PRATELEIRA para a FAB
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Re: PRATELEIRA para a FAB
Chegamos, ao que parece, onde a FAB sempre quis chegar, F-18 e Gripen.
Com isso ela força que a segunda compra, a do caça novo, quase que obrigatoriamente seja um caça da mesma linha.
Vai ter a conversa da logística, treino, semelhanças e etc.
Assim...
F-18C => F-18E.
Gripen-C => Gripen-NG.
É uma jogada muito inteligente, tanto quanto foi a short-list, que também afunilou a decisão para exatamente esses mesmos caças.
Vamos ver como GF sai, se sai, ou se fica.
Com isso ela força que a segunda compra, a do caça novo, quase que obrigatoriamente seja um caça da mesma linha.
Vai ter a conversa da logística, treino, semelhanças e etc.
Assim...
F-18C => F-18E.
Gripen-C => Gripen-NG.
É uma jogada muito inteligente, tanto quanto foi a short-list, que também afunilou a decisão para exatamente esses mesmos caças.
Vamos ver como GF sai, se sai, ou se fica.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6323 vezes
- Agradeceram: 6675 vezes
- Contato:
Isso tem sua lógica. Para mim a incógnita da equação é precisamente o Alto Comando da FAB, que tipo de Força desenha para a década seguinte? Quais as razões? Os óbices?
A MIM parece lógico perguntar isso. A mim, notem bem...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Andre Correa
- Sênior
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
[x2]Túlio escreveu:Isso tem sua lógica. Para mim a incógnita da equação é precisamente o Alto Comando da FAB, que tipo de Força desenha para a década seguinte? Quais as razões? Os óbices?
Audaces Fortuna Iuvat
Antes seria bom saber o que se planeja no GF para as próximas décadas, porque acho esquisito que FAB faça seu planejamento separadamente, alheia aos planos estratégicos traçados pelo poder civil, se for o caso.
Se o GF não planeja nada, como parece ser a opinião dos amigos, então a FAB está livre prá fazer o que bem entender, porque é zona mesmo.
Se o GF definiu uma linha de ação, o planejamento da FAB deverá seguir esta linha.
Mas isso é só uma opinião minha, sem valor nem respaldo, muito menos credibilidade; também não há aí a intenção de convencer ou mesmo questionar alguém.
Se o GF não planeja nada, como parece ser a opinião dos amigos, então a FAB está livre prá fazer o que bem entender, porque é zona mesmo.
Se o GF definiu uma linha de ação, o planejamento da FAB deverá seguir esta linha.
Mas isso é só uma opinião minha, sem valor nem respaldo, muito menos credibilidade; também não há aí a intenção de convencer ou mesmo questionar alguém.
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Da mesma forma que os governos mudam, o comando na FAB também muda.Andre Correa escreveu:Pois, a culpa é sempre do "zé povim", que protestou ao não conseguir o que queria, e não aceitou ter seu processo enlatado e receber uma ordem, ou melhor, ser entubado, com algo que aparentemente não era o desejado.Carlos Mathias escreveu: Quem quis forçar não fui eu, e forçaram tanto que agora vai comer sucata, recondicionado, melhor dizendo.
Tanto forçou que está aí o resultado da forçação de barra.
Todos conhecemos a história brasileira, onde governos vem e vão, mas a FAB continua sempre lá, sendo o governo de esquerda, centro ou direita, e é que sofre com a falta de competência nos assuntos exteriores e de defesa. E depois, a culpa é sempre do outro, nunca nossa...
Mas, procurar um culpado agora é o mais fácil e comodo a se fazer, para deixar imaculados nossos governantes, incapazes de prosseguir um processo tão detalhado com a minima competência possível...
O CB estava certo... realmente, conseguimos ficar pior do que já estávamos... se isso se afirmar, será a piada para começar o comedy stand-up sobre a Defesa no Brasil... pelo menos, a dos ares...
Uma coisa é ir a prateleira, e iniciar um projecto de 5G, outra é simplesmente comprar e ficar por isso... espero apenas que essa seja mais uma daquelas fases, onde no gráfico (by Túlio), descemos morro abaixo, e logo voltamos a subir...
Cada um tem sua opinião. A FAB não é 100% favorável ao caça X ou ao Y.
Os 3 que estavam na short-list, feita pela FAB indica que qualquer um dos 3 atende aos requisitos.
Cabe ao governo escolher o que melhor atende aos interesses do país.
Se o governo escolheu o Rafale, deveriam ter fechado na hora.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
---------------------------------------------------Luís Henrique escreveu:Da mesma forma que os governos mudam, o comando na FAB também muda.Andre Correa escreveu: Pois, a culpa é sempre do "zé povim", que protestou ao não conseguir o que queria, e não aceitou ter seu processo enlatado e receber uma ordem, ou melhor, ser entubado, com algo que aparentemente não era o desejado.
Todos conhecemos a história brasileira, onde governos vem e vão, mas a FAB continua sempre lá, sendo o governo de esquerda, centro ou direita, e é que sofre com a falta de competência nos assuntos exteriores e de defesa. E depois, a culpa é sempre do outro, nunca nossa...
Mas, procurar um culpado agora é o mais fácil e comodo a se fazer, para deixar imaculados nossos governantes, incapazes de prosseguir um processo tão detalhado com a minima competência possível...
O CB estava certo... realmente, conseguimos ficar pior do que já estávamos... se isso se afirmar, será a piada para começar o comedy stand-up sobre a Defesa no Brasil... pelo menos, a dos ares...
Uma coisa é ir a prateleira, e iniciar um projecto de 5G, outra é simplesmente comprar e ficar por isso... espero apenas que essa seja mais uma daquelas fases, onde no gráfico (by Túlio), descemos morro abaixo, e logo voltamos a subir...
Cada um tem sua opinião. A FAB não é 100% favorável ao caça X ou ao Y.
Os 3 que estavam na short-list, feita pela FAB indica que qualquer um dos 3 atende aos requisitos.
Cabe ao governo escolher o que melhor atende aos interesses do país.
Se o governo escolheu o Rafale, deveriam ter fechado na hora.
Concordo Luis.
Deveriam ter fechado. Mas faltou determinação para resolver um problema que vulnerabiliza a defesa do país.
Agora que as propostas do F-X2 caducaram, que venha o TX-2 (Tampax-2) ou o F-X3.
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6323 vezes
- Agradeceram: 6675 vezes
- Contato:
Carlos Mathias escreveu:Antes seria bom saber o que se planeja no GF para as próximas décadas, porque acho esquisito que FAB faça seu planejamento separadamente, alheia aos planos estratégicos traçados pelo poder civil, se for o caso.
De fato. Mas agora faz pensar. De minha parte:
a END realmente vigora ou é apenas mais um desses papeluchos que BSB expele às toneladas por dia?
Os pontos dela questionados pelo EB foram respondidos?
Como fica isso à luz de MAIS Land Rovers zerinho para o CFN, depois da baita treta que fizeram com o EB ('fábrica' de montar LR CKD - ou semi-CKD - que, ao acabar a encomenda, fechou)?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- osolamaalua
- Avançado
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 44 vezes
Vou tentar ajudar, ao analisar a trajetória da FAB ela se difere da Marinha e do EB na sua forma de se reequipar. No EB temos a renovação por armas (artilharia, cavalaria, infantaria). Na Marinha ela procura focar na estratégia geopolítica mais favorável ao uso do mar. Ex: Escolta Anti-Sub, Subs e Agora Subs com navios de patrulha em grande quantidade. A FAB não, ela renova seus equipamentos por gerações, sendo que sua aviação de caça sempre caminhou Uma geração atrás das Forças Aéreas mais avançadas. O principal objetivo hoje é dar condições de todas as aviações incluíndo a de caça estarem atualizadas quanto aos meios mais avançados de combate. Outra linha é que se tenha condição de rechaçar um ataque inicial de inimigos que hoje não podemos definir. Pois como podemos ver os ataques hoje são curtos, precisos porém com uma capacidade fenomenal de atingir múltiplos objetivos. Então isso que se quer alcançar. Como podem ver a única aviação que ainda falta definir seu equipamento é a de caça. A de transporte já tem, patrulha, helicópteros porém falta a caça. A dificuldade é que no Brasil não se tem um planejamento consistente de Defesa e isso desde a criação do MD independe dos Comandantes Militares e sim da área política. Se tivesse um planejamento de 10 anos com os valores ja definidos muito mais fácil os projetos seriam tocados. Então para resumir. Todas as aviações da FAB estão encaminhadas para uma capacidade atualizada (desprezem quantidades- temos grana para aumenta-las rapidamente se precisar) falta definir a caça. E se for definida de maneira correta nunca a FAB esteve tão próxima do conhecimento das principais Forças Aéreas em sua história.
- alex
- Sênior
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Baseado nesta explicação por que a caça fica em ultima prioridade se patrulha, helicópteros, transporte não poderão ser utilizadas (sem perdas) em um conflito serio se não há caças modernos para exercer superioridade/supremacia aérea?
Não estão montando a piramide ao contrário?
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Bom... mas ao que parece a Força que se deseja desenhar é uma voltada ao FMS.
Nada de errado nisso... só deveriam ter poupado o contribuinte brasileiro de $$$$$ gasto com ínumeros relatórios, passagens, reuniões, e outros eventos e partido logo para o objetivo final.
Assim fez o Chile que logo logo completa 10 anos com os seus F-16... tudo numa boa.
E quem sabe amanhã os caras partem para o F-35 e nós ainda... olhando lá fora na janela a ver navios.
Infelizmente, se formos analizar a história da Av. de Caça no Brasil a coisa foi sempre mais ou menos assim (lembram dos TF-33 e F-80 'caças!!!!' do 'Meteor' sendo usado para ataque ao solo e P-47 sendo usado até o osso?)
[]s
CB_Lima
Nada de errado nisso... só deveriam ter poupado o contribuinte brasileiro de $$$$$ gasto com ínumeros relatórios, passagens, reuniões, e outros eventos e partido logo para o objetivo final.
Assim fez o Chile que logo logo completa 10 anos com os seus F-16... tudo numa boa.
E quem sabe amanhã os caras partem para o F-35 e nós ainda... olhando lá fora na janela a ver navios.
Infelizmente, se formos analizar a história da Av. de Caça no Brasil a coisa foi sempre mais ou menos assim (lembram dos TF-33 e F-80 'caças!!!!' do 'Meteor' sendo usado para ataque ao solo e P-47 sendo usado até o osso?)
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Penguin
- Sênior
Nem tanques, concentrações de tropas e suprimentos, bases navais, paióis, etc, etc, etc.alex escreveu:Baseado nesta explicação por que a caça fica em ultima prioridade se patrulha, helicópteros, transporte não poderão ser utilizadas (sem perdas) em um conflito serio se não há caças modernos para exercer superioridade/supremacia aérea?
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Penguin
- Sênior
Não só a viação de caça. Como Osolamaalua disse com respeito a FAB, eu expandiria para as 3 Forças: sempre estivemos pelos menos uma geração atrás dos lideres.Carlos Lima escreveu:Bom... mas ao que parece a Força que se deseja desenhar é uma voltada ao FMS.
[]s
CB_Lima
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Andre Correa
- Sênior
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
Esse é o ponto principal Lima... falta decidir o que vai ser... como o CM disse, ou é zona (com a FAB a fazer o que quiser) ou que seja definida uma linha A SEGUIR, que não se altere, e que esteja de acordo com as capacidades e necessidades das Forças...
O que não pode continuar é essa salada indigesta, e servida a qualquer hora (quase sempre muito atrasada) que vem sendo bancada com dinheiro público...
O que não pode continuar é essa salada indigesta, e servida a qualquer hora (quase sempre muito atrasada) que vem sendo bancada com dinheiro público...
Audaces Fortuna Iuvat
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Pois é Santiago, mas eu acho que hoje estamos a + de uma geração atrasados.Penguin escreveu:Não só a viação de caça. Como Osolamaalua disse com respeito a FAB, eu expandiria para as 3 Forças: sempre estivemos pelos menos uma geração atrás dos lideres.Carlos Lima escreveu:Bom... mas ao que parece a Força que se deseja desenhar é uma voltada ao FMS.
[]s
CB_Lima
O nosso F-5 foi fabricado na mesma época aonde tinha gente já recebendo a primeira geração de aeronaves FBW (F-16 lá da década de 70)... e o GAP não diminuiu desde então .
Outro problema é que em 1970 eu até entendia isso, mas hoje já somos um país muito melhor economicamente a ainda nos vemos assim ?? Essa é a filosofia hoje?? 40 anos depois? É assim que a FAB quer ser vista?? Uma geração a menos hoje???
Putz...
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Penguin
- Sênior
Verdade. A demanda por recursos públicos (legitima e ilegitima) cresceu mais do que a disponibilidade desses recursos destinados aos investimentos militares. Assim chegamos a 6a posição entre as principais economias do Mundo, mas com investimentos militares desproporcionalmente pequenos.Carlos Lima escreveu:Pois é Santiago, mas eu acho que hoje estamos a + de uma geração atrasados.Penguin escreveu: Não só a viação de caça. Como Osolamaalua disse com respeito a FAB, eu expandiria para as 3 Forças: sempre estivemos pelos menos uma geração atrás dos lideres.
O nosso F-5 foi fabricado na mesma época aonde tinha gente já recebendo a primeira geração de aeronaves FBW (F-16 lá da década de 70)... e o GAP não diminuiu desde então .
Outro problema é que em 1970 eu até entendia isso, mas hoje já somos um país muito melhor economicamente a ainda nos vemos assim ?? Essa é a filosofia hoje?? 40 anos depois? É assim que a FAB quer ser vista?? Uma geração a menos hoje???
Putz...
[]s
CB_Lima
[]s
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla