UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 792 vezes
Agradeceram: 2519 vezes

Re: UCRÂNIA

#8911 Mensagem por gabriel219 » Dom Fev 12, 2023 1:01 pm

@Suetham ótimas informações e não estou negando perdas Russas, mas sim as dezenas relatadas, mais de 70 carros de combates, quando não se há unidades em larga escala combatendo na região.

Uma das características das ofensivas Russas não é combater em pontos ofensivos, mas ampliar a frente em torno de um ponto para que possam cercar. Houve um push inicial de 150 km de frente em Zaporizhzhia, de Kamyanske até Marivka e ai inclui Vuhledar. Porém antes dos reforços da AFU chegar, o avanço foi interrompido e foi criada uma rede defensiva.

Somente Vuhledar e Marivka em que há combates mais ativos a nível Sub-Unidade - as perdas relatadas seriam em torno de 3x BTG's - o que me indica que seria um ataque diversionário ou um movimento de flanco contra Marinvka.

É bem diferente do que há em Svatovo-Kremmina e Kupyansky, onde temos movimentos de Brigadas Inteiras naquelas regiões, sendo uma verdadeira Ofensiva.

Ainda duvido que tal ofensiva tenha começado, pois os Russos ainda estariam movimentando seus equipamentos para as frentes.

Sobre a Criméia, só vejo possível dois pontos pros Ucranianos avançarem contra a mesma: um desembarque anfíbio em Ocharkiv e um avanço terrestre sob Zaporizhzhia.

O primeiro está ameaçado por uma nova descoberta:drones subaquáticos dos Russos, que podem ser usados contra Ribbons.

Os Ucranianos precisariam com urgência dos F-16 e enorme concentração de artilharia se quiserem avançar 400 km de terreno aberto em Zaporizhzhia para retomar a Criméia. Sem eles, Abrams ou Leopard 2 será o mesmo que T-72M1 em Huliapole, com mais de 70 sendo destruídos ou desabilitados antes de se quer terem contato com tropas Russas ou as fracassadas tentativas das ofensivas em Kherson.

Veja que durante a Desert Storm, o secredo da vitória blindada foi a altíssima concentração de artilharia e da aviação, fazendo com que a força blindada cuida-se do resto da sobra dos equipamentos Iraquianos.

Aliás, à ver se vão receber mesmo os F-16 e em qual versão. Acho difícil receberem algo acima do AIM-120C7 mas a grande vantagem será em receber JDAM, Maverick e ARM.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6766 vezes
Agradeceram: 7071 vezes
Contato:

#8912 Mensagem por Túlio » Dom Fev 12, 2023 6:22 pm

Sério agora: caro @Suetham, um AWACS vetorando caças não seria um alvo legítimo para os Russos? Afinal, ele estaria efetivamente participando de modo ativo em um combate.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Suetham
Sênior
Sênior
Agradeceu: 349 vezes
Agradeceram: 752 vezes

#8913 Mensagem por Suetham » Dom Fev 12, 2023 11:08 pm

Túlio escreveu: Dom Fev 12, 2023 6:22 pm

Sério agora: caro @Suetham, um AWACS vetorando caças não seria um alvo legítimo para os Russos? Afinal, ele estaria efetivamente participando de modo ativo em um combate.
Sim. Muito. Na verdade, mesmo com o ISR oferecendo direção de tiro para a artilharia ucraniana, os ativos ISR da OTAN já se tornam um alvo legítimo, porque eles estão em uma atitude hostil contra as forças russas. Mesmo o mundo sendo governado por esses malucos, aparentemente ainda existe um "bom-senso" praticado aqui que nem um lado e nem o outro escalaram por conta disso.

Respondendo, sim - tornam um alvo legítimo. Por isso eu disse que precisaria aumentar as patrulhas aéreas justamente na área onde operam os ativos ISR da OTAN pra justamente evitar isso e dissuadir a OTAN de realizar essas missões.

Suetham
Sênior
Sênior

#8914 Mensagem por Suetham » Dom Fev 12, 2023 11:23 pm

gabriel219 escreveu: Dom Fev 12, 2023 1:01 pm @Suetham ótimas informações e não estou negando perdas Russas, mas sim as dezenas relatadas, mais de 70 carros de combates, quando não se há unidades em larga escala combatendo na região.
Eu vi mais de 40 veículos do SV destruídos naquela área nas últimas semanas. Mesmo Rybar ficou bastante frustrado com isso.
gabriel219 escreveu: Dom Fev 12, 2023 1:01 pm Uma das características das ofensivas Russas não é combater em pontos ofensivos, mas ampliar a frente em torno de um ponto para que possam cercar. Houve um push inicial de 150 km de frente em Zaporizhzhia, de Kamyanske até Marivka e ai inclui Vuhledar. Porém antes dos reforços da AFU chegar, o avanço foi interrompido e foi criada uma rede defensiva.
O objetivo da Rússia nesses ataques é proteger Vuhledar. As razões são três:
:arrow: Empurre a Ucrânia de volta para que suas rotas de abastecimento não fiquem mais no alcance de tiro da artilharia ucraniana
:arrow: Garanta uma ferrovia para uma melhor logística
:arrow: Ganhe uma boa posição para se defender contra uma ofensiva ucraniana, já que Vuhledar está em terreno alto, enquanto suas posições anteriores estavam em terreno baixo

O problema é que o terreno é aberto e plano como Kherson, tornando os avanços caros. Para piorar a situação, os ucranianos minaram grande parte dos campos, restringindo os russos às estradas principais. Suas colunas são, portanto, alvos fáceis para o fogo de artilharia, e a baixa velocidade de ré dos tanques russos não os favorece. Os russos são incapazes de realizar missões de contrabateria e sua força aérea é essencialmente ineficaz, permitindo que a artilharia ucraniana faça chover fogo preciso. Com a adição de reforços ucranianos adicionais, tomar Vuhledar será uma tarefa assustadora que não tenho certeza se eles conseguirão realizar.

gabriel219 escreveu: Dom Fev 12, 2023 1:01 pm Somente Vuhledar e Marivka em que há combates mais ativos a nível Sub-Unidade - as perdas relatadas seriam em torno de 3x BTG's - o que me indica que seria um ataque diversionário ou um movimento de flanco contra Marinvka.
Eu não tenho certeza de nada quanto a essas reivindicações. Eu ainda preciso fazer uma verificação abrangente disso, mas o número de veículos blindados é sim expressivo e eu só posso me basear nisso por enquanto.
gabriel219 escreveu: Dom Fev 12, 2023 1:01 pm Ainda duvido que tal ofensiva tenha começado, pois os Russos ainda estariam movimentando seus equipamentos para as frentes.
Sim. Eu concordo.
gabriel219 escreveu: Dom Fev 12, 2023 1:01 pm Sobre a Criméia, só vejo possível dois pontos pros Ucranianos avançarem contra a mesma: um desembarque anfíbio em Ocharkiv e um avanço terrestre sob Zaporizhzhia.
O primeiro está ameaçado por uma nova descoberta:drones subaquáticos dos Russos, que podem ser usados contra Ribbons.
Os Ucranianos precisariam com urgência dos F-16 e enorme concentração de artilharia se quiserem avançar 400 km de terreno aberto em Zaporizhzhia para retomar a Criméia. Sem eles, Abrams ou Leopard 2 será o mesmo que T-72M1 em Huliapole, com mais de 70 sendo destruídos ou desabilitados antes de se quer terem contato com tropas Russas ou as fracassadas tentativas das ofensivas em Kherson.

Veja que durante a Desert Storm, o secredo da vitória blindada foi a altíssima concentração de artilharia e da aviação, fazendo com que a força blindada cuida-se do resto da sobra dos equipamentos Iraquianos.
Não vai ser desembarque. O único problema de ofensiva terrestre não são apenas os meios de se obter para alcançar o objetivo, mas a questão da quantidade, eu vi mt gente no twitter pedindo centenas de tanques e outros equipamentos pra justamente ter essa capacidade ofensiva de expulsar a Rússia, citando autoridades que montou a listinha de Natal pra eles, com isso a comunidade NAFO vai em cima dos políticos pedindo pra aprovarem o envio ou metendo o pau de quem vota contra. O único porém, muitos se dão conta de que essa ofensiva seja lá para primavera-verão, mas provável no verão, onde até lá, terão esses recursos, mas falta combinar com os russos.
gabriel219 escreveu: Dom Fev 12, 2023 1:01 pm Aliás, à ver se vão receber mesmo os F-16 e em qual versão. Acho difícil receberem algo acima do AIM-120C7 mas a grande vantagem será em receber JDAM, Maverick e ARM.
Estou nessa mesma dúvida. E se receber, em qual quantidade. Mas sendo bem taxativo, o número de AMRAAM produzidos anualmente passa das centenas, o orçamento fiscal dos EUA em 2023, vai encomendar 5,100 AIM-120, dá para enviar uma quantidade considerável sem enormes problemas de estoque.
https://mil.in.ua/en/news/pentagon-plan ... 00-himars/
According to the text of the National Defense Authorization Act for fiscal year 2023, the United States plans to purchase:

2,600 Harpoon anti-ship missiles;
1,250 Naval Strike anti-ship missiles;
3.850 PAC-3 MSE anti-aircraft missiles;
5,600 FIM-92 Stinger MANPADS;
28,300 FGM-148 Javelin ATGM;
5,100 AIM-120 AMRAAM medium-range aircraft missiles;
5,100 AIM-9X short-range aviation missiles;
950 stealth long-range LRASM anti-ship missiles;
3,100 JASSM stealthy air-launched cruise missiles;
1,500 multipurpose SM-6 missiles;
864,000 XM1128, XM1113, M107 and M795 155 mm shells;
12.050 155 mm Excalibur precision shells;
12,000 JAGM multipurpose ATGMs;
700 new HIMARS rocket launchers;
1,700 ATACMS ballistic missiles;
106,000 GMLRS precision missiles for M142 HIMARS systems.

Suetham
Sênior
Sênior

#8915 Mensagem por Suetham » Seg Fev 13, 2023 9:38 am

https://www.telegraph.co.uk/world-news/ ... -weaponry/
Já estão dizendo que a ofensiva já estagnou
But Ukrainian officials say that Moscow is having trouble mounting such an offensive.
"They are having big problems with a big offensive," Oleksy Danilov, the secretary of Ukraine's National Security and Defense Council, told Ukrainian television on Saturday night.
"They have begun their offensive, they're just not saying they have, and our troops are repelling it very powerfully. The offensive that they planned is already gradually underway. But [it is] not the offensive they were counting on," Mr Danilov said.
His comments echo an earlier assessment from the UK Ministry of Defence, which said Russia had been attempting to restart major offensive operations since January.

Suetham
Sênior
Sênior

#8916 Mensagem por Suetham » Seg Fev 13, 2023 9:45 am

Algumas maneiras que os ucranianos encontraram para barrar os ataques de Lancet.

Suetham
Sênior
Sênior

#8917 Mensagem por Suetham » Seg Fev 13, 2023 10:02 am

https://www.reuters.com/world/us/united ... 2023-02-13
United States tells citizens: Leave Russia immediately

gabriel219
Sênior
Sênior

#8918 Mensagem por gabriel219 » Seg Fev 13, 2023 11:34 am

@Suetham me parece que os Russos estão fazendo o mesmo que houve pós Mariupol e Pospasna, dessa vez com Bakhmut.

Em ambas as oportunidades, hiuveram batalhas posicionais em outros frontes e após as tomadas dessas cidades que houveram ofensivas de fato, especialmente após Popasna. Por isso me custa a acreditar que os Russos somente iriam iniciar ofensiva em Vuhledar ao invés de toda a linha em Zaporizhzhia, assim como na região de Kharkiv.

Ainda há muitas Brigadas não mobilizadas pra combate e os Russos ainda estão recebendo novos materiais. Aliás, eu estranhei do fato dos Russos modernizarem seus T-90A e T-72BV, inclusive com novas peças, antes de anunciar a vinda dos CCs de primeira linha. Talvez a inteligência Russa já havia pescado essa possibilidade.

Essas viaturas ainda estão sendo enviadas para a Ucrânia, fora os 800 mais que estão sendo modernizados em Osmk..

Me parece que esse ataque em Vuhledar talvez seja um percursor, assim como em Kupyansky e Svatovo-Kremmina, este último como parte de ação defensiva ativa para expandir a zona de bolsão em torno de Lysychansk.

Se houver ofensiva Russa, aposto que as Brigadas que estão na Bielorrússia já teriam sido acionadas, assim como as estacionadas em Tokmak e Melitopol.

40 viaturas são, mais ou menos, 3 BTGs em curso. Realmente não me parece uma ofensiva além do push inicial por toda linha de Zaporizhzhia. Creio que talvez a alternativa para os Russos seja realmente ataques precursores de desminagem cobertos pela artilharia, para depois se iniciar uma ofensiva na região.

Mas se a Rússia quiser ganhar essa Guerra, precisa declarar guerra total aos Ucranianos eatacar alvos de valor estratétigo, como centros de comando global, centros nervosos e não apenas concentração de força, posições defensivas e sistemas logísticos limitados.

Falando em Kremmina, o que há por lá foi uma tentativa de Ofensiva Ucraniana através das Florestas, interceptadas por tropas da VDV com apoio de BMPT-72:

gabriel219
Sênior
Sênior

#8919 Mensagem por gabriel219 » Seg Fev 13, 2023 11:57 am

Complementando meu post, se eu fosse os Russos, após a tomada de Bakhmut, faria uma ofensiva para estabelecer posições defensivas para preparar contra uma ofensiva Ucraniana, que haverá, assim que receber os Leopard 2, Abrams, Challenger e PT-91, que são carros de combate bem capazes.

A DPR está utilizando Javelin, Milan e NLAW apreendidos e os Russos ainda possuem a vantagem do ar. Então a melhor forma é forçar que os Ucranianos utilizem esses carros de combate em Zaporizhzhia, aonde pode haver uma maior concentração de artilharia e campo aberto o suficiente para facilitar a destruição desses meios.

Alvejar, com mísseis, as pontes em todo o Dniper, deixando pontes somente em Dnipropetrovsk e em Kherson, únicos locais de passagem segura para os carros de combate ocidentais.

Recuar com todos os T-80U/BV e T-72BV para serem modernizados. Os T-72B3M, T-90S, T-80BVM e T-90M são capazes de enfrentar os carros de combate ocidentais com Relitk e 3BM60.

Me parece que o sistema de controle de fogo termal dos T-72B3 - antigos, instalados agora nos T-72BV modernizados e T-62M - bem decentes, com identificação boa para alvos a 4 km:

Essa Brigada utiliza T-80BV e T-72BV.

Outra coisa que precisam corrigir é utilizar seus blindados com apoio da aviação, especialmente os Ka-52 e seus mísseis Vikhr, para detectar locais aonde possam haver atiradores ATGM ou até futuramente identificar os Abrams, Leopard 2 e Challengers.

Os Leopard 1 e os T-72 que serão também doados não mudarão nada a dinâmica. Aliás, não sei qual munição os Leopard 1 usarão, talvez bem consigam ser efetivos com qualquer coisa a mais que um T-62M.

A Krasnopol foi acelerada a produção, vai ser uma baita aliada contra os novos carros de combate ocidentais. Os Russos possuem ainda a vantagem nos seus e deveriam usar mais isso, usando bombas guiadas a grande altitude, já que IRIS-T e S-300 estão instalados em áreas mais vitais, como em cidades na Ucrania e não nos frontes, onde somente existem Manpads.

O que me estranha é a forma apressada em que querem entregar a Ucrânia os Challengers e os Leopard 2, até mesmo antes dos Leopard 1, previstos somente para Agosto. Esses dois serão entregues em Março ou inicio de Abril, o que me diz pouco ou nenhun tempo para treinamento mais avançado e preparação da logísticanecessária para seu uso.

Os Bradleys já estão na Alemanha, devem ser entregues no mesmo período. Os Leopard 1 devem estar sendo recondicionados para serem enviados.

Já o Abrams, ninguém sabe, uns citam agosto e outros só no final de 2023.

Eu sinceramente acho que haverá um Armistício no inicio do verão.

Não sei se o @Suetham concorda com as colocações.

mauri
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 118 vezes

#8920 Mensagem por mauri » Seg Fev 13, 2023 9:24 pm

Caitados dos Ucranianos este Maluco vai deixá-los eternamente individados!!

Gigante bancário dos EUA, JPMorgan promete mais ajuda para a Ucrânia depois de investir em sua dívida O JPMorgan Chase, com sede nos Estados Unidos, um dos maiores bancos do mundo e um dos principais investidores na dívida soberana da Ucrânia, prometeu mais assistência a Kiev em uma reunião virtual entre o chefe do banco e o presidente Vladimir Zelensky.

Suetham
Sênior
Sênior

#8921 Mensagem por Suetham » Seg Fev 13, 2023 9:57 pm

gabriel219 escreveu: Seg Fev 13, 2023 11:57 am Complementando meu post, se eu fosse os Russos, após a tomada de Bakhmut, faria uma ofensiva para estabelecer posições defensivas para preparar contra uma ofensiva Ucraniana, que haverá, assim que receber os Leopard 2, Abrams, Challenger e PT-91, que são carros de combate bem capazes.

A DPR está utilizando Javelin, Milan e NLAW apreendidos e os Russos ainda possuem a vantagem do ar. Então a melhor forma é forçar que os Ucranianos utilizem esses carros de combate em Zaporizhzhia, aonde pode haver uma maior concentração de artilharia e campo aberto o suficiente para facilitar a destruição desses meios.

Alvejar, com mísseis, as pontes em todo o Dniper, deixando pontes somente em Dnipropetrovsk e em Kherson, únicos locais de passagem segura para os carros de combate ocidentais.

Recuar com todos os T-80U/BV e T-72BV para serem modernizados. Os T-72B3M, T-90S, T-80BVM e T-90M são capazes de enfrentar os carros de combate ocidentais com Relitk e 3BM60.

Me parece que o sistema de controle de fogo termal dos T-72B3 - antigos, instalados agora nos T-72BV modernizados e T-62M - bem decentes, com identificação boa para alvos a 4 km:

Essa Brigada utiliza T-80BV e T-72BV.

Outra coisa que precisam corrigir é utilizar seus blindados com apoio da aviação, especialmente os Ka-52 e seus mísseis Vikhr, para detectar locais aonde possam haver atiradores ATGM ou até futuramente identificar os Abrams, Leopard 2 e Challengers.

Os Leopard 1 e os T-72 que serão também doados não mudarão nada a dinâmica. Aliás, não sei qual munição os Leopard 1 usarão, talvez bem consigam ser efetivos com qualquer coisa a mais que um T-62M.

A Krasnopol foi acelerada a produção, vai ser uma baita aliada contra os novos carros de combate ocidentais. Os Russos possuem ainda a vantagem nos seus e deveriam usar mais isso, usando bombas guiadas a grande altitude, já que IRIS-T e S-300 estão instalados em áreas mais vitais, como em cidades na Ucrania e não nos frontes, onde somente existem Manpads.

O que me estranha é a forma apressada em que querem entregar a Ucrânia os Challengers e os Leopard 2, até mesmo antes dos Leopard 1, previstos somente para Agosto. Esses dois serão entregues em Março ou inicio de Abril, o que me diz pouco ou nenhun tempo para treinamento mais avançado e preparação da logísticanecessária para seu uso.

Os Bradleys já estão na Alemanha, devem ser entregues no mesmo período. Os Leopard 1 devem estar sendo recondicionados para serem enviados.

Já o Abrams, ninguém sabe, uns citam agosto e outros só no final de 2023.

Eu sinceramente acho que haverá um Armistício no inicio do verão.

Não sei se o @Suetham concorda com as colocações.
Por partes:
gabriel219 escreveu: Seg Fev 13, 2023 11:57 am Complementando meu post, se eu fosse os Russos, após a tomada de Bakhmut, faria uma ofensiva para estabelecer posições defensivas para preparar contra uma ofensiva Ucraniana, que haverá, assim que receber os Leopard 2, Abrams, Challenger e PT-91, que são carros de combate bem capazes.
A força das linhas defensivas russas na prática ainda não foi realmente testada. A Rússia tem mão de obra em quantidade agora e continua a retirar equipamentos do armazenamento, mas a qualidade da força parece relativamente baixa e isso limita potencial ofensivo e opções de emprego. Por exemplo, eles ainda dependem da infantaria aerotransportada e naval em pontos-chave ao longo da frente como reserva, para contra-ataques e força de assalto principal. Essas unidades protegem o pessoal mobilizado, mas parecem ter perdido parte da vantagem ofensiva devido às substituições. Depois de Soledar, a situação em torno de Bakhmut parece cada vez mais precária para a Ucrânia, e não ficaria surpreso se eles finalmente se retirassem da cidade. No entanto, a Ucrânia tem fortes linhas defensivas fora de Slavyansk/Kramatorsk, enquanto a Rússia parece mal posicionada para sustentar o ímpeto.
gabriel219 escreveu: Seg Fev 13, 2023 11:57 am Outra coisa que precisam corrigir é utilizar seus blindados com apoio da aviação, especialmente os Ka-52 e seus mísseis Vikhr, para detectar locais aonde possam haver atiradores ATGM ou até futuramente identificar os Abrams, Leopard 2 e Challengers.
Essa é uma das críticas que eu tenho sobre o VKS.
gabriel219 escreveu: Seg Fev 13, 2023 11:57 am Os Leopard 1 e os T-72 que serão também doados não mudarão nada a dinâmica. Aliás, não sei qual munição os Leopard 1 usarão, talvez bem consigam ser efetivos com qualquer coisa a mais que um T-62M.
Não será usado como ponta da lança. Muito útil para emboscadas e para apoiar a infantaria com fogo direto. O mesmo tipo de função do T-62M.
gabriel219 escreveu: Seg Fev 13, 2023 11:57 am O que me estranha é a forma apressada em que querem entregar a Ucrânia os Challengers e os Leopard 2, até mesmo antes dos Leopard 1, previstos somente para Agosto. Esses dois serão entregues em Março ou inicio de Abril, o que me diz pouco ou nenhun tempo para treinamento mais avançado e preparação da logísticanecessária para seu uso.
Concordo aqui. Der Spiegel afirma que soldados ucranianos começaram a treinar em tanques Leopard 2 e devem estar de volta à Ucrânia no final de março. Isso colocaria o tempo de treinamento entre 6 a 8 semanas, o que parece curto, considerando o quão diferentes eles são dos tanques soviéticos. Com esse tempo de treinamento, os ocidentais terão uma surpresa inesperada e amarga quando virem os Leopard 2 lançando suas torres no ar com a mesma facilidade com que os tanques da série T. O único CC ocidental que tem um alto grau de sobrevivência da tripulação e reparabilidade após a explosão de munição é o Abrams.
gabriel219 escreveu: Seg Fev 13, 2023 11:57 am Eu sinceramente acho que haverá um Armistício no inicio do verão.
Eu duvido.

Suetham
Sênior
Sênior

#8922 Mensagem por Suetham » Seg Fev 13, 2023 10:00 pm

gabriel219 escreveu: Seg Fev 13, 2023 11:34 am 40 viaturas são, mais ou menos, 3 BTGs em curso. Realmente não me parece uma ofensiva além do push inicial por toda linha de Zaporizhzhia. Creio que talvez a alternativa para os Russos seja realmente ataques precursores de desminagem cobertos pela artilharia, para depois se iniciar uma ofensiva na região.
Existem versões mais longas das filmagens do ataque fracassado, especialmente as consequências, onde muitos dos veículos russos anteriormente rotulados como destruídos simplesmente foram recuperados. Muitas das vezes parece que quando ficou claro que a coluna estava aparentemente presa em um campo minado com a artilharia inimiga se concentrando, a maioria das tripulações simplesmente saltou a pé em vez de continuar tentando sair de um campo minado, o que foi bastante sensato. Também parece que os ucranianos não saturaram a área com artilharia por qualquer motivo (falta de tubos/munições no alcance; preocupados com a contrabateria russa; querendo tentar capturar/salvar eles mesmos os veículos russos abandonados, etc...), a quantidade de veículos perdidos não era tão grande quanto inicialmente retratada porque os russos conseguiram recuperar parte do material abandonado mais tarde, o único porém é que ainda são dezenas de veículos destruídos, o total é estimado em mais de 70 como vc bem disse alguns posts atrás desacreditando desta alegação.

Com base no fato de que os russos conseguiram retirar alguns veículos presos, acredito que seja mais provável que a artilharia ucraniana atingindo uma coluna tenha sido suprimida/destruída pela aviação e/ou artilharia russa, o que permitiu aos russos limpar um caminho através do campo minado e recuperar os veículos. Este seria um bom estudo de caso sobre porque é importante tirar fotos e vídeos com cautela, já que você pode estar vendo apenas uma parte muito seletiva de toda a imagem. Eu vi 2 vídeos com essa mesma interpretação, podendo ser verdade ou não.
gabriel219 escreveu: Seg Fev 13, 2023 11:34 am Mas se a Rússia quiser ganhar essa Guerra, precisa declarar guerra total aos Ucranianos eatacar alvos de valor estratétigo, como centros de comando global, centros nervosos e não apenas concentração de força, posições defensivas e sistemas logísticos limitados.
Não há como garantir vitória da Rússia sem atacar as linhas logísticas da Ucrânia. A Rússia pecou muito nisso, seja por falta de capacidade ou realmente não fizeram o menor esforço para isso, de qualquer forma, a guerra de atrito que ocorreu entre maio - mais ou menos - até agosto não reduziu a capacidade da Ucrânia, porque as linhas logísticas, infra civil, pontes, torres de comunicação, redes C2 entre outros estavam intactos. Não se garante uma vitória em uma guerra de atrito mantendo o inimigo abastecido. A menos que declarasse ATO ou Guerra à Ucrânia é que eles teriam a "permissão" de atacar esses alvos, isso só foi permitido quando Surovikin assumiu. O grande X agora é saber o quanto dessa infra toda ainda se mantém em pé, dado que ocorreu alguns ataques com mísseis, outros com o Shahed, fica difícil quantificar isso, além de começarem a atacar as linhas logísticas da Ucrânia.

EduClau
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2676 vezes
Agradeceram: 850 vezes

#8923 Mensagem por EduClau » Seg Fev 13, 2023 10:07 pm

Coisa rara aqui:

Fake

sds

gabriel219
Sênior
Sênior

#8924 Mensagem por gabriel219 » Seg Fev 13, 2023 11:15 pm

Um dos motivos de eu acreditar que a Ofensiva ainda não ocorreu:

As tropas acumuladas ainda não foram ao fronte e ainda estão em fase de concentração. Haveria mais dados do Mi6 e do DSGI informando concentrações de Kursk até Rostov-on-Don.

Suetham
Sênior
Sênior

#8925 Mensagem por Suetham » Ter Fev 14, 2023 10:31 am

T-84 "Oplot" ucraniano avistado em ação perto de Kupiansk, isso deve significar que a 3ª Brigada de Tanques ucraniana foi movida para lá. Os ucranianos os têm guardado durante toda a guerra. Praticamente visto apenas uma vez na época em que os russos saíram de Kiev. Ao longo de todo o ano passado, toda vez que há uma foto deles, eles estão impecavelmente limpos, sem nenhum efeito pessoal da equipe do lado de fora.

Responder