F-2000 deve utilizar R-Darter

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Degan
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#91 Mensagem por Degan » Sáb Abr 15, 2006 12:52 pm

O R-Darter, mesmo com alguma limitação, será um grande avança na capacidade nacional de defesa aero-espacial.


Alcantara, el R-Darter en un F-5EM tiene capacidad completa....al 100%, al igual que el A-Darter. Cuando el F-5AM tenga integrado el HMS, el conjunto A/R-Darter será lejos de lo mejor del área.

El punto es que disparar un R-Darter fuera de sus parámetros desde un M2kC a 750 mill dólares cada uno..... :shock: , pues es mejor intentar hacer lo mismo con un A-Darter, es más barato y logras el mismo mediocre resultado, o con MAA-1...... :?

Finalmente no olvidemos que todos los indicios muestran que el R/A-Darter NO podrían ser disparados desde un M2kC.
Se imaginan ......para hacer eso hay que hacer pruebas de vuelo y disparos, para certificar todo, y todo eso, si se pudiera, solo para un uso muy limitado.... :!:

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#92 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Abr 15, 2006 1:13 pm

O Degan tem razão. Nos F-5 serão plenamente utilizados. Nos Mirage 2000C, não. A FAB pode até integrar. E de repente eles conseguem fazer um bom trabalho a ponto de não ser jogar dinheiro fora a cada lançamento do R-Darter.




Vinicius Pimenta

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#93 Mensagem por Túlio » Sáb Abr 15, 2006 1:27 pm

Degan escreveu: Puffff, que asco.....realmente no entiendo la ventaja de un M2kC frente a un F-5EM...



Nem eu...
Tem que ter maracutaia aí, na boa...
É sodas, não confio mais NEM UM POUQUINHO na cambada que nos governa...




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#94 Mensagem por Alcantara » Sáb Abr 15, 2006 11:34 pm

tulio escreveu:É sodas, não confio mais NEM UM POUQUINHO na cambada que nos governa...

E desde quando tu confiastes neles? :lol:




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#95 Mensagem por Túlio » Sáb Abr 15, 2006 11:44 pm

Alcantara escreveu:
tulio escreveu:É sodas, não confio mais NEM UM POUQUINHO na cambada que nos governa...

E desde quando tu confiastes neles? :lol:


UM POUQUINHO eu até achava que dava, pows...




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#96 Mensagem por A-29 » Seg Abr 17, 2006 9:50 am

Sei, sei, você acreditou naquela lorota de "a esperança venceu o medo"? :D




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#97 Mensagem por talharim » Seg Abr 17, 2006 10:06 am

Recordar é viver 8-]

- Projeto de Aquisição do F-X BR - Tem por objetivo a aquisição de até vinte e quatro (24)
aeronaves F-X BR, destinadas ao cumprimento da missão de defesa aérea, em substituição às aeronaves F-103
Mirage. O Pedido de Oferta foi emitido em 01 de agosto de 2001 e respondido pelas empresas SAAB/BAE
(GRIPEN), LOCKHEED MARTIN (F-16), RAC MIG (MIG 29), EMBRAER (MIR 2000) E
ROSOBORONEXPORT (SU 27). O processo decisório prevê a escolha da empresa fornecedora em julho de 2002.
Estima-se a entrada em operação das primeiras aeronaves em 2006.




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#98 Mensagem por Lucas SSBN » Seg Abr 17, 2006 4:03 pm

Vinicius Pimenta escreveu:O Degan tem razão. Nos F-5 serão plenamente utilizados. Nos Mirage 2000C, não. A FAB pode até integrar. E de repente eles conseguem fazer um bom trabalho a ponto de não ser jogar dinheiro fora a cada lançamento do R-Darter.


Caro Pimenta,

Parece-me que a "integração" ( apenas Radar RDI – R-Darter ) vai custar cerca de 1,5 milhões por aeronave. E seria instalado um dispositivo que vai “interpretar” os dados do Radar RDI e transformá-los em informações "reais" para o R-DARTER.
Parece-me que isto foi testado na África Do Sul nos entre os anos de 92 e 96.

• Como ponto negativo ficará a redução de alcance do R-DARTER.
• Isto não foi utilizado na África do Sul, porque a utilização de outros radares tornava o processo mais eficaz e de menor custo.
( Na época o radar RDI foi oferecido aos Sul-africanos , mas a um custo altíssimo )

VALEU,




"Quando Cheguei nas Agulhas Negras
eu tinha que estudar, resolvi me exercitar.
Na tropa perguntaram : Como é que vou ficar ? Burro, bem burro, burro mas forte."
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R-Darter & M2000C da FAB

#99 Mensagem por rcolistete » Seg Abr 17, 2006 4:13 pm

Olá pessoal,

Parece-me que a "integração" ( apenas Radar RDI – R-Darter ) vai custar cerca de 1,5 milhões por aeronave. E seria instalado um dispositivo que vai “interpretar” os dados do Radar RDI e transformá-los em informações "reais" para o R-DARTER.
Parece-me que isto foi testado na África Do Sul nos entre os anos de 92 e 96.


Poderia dizer a fonte desta notícia que cita US$1,5 mi (ou outra moeda) pela integração em cada Mirage 2000C/B da FAB p/ operar o R-Darter ?

• Como ponto negativo ficará a redução de alcance do R-DARTER.


Como assim ? Por que o R-Darter, que não tem data-link, teria o seu alcance diminuido ? No F-5EM/FM ele também será usado sem datalink, correto ? A maior velocidade e altitude do Mirage 2000C iria conferir um alcance maior ao R-Darter.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




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#100 Mensagem por A-29 » Seg Abr 17, 2006 4:16 pm

Quer dizer que além dos 80 mi gastos na compra dos M-2000 ainda serão gastos mais 18 mi?

[024]




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Re: R-Darter & M2000C da FAB

#101 Mensagem por Lucas SSBN » Seg Abr 17, 2006 4:29 pm

rcolistete escreveu:Poderia dizer a fonte desta notícia que cita US$1,5 mi (ou outra moeda) pela integração em cada Mirage 2000C/B da FAB p/ operar o R-Darter ?


Caro Roberto Colistete Jr.
Depois de tanta conversa, bate-boca e tanto debate, fui atrás de alguns amigos aqui da AMAN, que estão sempre em contato com algumas pessoas da FAB ( principalmente por cauda das operações antiaéreas ).
O que foi passado ( não oficial ), foi que, se vislumbra esta possibilidade, apenas dependendo de detalhes finais. Inclusive os técnicos que estão na França aguardam apenas o sinal verde, para dar inicio ao processo.
Mas o mais provável é que as primeiras unidades “prontas” para o R-Darter só estejam “operacionais” em 2007, 2º lote.
As do 1º lote necessitariam ter os trabalhos efetuados no Brasil.


Como assim ? Por que o R-Darter, que não tem data-link, teria o seu alcance diminuido ? No F-5EM/FM ele também será usado sem datalink, correto ? A maior velocidade e altitude do Mirage 2000C iria conferir um alcance maior ao R-Darter.


Caro Roberto Colistete Jr.,

O dispositivo que vai “interpretar” os dados do Radar RDI e transformá-los em informações "reais" para o R-DARTER, deve ter uma perda entre 10 % e 15 % no "novo processamento" das informações.
Foi isto que entendi, já que não sou especialista.


Valeu,




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Re: R-Darter & M2000C da FAB

#102 Mensagem por Alcantara » Seg Abr 17, 2006 5:05 pm

Lucas SSBN escreveu:O dispositivo que vai “interpretar” os dados do Radar RDI e transformá-los em informações "reais" para o R-DARTER, deve ter uma perda entre 10 % e 15 % no "novo processamento" das informações.
Foi isto que entendi, já que não sou especialista.

Opa, espere aí! Isso eu não entendí. Se o "decodificador", vai "traduzir" uma linguagem para outra, isso vai no máximo trazer um delay para o sistema, um atraso no processamento do sinal. Se é um atraso no processamento, então essa alteração não diminui o alcance e sim aumenta ligeiramente o tempo de processamento e por consequência o de engajamento. Essa alteração não influencia no míssil em sí e não altera os seus parâmetros físicos. É apenas uma alteração no software de controle.

Pelo que entendo, não haverá uma "perda" de 10 a 15% do sinal e sim um demora de 10 a 15% a mais de tempo para se processar o mesmo sinal.


Abraços!!!




Editado pela última vez por Alcantara em Seg Abr 17, 2006 5:29 pm, em um total de 1 vez.
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#103 Mensagem por Slip Junior » Seg Abr 17, 2006 5:23 pm

Alcantara, o Lucas não falou em diminuição do alcance (quem falou nisso era o Pedro Paulo Rezende quando falava da operação do míssil sem integração com a aeronave) mas, sim, em uma "perda entre 10 % e 15 % no novo processamento". O que isso quer dizer exatamente, eu também não sei mas tenho algumas hipóteses: Talvez seja relativa à quantidade de dados fornecidos (posição, altitude, direção, velocidade, etc.. do alvo) pelo radar ou, quem sabe, à uma perda de precisão do mesmo devido à introdução do novo processo de "recondicionamento" dos dados. Também não sei exatamente como isso influenciaria a operação do conjunto aeronave/missil mas pode ser que realmente a FAB opte por instruir seus pilotos à operá-los dentro de um envelope de menor alcance como forma de aumentar a eficiência do conjunto ao custo da perda de alcance o que é plausível quando vislumbrados os equipamentos em operação nas forças aéreas de nossos vizinhos.

Abraços




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#104 Mensagem por Túlio » Seg Abr 17, 2006 5:31 pm

E tudo isso aí só para viabilizar, ainda que em termos MENOS QUE MÍNIMOS, a operação dessas geringonças arqui-obsoletas aí...
Mais uns F5 e tava menos pior, pows!
Num adianta, certo tá é o Pimenta, quando diz: Aff...




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#105 Mensagem por Alcantara » Seg Abr 17, 2006 5:36 pm

Slip Junior escreveu:Alcantara, o Lucas não falou em diminuição do alcance (quem falou nisso era o Pedro Paulo Rezende quando falava da operação do míssil sem integração com a aeronave) mas, sim, em uma "perda entre 10 % e 15 % no novo processamento".

Como não Slip?!?!?!? Está escrito logo acima!!! :lol:

Lucas SSBN escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:O Degan tem razão. Nos F-5 serão plenamente utilizados. Nos Mirage 2000C, não. A FAB pode até integrar. E de repente eles conseguem fazer um bom trabalho a ponto de não ser jogar dinheiro fora a cada lançamento do R-Darter.


Caro Pimenta,

Parece-me que a "integração" ( apenas Radar RDI – R-Darter ) vai custar cerca de 1,5 milhões por aeronave. E seria instalado um dispositivo que vai “interpretar” os dados do Radar RDI e transformá-los em informações "reais" para o R-DARTER.
Parece-me que isto foi testado na África Do Sul nos entre os anos de 92 e 96.

Como ponto negativo ficará a redução de alcance do R-DARTER.
• Isto não foi utilizado na África do Sul, porque a utilização de outros radares tornava o processo mais eficaz e de menor custo.
( Na época o radar RDI foi oferecido aos Sul-africanos , mas a um custo altíssimo )

VALEU,




Abraços!!! :lol:




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