M 60 120S para o EB!

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: M 60 120S para o EB!

#91 Mensagem por WalterGaudério » Qua Jan 07, 2009 2:35 pm

rafafoz escreveu:Por isso existe as parcerias, por que não fazer parcerias com outros países para a construção de um próprio CC nacional. Diminuiria gastos, e dependendo da parceria poderiamos reduzir tempo, principalmente com a eletronica, a motorização e talvez a blindagem o Brasil tem capacidade de desenvolver aqui mesmo, o canhão e a eletronica poderia ser feito parceria.
Eu acho que o Brasil será obrigado a fazer isso mesmo. Mas nós poderíamos fazer isso por aqui . Quanto custaria um reprojeto/modernização de um Osório? Não posso acreditar que custasse mais do que o projeto de uma aeronave como o C-390 cerca de US$ 600mi.

Se tívéssemos os US$ 300mi que o EB havia calculado para colocar o EET-1 original em produção(50 unidades), acho que poderíamos, a partir desta pré-série para evoluir o projeto até REMOVER os taques estrangeiros do inventário do EB em menos de 10 anos.

Os Chassis do M-60 poderiam servir para vrarem Obuseiros de 155mm. Tira-se a torre 105mm e coloca-se um Obus por lá.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 418 vezes
Agradeceram: 260 vezes

#92 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Jan 07, 2009 2:45 pm

cicloneprojekt escreveu: Os Chassis do M-60 poderiam servir para vrarem Obuseiros de 155mm. Tira-se a torre 105mm e coloca-se um Obus por lá.
Não concordo. O chassis não é comum com os outros obuseiros AP que nós já usamos (M108 e 109), sendo que eu acho mais interessante elevar todas as unidades (108 e 109) para um padrão em comum, e comprar mais unidades.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 280 vezes
Agradeceram: 114 vezes

#93 Mensagem por FOXTROT » Qua Jan 07, 2009 2:45 pm

cicloneprojekt

É bem isso mesmo, se há dinheiro para produzir o C-390 deve haver para modernisar o projeto osório, poderiamos propor uma parceria com um país sul-americano, acredito que o Peru tenha demanda por um tanque tipo osório, fica mais barato e desenvolve a industria local.

Editado pela última vez por FOXTROT em Qua Jan 07, 2009 3:51 pm, em um total de 1 vez.
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
rafafoz
Avançado
Avançado
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#94 Mensagem por rafafoz » Qua Jan 07, 2009 2:59 pm

Até mesmo a argentina que também tem históricos em blindados sobre lagartas, quando desenvolveu o TAM (Tanque Argentino Mediano), poderia ser feita uma parceria, ta viajem minha por que a argentina ta falida e seu orçamento para defesa não da nem para pagar os militares, mais nunca se sabe.

Mais a Índia possui tecnologia de ponta em eletrônica, e a em Ucrânia de blindados, apesar que não creio que ela entraria em uma parceria já que possui seu próprio blindado.

“melhor seria viver sozinho, mas isso não é possível: precisamos do poder de todos para proteger o de cada um e dos outros” (Francis Wolff)
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1228 vezes
Agradeceram: 3134 vezes

#95 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jan 07, 2009 3:03 pm

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#96 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 07, 2009 3:13 pm

cicloneprojekt escreveu: Eu acho que o Brasil será obrigado a fazer isso mesmo. Mas nós poderíamos fazer isso por aqui . Quanto custaria um reprojeto/modernização de um Osório? Não posso acreditar que custasse mais do que o projeto de uma aeronave como o C-390 cerca de US$ 600mi.
O EB cogitou uns cinco anos atrás custaria US$300mi a fabricação da umas 50 unidades. Não sei como seria hoje.
cicloneprojekt escreveu: Se tívéssemos os US$ 300mi que o EB havia calculado para colocar o EET-1 original em produção(50 unidades), acho que poderíamos, a partir desta pré-série para evoluir o projeto até REMOVER os taques estrangeiros do inventário do EB em menos de 10 anos.
Muita coisa do EET1 P1 (canhão L7, padrão EB, foto na minha assinatura) ainda é fabricada, incluindo os sensores (OIP RLS-5, porém hoje já existe o RLS-7 e 8). O desempenho seria similar, as vezes superior, ao de um Leopard 1A5, que é um bom CC. E isso em 1986. Nossos M60A3 TTS, similares em desempenho, chegaram em 1997! Não era a Engesa que estava errada, creio.
cicloneprojekt escreveu: Os Chassis do M-60 poderiam servir para vrarem Obuseiros de 155mm. Tira-se a torre 105mm e coloca-se um Obus por lá.
Acho que não. Deveriam ir para reserva ou virar alvo para os ALAC. O que o Glauber disse faz sentido, modernizar os M-108 e M-109 para um mesmo padrão seria uma boa. Talvez comprar mais. E por fim, na época do projeto Osorio, a Engesa previa uma versão de artilharia, com o mesmo chassis do Osorio, mas com a torre do atual AS-90 britânico.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 280 vezes
Agradeceram: 114 vezes

#97 Mensagem por FOXTROT » Qua Jan 07, 2009 3:59 pm

Qual o potencial brasileiro para aquisição de um blindado tipo osório, que viesse a substituir os leo M-60 em dez anos? umas 450 unidades? mais 120 a 150 no Peru? podendo vendê-lo ainda para Argentina, Uruguai, Colombia talvez, é um bom mercado, o Brasil tinha que pensar em produzir um Blindado com essas condições.

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#98 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jan 07, 2009 4:11 pm

Mas quem garante que esses países têm interesse e/ou condições de comprarem um CC brasileiro?

O projeto Osório é passado. Se o dia nós pensarmos em projetar um CC nacional, penso que deverá ser um projeto novo.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
tykuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#99 Mensagem por tykuna » Qua Jan 07, 2009 4:16 pm

FOXTROT escreveu:cicloneprojekt

É bem isso mesmo, se há dinheiro para produzir o C-390 deve haver para modernisar o projeto osório, poderiamos propor uma parceria com um país sul-americano, acredito que o Peru tenha demanda por um tanque tipo osório, fica mais barato e desenvolve a industria local.
Eu acredito na África do Sul, mas o Peru também seria uma boa.

Sds,

Imagem
Bolovo
Sênior
Sênior

#100 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 07, 2009 4:17 pm

O Osorio na minha opinião morreu e foi enterrado com chumbo com a compra dos 240 Leopard 1A5, que se tornará o CC padrão do EB. Era a unica esperança para a produção em serie de fato. Muitos diziam que o Osorio era "coisa demais" para o EB. Mas me dói o coração saber que menos de 5 anos depois da falência da Engesa, o EB escolheria dois CC com características próximas do Osorio com canhão L7: o M60A3 TTS (91 unidades) e o Leopard 1A1 (128 unidades). Dez anos depois seriam os Leopard 1A5 (240 unidades). Somando tudo isso, são cerca de 450 unidades, um bom número, quantidade que viabilizaria a fabricação em série do Osorio. Trocamos um equipamento de primeira linha, nacional, com manutenção nacional por equipamentos de segunda linha, usados, estrangeiros e de manutenção difícil. Mas os tempos foram dificeis e não deu. Pena. Quanto o mercado internacional que você disse, acho que você deu maus exemplos: a Argentina mal consegue modernizar seus TAM, o que diria de comprar CC novos; o Uruguai eu duvidaria; e a Colombia está focado na guerra contra as guerrilhas do narcotrafico, onde CC não fazem diferença. O unico mercado que vejo para um CC com as caracteristicas do Osorio seriam os países com economia emergente, que teriam como comprar equipamentos novos, mas que não fossem caros como os ocidentais mais famosos. Vejo nesse grupo países como: Africa do Sul, Paquistão e India. O engraçado é que nesse tipo de mercado, só há praticamente um expoente, os russos com o T-90. Olha o mercado que o Osorio poderia abocanhar. Mas é uma pena mesmo.

Editado pela última vez por Bolovo em Qua Jan 07, 2009 4:23 pm, em um total de 1 vez.
Bolovo
Sênior
Sênior

#101 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 07, 2009 4:20 pm

Vinicius Pimenta escreveu:O projeto Osório é passado. Se o dia nós pensarmos em projetar um CC nacional, penso que deverá ser um projeto novo.
Isso mesmo. O Osorio é foi um bom projeto, uma boa experiência, que pelos menos nos ensinou (espero eu) não cometermos os mesmos erros do passado. Agora é bola pra frente. O EB já se decidiu pelo Leopard 1A5. Um CC novo agora é coisa para se começar a pensar só de 2015 pra frente.

alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#102 Mensagem por alex » Qua Jan 07, 2009 5:04 pm

O Osorio esta morto. Mas falta um chassi sobre lagartas para transporte de tropas , de AAe, radar, ambulancia,substituição do M113. É uma grande oportunidade, espero que não a percam.

Asteróide
Intermediário
Intermediário

#103 Mensagem por Asteróide » Qua Jan 07, 2009 5:05 pm

Caro Bolovo discordo, o EB tem de pensar no cc substituto dos Leos 1A1 e 1A5 desde já, se quiser que esse substituto seja um cc nacional, para que o projeto seja conduzido sem atropelos e que possa ser feito da melhor maneira.

Viva os paises Lusofonos!

Pátria amada BRASIL!
Bolovo
Sênior
Sênior

#104 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 07, 2009 5:08 pm

alex escreveu:O Osorio esta morto. Mas falta um chassi sobre lagartas para transporte de tropas , de AAe, radar, ambulancia,substituição do M113. É uma grande oportunidade, espero que não a percam.
Concordo. Um veiculo blindado sobre lagartas é pra ontem.

Maldito anos 80: Osorio, Sucuri II, Charrua, LAPA 03... arghh

Bolovo
Sênior
Sênior

#105 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 07, 2009 5:11 pm

Leonardo Besteiro escreveu:Caro Bolovo discordo, o EB tem de pensar no cc substituto dos Leos 1A1 e 1A5 desde já, se quiser que esse substituto seja um cc nacional, para que o projeto seja conduzido sem atropelos e que possa ser feito da melhor maneira.
Sim, claro. Mas vai demorar até decidirem isso. A questão do CC no EB já foi resolvida, é o Leopard 1 e ponto final. Agora é resolver o próximo problema. Depois o próximo, o próximo do próximo e depois o próximo do próximo do próximo problema e o ciclo continua, até que uma hora vai voltar na questão do CC. Temos que entender que o EB é um exército pobre, não é o US Army, então não dá para fazer tudo ao mesmo tempo.

Responder