Jul 20, 2008 2:37 pm

Não sei não, se fosse assim tão pragmatico, eles chamavam a R&R e resolvido. Se eu preciso de transporte, eu compro um carro, não projeto um.

Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#9019 Mensagem por Luiz Bastos » Dom Jul 20, 2008 2:45 pm

thicogo escreveu:A foto da tão falada turbina.
Imagem
Senhores.

Não sei quanto a vocês, mas eu gostaria de parabenizar a equipe que está desenvolvendo esta turbina. Realmente uma ótima iniciativa para o engrandecimento do pais. Estou, sinceramente, torcendo pelo sucesso do projeto e espero que haja alguém do instituto postando por aqui para transmitir-lhes meus voto, e tenho certeza, de muitos debistas também. É sempre bom ler noticias como estas. Faz bem 'a alma de brasileiro. Fui 8-]

GustavoB
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#9020 Mensagem por GustavoB » Dom Jul 20, 2008 4:35 pm

joao fernando escreveu:
Tupi, pense em carvão como matriz energetica limpa. Como queimar carvão hoje, sem poluir de forma desumana? Vc passa vapor dagua pelo carvão, esse gás rico em carbono queima numa turbina. Ai vc pode usar carvão como fonte de energia, só que sem fuligem e outros quetais.

Lembre-se quem patrocina: Vale. E ela deve ter algum carvão não???
E o enxofre da queima?????

Caríssimos, acho mais apropriado dizer que esse sistema é mais eficiente energeticamente, não uma matriz energética limpa. Ademais, lembremo-nos que

1 unidade carbono carvão = 1 unidade carbono na atmosfera + energia + resíduos

Sds

GustavoB
Sênior
Sênior

#9021 Mensagem por GustavoB » Dom Jul 20, 2008 4:38 pm

E quanto maior a quantidade de resíduos, menor a queima e conseqüentemente a eficiência energética.

joao fernando
Sênior
Sênior

#9022 Mensagem por joao fernando » Dom Jul 20, 2008 4:53 pm

Desculpe-me carissimos. Quiz dizer fonte energetica sujissima com o carvão, mas queimando o gás de carvão, mais limpa. Bola fora.

Carvão - fonte energetica sujissima

Gás de carvão - possibilidade de uma queima mais completa e sem tantos danos ambientais.

Tupi
Sênior
Sênior

#9023 Mensagem por Tupi » Dom Jul 20, 2008 5:35 pm

joao fernando escreveu:Desculpe-me carissimos. Quiz dizer fonte energetica sujissima com o carvão, mas queimando o gás de carvão, mais limpa. Bola fora.

Carvão - fonte energetica sujissima

Gás de carvão - possibilidade de uma queima mais completa e sem tantos danos ambientais.
Oi JF, vc esta se referindo a gaseificação de madeira ou do carvão. Né :?:
Realmente se for isso é uma boa alternativa para atuação onde há exesso de residos de madeira (cavaco, pó de serra...). Ai o gás produzido pode servir como combustível primário das turbinas. :wink:

Acho que o interesse da VALE se dá por dois motivos:
a) Instalação de unidades isoladas de geração de energia em pontos onde não convém interligar na rede do SIN (sistema interligado nacional) ou algo do genero. Note-se que a maioria dos projetos de mineação atualmente ocorrem em zonas isoladas longe de tudo (ex. sudoeste do Pará, norte do MT etc...)
b) Pelo que andei lendo a intenção da VALE é adotar na sua subsidiária de infraestrutura logistica modelos de eficiência intermodal (interligação entre locomotivas ferroviárias e barças para hidrovia) Nestes dois casos, acho que as turbinas seriam usadas como um diferencial no sistema.
PS.:Não adianta me pedirem fontes, pois não lembro onde li este assunto.

Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
joao fernando
Sênior
Sênior

#9024 Mensagem por joao fernando » Dom Jul 20, 2008 5:47 pm

Sim, gaseificação de materiais solidos. Não sabia o nome... :roll:

Quanto as outras opções, se fosse eu, compraria uma turbina pronta no mercado em veza de projetar uma.

Tupi
Sênior
Sênior

#9025 Mensagem por Tupi » Dom Jul 20, 2008 6:45 pm

joao fernando escreveu:Sim, gaseificação de materiais solidos. Não sabia o nome... :roll:

Quanto as outras opções, se fosse eu, compraria uma turbina pronta no mercado em veza de projetar uma.
Pra mim também, não esta claro porque a VALE esta se envolvendo à este nível na empreitada.
Se alguém tiver mais alguma informação, talvez nos facilite a compreenção.

Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
GustavoB
Sênior
Sênior

#9026 Mensagem por GustavoB » Dom Jul 20, 2008 6:55 pm

Acredito que esse processo de gaseificação aproxime-se do gás natural quanto a energia gerada e poluição, bem menor em comparação ao diesel ou ao carvão. Este último, porém, tem custo menor.
Pelo que lembro o gás natural (e o gás de carvão, produto de uma destilação fracionada - metano) se decompõe principalmente em CO2 E H2O. Do carvão, gasolina e diesel sobra ainda CO, altamente reativo. Químicos, ajudem.

Mas essa notícia da turbina nacional realmente foi ótima. Quanto ao patrocínio da Vale, não seria uma espécie de compensação/contrapartida, exigência do governo como a siderúrgica no Pará?

Abs JF e Tupi

Tupi
Sênior
Sênior

#9027 Mensagem por Tupi » Dom Jul 20, 2008 8:25 pm

À Pedido do Gustavo B:
O Processo de Gaseificação.
Podemos definir como; a transformação de um combustível sólido(exemplo a biomassa), em um gás combustível. Constituido por uma mistura de CO (monoxido de carbono), H2 (hidrogênio), CH4 (metano). E pequenas porções de CO2 (dioxido de carbono), N2 (nitrogênio), H2O (vapor de água) e CnHm (hidrocarbonetos leves).
O processo de gaseificação consiste de reações de oxiredução que envolve fases sólidas e gasosas.

a) Zona de oxidação temos:
C + O2 :arrow: CO2 deltaH = -96.750 kcal/Kmol
Resumindo Oxidação:
Oxidação do combustível.
Produção de calor
Formação de CO2

b) Zona de redução:
O gás CO2 formado em contato comnova fonte de carbono
C + CO2 :arrow: 2 CO sendo deltaH = + 39.970 Kcal/Kmol
C + 2H2O :arrow: CO + H2 sendo deltaH = 28.950 Kcal/Kmol
CO + H2O :arrow: CO2 + H2 sendo deltaH = - 10.000 Kcal/kmol
O hidrogenio formado em contato com o C e o CO:
C + H2 :arrow: CH4 sendo deltaH = + 49.300 Kcal/Kmol
Resumindo redução:
Redução de CO2.
Decomposição do vapor pelo C.
Pequena redução de de H2O (g) pelo CO.
Pequena hidrogenação do C ou CO pelo H2 formando CH4.
Troca de calor entre o gás e o combustível.
Nota: todas as reações são reversiveis, mas como não havia o simbolo adequado só expressamos uma direção para cada reação.

Quanto a emissão de CO e CO2 para a atmosfera o gaseificador pode conter equipamentos periféricos que minimizam muito a liberção destes gases. Mas na localidade onde se encontra o equipamento é nítido a fuga de material particulado. E mais grave ainda se for em ambiente confinado; pois corre-se o risco de uma sobre exposição ao gás do riso(NO2). Que apesar do nome engraçado, pode ser perigoso e até fatal.
Quanto a capacidade calorifica do gás combustível gerado, esta depende de:
umidade, granulometria, teor de carbono da biomassa usada e a densidade da biomassa usada.
Um valor típico esta entre 1090 a 1570 Kcal/Nm3.
Para auxiliar na comparação, segue uma lista de PCI:

Bagaço de cana c/ 50% umidade = 1800 Kcal/kg
Lenha c/ 40% umidade = 2400 Kcal/kg
Madeira verde = 2500 Kcal/kg
Carvão mineral de SC = 4500 Kcal/kg
Carvão vegetal (Churrasco) = 7500 Kcal/kg
Gás natural = 8600 Kcal/Nm3
Gás de alto-forno = 700 Kcal/Nm3
Gás de cozinha = 10.800 Kcal/kg
Biogás (biodigestor+pum) = 5000 Kcal/Nm3 :mrgreen:
Óleo diesel = 8620 Kcal/l
Quierosene = 8300 Kcal/l
Etanol (alcool de cana) = 5.500 kcal/l
Óleos BPF (fornos e caldeiras industr) = 9000 a 10.000 Kcal/kg

Acho que já dá :wink:

GustavoB
Sênior
Sênior

#9028 Mensagem por GustavoB » Seg Jul 21, 2008 8:09 am

Pow, com certeza, valeu!

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6330 vezes
Agradeceram: 6678 vezes
Contato:

#9029 Mensagem por Túlio » Seg Jul 21, 2008 8:18 am

Sobre o interesse da CVRD num projeto novo, não haveriam aí incentivos fiscais? Se bem me lembro, verbas investidas em pesquisas podem ser abatidas em até 25% do IR devido, e a Vale deve pagar uma enormidade...

Por outro lado, dando certo o projeto, ainda sai no lucro. O quê eles devem estar esperando de uma turbina Nacional? Primeiro, custo menor que uma similar estrangeira, da R&R, por exemplo. Segundo, evitar dispêndio de divisas em moeda forte, comprando-a em reais. Terceiro, facilidades e economia na manutenção. Há muito mais, é só pensar, mas resta um item ainda que vale ser destacado: como financiadora do projeto, terá participação nos lucros, sendo cliente de lançamento, incentivará outros a comprarem. Só vantagens, e isso sem nem falar nas óbvias vantagensque advirão de futuros desenvolvimentos, aeronáuticos e navais... :wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
eu sou eu
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez

#9030 Mensagem por eu sou eu » Seg Jul 21, 2008 11:08 am

Helicóptero usado horas antes por Morales cai e mata 5 na Bolívia
Publicidade
da Efe, em La Paz

Quatro militares venezuelanos e um boliviano morreram neste domingo devido à queda de um helicóptero que tinha sido usado, horas antes, pelo presidente da Bolívia, Evo Morales, na zona central deste país, informou nesta segunda-feira o governo.

O ministro da Defesa boliviano, Wálker San Miguel, disse em entrevista coletiva no Palácio de Governo que a queda do helicóptero da Força Aérea Venezuelana ocorreu perto da localidade de Colomi, na região central de Cochabamba.

"É uma notícia que nos comoveu, por se tratar de um pessoal muito próximo ao transporte presidencial", disse San Miguel.

Segundo o ministro, os destroços do helicóptero foram encontrados à 1h de hoje por um camponês que vive perto de Colomi, situada cerca de 300 quilômetros ao leste de La Paz.

O helicóptero ia de Cochabamba à cidade de Cobija, horas após ter levado Morales do Departamento de Oruro para uma mina. O presidente deveria voltar a utilizar hoje o mesmo aparelho para viajar de Cobija, na fronteira com o Brasil, para Blanca Flor, disse o ministro da Defesa, ao destacar que era um helicóptero "plenamente operacional e com manutenção".

A aeronave era um dos dois aparelhos que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, havia emprestado a Morales em 2006 para que fossem usadas em suas viagens no país, diante da precariedade dos helicópteros militares bolivianos.

Segundo o ministro, há poucas horas, foi enviado à região outro helicóptero e aviões com funcionários para dar início às investigações e levar a La Paz os corpos das vítimas.

Imagem

o amor é lindo
Responder