Portugal- Necessidade de draga-minas ?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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mpina41
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#91 Mensagem por mpina41 » Dom Nov 06, 2005 10:19 am

Não esqueçam que um navio "draga-minas" é diferente dos outros, não só no nome, mas na concepção e no material.

Desnamitar... com uma fragata!!! Era o mesmo que acionar as minas (algumas).

Um draga é construído de forma a não ter nenhum magnetismo - daí o casco exterior ser construído (muitas vezes em madeira, interiormente ou mesmo exteriormente) de forma a anular esse magnestismo.

Agora quando uma Marinha de Guerra, de um país, fica sob a decisão de um 1º Ministro contabista... o que se pode esperar?

A não ser, que caso seja eleito (PR) - o contabislista - volte atrás e mande re-adquirir os Draga-minas!

Não me admirava muito, vindo isto de um homem que chamou (JÁ) Assembleia Nacional, à actual Assembleia da República...

Saudades?
Mas não dos dragas...




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Quem olha para o seu passado e não descobre nada que se arrependa de ter feito...
Pode estar certo...
Que, em nada evoluiu!
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Nautilus
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#92 Mensagem por Nautilus » Dom Nov 06, 2005 7:13 pm

Viva Mpina temos andado desaparecido. :D :D




ET PLURIBUS UNUN

Cumprimentos
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#93 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Nov 07, 2005 9:19 am

Bem regressado, M. Pina [009]

Bem sei que nem para a Marinha essa é uma capacidade prioritária, já que é público que a prioridade é a recepção das OHP, a compra do novo AOR e finalmente o up-grade das VdG (ainda não se sabe em que virá a consistir esse up-grade).

Mas mesmo sem se recorrer à LPM, com as verbas normais para a marinha não seria especialmente caro nem complexa a construção de 3 ou 4 unidades, ou no Alfeite (o ideal) ou noutro estaleiro nacional.

bem como a construção de mais 3 LD semelhantes ao NRP Bacamarte.

Seria tudo uma questão de boa vontade.




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#94 Mensagem por JLRC » Seg Nov 07, 2005 11:46 am

Rui Elias Maltez escreveu:Bem regressado, M. Pina [009]

Bem sei que nem para a Marinha essa é uma capacidade prioritária, já que é público que a prioridade é a recepção das OHP, a compra do novo AOR e finalmente o up-grade das VdG (ainda não se sabe em que virá a consistir esse up-grade).

Mas mesmo sem se recorrer à LPM, com as verbas normais para a marinha não seria especialmente caro nem complexa a construção de 3 ou 4 unidades, ou no Alfeite (o ideal) ou noutro estaleiro nacional.

bem como a construção de mais 3 LD semelhantes ao NRP Bacamarte.

Seria tudo uma questão de boa vontade.


Rui

Construir draga ou caça-minas não é assim tão fácil e barato. Mesmo que se arranjasse dinheiro para os cascos, o que metia lá dentro? Onde ía arranjar dinheiro para o material de busca e destruição? Ou será que ía procurar as minas com uma cana de pesca e destruí-las a tiro de caçadeira? Peço desculpa se pareço irónico mas na realidade os navios de guerra de minas são sofisticados e caros, não são nenhuma traineira de Sesimbra.




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#95 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Nov 07, 2005 11:53 am

JLRC:

Eu sei que não são traineiras de Sesimbra, mas também não são propriamente Arleigh Burke :wink:

Não peço caça/draga minas caros como os espanhois que parece que custam 90 milhões a unidade.

Creio que estando os programas de reequipamento todos afectos à LPM, as restantes verbas para equipamento no âmbito da Marinha daria para construir pelo menos 1 unidade em cada 2 anos (a preços a rondarem o 50 milhões de € :arrow: 10 milhões de contos/unidade, ou seja 5 milhões de contos/ano), para que ao fim de 6 anos tivessemos 3 unidades.

Não me parece que fosse absolutamente impossível.




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#96 Mensagem por Paisano » Seg Nov 07, 2005 11:55 am

Salve, Mpina. [009]

Meus amigos, primeiramente quero pedir desculpas por estar dando minha opinião nesse assunto, mas acredito que uma boa opção para a Armada Portuguesa seriam os navios varredores da Classe Aratu da MB:

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Ficha Técnica

Deslocamento: 280 toneladas totalmente carregado; 230 toneladas padrão.

Dimensões: 47,44 m de comprimento; 7,16 m de boca; 2,4 m de calado.

Propulsão: 04 motores a diesel com um total de 4.500 HP e dois propulsores verticais cicloidais.

Velocidade Máxima: 24 nós.

Autonomia: 720 milhas a 20 nós e 22 toneladas de combustível.

Tripulação: 39 homens (04 oficiais).

Armamento: 01 canhão de 40mm/L70 da Bofors.

Radares:
Superfície e Navegação: Signaal ZW-06
Navegação: Furuno FR 1831.

Sistema Elétrico: Geradores a diesel com 120KW e gerador de varredura com 320KW.

Sistema de Comunicações: UHF/VHF e via satélite.


Fonte: http://www.infomarmb.hpg.ig.com.br/aratu.htm




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#97 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Nov 08, 2005 11:43 am

Já tinhamos visto esse navio da classe Aratu, Paisano :wink:

Tratam-se de navios de casco de madeira e que recentemente receberam ou estão em vias de receber modernização ao nível de electrónicas instaladas para detecção de minas quer flutuantes, quer submersas.

Confirma?




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#98 Mensagem por Paisano » Ter Nov 08, 2005 11:47 am

Ok, Rui. :oops: :wink:




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#99 Mensagem por P44 » Ter Nov 08, 2005 12:42 pm

já que é público que a prioridade é a recepção das OHP


É público????

Só se fôr aqui nos foruns, lá fora ninguém sabe :wink:

Pode ser que como o MdN está em "visita" aos EUA, haja fumo branco :oops:




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#100 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Nov 08, 2005 12:52 pm

Acreditem que as OHP vêem.

Quem sabe se ele não foi lá finalmente assinar o contrato, e dizer que o actual Governo está mesmo interessado nas OHP's.

Bom seria se ele subisse a encomenda para uma 3ª unidade :wink:




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#101 Mensagem por P44 » Ter Nov 08, 2005 12:57 pm

Esperemos :wink: :oops:

A noticia era muito vaga e não referia NADA acerca das OHPs :?




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#102 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Nov 08, 2005 1:00 pm

Sópode ter a ver com isso, emais uns assuntos menores.

Afinal os outros programas de reequipamento não passam por material americano, a menos que o Gov. queira comprar C-130J, e armas M-16 :mrgreen:

E o Ministro L. Amado só poder aspirar a uma medalha do Rummie se comprar mesmo as OHP's, ou não haverá mdalha para ninguém.

Os americanos agradecem a quem os aliviar daquilo, que lhes está a ocupar espaço. :mrgreen:




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#103 Mensagem por P44 » Ter Nov 08, 2005 1:41 pm

(*acende umas velinhas e reza á Nossa Senhora*)

:oops:




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#104 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Nov 08, 2005 1:57 pm

Eu até já orei na mesquita :mrgreen:

Mas temos que ter paciência :roll:

Só daqui a uns largos meses é que cá chegam.

Parece que este atraso se deve a que as reformas nas OHP sejam pagas com o OE para 2007, e já que a LPM terá recebido grandes cativações para 2006.

Mas se te lembras, mesmo com Portas no Governo (relembarar que se não houvesem eleições antecipadas, Santana/Portas ainda estariam no Governo até Outubro de 2006) o calendário para esta recepção estava desde o inicio marcado para meados de 2006.

Não há grandes novidades a este nível.

Estou mais preocupado com os NH-90, com as PandurII e com as armas ligeiras para os 3 ramos que parece que são programas que nem andam nem desandam :?




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#105 Mensagem por P44 » Ter Nov 08, 2005 2:04 pm

Que CHEGUEM , é o que interessa!

Já agora, só a titulo de informação,. no Sabado passei na ponte 25 de abril e pude ver que a JB estava na Doca seca da Rocha...




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