Re: MiG-23 Flogger
Enviado: Sex Jul 31, 2009 5:08 pm
Depende da versão do MiG-23. O MiG-23MLD era muito bom. Eu tenho um artigo da Air Forces Monthly em .pdf falando sobre o dito cujo. Cadê ele...Bolovo escreveu:Um grande avião, sem dúvidas. Mas comparado com seus contemporâneos ocidentais, como o Phantom, Viggen ou Mirage F1, não era lá o melhor de todos. Ainda usava a geometria variável, abandonado pelos ocidentais uma década antes. Não estou difamando e nem porra nenhuma, mas é que é preciso botar uns pingos nos i's. Mas por muito tempo foi o terror da OTAN, milhares de caças desses, um número realmente superior, na fronteira alemã prontos para operar. A coisa era tão séria que toda a tática do A-10 teve que ser revista devido ao "Mig-23 Factor", que li no livro de Bill Gunston, salvo engano.
Talha. Os cubanos tinham um sistema de armas realmente superior. Mas veja que eu disse sistema de armas, não caça. Os sul africanos tinham um embargo de armas, compravam o que podiam e os Mirage F1 só voavam com os Matra R550 Magic e suas 'cópias' sul africanas (V-3 e etc). É verdade que eles evitavam engajar os Mig-23 e isso faz todo sentido, pois conheciam as boas chances que seu inimigo tinha. Se tivessem algumas coisas a mais na conta, como o R552 Magic II, R530F/D e etc, a coisa iria ficar mais equilibrada. E diga-se de passagem, o Mig-23 é uma das aeronaves soviéticas que eu mais gosto, alias, acho que É a que eu mais admiro.talharim escreveu:O Mirage F-1 não era páreo para o Mig-23 confindeciado por pilotos sulafricanos durante a guerra com Angola.
Os pilotos sulafricanos eram instruídos a não engajar Mig-23 em combate.
Diga-se de passagem Mig-23 pilotados por cubanos.
Agora com relação ao F-4 realmente o Phantom era um caça formidável.
Completa verdade, Gral. Tenho nada a contestar. O único problema é que a versão MLD apareceu pelos idos de 1982 até mais ou menos 1985. Nessa época já existia uma Europa voando sob o guarda chuva de F-15 americanos, Mirage 2000 franceses e etc. A coisa só foi se igualar pouco tempo depois, com a entrada do Mig-29 e Su-27 no cenário. Não tenho tanta propriedade para afirmar quanto você, mas já li em algum lugar, que nas suas primeiras versões, o Flogger estava bem atrás de seus contemporâneos ocidentais, como o Phantom, Viggen e Mirage F1. Mas concordo que o MLD foi uma boa solução até a chegada dos caças de geração mais nova. Foi um avião fantástico.gral escreveu:Depende da versão do MiG-23. O MiG-23MLD era muito bom. Eu tenho um artigo da Air Forces Monthly em .pdf falando sobre o dito cujo. Cadê ele...Bolovo escreveu:Um grande avião, sem dúvidas. Mas comparado com seus contemporâneos ocidentais, como o Phantom, Viggen ou Mirage F1, não era lá o melhor de todos. Ainda usava a geometria variável, abandonado pelos ocidentais uma década antes. Não estou difamando e nem porra nenhuma, mas é que é preciso botar uns pingos nos i's. Mas por muito tempo foi o terror da OTAN, milhares de caças desses, um número realmente superior, na fronteira alemã prontos para operar. A coisa era tão séria que toda a tática do A-10 teve que ser revista devido ao "Mig-23 Factor", que li no livro de Bill Gunston, salvo engano.
Ah, achei: MiG-23MLD vs. Western Fighters, AFM - October 2003.
Basicamente, o artigo diz o seguinte(usando como fonte principal um manual soviético):
Desempenho: Em comparação com o F-15A, inferior em quase tudo, exceto em subida quase vertical(zoom climb), em velocidades acima de 620 nós. Em comparação com o F-16A, melhor aceleração, razão de curva sustentada ligeiramente superior acima de 15.000 pés, e melhor razão de subida no "zoom climb" acima de 590 nós. Em comparação com o F-4E(o manual não especifica se seria o F-4E com o novo modelo de asa, com slats, ou não), razão de curva sustentada superior exceto entre 377 e 540 nós, abaixo de 21.000 pés, e desempenho superior no "zoom climb", exceto entre 485 e 647 nós, acima de 18.000 pés. Em comparação com o Kfir C.2, superior em razão de curva sustentada acima de 540 nós e em desempenho no "zoom climb" abaixo de 540 nós.
Eletrônica: O radar Sapfir-23 é equivalente ao AN/APG-66 do F-16A(superior, portanto, aos radares do F-4E e do Mirage F1), e o MiG-23 carrega um IRST desde o modelo ML(se eu não me engano). A maior desvantagem é a inexistência de ECM, o MiG-23MLD possui apenas um RWR para avisar ao piloto quando está sendo rastreado pr um radar.
Armamento: O R-24R/T(AA-7b Apex) é equivalente ao AIM-7F que o F-15A carregava no começo dos anos 80, enquanto o R-60(AA-8 Aphid) era equivalente em desempenho ao AIM-9L, exceto em alcance máximo(menor que o AIM-9L), e mínimo(250 metros do R-60, contra 500 do AIM-9L). Não há comparação no manual usado como fonte entre o R-60 e a principal arma dos F-15A israelenses, o Python 3.
Nem tanto também,Bolovo escreveu:gral escreveu:Não tenho tanta propriedade para afirmar quanto você, mas já li em algum lugar, que nas suas primeiras versões, o Flogger estava bem atrás de seus contemporâneos ocidentais, como o Phantom, Viggen e Mirage F1.
A primeira versão com manobrabilidade decente do MiG-23 é a versão ML(L de legkiy, leve). Tinha menor peso e menor arrasto em relação ao MiG-23M/MF, além de ter estrutura mais forte, podendo suportar 8,5G em manobras(as versões anteriores suportavam 7,5G, pois o MiG-23 tinha sido idealizado para combates onde eles passariam em alta velocidade disparando seus mísseis, sem necessidade de dogfight). O MiG-23 M/MF tinha eletrônica comparável ao Mirage F1 e ao F-4E, nas aeronaves destinadas ao Pacto de Varsóvia; para os outros clientes, bom, o Iraque preferia usar o Mirage F1 como interceptador no lugar do MiG-23(embora talvez a qualidade dos pilotos do Mirage F1EQ tivesse um pouco de influência nisso).LeandroGCard escreveu:Nem tanto também,Bolovo escreveu:
As primeiras versões produzidas em quantidade do Mig-23 estavam mais ou menos no mesmo nível do Mirage F-1, do Viggen e do F-4 (a primeira versão com asas mais estreitas nunca foi aceita nos esquadrões de combate da URSS, só foram produzidos uns 60, e a versão com a asa já modificada mas anterior ao M só teve 80 construídos). Perdiam um pouco em manobralidade mas tinham melhor desempenho geral um pouco melhor (aceleração, subida, etc...) e uma eletrônica no mesmo nível.
Mas deve-se levar em conta que o F-4 já era um veterano com dez anos de serviço quando o Mig-23 foi introduzido, e cinco anos depois o F-15 já chegava aos esquadrões da USAF. Só que o F-15 foi produzido às centenas, e o Mig-23 aos milhares.
Verdade,kekosam escreveu:Caramba... que bela silhueta...
Que eu saiba não foi um Mig-23, mas um Mig-25.Jacobs escreveu:Qual foi a versão do Mig-23 que derrubou um Hornet na ODS?