Na segunda foto eles estão estacionados ao lado de dois Su-27's da Força Aérea Angolana!...
MiG-23 Flogger
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Re: MiG-23 Flogger
Re: MiG-23 Flogger
O Mig-23 teve algumas soluções novas em termos de avionica, como o primeira a ter um radar com alguma capacidade Lock-Down Shoot-Down, e também ele começou com aquela (estranha) filosofia soviética de integrar a interface do radar no HUD. rs
É um avião lindo, o design dele inspira velocidade. Depois q eu terminar meu Apache e meu M-III, vou comprar um kit de Mig-23 pra montar.
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Re: MiG-23 Flogger
Depende da versão do MiG-23. O MiG-23MLD era muito bom. Eu tenho um artigo da Air Forces Monthly em .pdf falando sobre o dito cujo. Cadê ele...Bolovo escreveu:Um grande avião, sem dúvidas. Mas comparado com seus contemporâneos ocidentais, como o Phantom, Viggen ou Mirage F1, não era lá o melhor de todos. Ainda usava a geometria variável, abandonado pelos ocidentais uma década antes. Não estou difamando e nem porra nenhuma, mas é que é preciso botar uns pingos nos i's. Mas por muito tempo foi o terror da OTAN, milhares de caças desses, um número realmente superior, na fronteira alemã prontos para operar. A coisa era tão séria que toda a tática do A-10 teve que ser revista devido ao "Mig-23 Factor", que li no livro de Bill Gunston, salvo engano.
Ah, achei: MiG-23MLD vs. Western Fighters, AFM - October 2003.
Basicamente, o artigo diz o seguinte(usando como fonte principal um manual soviético):
Desempenho: Em comparação com o F-15A, inferior em quase tudo, exceto em subida quase vertical(zoom climb), em velocidades acima de 620 nós. Em comparação com o F-16A, melhor aceleração, razão de curva sustentada ligeiramente superior acima de 15.000 pés, e melhor razão de subida no "zoom climb" acima de 590 nós. Em comparação com o F-4E(o manual não especifica se seria o F-4E com o novo modelo de asa, com slats, ou não), razão de curva sustentada superior exceto entre 377 e 540 nós, abaixo de 21.000 pés, e desempenho superior no "zoom climb", exceto entre 485 e 647 nós, acima de 18.000 pés. Em comparação com o Kfir C.2, superior em razão de curva sustentada acima de 540 nós e em desempenho no "zoom climb" abaixo de 540 nós.
Eletrônica: O radar Sapfir-23 é equivalente ao AN/APG-66 do F-16A(superior, portanto, aos radares do F-4E e do Mirage F1), e o MiG-23 carrega um IRST desde o modelo ML(se eu não me engano). A maior desvantagem é a inexistência de ECM, o MiG-23MLD possui apenas um RWR para avisar ao piloto quando está sendo rastreado pr um radar.
Armamento: O R-24R/T(AA-7b Apex) é equivalente ao AIM-7F que o F-15A carregava no começo dos anos 80, enquanto o R-60(AA-8 Aphid) era equivalente em desempenho ao AIM-9L, exceto em alcance máximo(menor que o AIM-9L), e mínimo(250 metros do R-60, contra 500 do AIM-9L). Não há comparação no manual usado como fonte entre o R-60 e a principal arma dos F-15A israelenses, o Python 3.
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Re: MiG-23 Flogger
Talha. Os cubanos tinham um sistema de armas realmente superior. Mas veja que eu disse sistema de armas, não caça. Os sul africanos tinham um embargo de armas, compravam o que podiam e os Mirage F1 só voavam com os Matra R550 Magic e suas 'cópias' sul africanas (V-3 e etc). É verdade que eles evitavam engajar os Mig-23 e isso faz todo sentido, pois conheciam as boas chances que seu inimigo tinha. Se tivessem algumas coisas a mais na conta, como o R552 Magic II, R530F/D e etc, a coisa iria ficar mais equilibrada. E diga-se de passagem, o Mig-23 é uma das aeronaves soviéticas que eu mais gosto, alias, acho que É a que eu mais admiro.talharim escreveu:O Mirage F-1 não era páreo para o Mig-23 confindeciado por pilotos sulafricanos durante a guerra com Angola.
Os pilotos sulafricanos eram instruídos a não engajar Mig-23 em combate.
Diga-se de passagem Mig-23 pilotados por cubanos.
Agora com relação ao F-4 realmente o Phantom era um caça formidável.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: MiG-23 Flogger
Completa verdade, Gral. Tenho nada a contestar. O único problema é que a versão MLD apareceu pelos idos de 1982 até mais ou menos 1985. Nessa época já existia uma Europa voando sob o guarda chuva de F-15 americanos, Mirage 2000 franceses e etc. A coisa só foi se igualar pouco tempo depois, com a entrada do Mig-29 e Su-27 no cenário. Não tenho tanta propriedade para afirmar quanto você, mas já li em algum lugar, que nas suas primeiras versões, o Flogger estava bem atrás de seus contemporâneos ocidentais, como o Phantom, Viggen e Mirage F1. Mas concordo que o MLD foi uma boa solução até a chegada dos caças de geração mais nova. Foi um avião fantástico.gral escreveu:Depende da versão do MiG-23. O MiG-23MLD era muito bom. Eu tenho um artigo da Air Forces Monthly em .pdf falando sobre o dito cujo. Cadê ele...Bolovo escreveu:Um grande avião, sem dúvidas. Mas comparado com seus contemporâneos ocidentais, como o Phantom, Viggen ou Mirage F1, não era lá o melhor de todos. Ainda usava a geometria variável, abandonado pelos ocidentais uma década antes. Não estou difamando e nem porra nenhuma, mas é que é preciso botar uns pingos nos i's. Mas por muito tempo foi o terror da OTAN, milhares de caças desses, um número realmente superior, na fronteira alemã prontos para operar. A coisa era tão séria que toda a tática do A-10 teve que ser revista devido ao "Mig-23 Factor", que li no livro de Bill Gunston, salvo engano.
Ah, achei: MiG-23MLD vs. Western Fighters, AFM - October 2003.
Basicamente, o artigo diz o seguinte(usando como fonte principal um manual soviético):
Desempenho: Em comparação com o F-15A, inferior em quase tudo, exceto em subida quase vertical(zoom climb), em velocidades acima de 620 nós. Em comparação com o F-16A, melhor aceleração, razão de curva sustentada ligeiramente superior acima de 15.000 pés, e melhor razão de subida no "zoom climb" acima de 590 nós. Em comparação com o F-4E(o manual não especifica se seria o F-4E com o novo modelo de asa, com slats, ou não), razão de curva sustentada superior exceto entre 377 e 540 nós, abaixo de 21.000 pés, e desempenho superior no "zoom climb", exceto entre 485 e 647 nós, acima de 18.000 pés. Em comparação com o Kfir C.2, superior em razão de curva sustentada acima de 540 nós e em desempenho no "zoom climb" abaixo de 540 nós.
Eletrônica: O radar Sapfir-23 é equivalente ao AN/APG-66 do F-16A(superior, portanto, aos radares do F-4E e do Mirage F1), e o MiG-23 carrega um IRST desde o modelo ML(se eu não me engano). A maior desvantagem é a inexistência de ECM, o MiG-23MLD possui apenas um RWR para avisar ao piloto quando está sendo rastreado pr um radar.
Armamento: O R-24R/T(AA-7b Apex) é equivalente ao AIM-7F que o F-15A carregava no começo dos anos 80, enquanto o R-60(AA-8 Aphid) era equivalente em desempenho ao AIM-9L, exceto em alcance máximo(menor que o AIM-9L), e mínimo(250 metros do R-60, contra 500 do AIM-9L). Não há comparação no manual usado como fonte entre o R-60 e a principal arma dos F-15A israelenses, o Python 3.
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Re: MiG-23 Flogger
Sei q USAF tem MiG's-23MF, inclusive tenho algumas fotos. Por acaso esse MLD é dela? Qual a fonte de sua foto Bolovo?...
- Bolovo
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Re: MiG-23 Flogger
Museu da USAF.
Pelo menos é o que diz: http://commons.wikimedia.org/wiki/File: ... K_USAF.jpg
Dá para perceber que não é o MLD, falta os 'dentes'.
Pelo menos é o que diz: http://commons.wikimedia.org/wiki/File: ... K_USAF.jpg
Dá para perceber que não é o MLD, falta os 'dentes'.
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Re: MiG-23 Flogger
É verdade, não é um MLD. Perguntei porque até onde eu saiba a USAF não chegou a "conseguir" e a operar como "agressor" essa versão avançada do Flogger...
- LeandroGCard
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Re: MiG-23 Flogger
Nem tanto também,Bolovo escreveu:gral escreveu:Não tenho tanta propriedade para afirmar quanto você, mas já li em algum lugar, que nas suas primeiras versões, o Flogger estava bem atrás de seus contemporâneos ocidentais, como o Phantom, Viggen e Mirage F1.
As primeiras versões produzidas em quantidade do Mig-23 estavam mais ou menos no mesmo nível do Mirage F-1, do Viggen e do F-4 (a primeira versão com asas mais estreitas nunca foi aceita nos esquadrões de combate da URSS, só foram produzidos uns 60, e a versão com a asa já modificada mas anterior ao M só teve 80 construídos). Perdiam um pouco em manobralidade mas tinham melhor desempenho geral um pouco melhor (aceleração, subida, etc...) e uma eletrônica no mesmo nível.
Mas deve-se levar em conta que o F-4 já era um veterano com dez anos de serviço quando o Mig-23 foi introduzido, e cinco anos depois o F-15 já chegava aos esquadrões da USAF. Só que o F-15 foi produzido às centenas, e o Mig-23 aos milhares.
Leandro G. Card
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Re: MiG-23 Flogger
A primeira versão com manobrabilidade decente do MiG-23 é a versão ML(L de legkiy, leve). Tinha menor peso e menor arrasto em relação ao MiG-23M/MF, além de ter estrutura mais forte, podendo suportar 8,5G em manobras(as versões anteriores suportavam 7,5G, pois o MiG-23 tinha sido idealizado para combates onde eles passariam em alta velocidade disparando seus mísseis, sem necessidade de dogfight). O MiG-23 M/MF tinha eletrônica comparável ao Mirage F1 e ao F-4E, nas aeronaves destinadas ao Pacto de Varsóvia; para os outros clientes, bom, o Iraque preferia usar o Mirage F1 como interceptador no lugar do MiG-23(embora talvez a qualidade dos pilotos do Mirage F1EQ tivesse um pouco de influência nisso).LeandroGCard escreveu:Nem tanto também,Bolovo escreveu:
As primeiras versões produzidas em quantidade do Mig-23 estavam mais ou menos no mesmo nível do Mirage F-1, do Viggen e do F-4 (a primeira versão com asas mais estreitas nunca foi aceita nos esquadrões de combate da URSS, só foram produzidos uns 60, e a versão com a asa já modificada mas anterior ao M só teve 80 construídos). Perdiam um pouco em manobralidade mas tinham melhor desempenho geral um pouco melhor (aceleração, subida, etc...) e uma eletrônica no mesmo nível.
Mas deve-se levar em conta que o F-4 já era um veterano com dez anos de serviço quando o Mig-23 foi introduzido, e cinco anos depois o F-15 já chegava aos esquadrões da USAF. Só que o F-15 foi produzido às centenas, e o Mig-23 aos milhares.
O MiG-23MS, a versão original de exportação do MiG-23M, era pavorosa: um MiG-23M com a eletrônica e armamento do MiG-21bis. Esses eram tão inferiores ao F-4E e aos Mirage israelenses, que depois de quatro anos(1974-78, se eu não me engano) a produção foi interrompida, e os soviéticos obrigados a exportar uma versão "downgradeada" do MiG-23MF(originalmente destinado apenas para membros do Pacto de Varsóvia que não a URSS, que recebeu o MiG-23M). Quando falaram(acho que foi o Talha), que o Brasil deveria ter comprado o MiG-23 ao invés do Mirage, eu discordo, porque o que eu acho que iríamos receber seria o MiG-23MS(se recebessemos MiG-23), e sinceramente aí eu prefiro o MiG-21bis.
O que eu gostaria de ver mesmo é o MiG-23K(versão embarcada), e seus derivados propostos para terra, que talvez teriam a designação MiG-23A(alguns dizem que o MiG-23A é um antecessor do MiG-23K). Infelizmente, esses nunca saíram do papel. O MiG-23K teria essa aparência:
http://blogs.yahoo.co.jp/rybachii/30606116.html
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Re: MiG-23 Flogger
Verdade,kekosam escreveu:Caramba... que bela silhueta...
De todas as características do Mig-23 esta sempre foi a que chamou mais atenção. A estética da sua silhueta era realmente uma das mais belas da história da aviação.
Quando eu era adolescente (logo após a extinção dos dinossauros) eu e alguns amigos entusiastas da aviação costumávamos classificar as meninas de acordo com os aviões. As mais feinhas eram “Gloster Meteor’s”, as gordinhas eram “Mig’s 15”, as exóticas eram “Saab Draken’s”, e só as mais bonitas eram classificadas como “Mig’s 23” .
Leandro G. Card
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Re: MiG-23 Flogger
Que eu saiba não foi um Mig-23, mas um Mig-25.Jacobs escreveu:Qual foi a versão do Mig-23 que derrubou um Hornet na ODS?
Leandro G. Card