Sistemas construtivos de casas populares e habitações
Moderador: Conselho de Moderação
- Bourne
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações
Não. Só fuçando.
Vendo possibilidades. Achei bons terrenos com casas velhas no bairro. Dados esses custos. Talvez, melhor seja investir em algo definitivo. A famosa casa de alvenaria.
Fazendo as contas vai da uns R$ 150 mil para construir, mas 120 pelo terreno. Mais as omissões e outros imprevistos vai ser dar uns 300 mil. Caro, mas não compraria um sobrado desse nível pronto e novo por menos 500 mil no bairro.
A alternativa meio termo é no médio prazo (5 a 10 anos) dar uma reforma básica na casa que tem em cima e pagar o terreno. Depois construir a casa.
Vendo possibilidades. Achei bons terrenos com casas velhas no bairro. Dados esses custos. Talvez, melhor seja investir em algo definitivo. A famosa casa de alvenaria.
Fazendo as contas vai da uns R$ 150 mil para construir, mas 120 pelo terreno. Mais as omissões e outros imprevistos vai ser dar uns 300 mil. Caro, mas não compraria um sobrado desse nível pronto e novo por menos 500 mil no bairro.
A alternativa meio termo é no médio prazo (5 a 10 anos) dar uma reforma básica na casa que tem em cima e pagar o terreno. Depois construir a casa.
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
Um conselho, se fosse bom agente vendia, mas de qualquer jeito, se não tiver o dinheiro todo, junte montantes que você possa fazer em etapas completas, tipo, terraplanagem e fundações, estrutura e cobertura, e por fim acabamentos e marcenaria, deste modo vc não gasta muito com retrabalhos para retomada das obras.
O ideal é fazer tudo junto na seqüência correta e sempre pagando após conclusão dos serviços, pagamentos de serviços parciais devem ser evitados ao máximo, bem como adiantamentos.
Algumas dicas: Vincular pagamentos a eventos definidos amarrados a datas, por exemplo, pagamento da conclusão da cobertura, dia 30 de maio de 2012, o pagamento só ocorre se a cobertura estiver concluída naquele dia. Caso um ou outro não ocorra, o pagamento não é efetuado, isso ajuda no seu fluxo de caixa e na presteza para conclusão dos serviços, e se o serviço não estiver a contento, porém concluído, um valor significativo deve ser retido até o acerto da pendência!
Tudo acordando antecipadamente com os executores, o combinado não é caro nem barato, é apenas combinado.
O ideal é ser assistido por um profissional de sua confiança, devidamente remunerado por isso, e exigir o ART, para sua segurança e a dele.
Abraço
Loki
O ideal é fazer tudo junto na seqüência correta e sempre pagando após conclusão dos serviços, pagamentos de serviços parciais devem ser evitados ao máximo, bem como adiantamentos.
Algumas dicas: Vincular pagamentos a eventos definidos amarrados a datas, por exemplo, pagamento da conclusão da cobertura, dia 30 de maio de 2012, o pagamento só ocorre se a cobertura estiver concluída naquele dia. Caso um ou outro não ocorra, o pagamento não é efetuado, isso ajuda no seu fluxo de caixa e na presteza para conclusão dos serviços, e se o serviço não estiver a contento, porém concluído, um valor significativo deve ser retido até o acerto da pendência!
Tudo acordando antecipadamente com os executores, o combinado não é caro nem barato, é apenas combinado.
O ideal é ser assistido por um profissional de sua confiança, devidamente remunerado por isso, e exigir o ART, para sua segurança e a dele.
Abraço
Loki
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
x2!!!Loki escreveu:Um conselho, se fosse bom agente vendia, mas de qualquer jeito, se não tiver o dinheiro todo, junte montantes que você possa fazer em etapas completas, tipo, terraplanagem e fundações, estrutura e cobertura, e por fim acabamentos e marcenaria, deste modo vc não gasta muito com retrabalhos para retomada das obras.
Abraço
Loki
Excelente dica... além do mais fica tudo 'claro' e transparente entre você e a empreitada que está contratando.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Bourne
- Sênior
A ideia seria fazer tudo de uma vez.
É de longo prazo. Vai que o mundo acaba em 2012 e nem preciso me preocupar com essas coisas.
É de longo prazo. Vai que o mundo acaba em 2012 e nem preciso me preocupar com essas coisas.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1187 vezes
- Agradeceram: 2983 vezes
Paredes exteriores com 4.5 cm de espessura? Não obrigado! Isso em Portugal só servia para galinheiro e pouco mais...Loki escreveu:São boas, mas uma casa não pode custar 6, 7 mirréis, né! então há casas e casas, inclusive nas pré-fabricadas!
este fornecedor tem vários modelos, não sei se é esse tipo que estavas pensando.
http://www.reisdascasas.com.br/homebr.html
Abraço
Loki
Uma fachada de madeira maciça por cá tem mais do dobro de espessura e acrescenta aí o XPS e outra fachada, ou seja uma parede tem mais do triplo da espessura disso aí.
Deixo-te um link da principal empresa de casas de Madeira em Portugal e que tem fábrica própria.
http://www.rusticasa.pt/catalogo.php?lang=pt&page=4
Atenção, não escrevi o que escrevi só para dizer que em Portugal se constroi melhor, apenas que pessoalmente eu não compraria um casa com paredes exteriores com apenas 4.5 cm de espessura!
- tflash
- Sênior
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Pelo que o pessoal aqui tem dito, o sul do Brasil tem um clima semelhante ao de Portugal por isso, em principio, o que está bom para um lado, está bom para o outro. Estamos em pleno Inverno, estão 16 graus em minha casa e não sinto necessidade de ter o aquecimento ligado. (o meu prédio tem 40 anos, não é um exemplo em isolamento)
O que acontece é a habituação às variações térmicas. O pessoal hoje acha que deve ter direito a andar de t-shirt 365 dias por ano, dentro de casa e acho que fazem muito bem. O marketing dessas coisas é capaz de ser mais eficaz aqui do que no Brasil.
De qualquer forma, 4cm de parede é muito pouco.
Lembro que aqui na zona de Lisboa, as necessidades de isolamento são 50% para frio e 50% para calor. De Maio a Outubro já existem períodos em que se podem ultrapassar os 30 graus. Enquanto qualquer casa nova por aqui tem uma lareira, para o calor já tem que se fazer uso do A/C com os custos energéticos associados. Um bom isolamento reduz ou elimina mesmo o uso do A/C.
O que acontece é a habituação às variações térmicas. O pessoal hoje acha que deve ter direito a andar de t-shirt 365 dias por ano, dentro de casa e acho que fazem muito bem. O marketing dessas coisas é capaz de ser mais eficaz aqui do que no Brasil.
De qualquer forma, 4cm de parede é muito pouco.
Lembro que aqui na zona de Lisboa, as necessidades de isolamento são 50% para frio e 50% para calor. De Maio a Outubro já existem períodos em que se podem ultrapassar os 30 graus. Enquanto qualquer casa nova por aqui tem uma lareira, para o calor já tem que se fazer uso do A/C com os custos energéticos associados. Um bom isolamento reduz ou elimina mesmo o uso do A/C.
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
- cabeça de martelo
- Sênior
- Bourne
- Sênior
Mas in Brazil não tem bom isolamento. A diferença entre os 0 graus de fora e dentro não é tão grande no auge do inverno. E como não tem mais aquecimento interno a não ser o elétrico que sai um pouco caro fica complicado.
-
- Sênior
No Brasil dificilmente vc vai encontrar uma casa de madeira com espessura superior a 6 cm, e o revestimento é só verniz, nada de isolamento ou revestimento térmico.
Por isso não gosto das casas de madeiras, mas isso é gosto meu, nada científico. Gosto é que nem bunda, cada um tem a sua, né.
Bourne, O Brasil tem sim excelentes sistemas de isolamento, térmico e acústico, inclusive para vidros.
O último predinho que fiz na AV. Berrini aqui em SP, possui um excelente desempenho termo-acustico e alto fator de iluminação com mais de 70% do andar com iluminação natural, todas as fachadas são tipo pele de vidro com excelente desempenho acústico e térmico.
O que não temos é cultura histórica de investir em isolamento pela prolongada e quase eterna falta de dinheiro.
Sem falar que paredes mais grossas significam espaços menores na sua casa!
Abraço
Loki
Por isso não gosto das casas de madeiras, mas isso é gosto meu, nada científico. Gosto é que nem bunda, cada um tem a sua, né.
Bourne, O Brasil tem sim excelentes sistemas de isolamento, térmico e acústico, inclusive para vidros.
O último predinho que fiz na AV. Berrini aqui em SP, possui um excelente desempenho termo-acustico e alto fator de iluminação com mais de 70% do andar com iluminação natural, todas as fachadas são tipo pele de vidro com excelente desempenho acústico e térmico.
O que não temos é cultura histórica de investir em isolamento pela prolongada e quase eterna falta de dinheiro.
Sem falar que paredes mais grossas significam espaços menores na sua casa!
Abraço
Loki
- cabeça de martelo
- Sênior
Para quem gosta:
http://www.novohabitat.com.pt/
http://www.vigobloco.pt/#/home
Duas empresas com tipos de construção totalmente diferentes, mas bastante interessantes.
À uns tempos atrás tive no meu local de trabalho uma pessoa que disse-me que ia mandar vir do estrangeiro a sua casa de madeira e depois ia contrui-la cá usando uma pequena empresa de casas de madeira (pagando pelo serviço de montagem). Segundo ele graças ao euro em alta e ao facto de ter mais confiança nesta empresa no que nas nacionais (tinha sido emigrante e até tinha habitado numa moradia desta empresa), preferia assim.
http://tamlintimberframehomes.com/
Será que realmente vale a pena?
http://www.novohabitat.com.pt/
http://www.vigobloco.pt/#/home
Duas empresas com tipos de construção totalmente diferentes, mas bastante interessantes.
À uns tempos atrás tive no meu local de trabalho uma pessoa que disse-me que ia mandar vir do estrangeiro a sua casa de madeira e depois ia contrui-la cá usando uma pequena empresa de casas de madeira (pagando pelo serviço de montagem). Segundo ele graças ao euro em alta e ao facto de ter mais confiança nesta empresa no que nas nacionais (tinha sido emigrante e até tinha habitado numa moradia desta empresa), preferia assim.
http://tamlintimberframehomes.com/
Será que realmente vale a pena?
-
- Sênior
Não acho que vale a pena e, na minha opinião, não ajuda em nada a indústria portuguesa.
Não estou dizendo para não importar nada, não é isso, ninguém vive sozinho, mas deve haver um balanço entre o importado e o nacional, na atual situação econômica, o peso do nacional deveria ser muito maior que a simples montagem.
Mas ai sou eu de novo, me metendo onde não sou chamado e provavelmente não tendo razão.
Abraço
Loki
Não estou dizendo para não importar nada, não é isso, ninguém vive sozinho, mas deve haver um balanço entre o importado e o nacional, na atual situação econômica, o peso do nacional deveria ser muito maior que a simples montagem.
Mas ai sou eu de novo, me metendo onde não sou chamado e provavelmente não tendo razão.
Abraço
Loki
- cabeça de martelo
- Sênior
Se o pessoal pensa-se assim, muitas casas de madeira não eram construidas cá em Portugal, já que grande parte das empresas pura e simplesmente encomenda o kit a empresas do norte da europa e depois faz uma mera montagem do dito kit.
Eu lembro-me da Rusticasa, da Jular ( http://www.treehouse.pt/ ), da SMC ( http://www.smc-smh.com/ ) e mais uma mão cheia de empresas que realmente constroiem (porque têm fábrica própria), de resto é encomendar com algumas alterações e mais nada.
Sendo assim a questão que se coloca é, será que fica mais barato mandar vir o kit e pura e simplesmente contractar uma empresa para a montar? Ele estava convencido que sim.
Eu lembro-me da Rusticasa, da Jular ( http://www.treehouse.pt/ ), da SMC ( http://www.smc-smh.com/ ) e mais uma mão cheia de empresas que realmente constroiem (porque têm fábrica própria), de resto é encomendar com algumas alterações e mais nada.
Sendo assim a questão que se coloca é, será que fica mais barato mandar vir o kit e pura e simplesmente contractar uma empresa para a montar? Ele estava convencido que sim.
-
- Sênior
Se a questão pura e simples é o preço, sim, não tenho dúvidas que fique mais barato, o produto industrializado exportado tem uma série de isenções no país de origem, caberia ao seu governo incentivar o consumo do produto nacional.
Bem, o sujo falando do mal lavado, até a Embraer sofre com isso aqui no Brasil.
abraço
Loki
Bem, o sujo falando do mal lavado, até a Embraer sofre com isso aqui no Brasil.
abraço
Loki
- tflash
- Sênior
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Não desejo mal mas acho que o homem vai ter muitos problemas. há muita coisa que difere dos EUA para Portugal em termos de construção, legislação e etc.cabeça de martelo escreveu:Se o pessoal pensa-se assim, muitas casas de madeira não eram construidas cá em Portugal, já que grande parte das empresas pura e simplesmente encomenda o kit a empresas do norte da europa e depois faz uma mera montagem do dito kit.
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
- Bourne
- Sênior
Falaria a mesma coisa. Ainda se fosse uma empresa ou importador independente que trouxesse o produto e se responsabilizasse pela burocracia. Tudo bem, mas sozinho é bomba.