mirage 2000-5+mica+rdy

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Alitson
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#91 Mensagem por Alitson » Ter Jul 10, 2007 11:54 pm

chm0d escreveu:
Alitson escreveu:
chm0d escreveu:
Jacobs escreveu:
Alitson escreveu:
rcolistete escreveu:
Plinio Jr escreveu:O F-16 é um bom vetor e serve para o Brasil, assim como serve para outros países....infelizmente não se enxerga isto...

Um país que que mal consegue operar um F-5, que não passa de um treinador armado, como pode pensar em utilizar EF-2000, Rafale, Su-35, F-15 entre outros ...muita coisa tem que mudar na FAB para que se possa pensar em algo do tipo....


Olá pessoal,

Ops, tem tanta gente na contra-mão !!! Da história ! Oh, sim, F-16 em 2030-40 deveria ser história, e não caça da FAB como muitos aqui querem.

E quem disse que F-16 é mais fácil de operar/manter do que Gripen, Eurofighter, Rafale, Su-35, etc ??? Por exemplo, segundo dados oficiais "o Rafale tem manutenção em horas-homem 30% menor que a do Mirage 2000" (Fox3 n.3 de 12/2001) e por sua vez o Mirage 2000 ficava atrás do Gripen, "somente". Idem para Eurofighter se comparado a Tornado, Gripen se comparado a Viggen, etc.

Tem gente superando até o Degan...

Abraços,

Roberto Colistete Jr.


FOX3???? FOX3???? É como uma materia do M2000 ou do Rafale na RFA, ou mesmo do Flanker na ASAS, por favor.... :roll:


hehehehehehe essa foi praticamente um Roundhouse kick!


Que isso... a ASAS falou muito bem do F-15... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


E tem como falar mal?????????? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Hehehe, é... o F-15 é muito bom mesmo... mas ainda prefiro o Sukhoi... :lol: :lol: :lol: :lol:


Só não tem como comprarar a ficha dos dois, vc tem de assumir isso... :wink:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
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#92 Mensagem por chm0d » Ter Jul 10, 2007 11:56 pm

Alitson escreveu:
chm0d escreveu:
Alitson escreveu:
chm0d escreveu:
Jacobs escreveu:
Alitson escreveu:
rcolistete escreveu:
Plinio Jr escreveu:O F-16 é um bom vetor e serve para o Brasil, assim como serve para outros países....infelizmente não se enxerga isto...

Um país que que mal consegue operar um F-5, que não passa de um treinador armado, como pode pensar em utilizar EF-2000, Rafale, Su-35, F-15 entre outros ...muita coisa tem que mudar na FAB para que se possa pensar em algo do tipo....


Olá pessoal,

Ops, tem tanta gente na contra-mão !!! Da história ! Oh, sim, F-16 em 2030-40 deveria ser história, e não caça da FAB como muitos aqui querem.

E quem disse que F-16 é mais fácil de operar/manter do que Gripen, Eurofighter, Rafale, Su-35, etc ??? Por exemplo, segundo dados oficiais "o Rafale tem manutenção em horas-homem 30% menor que a do Mirage 2000" (Fox3 n.3 de 12/2001) e por sua vez o Mirage 2000 ficava atrás do Gripen, "somente". Idem para Eurofighter se comparado a Tornado, Gripen se comparado a Viggen, etc.

Tem gente superando até o Degan...

Abraços,

Roberto Colistete Jr.


FOX3???? FOX3???? É como uma materia do M2000 ou do Rafale na RFA, ou mesmo do Flanker na ASAS, por favor.... :roll:


hehehehehehe essa foi praticamente um Roundhouse kick!


Que isso... a ASAS falou muito bem do F-15... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


E tem como falar mal?????????? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Hehehe, é... o F-15 é muito bom mesmo... mas ainda prefiro o Sukhoi... :lol: :lol: :lol: :lol:


Só não tem como comprarar a ficha dos dois, vc tem de assumir isso... :wink:


Heim??? heim??? hã... hã? hehehehe




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#93 Mensagem por rcolistete » Qua Jul 11, 2007 1:03 am

Jacobs escreveu:
Alitson escreveu:
FOX3???? FOX3???? É como uma materia do M2000 ou do Rafale na RFA, ou mesmo do Flanker na ASAS, por favor.... :roll:


hehehehehehe essa foi praticamente um Roundhouse kick!


Exemplar, acho que o fórum DefesaBrasil deva ser sempre assim :

- só boatos;

- quando alguém cita um fonte oficial, é desqualificada (aprenderam com o Degan, acho que superaram o próprio mestre) segundo as preferências/inclinações/preconceitos de cada um. Fox-3 e outros informativos franceses, ingleses, dos EUA, da Suécia (Gripen), etc, não são revistas RFA ou ASAS, para conhecimento de muitos aqui. Por exemplo, no último Fox 3 n. 11, foi admitido que houve um problema (não detalhado) no canhão de 30mm do Rafale F2 (ao que parece o do Rafale F1 para uso aéreo estava operacional faz anos), só em 05/2007 (por aí) é que foi validado para uso ar-solo. Teve uma edição da revista francesa "Air Cosmos" de uns anos atrás que listou umas duas páginas de problemas reais (alguns graves) no Rafale M F1 que a Marine Nationale teve que encarar durante uns 2 anos (o pessoal brinca dizendo que a MN debugou o Rafale para a AdlA...). Nunca vi revista inglesa, dos EUA, russa, etc, criticar tanto o Rafale F1 quanto essa edição da A&C. Eu tenho traduzido um resumo dessa matéria mas... para que vou colocar aqui, o pessoal gosta de desqualificar fontes, né ?

Enfim, continuem acreditando que F-16 é mais barato/fácil de manter que Gripen, Eurofighter, Rafale, etc. Eu ia citar outras fontes sobre a manutenção do Rafale e outros caças modernos, mas... para quê ? Perda de tempo.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




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#94 Mensagem por alcmartin » Qua Jul 11, 2007 1:05 am

Plinio Jr escreveu:Temos problemas em manter em atividade/operação aeronaves simples como F-5s e A-1s e querem dar um salto direto para Rafales, EF-2000, Su-35, vetores que no momento, custam os olhos da cara...é um salto grande demais para FAB no momento...

Coloca estes F-16s substituindo/complementando a frota de F-5s/A-1s e posteriomente, em uma situação mais favorável, financeiramente, aí sim, investe em algo do tipo....não quero Rafales, EF-2000, entre outros...atuando por aqui somente em desfile de 07 de setembro....


O problema, Plinio, é que muitos tem medo que essa compra seja a unica e a definitiva. Por mais 30 anos. Porque os politicos tem esse historico de voltar atras. Olha o FH que enrolou no inicio do FX1, no final dos 90. Depois no final do mandato, empurrou p/o Lula. Que enrolou e depois cancelou. Isso tudo de forma oficial.
Imagine se essa intenção de agora ficar só no papo...nada de concorrencia ou anuncio. Só de bastidores...

Agora, se c/o anuncio vier uma associação c/a LM, ou concorrencia, ou qualquer coisa que amarre o futuro...c/Rafale ou F35 ou disco voador, que venham os Vipers e sejam bem vindos!

abs!




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#95 Mensagem por Plinio Jr » Qua Jul 11, 2007 8:38 am

rcolistete escreveu:
Jacobs escreveu:
Alitson escreveu:
FOX3???? FOX3???? É como uma materia do M2000 ou do Rafale na RFA, ou mesmo do Flanker na ASAS, por favor.... :roll:


hehehehehehe essa foi praticamente um Roundhouse kick!


Exemplar, acho que o fórum DefesaBrasil deva ser sempre assim :

- só boatos;

- quando alguém cita um fonte oficial, é desqualificada (aprenderam com o Degan, acho que superaram o próprio mestre) segundo as preferências/inclinações/preconceitos de cada um. Fox-3 e outros informativos franceses, ingleses, dos EUA, da Suécia (Gripen), etc, não são revistas RFA ou ASAS, para conhecimento de muitos aqui. Por exemplo, no último Fox 3 n. 11, foi admitido que houve um problema (não detalhado) no canhão de 30mm do Rafale F2 (ao que parece o do Rafale F1 para uso aéreo estava operacional faz anos), só em 05/2007 (por aí) é que foi validado para uso ar-solo. Teve uma edição da revista francesa "Air Cosmos" de uns anos atrás que listou umas duas páginas de problemas reais (alguns graves) no Rafale M F1 que a Marine Nationale teve que encarar durante uns 2 anos (o pessoal brinca dizendo que a MN debugou o Rafale para a AdlA...). Nunca vi revista inglesa, dos EUA, russa, etc, criticar tanto o Rafale F1 quanto essa edição da A&C. Eu tenho traduzido um resumo dessa matéria mas... para que vou colocar aqui, o pessoal gosta de desqualificar fontes, né ?

Enfim, continuem acreditando que F-16 é mais barato/fácil de manter que Gripen, Eurofighter, Rafale, etc. Eu ia citar outras fontes sobre a manutenção do Rafale e outros caças modernos, mas... para quê ? Perda de tempo.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.


EF-2000 e Rafale são otimas aeronaves Roberto, o F-16 não é um vetor da mesma categoria deles, não tem como compará-los...e no momento, claro que os usuários dos mesmos irão comentar as mil maravilhas, em partes com razão, pelo desempenho que os mesmos oferecem....e claro, para trazer futuros clientes....

Mas se realmente fosse tão baratos assim, porque somente a Austria (que quase voltou atrás por questões de $$$$) foi a unica venda concretizada até o momento para EF-2000 ?? e Rafales ??

Quando comento sobre vendas, não me refiro somente a preço de aquisição, mas de todo um pacote, que tbm abrange a parte de operação/manutenção...

Porque países como Grécia, Egito e Turquia, principalmente o primeiro, que sondou muito tanto EF-2000 quanto Rafale, voltaram atrás e encomendaram mais F-16s ??

Rafale e EF-2000 são ótimos vetores, mas ainda não estão dentro da realidade que a FAB possa manter, no momento estão sendo realidade somente para países como França, UK, Itália, Alemanha, Espanha e Austria...e olhe lá... :idea: :idea:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#96 Mensagem por Plinio Jr » Qua Jul 11, 2007 8:52 am

alcmartin escreveu:
Plinio Jr escreveu:Temos problemas em manter em atividade/operação aeronaves simples como F-5s e A-1s e querem dar um salto direto para Rafales, EF-2000, Su-35, vetores que no momento, custam os olhos da cara...é um salto grande demais para FAB no momento...

Coloca estes F-16s substituindo/complementando a frota de F-5s/A-1s e posteriomente, em uma situação mais favorável, financeiramente, aí sim, investe em algo do tipo....não quero Rafales, EF-2000, entre outros...atuando por aqui somente em desfile de 07 de setembro....


O problema, Plinio, é que muitos tem medo que essa compra seja a unica e a definitiva. Por mais 30 anos. Porque os politicos tem esse historico de voltar atras. Olha o FH que enrolou no inicio do FX1, no final dos 90. Depois no final do mandato, empurrou p/o Lula. Que enrolou e depois cancelou. Isso tudo de forma oficial.
Imagine se essa intenção de agora ficar só no papo...nada de concorrencia ou anuncio. Só de bastidores...

Agora, se c/o anuncio vier uma associação c/a LM, ou concorrencia, ou qualquer coisa que amarre o futuro...c/Rafale ou F35 ou disco voador, que venham os Vipers e sejam bem vindos!

abs!


Eu entendo a sua apreenção, alias, tive a mesma quando soube da noticia, pensando melhor, cheguei a conclusão que infelizmente é um risco que a FAB terá que correr...ou ela aceita esta proposta ou fica com o que tem hj por um bom tempo...que diga-se de passagem, é inferior a qualquer versão atualizada de F-16...

O que realmente tem que se ter em mente é aquilo que a FAB pode comprar, é sabido que a preferência do japa é pelo EF-2000 e diversas facções da FAB preferem o Rafale,mas entre gostar/preferir e ter condições de comprar, há uma grande distância entre ambos...é sabido tbm, que indiferente da escolha, terá que ter aprovação do governo....

Caso aconteça esta aquisição de F-16s, não vejo problemas, desde que a FAB tenha um planejamento futuro consistente para sua aviação de combate...mas vamos aguardar um pouco mais, dentro em breve, tudo será esclarecido...esperamos que da forma mais positiva possivel...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#97 Mensagem por soultrain » Qua Jul 11, 2007 10:47 am

orestespf escreveu:
soultrain escreveu:Desculpem-me mas já chateia, antes o F-16 era o pior caça do mundo agora é o ultimate fighter interceptor etc.

Queiram-me dizer qual a primeira versão e ano em que o F-16 teve algo melhor que um sidewinder fora dos EUA!?

O sidewinder é para própria protecção e pouco mais, não é de agora sempre foi assim. Em Portugal foram usados assim porque eramos pobres e não tinhamos dinheiro para qualquer outra coisa, a verdade é essa.

Eu não sei o que é melhor para a FAB, mas se a FA Portuguesa decidi-se comprar hoje o F-16 XPTO+ I, por 60-70 M para entrega daqui a 2 ou 3 anos, eu chamava-os burros e corruptos em tudo o que era forum e inundava o email do estado maior.

Muito mais se forem os tais + 150% sobre este valor que o orestes disse com o full pack.

Um F-16 das ultimas versões tem a mesma complexidade de software e Hardware que qualquer outro, o custo de manutenção é igual ou maior e será maior no futuro, a grande diferença é que é uma plataforma ultrapassada. Não é o mesmo que comprar um telemóvel, vão-se aguentar com ele 30 anos.

Para mim a FAB fez um RFI, teve resposta , fez um RFQ e alguem andou a dourar a pilula. Desde que aqui no forum existem pessoas supostamente bem informadas e dizem que os franceses estão mal, na outra hora a seguir estão em cima outra vez!? Parece relato de futebol..pelo amor de Deus, se for a realidade eu não auguro nada de bom. Se forem informantes bem colocados deviam ser demitidos, porque estas fugas são uma irresponsabilidade, se forem mal colocados não sabem nada, ouvem aqui e ali e acrescentam um pouco.

Nestas decisões é o Estado Maior e alguns membros do Governo que sabem e mais ninguem, nem Almirantes, nem Brigadeiros, nem Generais.

Ninguem me respondeu, por isso deduzo que estava correcto ao afirmar que aqui só há uma fonte, o resto são réplicas.

Desculpem o desabafo, mas em anos no forum nunca vi nada assim.

Já agora peço mais respeito aos militares de todos os países, que em alguns post de mau gosto são gozados. Os militares são pessoas honradas que arriscam a sua vida, não têm culpa dos politícos que os governam.
[[]]'s


Olá Soultrain,

sou solidário a você, em tudo o que escreveu. E vou confirmar as suas suspeitas, só existem poucas fontes aqui (sobre a FAB especificamente), acreditem ou não. E esta fonte (ou fontes) passa informações e contra-informações. Essa fonte quer passar mais coisas, porém a coisa tomou um rumo meio louco. Muitos exageros e fanatismo.

Veja o que está acontecendo no "navais", as coisas foram colocadas de forma menos "sensacionalistas" e os resultados aos poucos vêm sendo confirmados.

Estou longe de ser a principal fonte do aéreas, quanto mais "a fonte". Porém posso garantir que existem coisas acontecendo, mas acho melhor um pouco de calma nisso tudo.


Abraços cordiais,

Orestes


Caro Orestes,

Não sou Brasileiro portanto a minha opinião vale o que vale. O forum nos ultimos tempos tem perdido muita qualidade, uma coisa é irmos debatendo rumores e possibilidades, outra é o que tem acontecido aqui, em cada tópico, seja de que assunto for, vai parar ao mesmo assunto, em uma desorganização completa. Quem se queixava que tudo ia parar ao SU, agora é 1000 vezes pior. Haja paciencia! Ou é F-16 ou Chavez e Bolivia.

A repetição até à exaustão dos mesmos assuntos está a aborrecer-me, não fossem alguns post's interessantes do Sintra, do Marino e de poucos outros...

[[]]'s




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#98 Mensagem por alcmartin » Qua Jul 11, 2007 12:05 pm

[quote="Plinio Jr][quote]
Eu entendo a sua apreenção, alias, tive a mesma quando soube da noticia, pensando melhor, cheguei a conclusão que infelizmente é um risco que a FAB terá que correr...ou ela aceita esta proposta ou fica com o que tem hj por um bom tempo...que diga-se de passagem, é inferior a qualquer versão atualizada de F-16...

O que realmente tem que se ter em mente é aquilo que a FAB pode comprar, é sabido que a preferência do japa é pelo EF-2000 e diversas facções da FAB preferem o Rafale,mas entre gostar/preferir e ter condições de comprar, há uma grande distância entre ambos...é sabido tbm, que indiferente da escolha, terá que ter aprovação do governo....

Caso aconteça esta aquisição de F-16s, não vejo problemas, desde que a FAB tenha um planejamento futuro consistente para sua aviação de combate...mas vamos aguardar um pouco mais, dentro em breve, tudo será esclarecido...esperamos que da forma mais positiva possivel...[/quote]

Amém!!! Aliás, Xalon!! Pelo povo do deserto,hehe!
abs!




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#99 Mensagem por rcolistete » Qua Jul 11, 2007 1:53 pm

rcolistete escreveu:
Jacobs escreveu:
Alitson escreveu:
FOX3???? FOX3???? É como uma materia do M2000 ou do Rafale na RFA, ou mesmo do Flanker na ASAS, por favor.... :roll:


hehehehehehe essa foi praticamente um Roundhouse kick!


Exemplar, acho que o fórum DefesaBrasil deva ser sempre assim :

- só boatos;

- quando alguém cita um fonte oficial, é desqualificada (aprenderam com o Degan, acho que superaram o próprio mestre) segundo as preferências/inclinações/preconceitos de cada um. Fox-3 e outros informativos franceses, ingleses, dos EUA, da Suécia (Gripen), etc, não são revistas RFA ou ASAS, para conhecimento de muitos aqui. Por exemplo, no último Fox 3 n. 11, foi admitido que houve um problema (não detalhado) no canhão de 30mm do Rafale F2 (ao que parece o do Rafale F1 para uso aéreo estava operacional faz anos), só em 05/2007 (por aí) é que foi validado para uso ar-solo. Teve uma edição da revista francesa "Air Cosmos" de uns anos atrás que listou umas duas páginas de problemas reais (alguns graves) no Rafale M F1 que a Marine Nationale teve que encarar durante uns 2 anos (o pessoal brinca dizendo que a MN debugou o Rafale para a AdlA...). Nunca vi revista inglesa, dos EUA, russa, etc, criticar tanto o Rafale F1 quanto essa edição da A&C. Eu tenho traduzido um resumo dessa matéria mas... para que vou colocar aqui, o pessoal gosta de desqualificar fontes, né ?

Enfim, continuem acreditando que F-16 é mais barato/fácil de manter que Gripen, Eurofighter, Rafale, etc. Eu ia citar outras fontes sobre a manutenção do Rafale e outros caças modernos, mas... para quê ? Perda de tempo.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.


E então, ninguém tem informações a acrescentar ??? Número de homens-hora de manutenção por hora de vôo para vários caças ? Custo anual de manutenção em várias forças aéreas ? MTBF (Mean Time Between Failures) de equipamentos e de caças ? Taxas de disponibilidade ? Etc, etc ???

Há um monte de dados super-interessantes para tornar essa discussão paupável e imparcial. Ninguém se interessa por isso ? Ninguém tem essas informações ?

Senão, do que jeito que está, ganha o pensamento que a FAB deve continuar, por exemplo, a operar AT-26 Xavante/Impala, pois conhece tudo dele...

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




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#100 Mensagem por alcmartin » Qua Jul 11, 2007 2:11 pm

Não esquenta, não, Roberto. Pelo menos de Impala e Xavante não vamos, não: vão cair os últimos, breve,breve... :twisted:
aliás... :cry: :cry:

sds!




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#101 Mensagem por Jacobs » Qua Jul 11, 2007 2:31 pm

rcolistete escreveu:
rcolistete escreveu:
Jacobs escreveu:
Alitson escreveu:
FOX3???? FOX3???? É como uma materia do M2000 ou do Rafale na RFA, ou mesmo do Flanker na ASAS, por favor.... :roll:


hehehehehehe essa foi praticamente um Roundhouse kick!


Exemplar, acho que o fórum DefesaBrasil deva ser sempre assim :

- só boatos;

- quando alguém cita um fonte oficial, é desqualificada (aprenderam com o Degan, acho que superaram o próprio mestre) segundo as preferências/inclinações/preconceitos de cada um. Fox-3 e outros informativos franceses, ingleses, dos EUA, da Suécia (Gripen), etc, não são revistas RFA ou ASAS, para conhecimento de muitos aqui. Por exemplo, no último Fox 3 n. 11, foi admitido que houve um problema (não detalhado) no canhão de 30mm do Rafale F2 (ao que parece o do Rafale F1 para uso aéreo estava operacional faz anos), só em 05/2007 (por aí) é que foi validado para uso ar-solo. Teve uma edição da revista francesa "Air Cosmos" de uns anos atrás que listou umas duas páginas de problemas reais (alguns graves) no Rafale M F1 que a Marine Nationale teve que encarar durante uns 2 anos (o pessoal brinca dizendo que a MN debugou o Rafale para a AdlA...). Nunca vi revista inglesa, dos EUA, russa, etc, criticar tanto o Rafale F1 quanto essa edição da A&C. Eu tenho traduzido um resumo dessa matéria mas... para que vou colocar aqui, o pessoal gosta de desqualificar fontes, né ?

Enfim, continuem acreditando que F-16 é mais barato/fácil de manter que Gripen, Eurofighter, Rafale, etc. Eu ia citar outras fontes sobre a manutenção do Rafale e outros caças modernos, mas... para quê ? Perda de tempo.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.


E então, ninguém tem informações a acrescentar ??? Número de homens-hora de manutenção por hora de vôo para vários caças ? Custo anual de manutenção em várias forças aéreas ? MTBF (Mean Time Between Failures) de equipamentos e de caças ? Taxas de disponibilidade ? Etc, etc ???

Há um monte de dados super-interessantes para tornar essa discussão paupável e imparcial. Ninguém se interessa por isso ? Ninguém tem essas informações ?

Senão, do que jeito que está, ganha o pensamento que a FAB deve continuar, por exemplo, a operar AT-26 Xavante/Impala, pois conhece tudo dele...

Abraços,

Roberto Colistete Jr.



E vc acha que esse tipo de informação tecnica se acha na internet, e ainda com numeros confiáveis? Interessante... daqui a pouco vão vender caças no mercado livre...




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#102 Mensagem por rcolistete » Qua Jul 11, 2007 2:52 pm

Jacobs escreveu:E vc acha que esse tipo de informação tecnica se acha na internet, e ainda com numeros confiáveis? Interessante... daqui a pouco vão vender caças no mercado livre...


Parte delas se acha sim (Internet, revistas, livros, etc), por :

- vazamentos de informação;
- aspectos promocionais dos fabricantes;
- relatórios de forças aéreas;
- etc.

Eu tenho alguns desses dados. É só ter paciência e ir acumulando-os ao longo de anos.

Por exemplo, tenho taxa de disponibilidade de todos os aviões principais da força aérea X no ano Y. Indo desde 14% até 85% (por aí). Isso foi divulgado publicamente.

O que eu estou sugerindo é as pessoas fazerem uma discussão com argumentos e fontes (frutos de pesquisas passadas e atuais) públicas. Quem tiver tais dados publique aqui e eu o farei também. Todos ligados à operação e manutenção de Eurofigter, F-16, Gripen, Rafale, Su-30, etc. Nada de desempenho em si.

Isso é plenamente possível. Estou curioso sobre a conclusão dessa análise, porém se for feita somente por uma pessoa, tal análise pode ser desqualificada por alguns...

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




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#103 Mensagem por Penguin » Qua Jul 11, 2007 6:29 pm

Até agora creio que ninguém afirmou que o F-16 é a última maravilha alada.

Se os boatos divulgados aqui se concretizam, na minha opinião, há uma racionalidade por trás desta opção. E ela me parece coerente. Se a opção fosse sueca, francesa, russa ou européia, haveria tb uma racionalidade por trás de cada opção. A questão é que não temos a visão geral da figura. Nos resta especular.

O F-16 como todos os caças considerados pela FAB, possui pontos fortes e pontos francos. Me parece que ninguém tem negado isso.
A questão é que alguns pontos são mais óbvios que outros. E as vezes fatores menos óbvios e mais complexos de entendimento são considerados de alta relevância no processo de seleção de um caça. Alguns fatores cruciais na seleção são quase impossíveis de serem abordados como uma certeza em uma discussão de fórum, pela simples razão de serem classificados. Um dos poucos indicios destes fatores "classificados", na minha opinião seriam a "qualidade" das forças usuárias, a folha corrida do caça, o sucesso de vendas, as condições de operação, etc. Na minha opinião isto é mais representativo do mundo real do que a propaganda de cada fabricante e muito mais representativo que boatos e mantras sem base repetidos a exaustão.

[]´s

Jacques




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#104 Mensagem por Bronco » Sex Nov 09, 2007 9:40 pm

Sniper escreveu:
Bronco escreveu:Caro Sniper, de onde retirou esse recorte?

Cumprimentos


É de um link na 1ª página desse tópico. O Paisano postou o link logo acima! :wink:

Abraço!


Muito obrigado, Sniper
______________________

Paisano escreveu:http://www.defesanet.com.br/noticia/miragemica.htm

:wink:


Olá Paisano, como vai isso por aí? Como vai essa saúde? :D [009]

Já faz muito tempo que não trocávamos umas palavras. :D

Muito obrigado também pelo linkl

Um grande abraço [029]




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#105 Mensagem por Paisano » Sex Nov 09, 2007 10:01 pm

Bronco escreveu:
Paisano escreveu:http://www.defesanet.com.br/noticia/miragemica.htm

:wink:


Olá Paisano, como vai isso por aí? Como vai essa saúde? :D [009]

Já faz muito tempo que não trocávamos umas palavras. :D

Muito obrigado também pelo linkl

Um grande abraço [029]


Salve Bronco,

Aqui tudo a 100%. :wink:

Um abraço.




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