Novo Programa Nuclear?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
LM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 468 vezes
Agradeceram: 225 vezes

#91 Mensagem por LM » Qui Jun 21, 2007 8:04 am

Americanos? Mas o S-80 não é derivado do SCORPENE Francês?

Julgo mais correcto dizer que o Scorpene "ensinou/treinou" a Navantia a fazer submarinos... o S-80 é o passo seguinte (tal como o Marlin é o passo seguinte da DCN...).

E o S-80 tem o sistema de combate da Lockheed Martin, baseado no "Virgina class SSN"...

Se os EUA não colocarem problemas à disponibilização do sistema de combate, o mercado tem 3 grandes concorrentes "ocidentais" ao mercado de submarinos convencionais: S-80, Marlin e U214...

Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2759 vezes
Agradeceram: 2439 vezes

#92 Mensagem por P44 » Qui Jun 21, 2007 8:06 am

:wink: OK, agora percebi

Triste sina ter nascido português 👎
Luiz Padilha

#93 Mensagem por Luiz Padilha » Qui Jun 21, 2007 8:13 am

LM escreveu:

Julgo mais correcto dizer que o Scorpene "ensinou/treinou" a Navantia a fazer submarinos... o S-80 é o passo seguinte (tal como o Marlin é o passo seguinte da DCN...).

E o S-80 tem o sistema de combate da Lockheed Martin, baseado no "Virgina class SSN"...

Se os EUA não colocarem problemas à disponibilização do sistema de combate, o mercado tem 3 grandes concorrentes "ocidentais" ao mercado de submarinos convencionais: S-80, Marlin e U214...

E se Deus quiser, iremos neste caminho!!! :wink:

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2759 vezes
Agradeceram: 2439 vezes

#94 Mensagem por P44 » Qui Jun 21, 2007 8:15 am

Luiz Padilha escreveu:
LM escreveu:

ai padilha :twisted: essa visita do Tonerre, e tu que não te descoses....

8-] hein???

Editado pela última vez por P44 em Qui Jun 21, 2007 10:25 am, em um total de 1 vez.
Triste sina ter nascido português 👎
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#95 Mensagem por WalterGaudério » Qui Jun 21, 2007 9:30 am

Luiz Padilha escreveu:
LM escreveu:

Vamos aguardar mais num pouco e logo, logo teremos grandes novidades. :wink:

sds

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#96 Mensagem por Alcantara » Qui Jun 21, 2007 10:52 am

cicloneprojekt escreveu: Vamos aguardar mais num pouco e logo, logo teremos grandes novidades. :wink:

Meu Deus! Isso é irritante!!! :lol:

Vamos aguardar mais um pouco...
Grandes novidades... aguardem...
Soube de novidades quentíssimas para daqui a alguns meses...

Pooooooorra!!! :shock:
Esse suspense me mata... :(

Abraços!!! :wink:

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#97 Mensagem por Marino » Qui Jun 21, 2007 11:16 am

Eletronuclear estuda erguer usinas nucleares em SP

Outros Estados cogitados são Espírito Santo e MG; 1º projeto será no Nordeste

Central nuclear do Sudeste deve ser construída às margens de um rio como o Tietê (SP), o Grande (SP e MG) e o Doce (ES)

JANAINA LAGE

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente da Eletronuclear, Othon Pinheiro da Silva, afirmou ontem que a estatal cogita construir uma central nuclear em São Paulo. A proposta faz parte da retomada do programa nuclear brasileiro, que prevê a construção de quatro a oito usinas até 2030, divididas em duas centrais nucleares. Outras opções são Minas Gerais e Espírito Santo.

O primeiro projeto a sair do papel deverá ser uma central nuclear no Nordeste -em Sergipe ou em Alagoas, na região entre a foz do rio São Francisco e o rio Xingó. A previsão é que essa central, que reunirá duas novas usinas de 1.000 MW cada uma, entre em operação em 2017. Já a central do Sudeste estaria pronta até 2030 com pelo menos duas usinas.

A definição do local das novas centrais leva em conta a proximidade de rios capazes de permitir o resfriamento dos reatores. A água usada para resfriar os reatores volta mais quente para o local de onde foi retirada e por isso é necessário contar com grande volume de água. Em Angra (RJ), o resfriamento é feito com água do mar.

Segundo Silva, os locais cogitados no Sudeste estão às margens do baixo Tietê, em São Paulo, entre Ibitinga e Três Irmãos, às margens do rio Grande (São Paulo ou Minas Gerais) e próximo ao rio Doce, no Espírito Santo. A proposta mais arrojada é a de construção de seis usinas de 1.000 MW cada.

O processo de escolha no Nordeste começa no segundo semestre e deve durar dois anos. Para o Sudeste, ainda não há data para o início dos estudos de localização.

Os técnicos da estatal avaliarão aspectos sísmicos e características do solo, além de um estudo de impacto social. "É preciso contar com aceitação local. Vamos fazer ainda uma coleta de materiais da região, como vegetais e vísceras de animais, para mostrar como era antes da construção. Queremos analisas em laboratórios diferentes e registrar o resultado em cartório", afirmou. A construção das centrais deve ter 71% de conteúdo nacional.

O setor espera que o projeto ganhe novo fôlego com a formalização da decisão do governo de construir Angra 3 na reunião do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), prevista para segunda-feira.

Segundo Silva, nas últimas semanas o Banco do Brasil manifestou interesse em financiar parte do projeto, que deve contar com apoio do BNDES e de um conjunto de bancos estrangeiros. São previstos R$ 7,2 bilhões para retomar as obras.

A construção de Angra 3, com capacidade de 1.360 MW, deve levar seis anos. Desde terça, estão ocorrendo audiências públicas em municípios como Angra e Parati, parte do processo de licenciamento ambiental.

A Eletronuclear pretende ainda investir em formação de pessoal. A idéia é fechar parcerias com universidades do Rio, São Paulo e Pernambuco.

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#98 Mensagem por Paisano » Qui Jun 21, 2007 11:17 am

Luiz Padilha escreveu:
LM escreveu:

Os EUA liberando sistemas de ponta para o SNB? :shock:

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#99 Mensagem por Einsamkeit » Qui Jun 21, 2007 11:17 am

Mas nao ja operamos equipamentos da Atlas ja?

Qual o sentido de instalar o sistema americano?

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Luiz Padilha

#100 Mensagem por Luiz Padilha » Qui Jun 21, 2007 6:35 pm

Einsamkeit escreveu:Mas nao ja operamos equipamentos da Atlas ja?

Pense positivo, melhor, moderno e por ai vai.
O outro tb é? Claro, mas.............

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#101 Mensagem por Einsamkeit » Qui Jun 21, 2007 11:05 pm

Luiz Padilha escreveu:
Einsamkeit escreveu:Mas nao ja operamos equipamentos da Atlas ja?

Pense positivo, melhor, moderno e por ai vai.
O outro tb é? Claro, mas.............

Prossiga caro Padilha

:lol: :lol: :lol: :lol:

Imagem
Centurião
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#102 Mensagem por Centurião » Qui Jun 21, 2007 11:34 pm

Centurião escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Einsamkeit escreveu:Acredito que quando a MB for tratar de misseis cruise, e obviamente que os Russos vao vender, vai pintar Tomahawk aqui rapidinho....

E ainda existe o Storm Shadow

Acho muito difícil. A chance mesmo se vingar o IKL-214 é que seja alguma versão de ataque terrestre do Harpoon Block II. Logo logo vc vai entender porquê.

O ScALP Naval tb é uma opção só que depende mais do submarino a ser escolhido.

Que por mim será o IKL-214.

No entanto a recente declaração do min. da defesa de que o desenvolvimento do SNB teria novamente recebido prioridade pode ser um sinal tênue de que as coisas podem cambiar para o lado gaulês. :evil:

sds

Walter

Perdoe a minha falta de informação sobre o assunto, Walter. Porém, sempre tive a impressão de que o projeto francês nos deixaria mais perto do SNA em relação ao IKL-214. Procede isso?

Alguém mais compartilha essa dúvida comigo?

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 238 vezes
Agradeceram: 541 vezes

#103 Mensagem por Brasileiro » Qui Jun 21, 2007 11:40 pm

Galera, uma sugestão...

Com esse rebuliço sobre a possível compra de submarinos pela Venezuela, que tal fizermos o seguinte: Ampliarmos o contrato do submarino para 2 submarinos. Um deles faríamos aqui no AMRJ, o outro seria feito na Europa mesmo para que seja entregue mais rapidamente, acelerando a entrega.

O que acham?

abraços]

Einsamkeit
Sênior
Sênior

#104 Mensagem por Einsamkeit » Qui Jun 21, 2007 11:45 pm

Nao se preocupe Brasileiro, existem mais de 50 688, Seawolf, Virginia.......

8-]

Imagem
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 238 vezes
Agradeceram: 541 vezes

#105 Mensagem por Brasileiro » Qui Jun 21, 2007 11:51 pm

Einsamkeit escreveu:Nao se preocupe Brasileiro, existem mais de 50 688, Seawolf, Virginia.......

8-]

Sou possessivo! Quero um que eu possa chamar de MEU! :twisted:

abraços]

Responder