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Enviado: Seg Ago 27, 2007 8:47 pm
por soultrain
Bolovo,

Não é isso que quero dizer, fiquei com a impressão que os F5 Suiços foram comprados pela USAF, não foram?

[[]]'s

Enviado: Seg Ago 27, 2007 8:51 pm
por Bolovo
Degan, tenho a mesma opinião que você. Mas entenda que enfiar um F-5M para LIFT é loucura. Nossos Tenentes que saem do A-29 e vão direto para o F-5FM estão sofrendo, demoram um pouco mais que o normal para acostumar com o jato, ainda mais supersônico como o Tiger. Isso tem feito os F-5FM (alias, o único Mike biplace, por enquanto) ir direto para Check D, pois estão surrando o coitado, de tanto voar nele. Por isso querem modernizar os Impala ou colocar o AMX-T como LIFT (coisa que eu discordo).

Enviado: Seg Ago 27, 2007 8:52 pm
por Bolovo
soultrain escreveu:Bolovo,

Não é isso que quero dizer, fiquei com a impressão que os F5 Suiços foram comprados pela USAF, não foram?

[[]]'s

Ah, sim. Foram comprados para serem surrados até o último parafuso, ou seja, irão para os Esquadrões Agressor.

Enviado: Seg Ago 27, 2007 9:00 pm
por AlbertoRJ
Degan escreveu:
Bolovo escreveu:
soultrain escreveu:
projeto escreveu:
Degan escreveu:Projeto,

El F-5 es un avión mucho más flexible en su uso, ya está modernizado y es más barato de operar…


Degan, até concordo pero...
O AMX modernizado pode realizar muito bem a função para qual foi desenhado: ataque tático.
O F-5 é mais flexível mas cumpre mal quase todas as funções pois continua sendo uma adaptação de um LIFT. Além de ser um avião mais velho e ter um raio de ação raquítico.
Na minha opinião seriam os primeiros a serem substituídos.

Abraços


Os EUA estão a usar os F-5 para LIFT, é considerada das melhores plataformas para tal, porque mais à frente o Brasil não faz o mesmo?

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Um T-38 ou F-5A/B é bem diferente de um bicudo F-5E/F.


Claro, son inferiores de costos de operación parecidos.
El F-5M es un excelente avión, con capacidades y electrónica que no tiene ni se justifican en el AMX.
No olvidemos que el AMX es de la categoría del Hawk 100...


O AMX não é da categoria do Hawk 100, porque foi desenhado para ser um avião de ataque, tem sistemas preparados para isso, asas desenhadas para isso, fuselagem desenhada para isso, sistemas redundantes, fly-by-wire desenhado para estabilização do vôo a baixa altitude, etc. O AMX-T foi uma proposta de adaptação do AMX para LIFT mas que não deu certo, por ser caro. O AMX é caro sim, mas tem um grau de sofisticação até maior que o do F-5, apesar de ser subsônico e ainda não estar modernizado.
O F-5M é que não se justificaria com a compra de um novo modelo multi-missão. O que fazer com ele?

Abraços

Enviado: Seg Ago 27, 2007 9:02 pm
por Bolovo
projeto escreveu:O F-5M sim, é que não se justificaria com a compra de um novo modelo multi-missão. O que fazer com ele?

Abraços

Deixar ele como um reserva de 2º linha até que seja substituído. Penso exatamente o mesmo sobre o A-1.

Enviado: Seg Ago 27, 2007 9:05 pm
por AlbertoRJ
Bolovo escreveu:
projeto escreveu:O F-5M sim, é que não se justificaria com a compra de um novo modelo multi-missão. O que fazer com ele?

Abraços

Deixar ele como um reserva de 2º linha até que seja substituído. Penso exatamente o mesmo sobre o A-1.


Bolovo, sabemos que a FAB não tem como substituir esses dois aviões de uma única vez. Por isso eu disse que os F-5 seriam os primeiros.

P.S.: O que seria 2º linha na FAB? Defesa aérea do Sudeste ou Nordeste?

[]'s

Enviado: Seg Ago 27, 2007 9:37 pm
por Matheus
Como já disse o Juarez há um tempo atrás, eu modernizaria apenas uns 28-36 A-1 e o resto estocava como peças de reposição para manter uma boa disponibilidade. o mesmo com os F-5. Dando prioridade ao recebimento de um lote de novos caças que ao chegar daria baixa nos M2000.

Quanto aos LIFT, um lote de aeronaves usadas minimamente atualizadas como os Aermachhi ou no caso de disponibilidade fincanceira um lote novo.

Enviado: Seg Ago 27, 2007 9:52 pm
por Koslova
Cougar_PH escreveu:Koslova

Só uma ratificação

T-25 - T-27 - A-29A/B e vai direto pra caça...

A ultima turma q pega o xavante e impala, senão estou enganado é essa...



Ola Cougar, isto é o que sempre defendia, se for assim ótimo!

Enviado: Seg Ago 27, 2007 10:02 pm
por juarez castro
Koslova escreveu:
Cougar_PH escreveu:Koslova

Só uma ratificação

T-25 - T-27 - A-29A/B e vai direto pra caça...

A ultima turma q pega o xavante e impala, senão estou enganado é essa...



Ola Cougar, isto é o que sempre defendia, se for assim ótimo!


O que está mais do que ´provado que é um p...erro. tira um novinho pousando num ALX e põe ele a voar num F 5 com velocidade chegada 2 ves maior.Sem contar que vão matar horas de vôo de esquadrões operacionais com instrução e dele sugação de celula FOX.

Grande abraço

Enviado: Seg Ago 27, 2007 10:07 pm
por Bolovo
MCD-SM escreveu:Como já disse o Juarez há um tempo atrás, eu modernizaria apenas uns 28-36 A-1 e o resto estocava como peças de reposição para manter uma boa disponibilidade. o mesmo com os F-5. Dando prioridade ao recebimento de um lote de novos caças que ao chegar daria baixa nos M2000.

Quanto aos LIFT, um lote de aeronaves usadas minimamente atualizadas como os Aermachhi ou no caso de disponibilidade fincanceira um lote novo.

Excelente.

Está certo que não podemos vender os Mirage 2000C logo de cara, está no contrato e tudo mais, então continuaríamos com eles no 1GDA até certa época. Deixaria cerca de 36 F-5M em operação, 12 em CO (ou SM), 12 em SC e 12 em NT. Os A-1M ficariam 12 em SM (ou CO), 24 em NT. Encomendava 36 novos caças, dane-se qual, mandava 12 para PV, 12 para BV, 12 para SC. Alguns anos depois, segundo lote, mais 36 unidades e substituiria o resto, 12 iriam para o 1GDA, 12 para SC, 12 para NT. Tudo tentando usar o mesmo armamento e equipamento, o máximo que desse. Até 2020 seriam cerca de 72 caças. Se começar em 2008, seriam 6 caças por ano até 2020, nada de outro mundo.

Bolovo para Brigadeiro.

Ps.: Avião de treinamento é avião de treinamento, não precisa ser nada de primeira linha, uns Impala modernizado está bom.

Ps.: Segunda linha digo em regiões mais calmas, como o sul/sudeste, a região norte está sendo o alvo principal do reaquipamento de todas as nossas FAs, então nada mais normal o melhor ir para lá.

Enviado: Seg Ago 27, 2007 10:07 pm
por soultrain
Bolovo escreveu:
soultrain escreveu:Bolovo,

Não é isso que quero dizer, fiquei com a impressão que os F5 Suiços foram comprados pela USAF, não foram?

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Ah, sim. Foram comprados para serem surrados até o último parafuso, ou seja, irão para os Esquadrões Agressor.


Ok então é isso, nos LIFT estão a revitalizar os T-38 então?

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Enviado: Seg Ago 27, 2007 10:16 pm
por Bolovo
soultrain escreveu:
Bolovo escreveu:
soultrain escreveu:Bolovo,

Não é isso que quero dizer, fiquei com a impressão que os F5 Suiços foram comprados pela USAF, não foram?

[[]]'s

Ah, sim. Foram comprados para serem surrados até o último parafuso, ou seja, irão para os Esquadrões Agressor.


Ok então é isso, nos LIFT estão a revitalizar os T-38 então?

[[]]'s

Soultrain, em 2003 um pouco mais de 500 T-38 americanos sofreram uma modernização, na estrutura e aviônicos, e continuarão voando, agora sobre a designação T-38C, num futuro além de 2030.

Enviado: Seg Ago 27, 2007 11:12 pm
por Koslova
juarez castro escreveu:
Koslova escreveu:
Cougar_PH escreveu:Koslova

Só uma ratificação

T-25 - T-27 - A-29A/B e vai direto pra caça...

A ultima turma q pega o xavante e impala, senão estou enganado é essa...



Ola Cougar, isto é o que sempre defendia, se for assim ótimo!


O que está mais do que ´provado que é um p...erro. tira um novinho pousando num ALX e põe ele a voar num F 5 com velocidade chegada 2 ves maior.Sem contar que vão matar horas de vôo de esquadrões operacionais com instrução e dele sugação de celula FOX.

Grande abraço




Ola Juarez

Eu concordo integralmente com o que disse.

Agora, a questão para mim passa a ser a seguinte.

Não dá para ficar criando degrau, porque o A-29 não da conta do recado de formar um piloto de caça.

A FAB deveria saber disto antes de comprá-lo.

Agora que comprou, ótimo, é a solução que tem e faça uso dela.

Não dá para ficar comprando um jato de treinamento porque o ALX não da conta do recado.

Enviado: Seg Ago 27, 2007 11:39 pm
por Marechal-do-ar
Alguem com acesso facil aos números da FAB...
Quantos T-25, T-27 e A-29 biplaces a FAB possui? Quantos pilotos/ano da pra formar com isso e quantos pilotos/ano a FAB forma?

Enviado: Ter Ago 28, 2007 12:07 am
por rcolistete
Koslova escreveu:
juarez castro escreveu:
Koslova escreveu:
Cougar_PH escreveu:Koslova

Só uma ratificação

T-25 - T-27 - A-29A/B e vai direto pra caça...

A ultima turma q pega o xavante e impala, senão estou enganado é essa...


Ola Cougar, isto é o que sempre defendia, se for assim ótimo!


O que está mais do que ´provado que é um p...erro. tira um novinho pousando num ALX e põe ele a voar num F 5 com velocidade chegada 2 ves maior.Sem contar que vão matar horas de vôo de esquadrões operacionais com instrução e dele sugação de celula FOX.

Grande abraço


Ola Juarez

Eu concordo integralmente com o que disse.

Agora, a questão para mim passa a ser a seguinte.

Não dá para ficar criando degrau, porque o A-29 não da conta do recado de formar um piloto de caça.

A FAB deveria saber disto antes de comprá-lo.

Agora que comprou, ótimo, é a solução que tem e faça uso dela.

Não dá para ficar comprando um jato de treinamento porque o ALX não da conta do recado.


Olá pessoal,

Por acaso não acham que parte do problema é o F-5EM/FM ? Que tem velocidade de pouso alta e necessita de longa pista para pousar e decolar ? Ao contrário de caças modernos, candidatos ao FX e FX-2 ?

Realmente o F-5EM/FM como LIFT é um contrasenso, pelo menos para mim. O AMX seria mais dócil, porém mais caro que outros LIFT's bem mais leves.

[]s, Roberto

Obs.: Bolovo, deixei a bola quicando para você frente ao gol : vá lá e compare o Gripen com o F-5E para pouso e decolagem ;-)