Enviado: Sex Jan 05, 2007 11:51 am
Tá, enfim, o J-10 pode ser equivalente, grosseiramente falando, a que aeronave americana, europeia e russa? A um F/A-18C, MIG-29 SMT, Mirage 2000-5, respectivamente? Estariam de acordo?
Pepê Rezende escreveu:Sintra escreveu: Sorry, mas o Hunter e o Mig 19 são claramente da mesma geração, não é pela ligeirissima vantagem em velocidade (200km\h) que subitamente o Mig se torna um aparelho de geração mais recente, aliás os dados que utilizei reportam-se ao Hunter F6, que entrou ao serviço em 1957, o Mig entrou ao serviço em 1955, mas se quer uma outra comparação pegue num Dassault Super Mystere que tem caracteristicas idênticas ao Mig 19, mesmas datas, monomotor e tonelada e meia mais pesado.
Vc utiliza idade como parâmetro, eu emprego tecnologia. O Hunter teve um desenvolvimento muito lento e, estruturalmente, é um avião antigo.Sintra escreveu:O mesmo se pode dizer acerca das versões mais recentes do Viper por comparação com o RAFALE...
Duas gerações diferentes. Mais de 14 anos de diferença entre ambos.Sintra escreveu:...ou do ME 262 por comparação com o P80 Shooting Star...
Dois motores axiais de pequeno porte contra um centrífugo enorme (mas mais confiável)Sintra escreveu:, ou a versão do ALR Piranha equipada com dois motores Larzac que era mais leve do que a equipada com o rb199, o Ching Kuo com o Gripen, etc, etc, etc, etc...
Mais potência, estrutura mais pesada.Sintra escreveu:A proposição tem lógica, mas na prática existem factores MUITISSIMO mais importantes do que propriamente se o avião tem um ou dois motores, que determinam o peso do aparelho. Um deles é concerteza o tipo de materiais com que o "airframe" é construido.
Nesse ponto concordamos. Mas ambos são de mesma geração e os conceitos estrurais, pelo que eu sei, são bastante similares. Acredito que o J-10 seja mais leve que os dados da Milavia apontam.
Cordialmente
Pepê
Bolovo escreveu:Tá, enfim, o J-10 pode ser equivalente, grosseiramente falando, a que aeronave americana, europeia e russa? A um F/A-18C, MIG-29 SMT, Mirage 2000-5, respectivamente? Estariam de acordo?
Sintra escreveu: Ao longo deste tópico você já indicou que o J10 é maior que um Tiffie (avaliado a "olhômetro", note-se)
Sintra escreveu: ...que pesa 11 toneladas limpo, consequentemente é também maior que um F35A que ultrapassa as 12 toneladas limpo, e também diz que o valor de 9750 kg que aparece na milavia para o peso limpo do J10 é exagerado, ou seja supostamente pesa menos que as versões mais recentes do Viper ("Desert Falcon", "Soufa") que segundo a sua teoria seria um avião BASTANTE mais pequeno que vai às 10 ton limpo e eventualmente pesa menos ou a mesma coisa que um RAFALE C que ultrapassa ligeiramente as 9,5 ton!!!!
Sintra escreveu:"Beam me up Scotty"
Sintra escreveu:Isto ao mesmo tempo que está equipado com uma versão xpto de um radar em que a versão base pesa 630 kg, que compara de uma forma muitissimo "interessante" com os 193 kg´s do CAPTOR que se encontra no nariz do Tiffie...
Sintra escreveu:E claro que este avião, maior que o Tiffie, o F35, o Rafale, o Mig 29, o F18C (segundo o seu "olhômetro"), etc, etc, etc, mas que ao mesmo tempo é mais leve que as versões mais recentes do Viper ( ), está equipado com um "GANDA" radar, vai, com toda a certeza, conseguir performances dinâmicas do tipo que você indicou a partir dos dados da CCTV, ou seja, mach 2.35, 31º graus de "instantaneous turn rate", entre outras... Em suma, faz um "viper" parecer um Fiat500 e coloca os Tiffies e Raptor´s desta vida em sentido...
Sintra escreveu:"Scotty, beam me up AGAIN, bloody enterprise has just been invaded by the Martians". Acho que vai concordar comigo que isto é completamente impossível...
Spectral escreveu:As comparações iniciais há uns anos atrás diziam F-16C bl 30, as mais recentes apontam para F-16 C bl50.
Já se disse muita besteira sobre o J-10. Ele já foi classificado como uma cópia inferior do Lavi, como um aparelho apenas comparável ao F-16A (que os chineses conhecem bem desde 1986, vi um aparelho em Chengdu em 1987). Disseram, até que ele não estava em serviço e não passava de um protótipo. De repente, o bicho aparece em material composto e metálico com mais de 70 unidades, dá uma boa demonstração de desempenho no YouTube e aparece com dados que o colocam numa classe muito próxima a do Rafale e a do Typhoon. É muita audácia, será que esses chineses NÃO SABEM o seu lugar?
Desculpe-me, vamos esquecer os preconceitos e raciocinar sobre uma nova realidade.
Spectral escreveu:Já se disse muita besteira sobre o J-10. Ele já foi classificado como uma cópia inferior do Lavi, como um aparelho apenas comparável ao F-16A (que os chineses conhecem bem desde 1986, vi um aparelho em Chengdu em 1987). Disseram, até que ele não estava em serviço e não passava de um protótipo. De repente, o bicho aparece em material composto e metálico com mais de 70 unidades, dá uma boa demonstração de desempenho no YouTube e aparece com dados que o colocam numa classe muito próxima a do Rafale e a do Typhoon. É muita audácia, será que esses chineses NÃO SABEM o seu lugar?
Desculpe-me, vamos esquecer os preconceitos e raciocinar sobre uma nova realidade.
Desculpe mas não existem dados fiáveis para o colocar "numa classe muito próxima a do Rafale e a do Typhoon"... E de qualquer maneira do F-15C bl50 ao Rafale e Tpyh a diferença não é assim tão grande, portanto não vejo qual a necessidade de estar tão na defensiva, para isso já existem os milhares de chineses na net a proclamarem como o J-10 é o melhor do mundo.
Já agora, só alguém muito desconhecedor com estas coisas é que pode ter ficado supreeendido com este anúncio. Aos ANOS que se sabe por todo o lado que estão dezenas de J-10 a voar...
Quanto à questão dos radares, poderia consistir numa adaptação dos processadores do radar de um Su-30 (mas existem várias opções!) com uma antena menor, mas mesmo assim os pesos parecem-m algo excessivos...
Pepê Rezende escreveu:Sintra escreveu: Ao longo deste tópico você já indicou que o J10 é maior que um Tiffie (avaliado a "olhômetro", note-se)
Disse que ambos possuem tamanhos aproximados... É fácil estimar: meça a tubeira do motor e compare a de um Su-27/30Sintra escreveu: ...que pesa 11 toneladas limpo, consequentemente é também maior que um F35A que ultrapassa as 12 toneladas limpo, e também diz que o valor de 9750 kg que aparece na milavia para o peso limpo do J10 é exagerado, ou seja supostamente pesa menos que as versões mais recentes do Viper ("Desert Falcon", "Soufa") que segundo a sua teoria seria um avião BASTANTE mais pequeno que vai às 10 ton limpo e eventualmente pesa menos ou a mesma coisa que um RAFALE C que ultrapassa ligeiramente as 9,5 ton!!!!
O F-35 tem que ser mais pesado. Estruturalmente foi projetado para usar equpamentos de decolagem vertical e para pouso em porta-aviões e o mesmo pode ser dito do Rafale. Quanto ao F-16C, hoje é um avião sobrecarregado, a exemplo de outros no passado e de uma geração anterior.Sintra escreveu:"Beam me up Scotty"
...ironia desnecessária.Sintra escreveu:Isto ao mesmo tempo que está equipado com uma versão xpto de um radar em que a versão base pesa 630 kg, que compara de uma forma muitissimo "interessante" com os 193 kg´s do CAPTOR que se encontra no nariz do Tiffie...
Disse: derivado. Não o mesmo radar. No caso do Su-35 ele já é bem mais leve e faz parte da economia de peso de 1 tonelada obtida no avião.
Sintra escreveu:E claro que este avião, maior que o Tiffie, o F35, o Rafale, o Mig 29, o F18C (segundo o seu "olhômetro"), etc, etc, etc, mas que ao mesmo tempo é mais leve que as versões mais recentes do Viper ( ), está equipado com um "GANDA" radar, vai, com toda a certeza, conseguir performances dinâmicas do tipo que você indicou a partir dos dados da CCTV, ou seja, mach 2.35, 31º graus de "instantaneous turn rate", entre outras... Em suma, faz um "viper" parecer um Fiat500 e coloca os Tiffies e Raptor´s desta vida em sentido...
São os únicos dados oficiais sobre o aparelho. Quando se indicam performances oficiais sobre aviões ocidentais elas NUNCA são questionadas. Engraçado, não?Sintra escreveu:"Scotty, beam me up AGAIN, bloody enterprise has just been invaded by the Martians". Acho que vai concordar comigo que isto é completamente impossível...
Por que seria? Não conhecemos os dados oficiais sobre peso e dimensões. O que podemos discutir é quantos estão em serviços em relação aos modelos europeus similares. Já são mais de 70 em trêas regimentos. Quantos Rafale e Typhoon estão em serviço?
Abraços
Pepê
há muita diferença estrutural entre o F-16C e a nova geração européia
dados de desempenho oficiais foram divulgados e mostram um avião bastante capaz
Com base na eletrônica derivada da série Su-30.
há muita diferença estrutural entre o F-16C e a nova geração européia
dados de desempenho oficiais foram divulgados e mostram um avião bastante capaz
Com base na eletrônica derivada da série Su-30.
Pepê Rezende escreveu:Spectral escreveu:Já se disse muita besteira sobre o J-10. Ele já foi classificado como uma cópia inferior do Lavi, como um aparelho apenas comparável ao F-16A (que os chineses conhecem bem desde 1986, vi um aparelho em Chengdu em 1987). Disseram, até que ele não estava em serviço e não passava de um protótipo. De repente, o bicho aparece em material composto e metálico com mais de 70 unidades, dá uma boa demonstração de desempenho no YouTube e aparece com dados que o colocam numa classe muito próxima a do Rafale e a do Typhoon. É muita audácia, será que esses chineses NÃO SABEM o seu lugar?
Desculpe-me, vamos esquecer os preconceitos e raciocinar sobre uma nova realidade.
Desculpe mas não existem dados fiáveis para o colocar "numa classe muito próxima a do Rafale e a do Typhoon"... E de qualquer maneira do F-15C bl50 ao Rafale e Tpyh a diferença não é assim tão grande, portanto não vejo qual a necessidade de estar tão na defensiva, para isso já existem os milhares de chineses na net a proclamarem como o J-10 é o melhor do mundo.
Já agora, só alguém muito desconhecedor com estas coisas é que pode ter ficado supreeendido com este anúncio. Aos ANOS que se sabe por todo o lado que estão dezenas de J-10 a voar...
Quanto à questão dos radares, poderia consistir numa adaptação dos processadores do radar de um Su-30 (mas existem várias opções!) com uma antena menor, mas mesmo assim os pesos parecem-m algo excessivos...
Eu não estou na defensiva. E há muita diferença estrutural entre o F-16C e a nova geração européia. Os dados de desempenho oficiais foram divulgados e mostram um avião bastante capaz. Por que acredito que o J-10 pertença a uma categoria intermediária? Com base na eletrônica derivada da série Su-30.
Pepê