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Enviado: Qui Out 05, 2006 10:08 am
por BrasileiroBR
JOSE CARNEIRO escreveu:Ele disse ainda acreditar que os pilotos do jato, que ficaram com os passaportes retidos no Brasil, correm "algum tipo de perigo".
é verdade... é perigoso ele vim pra sede da PF em Brasilia e eu tacar uma pedra na cabeça dele.. e gritar "Liga o transponder FDP"
o mais hilário.. é que esse mesmo jornalista.. quando estava no Brasil e deu entrevista pra Globo ele dizia "Fomos muito bem tratados, cuidaram muito bem da gente" era só elogios...
não sei porque deixaram esse infeliz voltar pros EUA.. ele é testemunha! vai que era ele que tava pilotando na hora!
Enviado: Qui Out 05, 2006 11:13 am
por Fábio Nascimento
Paisano escreveu:Fabio, numa boa, mas esse seu comentário é totalmente desnecessário e inoportuno.
Eu não acredito que você esteja desejando a morte do Lula e da tripulação do avião presidencial.
Divergência política se resolve com eleições e não com desejo de morte.
Verdade, piada de mal gosto, desculpem-me!!
Enviado: Qui Out 05, 2006 2:33 pm
por FinkenHeinle
Alcantara escreveu:Jet Crash® escreveu:(...) Guarde um lugar na cadeia para o pessoal do controle de tráfego aéreo que também tem muita culpa no cartório.
Pelo que passou no Jornal Nacional de hoje (04.10.2006), a FAB tem gravada todas as imagens radar e todas as comunicações em fonia. Foram feitas VÁRIAS tentativas de contato fonia com o Legacy, que não respondeu a nenhum contato. Somente depois da colisão é que eles passaram a se comunicar.
Tá, e o Controle Aéreo não tem o dever de avisar ao OUTRO avião, para que ele desvie, evitando assim várias mortes?!
Enviado: Qui Out 05, 2006 2:35 pm
por FinkenHeinle
Paisano escreveu:Fabio, numa boa, mas esse seu comentário é totalmente desnecessário e inoportuno.
Eu não acredito que você esteja desejando a morte do Lula e da tripulação do avião presidencial.
Divergência política se resolve com eleições e não com desejo de morte.
Pois é...
Foi um verdadeiro desperdício de índices de acidentes...
PS: Brincadeirinha, Meritríssimo...
Enviado: Qui Out 05, 2006 2:43 pm
por Guerra
Coitado dos pilotos americanos, herois que salvaram a vida dos passageiros e pobres vitimas do atraso brasileiro.
Mas é uma facilidade para se safar em cima de brasileiro. Tanto o equipamento como o treinamento desses caras é de 1º mundo. Para de defender esses picaretas.
Enviado: Qui Out 05, 2006 3:00 pm
por Túlio
SGT GUERRA escreveu:Coitado dos pilotos americanos, herois que salvaram a vida dos passageiros e pobres vitimas do atraso brasileiro.
Mas é uma facilidade para se safar em cima de brasileiro. Tanto o equipamento como o treinamento desses caras é de 1º mundo. Para de defender esses picaretas.
Pois é, bobear, no próximo avião que derem para esses assassinos eles vão pintar uma silhueta de 737...
'That's right, so what? We've just killed some brazilians, there's millions more...'
Enviado: Qui Out 05, 2006 3:54 pm
por JOSE CARNEIRO
O FinkenHeinle tocou em um ponto importante, se não estavam conseguindo falar com o Legacy, pq o controle de vôo não alertou o 737 e o mandou para uma altitude segura?
Enviado: Qui Out 05, 2006 4:08 pm
por Fábio Nascimento
JOSE CARNEIRO escreveu:O FinkenHeinle tocou em um ponto importante, se não estavam conseguindo falar com o Legacy, pq o controle de vôo não alertou o 737 e o mandou para uma altitude segura?
Como ele poderia mandar para uma altitude segura, se ele não sabia a altitude do legace?? e se ele o mandasse exatamente para a mesma altitude do legaci, chamaria toda responsabilidade para ele.
Enviado: Qui Out 05, 2006 4:53 pm
por JOSE CARNEIRO
Segundo o site da globo: "...Legacy avariado está na Serra do Cachimbo Os controladores de vôo do Cindacta-1, em Brasília, tentaram cinco vezes entrar em contato por rádio com o jato Legacy antes da colisão, na sexta-feira, com o Boeing 737-800 da Gol, que causou 155 mortes. O jato ficou com o transponder (que identifica o avião no radar) desligado 15 minutos antes do acidente. O Legacy só voltou a ser identificado na tela já sobreposto ao Gol, com um alerta de emergência. As gravações da caixa-preta do Legacy confirmam os relatos dos operadores e os registros do Cindacta-1."
em outro trecho da mesma matéria: "A falta do sistema não faz o avião desaparecer da tela do radar. Ele só deixa de ser identificado pelo radar, que perde a exatidão da altimetria do jato. O Cindacta-1 continuava a ver o Legacy por meio do radar primário. Por ele, o controlador via a altitude aproximada do jato. O Legacy aparecia na tela voando numa altitude que variava de 35.800 pés a 36.500 pés. Não estava, portanto, em rota de colisão." e "Quando o transponder do Legacy foi desligado, ele estava a cerca de 300 quilômetros do Gol. O Legacy voava a 820 quilômetros por hora, enquanto o Boeing vinha a 890 km/h. A velocidade de aproximação deles era de 1.600 km/h ou cerca de 26 quilômetros por minuto."
Bem, se as notícias estão certas, o Legacy não mudou de altitude ao passar por Brasília, ou seja, estava a 37 mil pés e continuo a 37 mil pés, em rota de colisão com o Boing. A 300 quilômetros do 737 o transponder parou de funcionar e a altitude do Legacy passou a ser algo entre 35.800 pés a 36.500 pés. Para mim que, com já disse no Fórum, leciono Finanças (ou seja, não sou especialista em tráfego aéreo), estes valores aproximados que o Cindacta tinha possuíam uma margem de erro muito grande, ainda mais se lembrarmos que a última altitude precisa do Legacy era de 37 mil pés. Como acredito que, no caso de controle de tráfego aéreo, a aversão ao risco dos operadores deve ser extremamente alta, havia uma probabilidade excessivamente alta do Legacy estar a 37 mil pés e uma baixa probabilidade dele estar a 39 mil pés (a outra altitude de vôo possível para o 737, certo?). Portando a cautela recomendaria a mudança de altitude do 737.
Bem isso é uma impressão de alguém que entende de risco, mas não entende muito de controle aéreo. Ao que tudo indica, os pilotos do Legacy foram os responsáveis, a questão é: a revelia do erro cometido por eles, o controle de vôo não poderia ter evitado a tragédia?
A possibilidade de se evitar a tragédia não implica em erro do controlador, este poderia estar seguindo um protocolo operacional, que na certa leva em conta toda a complexidade do tráfego aérea (eu acho). Mas, a partir de uma análise estrita de risco, sem considerara a possibilidade de outros aviões em outras altitudes que impedissem a mudança de altitude do 737 (o que aparentemente não existia), não se ter solicitado a mudança de altitude do 737 me parece uma opção demasiadamente arriscada.
Enviado: Qui Out 05, 2006 6:35 pm
por FinkenHeinle
SGT GUERRA escreveu:Coitado dos pilotos americanos, herois que salvaram a vida dos passageiros e pobres vitimas do atraso brasileiro.
Mas é uma facilidade para se safar em cima de brasileiro. Tanto o equipamento como o treinamento desses caras é de 1º mundo. Para de defender esses picaretas.
Ninguém tá fazendo ninguém de coitadinho não... E quer saber, larguei esse tópido de mão, não vou ficar ouvindo esse tipo de coisa...
Enviado: Qui Out 05, 2006 6:56 pm
por Carlos Mathias
Cara, impressionante. Até depois dessa merdaiada toda, neguinho(e principalmente branquinho) continua defendendo os SINHÔ da fazenda... "BUANA, avião vai porrá de frente buana, desce essa porra aí BUANA!"
Enviado: Qui Out 05, 2006 7:38 pm
por Jet Crash®
FinkenHeinle escreveu:Alcantara escreveu:Jet Crash® escreveu:(...) Guarde um lugar na cadeia para o pessoal do controle de tráfego aéreo que também tem muita culpa no cartório.
Pelo que passou no Jornal Nacional de hoje (04.10.2006), a FAB tem gravada todas as imagens radar e todas as comunicações em fonia. Foram feitas VÁRIAS tentativas de contato fonia com o Legacy, que não respondeu a nenhum contato. Somente depois da colisão é que eles passaram a se comunicar.
Tá, e o Controle Aéreo não tem o dever de avisar ao OUTRO avião, para que ele desvie, evitando assim várias mortes?!
Realmente um ponto que deve ser obrigatoriamente esclarecido pelos controladores brasileiros. Porque o Gol 1907 não foi avisado para mudar de rumo a fim de evitar uma colisão?
Há um cheiro de óregano no ar. Já estão falando em vôo de espionagem e tráfigo de drogas na grande mídia.
Enviado: Qui Out 05, 2006 8:09 pm
por Slip Junior
Jet Crash® escreveu:Realmente um ponto que deve ser obrigatoriamente esclarecido pelos controladores brasileiros. Porque o Gol 1907 não foi avisado para mudar de rumo a fim de evitar uma colisão?
Em uma mensagem um pouco anterior a sua:
"O Legacy aparecia na tela voando numa altitude que variava de 35.800 pés a 36.500 pés. Não estava, portanto, em rota de colisão."
E só lembrando que existe uma distorção no altitude registrada pelos radares primários. A exatidão é fornecida exatamente pelo transponder que estava desligado - intencionalmente ou não.
Abraços
Enviado: Qui Out 05, 2006 10:31 pm
por César
Para coronel, Legacy descumpriu regra básica ALENCAR IZIDORO
GILMAR PENTEADO
da Folha de S.Paulo
O coronel Ramon Bueno, chefe do SRPV (Serviço Regional de Proteção ao Vôo) de São Paulo, afirma que o jato Legacy estava na contramão no momento em que colidiu com o avião da Gol, na última sexta.
Segundo Bueno, conforme as normas técnicas da aviação, ele jamais poderia ter um plano de vôo aprovado para estar naquela altitude --37 mil pés-- naquele trajeto, e isso obrigatoriamente tem que ser de conhecimento de qualquer piloto.A aerovia onde houve a colisão é de mão dupla --característica comum em espaços aéreos nacionais e internacionais.
Bueno explica que, em condições desse tipo, há um critério mundial, orientado por cartas de navegação, que estabelece as direções nas quais os aviões podem voar em altitudes pares e ímpares -para que fiquem somente em sentidos opostos.
O trajeto do jato Legacy naquela aerovia, diz ele, só poderia ser par --como 36 mil pés e 38 mil pés. O trajeto do avião da Gol só poderia ser ímpar --como 37 mil pés e 39 mil pés.O coronel do SRPV, órgão ligado à Aeronáutica, afirma que nenhum plano de vôo para aquela aerovia poderia ser autorizado em altitudes ímpares na direção de viagem do Legacy --
independentemente da presença do avião da Gol. O jato só poderia estar a 37 mil pés numa condição de emergência autorizada por controladores devido a um imprevisto no vôo.
"Não pode, sob nenhuma condição. [Exceto] em uma condição só: ele está numa emergência, pegando gelo naquele nível. Com um controlador escutando, sobe ao nível errado, com um controlador sabendo que não há ninguém na rota, de modo a descer logo depois. Numa emergência, colocando em risco a tripulação e os passageiros", afirma Bueno.
As investigações iniciais do acidente indicam não ter havido comunicação para mudança emergencial do tipo. O piloto do Legacy alegou à polícia que estava na altitude e rota programada para a viagem.
O coronel considera não ser possível haver essa previsão autorizada pela Aeronáutica e que não deveria ser possível, inclusive, um piloto propor um plano de vôo em altitude ímpar naquela aerovia e naquela direção --já que, por formação, ele deveria saber que era contramão.E se, mesmo assim, ele sugerisse um plano de vôo a 37 mil pés? "Existe um elemento na sala de tráfego que iria dizer: esse nível está errado, você não pode ir", afirma Bueno.
O fato de ele não ser um piloto brasileiro não poderia levá-lo a não saber que determinada altitude e aerovia é contramão? "É regra mundial. Todo mundo voa desse jeito. Existem cartas de navegação que apontam os níveis em que ele pode ir em cada rota. A regra é a mesma nos EUA", diz Bueno, que deu as declarações baseado em normas da aviação, e não na investigação do acidente, da qual ele não participa diretamente.
Pilotos de vôos comerciais ouvidos pela Folha confirmaram que a aeronave Legacy estava na contramão. Segundo eles, no trajeto São José dos Campos/Brasília, há uma aerovia de mão única. Já de Brasília a Manaus, é de mão dupla.
Só a investigação, no entanto, vai determinar se houve negligência do piloto ou se ele pode ter sido induzido ao erro por organismos de controle aéreo.
Nos casos de aviões comerciais de carreira, as empresas costumam fazer um plano de vôo padrão. Com os jatos executivos, os próprios pilotos preparam a programação antes da decolagem. Eles preenchem um formulário no local de partida com dados sobre trajeto, aerovias e níveis de altitude.
Esse plano é submetido à análise do controle aéreo 45 minutos antes do vôo. Por rádio, ele recebe a autorização do vôo e as devidas modificações.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 6730.shtml
Ou seja, de uma maneira ou de outra, por negligência, imperícia ou de modo proposital, a culpa recai sobre o Legacy, que, independentemente de qualquer outra aeronave,
não poderia estar a 37.000 pés, como afirmam.
Abraços
César
Enviado: Qui Out 05, 2006 11:05 pm
por Slip Junior
Para os amantes de teorias da conspiração, aqui vai mais uma:
Estava lendo hoje a tarde o site da NTSB (National Transportation Safety Board - entidade do governo dos EUA responsável pela investigação de acidentes aéreos) e na nota onde a mesma anuncia o envio de alguns de seus investigadores para o Brasil para auxiliar nos trabalhos por aqui e no referido anuncio se fala em 154 mortos (e não 155 como foi amplamente divulgado na mídia).
[Link]
Pensei: tudo bem, erro besta...
No entanto, qual não foi a minha surpresa agora a tarde ao ler o mais recente comunicado da Força Aérea Brasileira, divulgado hoje (05/10/2006) às 18:30, e que fala (de uma forma indireta) também em 154 vítimas.
[Link]
Pode ser que os dois comunicados acima estejam errados mas começo a achar nesse momento que erraram foi anteriormente. Fico feliz em pensar que uma pessoa "se salvou", mas como assim?!?!?
Simplesmente contaram errado os nomes na lista? Alguém entrou no avião e depois pensou "ixi, isso aqui vai dar merda" e deu no pé sem avisar ninguém? Descobriram que um passageiro morreu antes do acidente (portanto, não podendo ser considerado vítima)? Será que o Alien mudou de assento? Seria Chuck Norris que pegou seu pará-quedas e pulou na selva se camuflando em meio a vegetação?
Sinceramente, essa eu não entendi...
Abraços