![[009]](./images/smilies/009.gif)
Abs
Moderador: Conselho de Moderação
Também da Namíbia, São Tomé e Príncipe etc. A MB tem um pezinho em vários países da África Ocidental.Naval escreveu:O Brasil ajudou a formar os primeiros Fuzileiros Navais de cabo verde.FCarvalho escreveu:Eu estou vendo coisas ou estes negões aí estão usando o camuflado do nosso CFN?
abs.
Abraços.
http://www.operacional.pt/as-forcas-arm ... verdianas/Naval escreveu:O Brasil ajudou a formar os primeiros Fuzileiros Navais de cabo verde.FCarvalho escreveu:Eu estou vendo coisas ou estes negões aí estão usando o camuflado do nosso CFN?
abs.
Abraços.
knigh7 escreveu:A propósito pessoal,
A MB planeja diminuir 24% do efetivo. É uma redução expressiva. O processo de redução se estenderá ao longo da próxima década.
A Força abandonou aqueles planos mirabolantes. O setor operativo perderá 14% do efetivo, de oficiais e praças. E os demais setores perderão 10%.
Concordo plenamente!alex escreveu:Não é uma noticia ruim. A quantidade de pessoas na MB não representava poder. Existem marinhas com menores efetivos mais modernas, eficazes e letais que a MB. Só observar que o corpo de fuzileiros estava superdimensionado para nossa capacidade de desembarque. Talvez agora os projetos futuros sejam mais pé no chão e acabem com a ideia da MB ser uma cópia menor da US Navy.
concordo. Vale o mesmo para as demais Forças.alex escreveu:Não é uma noticia ruim. A quantidade de pessoas na MB não representava poder. Existem marinhas com menores efetivos mais modernas, eficazes e letais que a MB. Só observar que o corpo de fuzileiros estava superdimensionado para nossa capacidade de desembarque. Talvez agora os projetos futuros sejam mais pé no chão e acabem com a ideia da MB ser uma cópia menor da US Navy.
pmicchi escreveu:concordo. Vale o mesmo para as demais Forças.alex escreveu:Não é uma noticia ruim. A quantidade de pessoas na MB não representava poder. Existem marinhas com menores efetivos mais modernas, eficazes e letais que a MB. Só observar que o corpo de fuzileiros estava superdimensionado para nossa capacidade de desembarque. Talvez agora os projetos futuros sejam mais pé no chão e acabem com a ideia da MB ser uma cópia menor da US Navy.
Porém esses números não significam muita coisa quando observado o contexto brasileiro. A questão é que a MB agrega também o papel de Guarda Costeira, coisa que na maioria dos países é separada da Marinha (de Guerra). Metade da frota da MB é subordinada aos Distritos Navais, são barquinhos patrulha, imagina então quantos desses homens estão designados para essas funções? Se pegar só a parte operacional da MB, aquela que treina para a guerra, tenho certeza que o número abaixa bastante.Marechal-do-ar escreveu:Com 80000 militares a MB é a 4ª maior marinha do mundo, bem, acho que só isso já basta para dizer o quanto ela está inchada.
Um corte de 24% é até pouco, mas não achei em nenhum lugar essa notícia.