Novo Comandante da Aeronáutica

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Brasileiro
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#91 Mensagem por Brasileiro » Qui Fev 22, 2007 5:50 pm

PRick, tudo bem que na parte eletrônica eles se identificam, mas:
Usam motores totalmente diferentes, que necessitam de linhas de peças e manutenção distintas.
A estrutura dos aviões possuem partes eletromecânicas e hidráulicas totalmente diferentes, a manutenção delas precisa de pessoal com treinamento e capacitações diferentes.
Os quatro modelos de caças utilizarão óleos diferentes, pastilhas de freio diferentes, para-quedas e assentos ejetores diferentes, tudo isso vai precisando de linhas logísitcas diferentes, capacitações diferentes, uffa....isso vai longe...
E nisso tudo vai dinheiro e mais dinheiro com essas "pequenas" diferenças.
Agora, se conseguirmos a "proeza" de chegarmos ao ano de 2020 com dois modelos de caça e um de treinamento, já ficaria feliz.
Nenhuma força aérea do porte da nossa se arrisca a fazer isso:
A USAF é com F-16 e F-15 basicamente, a Marinha Americana é só com F-18.
A do Canadá é só de F-18.
A Força Aérea Espanhola depositará seu futuro com Apenas EF-2000.
A Força Aérea Francesa utiliza somente Mirage-2000, F-1 e variantes destes, no futuro utilzará somente Rafales.
O futuro de qualquer aviação de caça e qualquer força aérea é isso, padronização. Aviações de caça mais "diferenciadas" como a Russa, no futuro contarão com apenas um ou dois tipos de caças.
Que tal aprendermos com os grandes, assim quem sabe, chegaremos lá e seremos grandes também, mas não em números, porque a FAB é uma aviação de caça razoável, mais de 110 caças, mas muito ineficiente. Grande em termos operacionais e de doutrina, e SE POSSÍVEL, grande numericamente.


abraços]




PRick

#92 Mensagem por PRick » Qui Fev 22, 2007 6:16 pm

Mas você está pensando fora do contexto, fora da realidade, o que temos hoje e no futuro, já é muito melhor que no passado recente. Já operamos uma grande quantidade de plataformas.

Quando este fato já está presente, temos duas linhas possíveis,

1- Diminuímos as plataformas ou

2- Reformamos elas para compatibilizar sistemas.

E olha operar F-16, também não quer dizer compatibilidade grande, se você tiver várias versões operando.

Acho que uma cadeia logística vai muito mais que operar apenas um modelo de avião, mas o mesmo avião e a mesma versão. Aí sim, teremos uma grande economia.

[]´s




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Skyway
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#93 Mensagem por Skyway » Qui Fev 22, 2007 6:47 pm

Abram a página da FAB, entrem na parte de aeronaves e observem a lista de aeronaves operacionais.

Conseguem ver que todos os aparelhos vem de duas origens distintas?

Grande maioria vem dos Estados Unidos ou EMBRAER.
Os da EMBRAER tem recheio americano, logo dá no mesmo.

E o resto vem da europa.

E que país da europa tem mais equipamentos presentes na lista?
Pois é...França!

Apenas DUAS aeronaves vem de outro lugar, são eles os novos CASA C-295 e os velhos HS-125.

Logo, por enquanto não temos nenhum problema de logística na FAB, continuamos com nossos países fornecedores de sempre, tratamos com os mesmo governos de sempre.

Sem contar que o GDA já está mais que escolado em tecnologia francesa e Mirages.

Se a FAB não vê necessidade para a mudança desse padrão, o F-X2 agora ficou bem limitado não?


Vamos esperar o novo Comandante agir para ver. 8-]




AD ASTRA PER ASPERA
juarez castro
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#94 Mensagem por juarez castro » Qui Fev 22, 2007 10:19 pm

cicloneprojekt escreveu:
juarez castro escreveu:Boa tarde a todos!Quem conhece o Brig. Saito sabe que vem chumbo grosso por aí, e ele vai começar botando ordem controle aéreo, anotem ,a bagunça acaba em 60 dias, o "Japa" é f... não tem conversa, é disciplina e o pau vai pegar.
Enão queria o cargo, porquê sabe o tamanho dp pepino, por ele ia para o STM, mas a turma dos novinhos se fez valer pela voz junto ao Exmo Sr Presidente :shock:
Com relação a aqusições, acho que não haverá definições durante a LAAD, mas ao longo do ano as coisas podem mudar, só vai tomar a decisão com 100% de certeza, ele é a expressão do do povo Japonês.
Todas as concorrência com grau alto de trampolinagens vão para o pau(212, a não ser que a EADS ponha o planalto no brete)
Se depender do Brig Saito, o Gripen na sua atual configuração estaria fora de suas preferências.De resto vai faze valer o que está escrito no manual....

Grande abraço

PS No meu ponto de vista, ótima escolha




Acho que o Juarez Castro tem as mesmas fontes que eu.

Foi a MELHOR escolha para a FAB em anos. Se o Brig. Saito tiver espaço e carta branca para agir, o resultado aparece logo no segundo ano de administração.

A "novidade" este ano para os caças da FAB parece ser mais alguns(outro esquad) Deltas-Matusas.

O FX esfriou um pouco. Parece(quase certeza) vai passar da LAAD 2007.

O q temos q esperar é a visita do tio George. É ali que estará selada a sorte dos 5 concorrentes.(e da tranquilidade do Chavez)

sds

Walter


Bem Walter! As coisas talvez(se o Planalto deixar) vão ficar moralizadas, quem pensa que a Enrolaer não vai participar do futuro FX 2, está redondamente enganado, dependendo do que ficar acordado após a visita do grande satã do norte, ela sai da lanterna e vira "ponteira",, mas é cedo ainda.
Eu conficenciei para alguns aqui no DB que o provável comandante seria o Brig. Saito, e que os Americanos vem mandando emissários ao Palácio do Planlalto já algum tempo para tratar de diversos assuntos de interesse mútuo, dentre eles FX2, que dependendo do rumo pode ser uma coisa muito boa.

Grande abraço




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faterra
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#95 Mensagem por faterra » Sex Fev 23, 2007 12:04 am

Isto está parecendo filme de terror.
Meia-noite! Aguardem o tio George! Vocês não perdem por esperar!
Estou sentindo cheiro de ferrugem no ar.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
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Luís Henrique
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#96 Mensagem por Luís Henrique » Sex Fev 23, 2007 2:42 am

Se for a participação no F-35 sem as restrições de sempre.

seria um ótimo avião tanto para a FAB como para a MB. O problema é a coleira. :lol:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Carlos Mathias

#97 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Fev 23, 2007 12:19 pm

Estou sentindo cheiro de ferrugem no ar.


:?




WalterGaudério
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#98 Mensagem por WalterGaudério » Sex Fev 23, 2007 12:26 pm

Carlos Mathias escreveu:
Estou sentindo cheiro de ferrugem no ar.


:?


Grande C. Mathias

Tu bem sabes do meu sangue flankeiro.

Pero

Se estivermos tratando de F-15C modernizados, aí dessa ferrugem (até) eu quero.

Ou quem sabe.

F-16 block 52/60 como "gap filer" aguardando o FX(F-35C)

Mas...

Muita coisa pode acontecer até lá.

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Carlos Mathias

#99 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Fev 23, 2007 12:55 pm

Cara, eu nunca deixo de me surpreender com a capacidade americana de barrar qualquer iniciativa de se mudar de eixo na AL. Como falei antes, os caras vão oferecer uns caças velhos, reformados, que de qualquer maneira iriam para a sucata do deserto, por um preço de banana e com umas armas idem. Como aqui, merda é cheirosa, pois que até ontem estávamos usando M-III, isso soa como o melhor negócio do mundo. Avião bom por preço baratinho, não é?

Com isso, eles acabam de derrubar mais uma venda de qualquer caça europeu, num negócio que poderia ultrapassar as cem unidades fácil, fácil. Mantém a linha de suprimentos do F-15 aberta, os empregos de alta tecnologia deles, a coleira mais apertada do que nunca e presente por pelo menos mais 50 anos.

Fud...ram com a Dassault e o Rafale, que não vende e aqui teria uma ótima chance de primeira exportação de vulto, matando a indústria de caças francesa definitivamente, e por conseguinte, MICA e etc.

Barram um ótima venda do Gripen, pois que por ser pequeno deveriam ser em grande número e carregaria qualquer arma possível de se comprar fora da coleira, ou seja, eles perderiam o controle sobre a maior potência da região. Dane-se os "parceiros" suecos, eles mais uma vez estão certos.

EF, bem este aí não ia emplacar mesmo, muito caro, muito mesmo, só dá prá país europeu cheio de subsídios. Mas de quebra diminui as encomendas de Meteor e Iris-T de qualquer maneira.

Os russos continuam fora do mercado da AL, pois o filé, que é o Brasil, vai manter-se encoleirado "ad eternum". Fora manter o continente livre de armas indesejáveis para eles, como MAN(Onyx), MAR(KH-31P), BVR(R-77, KS-172) e tudo mais que eles não tenham conhecimento e controle.

Brilhante jogada, brilhante mesmo. Congratulações ao pragmatimo do governo americano.




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#100 Mensagem por Morcego » Sex Fev 23, 2007 1:30 pm

tulio escreveu:'F'?

Mmmm.....................Gripen F?

Afinal, fazem Gripen de tudo que é tipo, de acordo com os desejos do freguês...

Botar uma letrinha é merreca...


pode ser algum caça russo, su-35/37/38......bmnopquvxz...




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#101 Mensagem por Luís Henrique » Sex Fev 23, 2007 3:13 pm

Carlos, com certeza é bem por ai mesmo.

Os americanos não dão ponto sem nó.

La, o mais bobinho da nó em macarrão seco usando luva de boxe. :lol:

E pra FAB até que vai ser uma boa mesmo. Um caça bom por um preço bom.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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#102 Mensagem por talharim » Sex Fev 23, 2007 3:29 pm

Mas se os americanos oferecerem F-15C com AIM-7P e AIM-9M tá ótimo para o GDA.

E pode vir com coleira mesmo não tô nem aí.




"I would rather have a German division in front of me than a French

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#103 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Fev 23, 2007 3:30 pm

É Luiz, mas esse pensamento imediatista, do hoje e agora, nunca vai nos levar a lugar algum. Nenhum país se desenvolve tecnologicamente sendo um mero comprador de sistemas. O cerne do FX era justamente o aporte tecnológico que daí poderia advir, em diversas áreas e até mesmo em pontos que não se relacionam com a aviação. Eu particularmente sou extremamente reticente quanto a disposição dos americanos em repassar qualquer tecnologia de ponta.

Ainda que fosse mais caro num primeiro momento montar/fazer aqui um caça de ponta, mais na frente colheríamos os frutos deste primeiro sacrifício, e não necessariamente na área militar apenas. Mas, com uma compra deste tipo, tipo pacotão fechado, na hora é uma maravilha, tudo bonitinho, mas é aí...??? Que capacidade autônoma conseguiríamos assim? Nenhuma, muito pelo contrário, estaríamos retrocendendo para colocarmo-nos junto a países sem expressão industrial e tecnológica, estaríamos nos resignando a um papel de meros plantadores de café, bananas, fornecedores de matérias primas primárias e mão de obra muito barata. Não vejo como países que eram como nós somos hoje conseguiram se desenvolver sem aporte de tecnologia, a tecnologia traz o valor agregado e o retorno financeiro mais alto. Basta ver que os EUA mandam suas fábricas de bugingangas e bagulhos prá tudo quanto é lugar do mundo, mas o filé fica lá.

Assim, continuamos como país bananeiro, do carnaval, mulheres peladas e homens preguiçosos. E nós merecemos isso, mais do que nunca.




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#104 Mensagem por talharim » Sex Fev 23, 2007 4:21 pm

Mas eu acho que não podemos começar logo por cima entende ?

Querer absover tecnologia de caça de 5° geração é muita pretensão............não temos pessoal qualificado para trabalhar com tecnologias tão complexas..........

Todo o mundo começou primeiro dominando tecnologias de armamentos (mísseis,bombas),ou equipamentos de navegação................dominamos porcamente essas tecnologias e já queremos absorver tecnologia furtiva,de radares de escaneamento eletronico e de motores supercruise ???

Não fazemos o dever de casa em coisas mínimas e queremos comprar um avião militar e exigir transferencia tecnologica total ?

Um exemplo disso são o número absurdo de projetos tocados pelo CTA/ITA devem ser uns 5 trilhões de projetos megalomaníacos tocados simultâneamente devem ter até estudos sobre tecnologias de motor de dobra para viagens intergalácticas.O que significa isso ? Dinheiro jogado pelo ralo !!! Não focam num único projeto e concentram recursos para irem até o fim.

Conclusão : EB e MB com projetos interessantes mesmo com falta de verbas sendo colocados em prática e a pretensiosa FAB viajando na maionese 5 trilhões de projetos e nenhum finalizado.

----------------------------------------------




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
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#105 Mensagem por talharim » Sex Fev 23, 2007 4:21 pm

Mas eu acho que não podemos começar logo por cima entende ?

Querer absover tecnologia de caça de 5° geração é muita pretensão............não temos pessoal qualificado para trabalhar com tecnologias tão complexas..........

Todo o mundo começou primeiro dominando tecnologias de armamentos (mísseis,bombas),ou equipamentos de navegação................dominamos porcamente essas tecnologias e já queremos absorver tecnologia furtiva,de radares de escaneamento eletronico e de motores supercruise ???

Não fazemos o dever de casa em coisas mínimas e queremos comprar um avião militar e exigir transferencia tecnologica total ?

Um exemplo disso são o número absurdo de projetos tocados pelo CTA/ITA devem ser uns 5 trilhões de projetos megalomaníacos tocados simultâneamente devem ter até estudos sobre tecnologias de motor de dobra para viagens intergalácticas.O que significa isso ? Dinheiro jogado pelo ralo !!! Não focam num único projeto e concentram recursos para irem até o fim.

Conclusão : EB e MB com projetos interessantes mesmo com falta de verbas sendo colocados em prática e a pretensiosa FAB viajando na maionese 5 trilhões de projetos e nenhum finalizado.

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