EB faz a sua primeira encomenda do Marruá

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Dandolo Bagetti
Sênior
Sênior

#91 Mensagem por Dandolo Bagetti » Qui Fev 21, 2008 6:09 pm

Slip Junior escreveu:Me desculpem o off-topic...

Dandolo, realmente tenho que admitir que exagerei. Veja bem, na verdade acho que algumas coisas que você propõe são interessantes, viáveis e com potencial; o que questiono em suas colocações é principalmente o modo como você as coloca.

Sinceramente, não consigo levar muito a sério alguém que vem com frases como "Se eu dissesse para um militar americano ou alemão, que navios, blindados e submarinos deveriam ser assim ou assado, eles levariam a sério". Já conversasse com eles? Você parece realmente determinado a "vender" suas idéias e incapaz de fazê-lo até então, dessa forma, imagino que você (se o faz seriamente) já tenha contactado pessoas de outros países e me parece pouco provável que tenha tido qualquer resposta satisfatória.

Desculpe minha franqueza mas em todas as suas mensagens que li nesse fórum, você não me transpareceu ser de maneira alguma capaz de sustentar suas chamadas "pesquisas" em qualquer plano mais técnico que um simples fórum de discussão.

Me retratarei pelas afirmações que fiz nos parágrafos anteriores caso o senhor venha a colocar bases científicas sólidas, ou ainda melhor, resultados obtidos em eventuais experimentos por você realizado que sustentem suas proposições. Caso contrário, continuarei encarando suas mensagens como uma mera fonte de ficção científica e delírio tecnológico.

Dandolo, não duvido dos avanços tecnológicos e de novas possibilidades da ciência; apenas questiono - pelo o que li em suas mensagens até o momento - a sua competência para fazê-los.

Abraços

A minha formação é tecnológica (logística e manutenção de armas, blindados, etc.).
Passei a minha vida inteira lendo sobre sistemas de armas e tecnologia em geral.
Entendo a sua colocação... Há segredos tecnológicos que não posso citá-los aqui.
Por exemplo: como neutralizar a resistência de atrito do ar e da água, em relação a um navio, submarino, avião, foguete, veículos, projéteis, etc. Da mesma maneira, blindagens inteligentes, muito mais leves.
Um militar americano serviu comigo durante 3 anos, e vivíamos conversando quase que diariamente sobre tecnologia, tática e estratégia militar. Isso foi há 10 anos.
Como o Brasil não tinha quase nada em termos militares, preferia analisar as forças dos EUA. Fazia críticas construtivas, digamos assim. Na ocasião disse para o americano que os carros blindados pesados eram armas obsoletas, pois as armas anti-carros estavam muito poderosas. Da mesma maneira, disse-lhe que era um grande erro concentrar-se na Marinha de Guerra, devido aos poderosos mísseis. Perguntei-lhe porque ainda não estavam derrubando aeronaves com raio laser, e ele me disse que estava em desenvolvimento.
Disse-lhe da vulnerabilidade dos satélites militares, o que concordou. Numa festa, ele me apresentou oficiais da marinha americana, que quiseram ouvir a minha tese. Um deles me disse que os atacantes teriam que vencer o forte sistema de armas dos navios, etc.
Elogiaram muito os oficiais das Forças Armadas do Brasil. Havia me mostrado um protótipo de um carro de combate com motor elétrico e com canhão de impulsão eletromagnética. E eu disse-lhe: Ele voa? O americano ficou muito bravo comigo. No dia seguinte fiz um desenho de um blindado futurístico e entrei para ele. Tinha o formato de disco voador, mas retangular, com torre telescópica, que poderia subir até 6 metros, canhão sem-recuo, que poderia se deslocar a 150 km /h em zig-zag, etc. Ajudei o americano a desenvolver um trabalho de informática, de auxílio à decisão. Os americanos gostam muito de pessoas que quebram os paradigmas e são criativos. E outras coisas mais ... Teve um oficial de marinha, engenheiro químico, que tentou me levar para o Centro de Pesquisas da Marinha, na Ilha do Gov, para desenvolvimento da Farinha de Peixe, pois gostava das minhas idéias.
Tive um comandante, maluco, mas altamente operacional. Ele pegava as fotos dos blindados de Israel e me mandava adaptá-las. Adaptei um morteiro 81 num Scalt-car. Ele queria que transformasse um Sherman em guindaste. O comandante de cavalaria descobriu, se queixou ao general e a brincadeira acabou. Colocamos todo Batalhão Logístico sobre rodas e fechamos as oficinas. Como capitão, montamos um simulador de tiros de raio laser para carro de combate e assistido por computador. Atirava do próprio blindado, num carrinho em escala que andava num terreno reduzido. O computador simulava o ruído de tiro, ligava e desligava o laser para simular a precessão, dava o score, etc. Depois desenvolvemos softwares militares em computador (simulação de tiro de várias armas, joguinhos de guerra, etc). Depois fui trabalhar em tecnologia educacional, para aperfeiçoar os jogos de guerra, mas não tivemos o apoio financeiro necessário e o projeto se perdeu.
O problema das Forças Armadas do Brasil é a mentalidade dos comandantes e militares em geral. Poucos têm uma visão holística e aberta. O comandante que não for tarado por tecnologia militar, não serve para comandar nada. Não devia nem sair general, almirante ou brigadeiro. Acho até, que as Academias Militares deveriam selecionar engenheiros e físicos já formados, e os transformarem em oficiais das Forças Armadas. Iríamos lavar uma vantagem muito grande se fizéssemos isso.
Vamos cortar o pescoço de todos os burocratas, e passar a se voltar para os engenheiros e pesquisadores. Esse deve ser o perfil do militar do futuro. Muitas atribuições dos tenentes vamos passá-las para os sargentos. O oficial tem que ser um pensador, e não executor.

Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#92 Mensagem por Slip Junior » Qui Fev 21, 2008 6:38 pm

Dandolo, acho muito difícil assimilar certas partes dessas sua história. Se você conhece militares dos EUA que se impressionaram tanto com os seus projetos, o que você está fazendo aqui?

Uma nova adaptação em um blindado é um trabalho fantástico, mas está muitíssimo distante do desenvolvimento de um dispositivo anti-gravidade. :?

Abraços

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6525 vezes
Agradeceram: 6896 vezes
Contato:

#93 Mensagem por Túlio » Qui Fev 21, 2008 6:48 pm

Dandolo Bagetti escreveu: Tive um comandante, maluco, mas altamente operacional.

Aprendeste ALGO com ele, pelo jeito... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Dandolo Bagetti escreveu:Adaptei um morteiro 81 num Scalt-car.

Não conheço este modelo. Como ex-oficial do EB, poderias descrevê-lo melhor?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#94 Mensagem por Carlos Lima » Qui Fev 21, 2008 9:39 pm

Vou ser sincero com vocês,

mas se 1 /100 desses projetos foram realmente trabalhados no EB não me admira o Osório não ter passado de protótipo e ainda não termos uma AAA maravilhosa... isso sim é disperdício de dinheiro do contribuinte.

Até aonde me permite saber, o EB possui o CTEx e esse sim é o centro de pesquisas do Exército... toda e qualquer outra iniciativa 'futurística' sem o devido respaldo dos órgãos competentes do EB tinha que resultar em processo por disperdício de dinheiro público e cadeia!

Afinal de contas se você não está trabalhando em um trabalho que não tem nada a ver com pesquisas e tem tempo e 'recursos' (dinheiro/mão de obra/ matéria prima), para experimentar... é porque então você está com trabalho de menos para fazer ou alguém está trabalhando em dobro para cobrir as suas 'elocubrações'.

E tem mais... se estava trabalhando com oficial de outro país... passando idéias que podem ou venham a ser usadas contra o 'Estado Brasileiro' utilizando meios que o Exército estava fornecendo para provar as suas teorias o nome disso é espionagem... e saímos para o campo da ficção e falamos sobre coisas terráqueas como processos criminais e coisas do gênero!

PS: Por favor permita que o Tópico volta ao MARRUÁ, pois isso é real e muito bom para nós!

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Dandolo Bagetti
Sênior
Sênior

#95 Mensagem por Dandolo Bagetti » Sex Fev 22, 2008 1:57 am

Túlio escreveu:
Dandolo Bagetti escreveu: Tive um comandante, maluco, mas altamente operacional.

Aprendeste ALGO com ele, pelo jeito... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Dandolo Bagetti escreveu:Adaptei um morteiro 81 num Scalt-car.

Não conheço este modelo. Como ex-oficial do EB, poderias descrevê-lo melhor?

Scalt-car e Halftrack.

http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Half ... ning-2.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/Image:M3-H ... cannon.jpg

São viaturas blindadas de transporte de pessoal americanas utilizadas na II GM. Em 1975 as encontrei na fronteira sul do Brasil. O aço da blindagem desse carro era excelente. Nessa época Israel comprava os carros blindados da II GM do mundo inteiro, trocava o motor, canhão e fazia outras modificações. Saí da Academia Militar eu fui para o Batalhão Logístico em Alegrete –RS. Tinha 22 anos de idade. Alguém deve ter dito para o coronel que eu gostava de fazer invenções, etc. O velho coronel, no estilo do gaúcho tradicional, sonhava com guerra dia e noite.
Realmente, a situação no Uruguai estava feia, e o Brasil poderia até intervir naquele país por determinação da ONU. E nós apoiávamos logisticamente toda a Brigada, que seria a primeira a entrar em combate. Como 50% das viaturas da Brigada estavam indisponíveis, trabalhamos 3 expedientes para recuperá-las.Lá tínhamos os Blindados Shermmam e M-41. E havia também as Vtr Bld Halftrack (meia-lagarta).
O cel me mostrou a foto do Halftrack de Israel com Mtr 81 adaptado. Em 15 dias reforçamos a suspensão e fizemos esse trabalho. Passamos 1 ano colocando o Batalhão Logístico sobre rodas. Transformando caminhões em oficinas mecânicas de vários tipos. Eram mais de 60 viaturas. Havia até lavanderia de campanha. Pra mim, tudo isso era uma grande diversão, pois o jovem gosta de ação.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#96 Mensagem por Túlio » Sex Fev 22, 2008 7:22 am

O que chamas de 'scalt-car' é na realidade chamado de SCOUT CAR, o que chamas de 'shermmam' é na verdade o M-4 SHERMAN. Tenho sérias dúvidas sobre seres mesmo ex-militar, ainda por cima oficial...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#97 Mensagem por Bourne » Sex Fev 22, 2008 2:43 pm

:roll:

Dandolo Bagetti
Sênior
Sênior

#98 Mensagem por Dandolo Bagetti » Dom Fev 24, 2008 11:14 am

Túlio escreveu:O que chamas de 'scalt-car' é na realidade chamado de SCOUT CAR, o que chamas de 'shermmam' é na verdade o M-4 SHERMAN. Tenho sérias dúvidas sobre seres mesmo ex-militar, ainda por cima oficial...

Nem havia percebido ... Obrigado.
Vc se apega a nomes e gosta de memorizar ... Parabéns.
Nas escolas brasileiras se valoriza muito os bons memorizadores de grandes volumes de conhecimento, e não o raciocínio lógico, intuitivo e a criatividade. Não gosto de pessoas que se apeguem a detalhes sem importância. Não lhe chamaria para o meu Centro de Pesquisas ...
Vc gosta muito de exaltar os oficiais. Também temos oficiais que não prestam, pois o bom caratismo vem de berço. Conheci sargentos do Exército excelentes, melhores do que muitos oficiais. Cabos e soldados, idem. Creio que você não tenha a devida sensibilidade e bom senso para estar aqui administrando esse fórum.

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#99 Mensagem por Marino » Dom Fev 24, 2008 11:52 am

Dandolo, vc é muito recente no fórum para criticar desta maneira um forista tão antigo, elevado a condição de moderador, como o Túlio.
Depois não venha reclamar de censura, etc.
Admita seu erro, assuma e não use a tática de criticar para se proteger.
Desta maneira vc, mais uma vez, é passível de uma admoestação.
Não reclame, de novo, quando ela ocorrer.

Dandolo Bagetti
Sênior
Sênior

#100 Mensagem por Dandolo Bagetti » Dom Fev 24, 2008 12:54 pm

EDIT. MOD.

Túlio

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#101 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Fev 24, 2008 1:16 pm

Dandolo Bagetti escreveu:
Marino escreveu:Dandolo, vc é muito recente no fórum para criticar desta maneira um forista tão antigo, elevado a condição de moderador, como o Túlio.

Eu só respondi à ofensa, nada mais ...
Vocês são amigos, né ? Entendo ...

Todos no fórum são amigos, alguns se conhecem pessoalmente, mas a grande parte só pela internet. Também tenho pouco tempo de casa, mas ganhei o respeito de muita gente aqui e também nutri admiração por muitos, debatemos acaloradamente, por vezes acontece da coisa cair para o lado pessoal, entra o moderador em ação, come o rabo de todo mundo e depois está tudo como antes de novo, isso é um fórum. Concordo com o Marino, esse negócio de centralizar o ataque na moderação só irá te causar problemas.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#102 Mensagem por Túlio » Dom Fev 24, 2008 2:57 pm

Eu estou avisando, DanDOLO: é SÓ nos 'Geraes'...

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#103 Mensagem por Marino » Dom Fev 24, 2008 2:59 pm

Dandolo Bagetti escreveu:
Marino escreveu:Dandolo, vc é muito recente no fórum para criticar desta maneira um forista tão antigo, elevado a condição de moderador, como o Túlio.

Eu só respondi à ofensa, nada mais ...
Vocês são amigos, né ? Entendo ...

Dandolo, diga o seguinte: ERREI, obrigado por me corrigir.
E só, pronto.
Não conheço o Túlio, somente pelo fórum, mas o considero um amigo sim. E o que isto tem a ver com a questão?
Não deve ter lido o regulamento, pois se tivesse feito veria que quando um moderador escreve ele usa letras na cor verde. O Túlio escreveu como forista, por isso sua reação foi destemperada, desproposital, misturando as figuras de moderador/forista.
Faça como o Immortal lhe escreveu: ganhe o respeito dos outros foristas, como o Túlio ganhou.

Dandolo Bagetti
Sênior
Sênior

#104 Mensagem por Dandolo Bagetti » Dom Fev 24, 2008 3:49 pm

EDIT. MOD.

Túlio

ZeRo4
Sênior
Sênior

#105 Mensagem por ZeRo4 » Dom Fev 24, 2008 3:55 pm

Haieiaeieiaeiuaieiaeaeiauea!!! Tu cheirou maconha e fumou cocaína kra?!

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Responder