P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#91 Mensagem por Alitson » Seg Jun 04, 2007 6:39 pm

Alcantara escreveu:Eu acho que não seria nenhum sacrifício embarcar pessoal da Marinha nos P-3BRs da FAB para criar tripulações "conjuntas", disseminando assim conhecimento de forma homogenea pelos dois ramos das nossas forças armadas.

Graças a Deus, a colaboração entre os três ramos tem aumentado muito! Não vejo o porquê disso não ser nem cogitado pelo colegas. Espero que a FAB e a MB estejam estudando esta possibilidade.


Abraços!!!! :wink:


Vamos lá, como funciona na Espanha, Portugal e outros países ao qual a Força Aérea faz uso destes meios?

Abraços.




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#92 Mensagem por Plinio Jr » Seg Jun 04, 2007 6:46 pm

Alitson escreveu:
Alcantara escreveu:Eu acho que não seria nenhum sacrifício embarcar pessoal da Marinha nos P-3BRs da FAB para criar tripulações "conjuntas", disseminando assim conhecimento de forma homogenea pelos dois ramos das nossas forças armadas.

Graças a Deus, a colaboração entre os três ramos tem aumentado muito! Não vejo o porquê disso não ser nem cogitado pelo colegas. Espero que a FAB e a MB estejam estudando esta possibilidade.


Abraços!!!! :wink:


Vamos lá, como funciona na Espanha, Portugal e outros países ao qual a Força Aérea faz uso destes meios?

Abraços.


Os Nimrod da RAF não cumprem o mesmo papel ??




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#93 Mensagem por Alitson » Seg Jun 04, 2007 8:10 pm

Plinio Jr escreveu:
Alitson escreveu:
Alcantara escreveu:Eu acho que não seria nenhum sacrifício embarcar pessoal da Marinha nos P-3BRs da FAB para criar tripulações "conjuntas", disseminando assim conhecimento de forma homogenea pelos dois ramos das nossas forças armadas.

Graças a Deus, a colaboração entre os três ramos tem aumentado muito! Não vejo o porquê disso não ser nem cogitado pelo colegas. Espero que a FAB e a MB estejam estudando esta possibilidade.


Abraços!!!! :wink:


Vamos lá, como funciona na Espanha, Portugal e outros países ao qual a Força Aérea faz uso destes meios?

Abraços.


Os Nimrod da RAF não cumprem o mesmo papel ??


também... :wink:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#94 Mensagem por juarez castro » Qui Jun 07, 2007 6:10 pm

papagaio escreveu:É bastante interessante este debate sobre o P-3BR, se deveria estar na MB ou FAB, mas do meu ponto de vista:
1) A MB não tem hoje $ para operar adequadamente os esquadrões de aeronaves existentes (avião / helis).
2) Após a criação do VF-1, sua prioridade seria a criação de um esquadrão com aeronaves de asa fixa para AEW e COD. Ela simplesmente nem fala mais no assunto por uma única razão, $.
3) A MB não teria hoje a menor condição de criar um novo esquadrão para operar os P-3 (pilotos, pessoal de manutenção, hangar,....).
4) Apesar da aviação de patrulha com os P-16 nunca ter sido uma "Brastemp", havia lá uma meis dúzia de abnegados, que sempre levou aquilo com muita paixão. Quando os P-16 foram embora, esses oficiais que brigaram para que a FAB reconquistasse a capacidade de guerra ASW e graças a eles a FAB comprou o P-3.
5) O sistema FITS que equipará as aeronaves é bastante sofisticado e sem dúvida trarão uma capacidade que nunca houve no Brasil. Agora se a FAB vai ter $ pra lançar sonobóias nos execícios (cada uma custa cerca de 20 mil dólares e são descartáveis), vai armar as aeronaves, ..... só o tempo dirá.
6) Conversando com um piloto da FAB, ele confessou o óbvio, a ausência de uma aeronave após a baixa dos P-16 os fez perder muito conhecimento. Haverá um longo processo até que os P-3 comecem a agregar valor nos exercícios.
7) Acho que a FAB não deveria possuir um Esquadrão de P-3, mas a atual realidade é que a MB não tem condições de manter um, então aos trancos e barrancos, estamos indo pra frente.
Abraços,


De acordo totalmente! Tocastes em um ponto crucial, quando informa um dos tantos ítens de operação de aeronave ASW full, ou seja, voar o "P 3" não tem dificuldade, opera-lo como vetor ASW é outra história.
Anotem aí o que eu vou dizer:

Quando a FAB começar a operar a doutrina ASW vai estar na hora de aposentar os aviões(se operar a doutrina, pois eu acho que não passarão de meros EMs).

Grande abraço




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#95 Mensagem por juarez castro » Qui Jun 07, 2007 6:14 pm

Alitson escreveu:
Plinio Jr escreveu:
Alitson escreveu:
Alcantara escreveu:Eu acho que não seria nenhum sacrifício embarcar pessoal da Marinha nos P-3BRs da FAB para criar tripulações "conjuntas", disseminando assim conhecimento de forma homogenea pelos dois ramos das nossas forças armadas.

Graças a Deus, a colaboração entre os três ramos tem aumentado muito! Não vejo o porquê disso não ser nem cogitado pelo colegas. Espero que a FAB e a MB estejam estudando esta possibilidade.


Abraços!!!! :wink:


Vamos lá, como funciona na Espanha, Portugal e outros países ao qual a Força Aérea faz uso destes meios?

Abraços.


Os Nimrod da RAF não cumprem o mesmo papel ??


também... :wink:


Caro amigo alitson! Estamos falando da RAF, de tradição histórica de mais de 60 anos com desenvolvimento constante de doutrina ASW, desde os idos tempos do Comando Costeiro da RAF.
Tchê, esta é a diferença. eles não sofreram o hiato operacional que os patrulheiros da FAB sofreram, ae mais ainda, para tua análise a FAB só operou com a doutrina full no final dos 60 e inicio dos 70, depois disto foram EMs. peladagens e peruagens a bordo.

Grande abraço




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#96 Mensagem por Matheus » Qui Jun 14, 2007 9:27 pm





WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#97 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jun 18, 2007 11:35 am

juarez castro escreveu:
Alitson escreveu:
Plinio Jr escreveu:
Alitson escreveu:
Alcantara escreveu:Eu acho que não seria nenhum sacrifício embarcar pessoal da Marinha nos P-3BRs da FAB para criar tripulações "conjuntas", disseminando assim conhecimento de forma homogenea pelos dois ramos das nossas forças armadas.

Graças a Deus, a colaboração entre os três ramos tem aumentado muito! Não vejo o porquê disso não ser nem cogitado pelo colegas. Espero que a FAB e a MB estejam estudando esta possibilidade.


Abraços!!!! :wink:


Vamos lá, como funciona na Espanha, Portugal e outros países ao qual a Força Aérea faz uso destes meios?

Abraços.


Os Nimrod da RAF não cumprem o mesmo papel ??


também... :wink:


Caro amigo alitson! Estamos falando da RAF, de tradição histórica de mais de 60 anos com desenvolvimento constante de doutrina ASW, desde os idos tempos do Comando Costeiro da RAF.
Tchê, esta é a diferença. eles não sofreram o hiato operacional que os patrulheiros da FAB sofreram, ae mais ainda, para tua análise a FAB só operou com a doutrina full no final dos 60 e inicio dos 70, depois disto foram EMs. peladagens e peruagens a bordo.

Grande abraço


Olha...

Está aumentando a possibilidade real de aparecer S-3B Viking na MB...

Prestem atanção na escolha dos helicópteros...

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#98 Mensagem por juarez castro » Seg Jun 18, 2007 12:58 pm

cicloneprojekt escreveu:
juarez castro escreveu:
Alitson escreveu:
Plinio Jr escreveu:
Alitson escreveu:
Alcantara escreveu:Eu acho que não seria nenhum sacrifício embarcar pessoal da Marinha nos P-3BRs da FAB para criar tripulações "conjuntas", disseminando assim conhecimento de forma homogenea pelos dois ramos das nossas forças armadas.

Graças a Deus, a colaboração entre os três ramos tem aumentado muito! Não vejo o porquê disso não ser nem cogitado pelo colegas. Espero que a FAB e a MB estejam estudando esta possibilidade.


Abraços!!!! :wink:


Vamos lá, como funciona na Espanha, Portugal e outros países ao qual a Força Aérea faz uso destes meios?

Abraços.


Os Nimrod da RAF não cumprem o mesmo papel ??


também... :wink:


Caro amigo alitson! Estamos falando da RAF, de tradição histórica de mais de 60 anos com desenvolvimento constante de doutrina ASW, desde os idos tempos do Comando Costeiro da RAF.
Tchê, esta é a diferença. eles não sofreram o hiato operacional que os patrulheiros da FAB sofreram, ae mais ainda, para tua análise a FAB só operou com a doutrina full no final dos 60 e inicio dos 70, depois disto foram EMs. peladagens e peruagens a bordo.

Grande abraço


Olha...

Está aumentando a possibilidade real de aparecer S-3B Viking na MB...

Prestem atanção na escolha dos helicópteros...

sds

Walter


Só se for baseado em terra, e não pode haver sobreposição de tarefas.

Walter! Tu sabes que sou favoravel a doutrina ASW ser efetuada pela MB, questão de competência.

Grande abraço




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#99 Mensagem por Marino » Seg Jun 18, 2007 1:44 pm

Juarez, se a MB adquirir os S-3 é para ser operado do A-12.
Não há sobreposição de tarefas, pois os S-3 teriam outras tarefas além de ASW. Mesmo em ASW, os S-3 protegeriam a FT e os P-3 não necessariamente somente uma FT.
Se fosse assim, os A-4 teriam sobreposição de tarefas, como caças.




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#100 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jun 18, 2007 1:57 pm

Marino escreveu:Juarez, se a MB adquirir os S-3 é para ser operado do A-12.
Não há sobreposição de tarefas, pois os S-3 teriam outras tarefas além de ASW. Mesmo em ASW, os S-3 protegeriam a FT e os P-3 não necessariamente somente uma FT.
Se fosse assim, os A-4 teriam sobreposição de tarefas, como caças.


S-3 embarcado. A palavra -chave é Exocet. como disse vamos aguardar a posição sobre os helicópteros.

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#101 Mensagem por Dieneces » Seg Jun 18, 2007 2:10 pm

cicloneprojekt escreveu:
Marino escreveu:Juarez, se a MB adquirir os S-3 é para ser operado do A-12.
Não há sobreposição de tarefas, pois os S-3 teriam outras tarefas além de ASW. Mesmo em ASW, os S-3 protegeriam a FT e os P-3 não necessariamente somente uma FT.
Se fosse assim, os A-4 teriam sobreposição de tarefas, como caças.


S-3 embarcado. A palavra -chave é Exocet. como disse vamos aguardar a posição sobre os helicópteros.

sds

Walter
Se escolhidos AM-39/40 , teríamos Cougar Naval (e num delírio ufanista , Rafales) ? Se Harpoon , teríamos S-3 Vikings , Seahawks e possivelmente F-18S ?




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#102 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jun 18, 2007 2:21 pm

Dieneces escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Marino escreveu:Juarez, se a MB adquirir os S-3 é para ser operado do A-12.
Não há sobreposição de tarefas, pois os S-3 teriam outras tarefas além de ASW. Mesmo em ASW, os S-3 protegeriam a FT e os P-3 não necessariamente somente uma FT.
Se fosse assim, os A-4 teriam sobreposição de tarefas, como caças.


S-3 embarcado. A palavra -chave é Exocet. como disse vamos aguardar a posição sobre os helicópteros.

sds

Walter
Se escolhidos AM-39/40 , teríamos Cougar Naval (e num delírio ufanista , Rafales) ? Se Harpoon , teríamos S-3 Vikings , Seahawks e possivelmente F-18S ?


Olhando o horizonte Orçamentário PREVIZÍVEL da MB, fica maio difícil prever a adoção de um sucessor para os A-4. Pelo menos agora.

Mas garanto que TODAS as possibilidades VIÁVEIS para aconformação da ala aérea do A-12 estão sendo examinadas em minúncias.

Infelizmente o que parace viável no papel, não o é qdo. examinado de perto.

Lembrando que existe uma ORDEM de prioridades. ordem não só Cronológica como tb financeira.

sds

walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#103 Mensagem por alcmartin » Seg Jun 18, 2007 7:47 pm

Xi...tô sentindo que a MB vai dar uma rasteira na FAB,he,he! :roll:

A lei vai ser cumprida e parece que teremos ambas caçando subs...Te cuida, Mestre Walter,he,he! :twisted:

Só falta é não comprarem(ambas,FAB e MB) sonabóias a contento... :? :? :cry:

abs!




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#104 Mensagem por juarez castro » Seg Jun 18, 2007 8:13 pm

Marino escreveu:Juarez, se a MB adquirir os S-3 é para ser operado do A-12.
Não há sobreposição de tarefas, pois os S-3 teriam outras tarefas além de ASW. Mesmo em ASW, os S-3 protegeriam a FT e os P-3 não necessariamente somente uma FT.
Se fosse assim, os A-4 teriam sobreposição de tarefas, como caças.


Sem retórica.. não opera full....a MB não tem $$$$ para sustentar uma operação desta aeronave embarcada aproveitando toda sua capacidade.
Capitão! O Sr. sabe bem melhor do que eu, um simples mortal do ar, quanto custa criar, desenvolver a manter a doutrina ASW asa fixa, é grana preta, e tem que manter adestrado, e simulador neste caso pouco ajuda, Tem que voar , voar voar e combater.Como a MB vai fazer isto se mal consegue manter 2 A4 voando(não combatendo) só voando?????

Com relação a sobreposição de tarefas(caso dos caças) daria um debate interessante, pois penso que se a MB tivesse hoje os A4 up date poderiam fazer alerta H24 na região sudeste, liberando uma futura transferência do grupo de caça para outro lugar. mas isto é papo para outro tóipico.

Respeitosamente

Grande abraço




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#105 Mensagem por Marino » Seg Jun 18, 2007 8:21 pm

Caro Juarez
É possível que tenhamos notícias ainda este ano.
Vamos aguardar e ver o que acontecerá.
Forte abraço.




Responder