juarez castro escreveu:PRick escreveu:juarez castro escreveu:Perguntas:
Como o SUE vai fazer defesa aérea da fropta?
alguém aqui já viu um SUE num combate aéreo contra uhhh um F 18???
Dá vontade de se jogar no chão e chorar, equnto o SUE curva pra engajar, o F18 já curvo, manete lá na frente, proa a Adie........
A pergunta continua: ele vai continuar lá...será????
Grande abraço
PS: continuem pensando nas pulgas..
Mas curvas para quê? Qual foi o último combate em que um caça foi abatido por outro com tiros de canhão? Mesmo em combates WVR se usou mísseis IR de curto alcance. Ora na Guerra Aérea Moderna o que prevalece é a consciência situacional. A Grande Vantagem dos F-18 sobre os SUE, não é seu poder de manobra, mas a possibilidade de usar mísseis BVR. No que tange a ataque naval e terrestre os SUE não ficam a dever em nada aos F-18, ainda mais se falarmos da versão A.
Por sinal, o próprio desenvolvimento dos F-18A, C e E levam isto em consideração, já que nunca foi dado importância a velocidade máxima e ao poder de manobra ar-ar para eles, pelo contrário, o F-17 Cobra parece ser um caça ar-ar superior aos F-18. E o conceito básico, mesmo dos F-22 é dar prioridade aos sistemas e a furtividade, porque a capacidade de manobrabilidade deixou de ser preponderante nos resultados dos combates aéreos, daí também o conceito empregado na modernização dos F-5, que perderam um dos canhões.
[ ]´s
Eu sei disto Prick, eu apenas fiz uma "broma" sobre o assunto SUE, porque elenão serve como caça de defesa da frota, razão de ser do atual PA da MB,.como tu bem afirmaste ele é um atacante naval e não teria chance nenhuma num ambiente BVR, mas ainda se porventura num cenário onde não houvesse a presença do BVR, e o combate fosse en gajado no curto,
nem sempre a situação de conciência operacional privilegia o uso do missil IR curto, como alaz ficou claro nos embates realizados após Cuzex.
Grande abraço
Da mesma forma que os A-4, mas na situação atual os A-4 servem quase que exclusivamente como treinadores e criadores de doutrina, mas operacionalmente falando, os SUE são muitooooo superiores aos A-4 da maneira que estão. Não estou fazendo oposição entre SUE e F-18, mas entre SUE e A-4 modernizados. Me parece que os SUE serão muito mais em conta de comprar para usarmos durante uns 10 anos. E ainda permaneceram com capacidade ampliada porque já dispõe de todos os armamentos modernos integrados, ficando apenas a integração de um míssel BVR, já no caso do A-4 teríamos que homologar todos os armamentos, integrá-los para operação em NAE´s, já que não tenho conhecimento de nenhum A-4 operando armas modernas a partir de um NAE.
Além disso, iríamos somar os SUE aos A-4, não vamos ficar sem o segundo modelo. Minha posição é a seguinte, do momento em que são disponibilizados os SUE, com preços muito baixos, a modernização dos A-4 fica sem sentido. Por ser mais cara, muito mais lenta, além de não somar nada de significativo aos SUE, porque integrar mísseis BRV nos SUE, não pode ser mais complicado que modernizar e homologar os A-4 em tudo.
Gente, poderemos ter SUE lançanados todo o tipo de armamento, dos AMX-M ou F-5M, em função de ataque. Com sistemas de auto-defesa melhores que os 02 modelos citados. Porque nisto a França anda muitooo avançada.
Os SUE poderão fazer defesa de frota(CdF), melhor que os A-4 atualmente, os 02 modelos são igualmente inadaptados para serem vetores primários de CdF.
Agora, estou pensando em receber cada SUE, por menos de 5 milhões com armamentos e todas as peças sobressalentes, e apoio de treinamento. Lembrem-se os SUE atuaram no São Paulo por longo tempo, e os franceses podem nos vender os 02, além do principais armamentos usados pelos SUE´s, AM-39 e Magic II.
[ ]´s