Portugal- Necessidade de draga-minas ?
Moderador: Conselho de Moderação
Não esqueçam que um navio "draga-minas" é diferente dos outros, não só no nome, mas na concepção e no material.
Desnamitar... com uma fragata!!! Era o mesmo que acionar as minas (algumas).
Um draga é construído de forma a não ter nenhum magnetismo - daí o casco exterior ser construído (muitas vezes em madeira, interiormente ou mesmo exteriormente) de forma a anular esse magnestismo.
Agora quando uma Marinha de Guerra, de um país, fica sob a decisão de um 1º Ministro contabista... o que se pode esperar?
A não ser, que caso seja eleito (PR) - o contabislista - volte atrás e mande re-adquirir os Draga-minas!
Não me admirava muito, vindo isto de um homem que chamou (JÁ) Assembleia Nacional, à actual Assembleia da República...
Saudades?
Mas não dos dragas...
Desnamitar... com uma fragata!!! Era o mesmo que acionar as minas (algumas).
Um draga é construído de forma a não ter nenhum magnetismo - daí o casco exterior ser construído (muitas vezes em madeira, interiormente ou mesmo exteriormente) de forma a anular esse magnestismo.
Agora quando uma Marinha de Guerra, de um país, fica sob a decisão de um 1º Ministro contabista... o que se pode esperar?
A não ser, que caso seja eleito (PR) - o contabislista - volte atrás e mande re-adquirir os Draga-minas!
Não me admirava muito, vindo isto de um homem que chamou (JÁ) Assembleia Nacional, à actual Assembleia da República...
Saudades?
Mas não dos dragas...
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Bem regressado, M. Pina
Bem sei que nem para a Marinha essa é uma capacidade prioritária, já que é público que a prioridade é a recepção das OHP, a compra do novo AOR e finalmente o up-grade das VdG (ainda não se sabe em que virá a consistir esse up-grade).
Mas mesmo sem se recorrer à LPM, com as verbas normais para a marinha não seria especialmente caro nem complexa a construção de 3 ou 4 unidades, ou no Alfeite (o ideal) ou noutro estaleiro nacional.
bem como a construção de mais 3 LD semelhantes ao NRP Bacamarte.
Seria tudo uma questão de boa vontade.
Bem sei que nem para a Marinha essa é uma capacidade prioritária, já que é público que a prioridade é a recepção das OHP, a compra do novo AOR e finalmente o up-grade das VdG (ainda não se sabe em que virá a consistir esse up-grade).
Mas mesmo sem se recorrer à LPM, com as verbas normais para a marinha não seria especialmente caro nem complexa a construção de 3 ou 4 unidades, ou no Alfeite (o ideal) ou noutro estaleiro nacional.
-
- Sênior
Rui Elias Maltez escreveu:Bem regressado, M. Pina
Rui
Construir draga ou caça-minas não é assim tão fácil e barato. Mesmo que se arranjasse dinheiro para os cascos, o que metia lá dentro? Onde ía arranjar dinheiro para o material de busca e destruição? Ou será que ía procurar as minas com uma cana de pesca e destruí-las a tiro de caçadeira? Peço desculpa se pareço irónico mas na realidade os navios de guerra de minas são sofisticados e caros, não são nenhuma traineira de Sesimbra.
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
JLRC:
Eu sei que não são traineiras de Sesimbra, mas também não são propriamente Arleigh Burke :wink:
Não peço caça/draga minas caros como os espanhois que parece que custam 90 milhões a unidade.
Creio que estando os programas de reequipamento todos afectos à LPM, as restantes verbas para equipamento no âmbito da Marinha daria para construir pelo menos 1 unidade em cada 2 anos (a preços a rondarem o 50 milhões de € 10 milhões de contos/unidade, ou seja 5 milhões de contos/ano), para que ao fim de 6 anos tivessemos 3 unidades.
Não me parece que fosse absolutamente impossível.
Eu sei que não são traineiras de Sesimbra, mas também não são propriamente Arleigh Burke :wink:
Não peço caça/draga minas caros como os espanhois que parece que custam 90 milhões a unidade.
Creio que estando os programas de reequipamento todos afectos à LPM, as restantes verbas para equipamento no âmbito da Marinha daria para construir pelo menos 1 unidade em cada 2 anos (a preços a rondarem o 50 milhões de € 10 milhões de contos/unidade, ou seja 5 milhões de contos/ano), para que ao fim de 6 anos tivessemos 3 unidades.
Não me parece que fosse absolutamente impossível.
- Paisano
- Sênior
- Agradeceu: 649 vezes
- Agradeceram: 285 vezes
- Contato:
Salve, Mpina.
Meus amigos, primeiramente quero pedir desculpas por estar dando minha opinião nesse assunto, mas acredito que uma boa opção para a Armada Portuguesa seriam os navios varredores da Classe Aratu da MB:
Fonte: http://www.infomarmb.hpg.ig.com.br/aratu.htm
Meus amigos, primeiramente quero pedir desculpas por estar dando minha opinião nesse assunto, mas acredito que uma boa opção para a Armada Portuguesa seriam os navios varredores da Classe Aratu da MB:
Ficha Técnica
Deslocamento: 280 toneladas totalmente carregado; 230 toneladas padrão.
Dimensões: 47,44 m de comprimento; 7,16 m de boca; 2,4 m de calado.
Propulsão: 04 motores a diesel com um total de 4.500 HP e dois propulsores verticais cicloidais.
Velocidade Máxima: 24 nós.
Autonomia: 720 milhas a 20 nós e 22 toneladas de combustível.
Tripulação: 39 homens (04 oficiais).
Armamento: 01 canhão de 40mm/L70 da Bofors.
Radares:
Superfície e Navegação: Signaal ZW-06
Navegação: Furuno FR 1831.
Sistema Elétrico: Geradores a diesel com 120KW e gerador de varredura com 320KW.
Sistema de Comunicações: UHF/VHF e via satélite.
Fonte: http://www.infomarmb.hpg.ig.com.br/aratu.htm
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2456 vezes
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
- P44
- Sênior
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
Sópode ter a ver com isso, emais uns assuntos menores.
Afinal os outros programas de reequipamento não passam por material americano, a menos que o Gov. queira comprar C-130J, e armas M-16
E o Ministro L. Amado só poder aspirar a uma medalha do Rummie se comprar mesmo as OHP's, ou não haverá mdalha para ninguém.
Os americanos agradecem a quem os aliviar daquilo, que lhes está a ocupar espaço.
Afinal os outros programas de reequipamento não passam por material americano, a menos que o Gov. queira comprar C-130J, e armas M-16
E o Ministro L. Amado só poder aspirar a uma medalha do Rummie se comprar mesmo as OHP's, ou não haverá mdalha para ninguém.
Os americanos agradecem a quem os aliviar daquilo, que lhes está a ocupar espaço.
- P44
- Sênior
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
Eu até já orei na mesquita
Mas temos que ter paciência
Só daqui a uns largos meses é que cá chegam.
Parece que este atraso se deve a que as reformas nas OHP sejam pagas com o OE para 2007, e já que a LPM terá recebido grandes cativações para 2006.
Mas se te lembras, mesmo com Portas no Governo (relembarar que se não houvesem eleições antecipadas, Santana/Portas ainda estariam no Governo até Outubro de 2006) o calendário para esta recepção estava desde o inicio marcado para meados de 2006.
Não há grandes novidades a este nível.
Estou mais preocupado com os NH-90, com as PandurII e com as armas ligeiras para os 3 ramos que parece que são programas que nem andam nem desandam
Mas temos que ter paciência
Só daqui a uns largos meses é que cá chegam.
Parece que este atraso se deve a que as reformas nas OHP sejam pagas com o OE para 2007, e já que a LPM terá recebido grandes cativações para 2006.
Mas se te lembras, mesmo com Portas no Governo (relembarar que se não houvesem eleições antecipadas, Santana/Portas ainda estariam no Governo até Outubro de 2006) o calendário para esta recepção estava desde o inicio marcado para meados de 2006.
Não há grandes novidades a este nível.
Estou mais preocupado com os NH-90, com as PandurII e com as armas ligeiras para os 3 ramos que parece que são programas que nem andam nem desandam
- P44
- Sênior