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Enviado: Seg Jun 04, 2007 6:39 pm
por Alitson
Alcantara escreveu:Eu acho que não seria nenhum sacrifício embarcar pessoal da Marinha nos P-3BRs da FAB para criar tripulações
"conjuntas", disseminando assim conhecimento de forma homogenea pelos dois ramos das nossas forças armadas.
Graças a Deus, a colaboração entre os três ramos tem aumentado muito! Não vejo o porquê disso não ser nem cogitado pelo colegas. Espero que a FAB e a MB estejam estudando esta possibilidade.
Abraços!!!!
Vamos lá, como funciona na Espanha, Portugal e outros países ao qual a Força Aérea faz uso destes meios?
Abraços.
Enviado: Seg Jun 04, 2007 6:46 pm
por Plinio Jr
Alitson escreveu:Alcantara escreveu:Eu acho que não seria nenhum sacrifício embarcar pessoal da Marinha nos P-3BRs da FAB para criar tripulações
"conjuntas", disseminando assim conhecimento de forma homogenea pelos dois ramos das nossas forças armadas.
Graças a Deus, a colaboração entre os três ramos tem aumentado muito! Não vejo o porquê disso não ser nem cogitado pelo colegas. Espero que a FAB e a MB estejam estudando esta possibilidade.
Abraços!!!!
Vamos lá, como funciona na Espanha, Portugal e outros países ao qual a Força Aérea faz uso destes meios?
Abraços.
Os Nimrod da RAF não cumprem o mesmo papel ??
Enviado: Seg Jun 04, 2007 8:10 pm
por Alitson
Plinio Jr escreveu:Alitson escreveu:Alcantara escreveu:Eu acho que não seria nenhum sacrifício embarcar pessoal da Marinha nos P-3BRs da FAB para criar tripulações
"conjuntas", disseminando assim conhecimento de forma homogenea pelos dois ramos das nossas forças armadas.
Graças a Deus, a colaboração entre os três ramos tem aumentado muito! Não vejo o porquê disso não ser nem cogitado pelo colegas. Espero que a FAB e a MB estejam estudando esta possibilidade.
Abraços!!!!
Vamos lá, como funciona na Espanha, Portugal e outros países ao qual a Força Aérea faz uso destes meios?
Abraços.
Os Nimrod da RAF não cumprem o mesmo papel ??
também...
Enviado: Qui Jun 07, 2007 6:10 pm
por juarez castro
papagaio escreveu:É bastante interessante este debate sobre o P-3BR, se deveria estar na MB ou FAB, mas do meu ponto de vista:
1) A MB não tem hoje $ para operar adequadamente os esquadrões de aeronaves existentes (avião / helis).
2) Após a criação do VF-1, sua prioridade seria a criação de um esquadrão com aeronaves de asa fixa para AEW e COD. Ela simplesmente nem fala mais no assunto por uma única razão, $.
3) A MB não teria hoje a menor condição de criar um novo esquadrão para operar os P-3 (pilotos, pessoal de manutenção, hangar,....).
4) Apesar da aviação de patrulha com os P-16 nunca ter sido uma "Brastemp", havia lá uma meis dúzia de abnegados, que sempre levou aquilo com muita paixão. Quando os P-16 foram embora, esses oficiais que brigaram para que a FAB reconquistasse a capacidade de guerra ASW e graças a eles a FAB comprou o P-3.
5) O sistema FITS que equipará as aeronaves é bastante sofisticado e sem dúvida trarão uma capacidade que nunca houve no Brasil. Agora se a FAB vai ter $ pra lançar sonobóias nos execícios (cada uma custa cerca de 20 mil dólares e são descartáveis), vai armar as aeronaves, ..... só o tempo dirá.
6) Conversando com um piloto da FAB, ele confessou o óbvio, a ausência de uma aeronave após a baixa dos P-16 os fez perder muito conhecimento. Haverá um longo processo até que os P-3 comecem a agregar valor nos exercícios.
7) Acho que a FAB não deveria possuir um Esquadrão de P-3, mas a atual realidade é que a MB não tem condições de manter um, então aos trancos e barrancos, estamos indo pra frente.
Abraços,
De acordo totalmente! Tocastes em um ponto crucial, quando informa um dos tantos ítens de operação de aeronave ASW full, ou seja, voar o "P 3" não tem dificuldade, opera-lo como vetor ASW é outra história.
Anotem aí o que eu vou dizer:
Quando a FAB começar a operar a doutrina ASW vai estar na hora de aposentar os aviões(se operar a doutrina, pois eu acho que não passarão de meros EMs).
Grande abraço
Enviado: Qui Jun 07, 2007 6:14 pm
por juarez castro
Alitson escreveu:Plinio Jr escreveu:Alitson escreveu:Alcantara escreveu:Eu acho que não seria nenhum sacrifício embarcar pessoal da Marinha nos P-3BRs da FAB para criar tripulações
"conjuntas", disseminando assim conhecimento de forma homogenea pelos dois ramos das nossas forças armadas.
Graças a Deus, a colaboração entre os três ramos tem aumentado muito! Não vejo o porquê disso não ser nem cogitado pelo colegas. Espero que a FAB e a MB estejam estudando esta possibilidade.
Abraços!!!!
Vamos lá, como funciona na Espanha, Portugal e outros países ao qual a Força Aérea faz uso destes meios?
Abraços.
Os Nimrod da RAF não cumprem o mesmo papel ??
também...
Caro amigo alitson! Estamos falando da RAF, de tradição histórica de mais de 60 anos com desenvolvimento constante de doutrina ASW, desde os idos tempos do Comando Costeiro da RAF.
Tchê, esta é a diferença. eles não sofreram o hiato operacional que os patrulheiros da FAB sofreram, ae mais ainda, para tua análise a FAB só operou com a doutrina full no final dos 60 e inicio dos 70, depois disto foram EMs. peladagens e peruagens a bordo.
Grande abraço
Enviado: Qui Jun 14, 2007 9:27 pm
por Matheus
Enviado: Seg Jun 18, 2007 11:35 am
por WalterGaudério
juarez castro escreveu:Alitson escreveu:Plinio Jr escreveu:Alitson escreveu:Alcantara escreveu:Eu acho que não seria nenhum sacrifício embarcar pessoal da Marinha nos P-3BRs da FAB para criar tripulações
"conjuntas", disseminando assim conhecimento de forma homogenea pelos dois ramos das nossas forças armadas.
Graças a Deus, a colaboração entre os três ramos tem aumentado muito! Não vejo o porquê disso não ser nem cogitado pelo colegas. Espero que a FAB e a MB estejam estudando esta possibilidade.
Abraços!!!!
Vamos lá, como funciona na Espanha, Portugal e outros países ao qual a Força Aérea faz uso destes meios?
Abraços.
Os Nimrod da RAF não cumprem o mesmo papel ??
também...
Caro amigo alitson! Estamos falando da RAF, de tradição histórica de mais de 60 anos com desenvolvimento constante de doutrina ASW, desde os idos tempos do Comando Costeiro da RAF.
Tchê, esta é a diferença. eles não sofreram o hiato operacional que os patrulheiros da FAB sofreram, ae mais ainda, para tua análise a FAB só operou com a doutrina full no final dos 60 e inicio dos 70, depois disto foram EMs. peladagens e peruagens a bordo.
Grande abraço
Olha...
Está aumentando a possibilidade real de aparecer S-3B Viking na MB...
Prestem atanção na escolha dos helicópteros...
sds
Walter
Enviado: Seg Jun 18, 2007 12:58 pm
por juarez castro
cicloneprojekt escreveu:juarez castro escreveu:Alitson escreveu:Plinio Jr escreveu:Alitson escreveu:Alcantara escreveu:Eu acho que não seria nenhum sacrifício embarcar pessoal da Marinha nos P-3BRs da FAB para criar tripulações
"conjuntas", disseminando assim conhecimento de forma homogenea pelos dois ramos das nossas forças armadas.
Graças a Deus, a colaboração entre os três ramos tem aumentado muito! Não vejo o porquê disso não ser nem cogitado pelo colegas. Espero que a FAB e a MB estejam estudando esta possibilidade.
Abraços!!!!
Vamos lá, como funciona na Espanha, Portugal e outros países ao qual a Força Aérea faz uso destes meios?
Abraços.
Os Nimrod da RAF não cumprem o mesmo papel ??
também...
Caro amigo alitson! Estamos falando da RAF, de tradição histórica de mais de 60 anos com desenvolvimento constante de doutrina ASW, desde os idos tempos do Comando Costeiro da RAF.
Tchê, esta é a diferença. eles não sofreram o hiato operacional que os patrulheiros da FAB sofreram, ae mais ainda, para tua análise a FAB só operou com a doutrina full no final dos 60 e inicio dos 70, depois disto foram EMs. peladagens e peruagens a bordo.
Grande abraço
Olha...
Está aumentando a possibilidade real de aparecer S-3B Viking na MB...
Prestem atanção na escolha dos helicópteros...
sds
Walter
Só se for baseado em terra, e não pode haver sobreposição de tarefas.
Walter! Tu sabes que sou favoravel a doutrina ASW ser efetuada pela MB, questão de competência.
Grande abraço
Enviado: Seg Jun 18, 2007 1:44 pm
por Marino
Juarez, se a MB adquirir os S-3 é para ser operado do A-12.
Não há sobreposição de tarefas, pois os S-3 teriam outras tarefas além de ASW. Mesmo em ASW, os S-3 protegeriam a FT e os P-3 não necessariamente somente uma FT.
Se fosse assim, os A-4 teriam sobreposição de tarefas, como caças.
Enviado: Seg Jun 18, 2007 1:57 pm
por WalterGaudério
Marino escreveu:Juarez, se a MB adquirir os S-3 é para ser operado do A-12.
Não há sobreposição de tarefas, pois os S-3 teriam outras tarefas além de ASW. Mesmo em ASW, os S-3 protegeriam a FT e os P-3 não necessariamente somente uma FT.
Se fosse assim, os A-4 teriam sobreposição de tarefas, como caças.
S-3 embarcado. A palavra -chave é Exocet. como disse vamos aguardar a posição sobre os helicópteros.
sds
Walter
Enviado: Seg Jun 18, 2007 2:10 pm
por Dieneces
cicloneprojekt escreveu:Marino escreveu:Juarez, se a MB adquirir os S-3 é para ser operado do A-12.
Não há sobreposição de tarefas, pois os S-3 teriam outras tarefas além de ASW. Mesmo em ASW, os S-3 protegeriam a FT e os P-3 não necessariamente somente uma FT.
Se fosse assim, os A-4 teriam sobreposição de tarefas, como caças.
S-3 embarcado. A palavra -chave é Exocet. como disse vamos aguardar a posição sobre os helicópteros.
sds
Walter
Se escolhidos AM-39/40 , teríamos Cougar Naval (e num delírio ufanista , Rafales) ? Se Harpoon , teríamos S-3 Vikings , Seahawks e possivelmente F-18S ?
Enviado: Seg Jun 18, 2007 2:21 pm
por WalterGaudério
Dieneces escreveu:cicloneprojekt escreveu:Marino escreveu:Juarez, se a MB adquirir os S-3 é para ser operado do A-12.
Não há sobreposição de tarefas, pois os S-3 teriam outras tarefas além de ASW. Mesmo em ASW, os S-3 protegeriam a FT e os P-3 não necessariamente somente uma FT.
Se fosse assim, os A-4 teriam sobreposição de tarefas, como caças.
S-3 embarcado. A palavra -chave é Exocet. como disse vamos aguardar a posição sobre os helicópteros.
sds
Walter
Se escolhidos AM-39/40 , teríamos Cougar Naval (e num delírio ufanista , Rafales) ? Se Harpoon , teríamos S-3 Vikings , Seahawks e possivelmente F-18S ?
Olhando o horizonte Orçamentário PREVIZÍVEL da MB, fica maio difícil prever a adoção de um sucessor para os A-4. Pelo menos agora.
Mas garanto que TODAS as possibilidades VIÁVEIS para aconformação da ala aérea do A-12 estão sendo examinadas em minúncias.
Infelizmente o que parace viável no papel, não o é qdo. examinado de perto.
Lembrando que existe uma ORDEM de prioridades. ordem não só Cronológica como tb financeira.
sds
walter
Enviado: Seg Jun 18, 2007 7:47 pm
por alcmartin
Xi...tô sentindo que a MB vai dar uma rasteira na FAB,he,he!
A lei vai ser cumprida e parece que teremos ambas caçando subs...Te cuida, Mestre Walter,he,he!
Só falta é não comprarem(ambas,FAB e MB) sonabóias a contento...
abs!
Enviado: Seg Jun 18, 2007 8:13 pm
por juarez castro
Marino escreveu:Juarez, se a MB adquirir os S-3 é para ser operado do A-12.
Não há sobreposição de tarefas, pois os S-3 teriam outras tarefas além de ASW. Mesmo em ASW, os S-3 protegeriam a FT e os P-3 não necessariamente somente uma FT.
Se fosse assim, os A-4 teriam sobreposição de tarefas, como caças.
Sem retórica.. não opera full....a MB não tem $$$$ para sustentar uma operação desta aeronave embarcada aproveitando toda sua capacidade.
Capitão! O Sr. sabe bem melhor do que eu, um simples mortal do ar, quanto custa criar, desenvolver a manter a doutrina ASW asa fixa, é grana preta, e tem que manter adestrado, e simulador neste caso pouco ajuda, Tem que voar , voar voar e combater.Como a MB vai fazer isto se mal consegue manter 2 A4 voando(não combatendo) só voando?????
Com relação a sobreposição de tarefas(caso dos caças) daria um debate interessante, pois penso que se a MB tivesse hoje os A4 up date poderiam fazer alerta H24 na região sudeste, liberando uma futura transferência do grupo de caça para outro lugar. mas isto é papo para outro tóipico.
Respeitosamente
Grande abraço
Enviado: Seg Jun 18, 2007 8:21 pm
por Marino
Caro Juarez
É possível que tenhamos notícias ainda este ano.
Vamos aguardar e ver o que acontecerá.
Forte abraço.