MiG-35 - Trampolim para 5¹ Geração

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Quero MiG-35 na FAB

Sim
50
57%
Não
37
43%

Total de votos: 87

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

#91 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Mai 13, 2007 12:36 am

E, importantíssimo, a sonda REVO fica no lugar correto e é retrátil!

Cadê o Bolovo?

Kratos
Sênior
Sênior

#92 Mensagem por Kratos » Dom Mai 13, 2007 1:17 am

Luís Henrique escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Fly-by-wire digital de 4 canais, FADEC, AESA, IRST excelente, barramento de dados ocidental, um enorme leque de armas e etc, etc, etc. E muito barato.

E ainda pode vir com recheio israelense se preferirmos...

hehe, isso que é caça. :wink:

É, me parece mais em conta do que o Su-35, com certeza teria mais disponibilidade na FAB do que se comprassemos o grandão.

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#93 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Mai 13, 2007 10:16 am

Esse MIG-35 é a aposta da Rússia para vencer o MRCA indiano. Aliás, parece que vai ser necessário ter um radar AESA para isso.

[]'s

Alberto -
Jacobs
Sênior
Sênior

#94 Mensagem por Jacobs » Dom Mai 13, 2007 10:29 am

Alguem tem ideia de quanto custa a unidde do Mig-35??? Dependendo do preço, ele é um otima alternativa...

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#95 Mensagem por orestespf » Dom Mai 13, 2007 10:52 am

projeto escreveu:Esse MIG-35 é a aposta da Rússia para vencer o MRCA indiano. Aliás, parece que vai ser necessário ter um radar AESA para isso.

[]'s

Olá Projeto,

li na T&D deste mês que o Mig-35 terá um radar AESA (Zhuk-AE) e turbina RD33Mk. É este vetor que está sendo oferecido à Índia dentro do M-MRCA. O mesmo que pode ser oferecido ao Brasil no projeto FX-2. Mas existe um boato que os russos só oferecerão um vetor ao Brasil: SU-35BM ou Mig-35.

Abraços,
Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#96 Mensagem por orestespf » Dom Mai 13, 2007 10:54 am

Jacobs escreveu:Alguem tem ideia de quanto custa a unidde do Mig-35??? Dependendo do preço, ele é um otima alternativa...

O valor de um vetor é importante, mas isto não é o ponto mais importante nas atuais negociações. Existem novas variáveis. Hoje, o melhor para a FAB, não será necessariamente o mais barato e talvez, nem o "mais completo".

Sds,
Orestes

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#97 Mensagem por Luís Henrique » Dom Mai 13, 2007 11:17 am

Kratos escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Fly-by-wire digital de 4 canais, FADEC, AESA, IRST excelente, barramento de dados ocidental, um enorme leque de armas e etc, etc, etc. E muito barato.

E ainda pode vir com recheio israelense se preferirmos...

hehe, isso que é caça. :wink:

É, me parece mais em conta do que o Su-35, com certeza teria mais disponibilidade na FAB do que se comprassemos o grandão.

Quero deixar claro que apenas o considero pelo custo/benefício.

Se for realmente bem mais barato, ótimo.

Se a diferença for pequena prefiro o Su-35...

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#98 Mensagem por Luís Henrique » Dom Mai 13, 2007 11:19 am

projeto escreveu:Esse MIG-35 é a aposta da Rússia para vencer o MRCA indiano. Aliás, parece que vai ser necessário ter um radar AESA para isso.

[]'s

Ja tem. Zhuk-A.

O Zhuk-MSFE PESA tem 180 km de alcance, detecta 30 alvos e ataca 6 simultaneamente.

Também enxerga 60 km para trás.... :lol:

O AESA com certeza terá melhores prestações.

Falam em 8 alvos simultaneamente e alcance superior a 200 km.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#99 Mensagem por Luís Henrique » Dom Mai 13, 2007 11:22 am

Jacobs escreveu:Alguem tem ideia de quanto custa a unidde do Mig-35??? Dependendo do preço, ele é um otima alternativa...

O valor que me passaram:

Su-35BM = U$ 50 mi
MiG-35 = U$ 25 a U$ 30 mi

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Copello
Intermediário
Intermediário

#100 Mensagem por Copello » Dom Mai 13, 2007 1:22 pm

Sem hipocrisia, gosto muito do Rafale e do Gripen mas convenhamos o Mig-35 apesar de ser um projeto antigo está páreo duro com os 4ª geração eurocanards. E ainda têm a quetão do preço, supermanobrabilidade, motor de sobra etc. Pelo que eu acompanhei até aqui desse tópico o MIG-35 não deve nada e ainda supera muitos quesitos de alguns concorrentes. Resumindo a FAB vai cometer uma grande burrada em não avaliar este avião. 8-]

Editado pela última vez por Copello em Dom Mai 13, 2007 8:39 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#101 Mensagem por Einsamkeit » Dom Mai 13, 2007 3:32 pm

Luís Henrique escreveu:

O valor que me passaram:

Su-35BM = U$ 50 mi

Isso ai em Avalon?

Nao vejo como um Su-30Malaio custe 46mi, e um BM 50mi.....

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Barao Vermelho
Avançado
Avançado

#102 Mensagem por Barao Vermelho » Dom Mai 13, 2007 3:33 pm

Caros amigos,
acho que a colocação do Mig-35 em questão foi ótima e apropriada, visto que tudo que temos até o momento são aeronaves velhas para tampão, sendo que o FX, mesmo que a escolha fosse por um milagre resolvida este mês, certamente levaríamos ainda 10 anos para receber um caça de 4º Geração principalmente se for o Rafaele, e mesmo que venhamos a comprar o Rafaele precisamos de um caça menor e mais barato para outras missões que substituiriam os "quebra-galho" F-5, F-5M, AMX, M2000C etc..., ou iremos enterrar dinheiro em modernização de coisa velha.

Mig-35 alem de ser um ótimo caça é novo e barato, supri todas as nossas
deficiências até a chegada do FX que podera ser de 5º Geração, quem saber o PAK-FA, alem é claro de tera a capacidade de seguir interagindo com este, oque não vai ocorrer com caças velhos modernizados.

Fiz-me a seguinte pergunta, existe outra aeronave nova, tão capaz e tão barata?

Novo 30 Milhões e com entrega em um curto periodo, "referentes aos demais" e com a possibilidade de seguir operando futuramente, não!

Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#103 Mensagem por Penguin » Dom Mai 13, 2007 5:10 pm

Muitas vezes ha uma certa forcacao de barra quanto aos precos de aquisicao*dos cacas russos.

O Su-30 da Venezuela custou USD 63mi a unidade.

As mais recentes vendas de Mig-29SMT (Yemen e Algeria) ficaram por aprox. USD 45mi a unidade.

Como eh que versoes posteriores de ambos (Su-35BM e Mig-35), com novas tecnologias, radar AESA, etc, podem custar menos que versoes anteriores? Estranho... :shock:

USD 25-30 mi eh o qt custa um Hawk LIFT ou dois pods Skyshield.

Para efeitos de comparacao, a Turquia acaba de adquirir F-16 block 50 por USD 59mi a unidade, 30% mais caro que o Mig-29SMT (Algeria e Yemen).

Versoes avancadas do F-15 (Coreia e Cingapura), com AESA, custaram aprox. USD 90mi a unidade, ou 40% mais que o Su-30 da Venezuela.

* O preco de aquisicao eh apenas um dos fatores a serem levados em conta, alem das condicicoes de financiamento, custo de operacao durante a vida util, vida util, assistencia pos venda, off set, estrategia, politica, potencial, etc, etc, etc.

orestespf
Sênior
Sênior

#104 Mensagem por orestespf » Dom Mai 13, 2007 5:40 pm

O maior valor que um vetor de caça tem é o político. O resto não importa muito.

Repetindo o que um projetista inglês de caças disse uma vez: um caça tem quatro dimensões, as três dimensões físicas e mais a dimensão política.

Nem sempre o melhor vetor é o mais adequado para um país. Não adianta ter um preço barato e uma manutenção/logística barata, o que importa é o preço político do vetor. Este sim tem que ser barato!

Temos vetores bons e baratos, mas com alto custo político.

Saudações,

Orestes

Luís Henrique
Sênior
Sênior

#105 Mensagem por Luís Henrique » Dom Mai 13, 2007 6:51 pm

Einsamkeit escreveu:
Luís Henrique escreveu:

O valor que me passaram:

Su-35BM = U$ 50 mi

Isso ai em Avalon?

Nao vejo como um Su-30Malaio custe 46mi, e um BM 50mi.....

O que veio no pacote???....Estou falando de caça pelado. Com armamentos o valor aumenta, com sobressalentes para operação por 30 anos, aumenta mais...e por ai vai.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Responder