Rússia oferece parceria ao Brasil no Programa PAK-FA.

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#91 Mensagem por Carlos Lima » Qua Dez 12, 2007 10:10 pm

orestespf escreveu:
cb_lima escreveu:
orestespf escreveu:
cb_lima escreveu:
orestespf escreveu:
Plinio Jr escreveu:Creio que prudência seria bom, tanto para F-35 quanto PAK-FA, ambos tem um longo caminho pela frente, até tornarem-se operacionais e disponiveis para nós, a FAB tem que priorizar suas necessidades mais imediatas e acompanhar estes dois vetores de perto.

Ambos interessam, mas não acho que seria correto, condicionar uma compra de caças deste cansativo/eterno FX a um destes dois vetores, seria um risco que a FAB não poderia correr, na minha opinião...

Corretíssimo, Plínio. O problema é como conseguir participar de um dos projetos (do F-35 não tem mais jeito) sem condicionar as coisas. Acho que estas coisas estão mais do que condicionadas mesmo.

Abração,

Orestes

Os russos começaram a construção do PAK... será que ainda tem jeito? :wink:

Honestamente uma coisa que me incomoda no PAK é essa 'cortina de fumaça' que não acho algo 'convidativo' se eles esperam que você invista o seu dinheiro nele.

Eu fico com aquele sentimento de 'Am-x 2.0' na cabeça... mas quero muito estar errado!

[]s
CB_Lima

Olá Lima,

confesso que não entendi a amplitude de seus pensamentos...

O PAK-FA está no papel ainda, já o F-35 já está voando. Você imagina que seria possível entrarmos no projeto? Eu não, seria muita ingenuidade da minha parte.

Não entendo o comentário da "cortina de fumaça", aliás comentário preconceituoso. Por que digo isso? Porque nunca ouvi você ou qualquer outra pessoa do DB dizer que existe uma cortina de fumaça nas negociações do Brasil com a África do Sul em relação ao A-Darter por exemplo, muito menos em relação ao tal BVR com os sul-africanos que o Beraldi comentou aqui. Por que dois pesos e duas medidas? :wink:

Abração,

Orestes

Olá Orestes,

Meu comentário foi baseado nessa notícia que coloquei hoje na página anterior.

MOSCOW, December 12 (RIA Novosti) - Russia's defense industry has started the construction of a prototype of a fifth-generation combat aircraft, the Air Force commander said Wednesday.

A Russian-Indian advanced multirole fighter is being developed by Sukhoi, which is part of Russia's United Aircraft Corporation (UAC), and India's Hindustan Aeronautics Limited, under an intergovernmental agreement signed in October.

"At present, we have prepared detailed work design documentation for the fifth-generation aircraft," Colonel General Alexander Zelin said. "The documentation has been passed to the manufacturer and it has begun the construction of the prototype."

The new fighter aircraft, which will feature high maneuverability and stealth to ensure air superiority and precision in destroying ground and sea targets, will be built at the Komsomolsk-on-Amur aircraft-manufacturing plant in Russia's Far East.

Flight tests of the fifth-generation fighter will begin as early as 2009 and mass production of the aircraft may start by 2015, the Sukhoi aircraft maker earlier said.

Quanto ao preconceito... não é preconceito não... é só saber aonde vão parar Milhões e quem sabe "Bi" de US$ de investimento em uma aeronave que possui mais desinformações do que informações... e saber qual seria nossa eventual fatia nesse bolo já que pelo visto já começaram a construir um protótipo. :wink:

Honestamente não acho que alguém saiba das respostas... é só que no caso de entrarmos em qualquer empreitada dessa estejamos bem claros se o que oferecem é compatível com o que queremos.

Lembrar das lições que o passado ensina se faz bem necessário. :wink:

Só isso!
[]s
CB_Lima

Olá Lima,

obrigado pela referência, ficou claro agora. Queira me desculpar.

Não me preocupo com grana investida, veja o caso dos americanos ao longo de sua história, mas me preocupo em entrar em um projeto fadado ao fracasso, seja ele qual for. Se for para adquirir conhecimento e tecnologia, não podemos reclamar de gastar, pois a coisa é assim mesmo. Pesquisa e desenvolvimento fica muito caro e não é só aqui, mas desperdício de dinheiro, não, inadmissível.

Neste caso, estou totalmente ao lado do amigo. Ou a coisa é bem transparente, ou nada feito.

Abraços,

Orestes

[009]! Sem problemas amigo... com esse tópico 'fervendo' do jeito que está... se demorar 3 segundos... já são 5 posts! :D

Concordo plenamente com a sua preocupação... mas sabe como é que é... os americanos podem se dar ao luxo de ir assistir uma corrida de cavalos e apostar no cavalo errado... nós não :wink: .

Ou como disse antes... se passarmos a nos dar esse 'luxo' que seja com seriedade. :D

Veja o exemplo de Israel :wink:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#92 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Dez 12, 2007 10:12 pm

Carlos Mathias escreveu:Bem Orestes, posso concluir que o Jobim é EUA desde criancinha, né?
Por outro lado, o Saito é Su-35-1 desde criancinha.
Porém, se ele mesmo(Jobim) está martelando a tecla da tecnologia, só se os EUA derem uma guinada espetacular na sua política externa em relação a nós. Uma linha de F-15E e depois entrar no F-35 nivelado com outros "consorciados" é uma proposta muito interessante. Difícil, mas interessante.

Mas aí tem um ponto problemático: como teríamos esse nivelamento no F-35? Os ingleses já estão chiando uma barbaridade e eles são os maiores sócios dos americanos no F-35.

[ ]s

Carlos Mathias

#93 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 12, 2007 10:18 pm

Pois é amigo, esse tipo de questionamento é que os amigos da torcida azul não explicam. Como é que vamos entrar no F-35 agora no final e ombrear com os sócios antigos e preferenciais? Eu não acredito que os EUA troquem a velha e confiável Inglaterra por nós, os vendedores de álcool.

Uma linha de fabricação de F-15BR aqui? Prá igualar a proposta russa tem que ser assim. Se for só compra, alguém vai aparecer e apontar o dedo, mostrando a outra opção, melhor e mais barata, com tecnologia em várias áreas. Lembram-se do que o texto fala...

Qual vocês acham poderia ser a contra-proposta americana?

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#94 Mensagem por Wolfgang » Qua Dez 12, 2007 10:22 pm

Carlos Mathias escreveu:Pois é amigo, esse tipo de questionamento é que os amigos da torcida azul não explicam. Como é que vamos entrar no F-35 agora no final e ombrear com os sócios antigos e preferenciais? Eu não acredito que os EUA troquem a velha e confiável Inglaterra por nós, os vendedores de álcool.

Uma linha de fabricação de F-15BR aqui? Prá igualar a proposta russa tem que ser assim. Se for só compra, alguém vai aparecer e apontar o dedo, mostrando a outra opção, melhor e mais barata, com tecnologia em várias áreas. Lembram-se do que o texto fala...

CS da ONU. A contrapartida tecnológica pode se referir até ao modo de pintura do caça... não importaria mais.

Minha opnião. :wink:
Abs
Fabio

Carlos Mathias

#95 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 12, 2007 10:29 pm

Mas os EUA sem o voto russo, chinês, francês e etc não podem nos galgar ao CS. E se merecemos subir ao CS, nós o seremos com ou sem estes aviões. Se for uma "promoção" condicionada a vendas militares, o CS precisa mudar e muito mesmo.

Fábio, sinceramente acho que eles podem oferecer muito, porém eles precisam de nós exatamente por quê? E será mesmo que precisam? O povo não vive falando que uma chuva de Tomahawks dá conta do Chávez, prá que ceder as impenetráveis tecnologias americanas para um bucha sul-americano? Nem Israel tem esse privilégio.

Wolfgang
Sênior
Sênior

#96 Mensagem por Wolfgang » Qua Dez 12, 2007 10:34 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas os EUA sem o voto russo, chinês, francês e etc não podem nos galgar ao CS. E se merecemos subir ao CS, nós o seremos com ou sem estes aviões. Se for uma "promoção" condicionada a vendas militares, o CS precisa mudar e muito mesmo.

Fábio, sinceramente acho que eles podem oferecer muito, porém eles precisam de nós exatamente por quê? E será mesmo que precisam? O povo não vive falando que uma chuva de Tomahawks dá conta do Chávez, prá que ceder as impenetráveis tecnologias americanas para um bucha sul-americano? Nem Israel tem esse privilégio.

Israel tem areia. Nós temos a maior fazenda do mundo.
E é o preço que os EUA querem nos pagar para quebrarmos o BRIC. Minha teoria maluca... 8-]

Voto russo e chinês? Quem está com a porta do curral e do silo de soja? 8-]

Editado pela última vez por Wolfgang em Qua Dez 12, 2007 10:35 pm, em um total de 1 vez.
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#97 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Dez 12, 2007 10:35 pm

Wolfgang escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Pois é amigo, esse tipo de questionamento é que os amigos da torcida azul não explicam. Como é que vamos entrar no F-35 agora no final e ombrear com os sócios antigos e preferenciais? Eu não acredito que os EUA troquem a velha e confiável Inglaterra por nós, os vendedores de álcool.

CS da ONU. A contrapartida tecnológica pode se referir até ao modo de pintura do caça... não importaria mais.

Abs
Fabio

Dos permanentes somente EUA e Inglaterra seriam votos ganhos. Isso porque os ingleses são pau mandados :lol:

[ ]s

Carlos Mathias

#98 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 12, 2007 10:35 pm

Nós temos muito mato também. E Israel é A Bucha americana no Oriente Médio.

Pagar? A continuarmos nessa lerdeza, a quebra vem de graça. :?

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#99 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Dez 12, 2007 10:37 pm

Sinceramente acho difícil até pensar no que os ianques se proporiam a fornecer. Eles negam tudo, até o F-22 para o Japão que está do lado da China, então imaginem tecnologia sensível.

[ ]s

Wolfgang
Sênior
Sênior

#100 Mensagem por Wolfgang » Qua Dez 12, 2007 10:37 pm

Immortal Horgh escreveu:
Wolfgang escreveu:

Abs
Fabio

Dos permanentes somente EUA e Inglaterra seriam votos ganhos. Isso porque os ingleses são pau mandados :lol:

[ ]s

Não é o que a França pensa. A partir do momento que Brasil e outro páis ingressa no CS da ONU, dilui o poder do dono dela.
Vejm bem: o CS da ONU está falido, sem legitimidade. A briga é política e envolve mais do que caças, muito mais.

Carlos Mathias

#101 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 12, 2007 10:39 pm

Basta um para babar.

Wolfgang
Sênior
Sênior

#102 Mensagem por Wolfgang » Qua Dez 12, 2007 10:42 pm

Carlos Mathias escreveu:Nós temos muito mato também. E Israel é A Bucha americana no Oriente Médio.

Pagar? A continuarmos nessa lerdeza, a quebra vem de graça. :?

Lerdeza? Se acelerarmos um pouco, em 20 anos... 8-]

1. Em pouco tempo, a China terá que dar cabo da artificialização da moeda;
2. China e Índia têm bilhões de miseráveis para sustentar e pagar benefícios, sejam de caráter assistenciais ou previdenciários - isso vai explodir hora ou outra;
3. Rússia tem tecnologia - militar. Qual a tv russa que você conhece? O mundo cotidiano gira muito mais ao redor da tecnologia que se encontra nos lares do que o que se encontra nas casernas. Afora que, a população russa, em 20 anos será consideravelmente menor;

A bola é nossa. Conhece povo que domina uma bola melhor que o brasileiro? 8-]

Wolfgang
Sênior
Sênior

#103 Mensagem por Wolfgang » Qua Dez 12, 2007 10:44 pm

Carlos Mathias escreveu:Basta um para babar.

É da política... mas a História é algo interessante. Existem circunstâncias inexoráveis das quais não se foge. O Talha que me perdoe, mas, se o CS da ONU não for reformado, em 20 anos, a anarquia tomará conta. É preciso representatividade.

Jin Jones
Sênior
Sênior

#104 Mensagem por Jin Jones » Qua Dez 12, 2007 10:45 pm

orestespf escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:Mestre Orestes,

Essa carta na manga que os russos dizem ter está me tirando o sono... Os russos não estariam blefando?

Abraços,

Wesley

Olá Wesley,

esta tal carta também já me tirou o sono. Porém não sei se estão blefando ou não. Mas deixo uma pergunta que me faço freqüentemente: por que blefar dizendo que possuem um trunfo se este não existe? Não seria uma exposição desnecessária?

Abraços,

Orestes

Carta na manda

O que os Russos poderiam nos oferecer que nos deixariam babando ?
Qual é o nosso maior desejo de consumo ?

Um SSN pronto ou um projeto ou assessoria tecnica pra nós criar-mos o nosso feito aqui. Isso faria o Lula ficar de quatro babando, porque daria um cacife politico p/ as proximas eleições incrível. A merda seria as cólicas de rins que o Tio San iria ter, iria ficar pra lá de puto.

A China e a India, tem esse tipo de parceria com os Russos, e porque não o Brasil.

Eu particularmente não acredito nisso, mas nesse jogo de influencias, a Russia daria um salto incrível na sua politica externa na AL.

O mais legal é que os Yanques poderiam fazer um pacote " Pró-Brazil" joinha !

Que tal uma promoção do tipo...
" Na compra de 36 F-18E equipados , ganhe de brinde uns M-1A2 Abrams + Apaches e Blackwank + NNDC + E-2C + F-18C MLU + S-3C + S-70 ( Para o NA SP ) + Sub-Harpons + AIM-120C7 + AIM-9X + JADAM + Maverick IR e outras cocitas mais "
Fora o fato da EMBRAER se tornar uma sub-contratada para a produção do F-35, independente se o Brasil irá ou não adquiri-lo num futuro proximo.

Oferta semelhante já foi feita p/ o Brasil de produtos estocados, na época do FX 1, só que agora não seriam sucatas, e sim equip. que estão prestes a ir p/ os depósitos, mas que ainda tem grande validade bélica, pelo menos pra nós.

Como o Brasil queria na época off-sets dos concorrentes e os EUA não dão, foi dado em troca uma bela ajudar militar q. passava de U$ 3 Bi.

Eu espero que os Russos subam cada vez mais o tom, assim as propostas viram mais sedutoras, de todos os postulantes.

Ai ai... !

Bem que podia ser verdade.

Att.

Jin

Carlos Mathias

#105 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 12, 2007 10:46 pm

Olha, li em algum lugar que ano que vem, quatro fábricas de processadores serão abertas na Rússia, fábricas russas. A tecnologia militar irradia conhecimento para o mundo civil, nunca o oposto.

Responder