P. K. Liulba escreveu:Dois leões certa vez, fugiram do Zoológico. Eles se separaram, um deles foi para o campo, o outro para a cidade. Ainda na primeira semana, o leão que fora para o campo foi capturado. Já o leão que optara pela cidade, por lá ficou por três anos.
Após ser capturado, foi enviado de volta para o Zoológico, onde o seu antigo colega felino o esperava, ansiosamente, para interrogá-lo:
- E aí, como você conseguiu ficar tanto tempo incógnito?
- Você lembra né? Eu fui para a cidade...
- Sim, sim...
- Então... Na cidade eu entrei numa repartição pública. Cada dia eu comia um. Num dia um gerente, um diretor, um barnabé... As secretárias eram as mais saborosas. Fiquei três anos nessa.
- Nossa! E como te pegaram?
- Cometi o erro de pegar o cara do cafezinho...
Conheço outro
Dois leões fugiram do Jardim Zoológico. Na fuga, cada um tomou um rumo diferente. Um dos leões foi para as matas e o outro foi para o centro da cidade. Procuraram os leões por todo o lado, mas ninguém os encontrou. Depois de um mês, para surpresa geral, o leão que voltou foi justamente o que fugira para as matas. Voltou magro, faminto, alquebrado. Assim, o leão foi reconduzido a sua jaula. Passaram-se oito meses e ninguém mais se lembrou do leão que fugira para o centro da cidade, quando um dia, o bicho foi recapturado. E voltou ao Jardim Zoológico gordo, sadio, vendendo saúde. Mal ficaram juntos de novo, o leão que fugira para a floresta perguntou ao colega:
- Como é que conseguiste ficar na cidade esse tempo todo e ainda voltar com saúde? Eu, que fugi para a mata, tive que voltar, porque quase não encontrava o que comer ... !!!
O outro leão então explicou:
- Enchi-me de coragem e fui esconder-me num quartel. Cada dia comia um militar e ninguém dava por falta dele.
- E por que voltaste então para cá? Tinham acabado os militares?
- Nada disso. Militar é coisa que nunca se acaba. É que eu cometi um erro gravíssimo.
Tinha comido dois Coronéis, cinco Majores, três Capitães, dez Tenentes, doze Aspirantes, quinze oficiais QOA, comi dezenas de militares e ninguém deu a falta deles!
Mas, no dia em que eu comi o Sargento... Estraguei tudo!!! Furou o mapa da força, o pagamento não saiu, o boletim não ficou pronto, ninguém fez a escala de serviços... Deram parte de ausência do infeliz! Declararam-no desertor, busca, diligência, o diabo-a-quatro....FUI DESCOBERTO!