Mundo Árabe em Ebulição
Moderador: Conselho de Moderação
- EDSON
- Sênior
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
Re: Mundo Árabe em Ebulição
Eu creio que isto é coisa dos americanos para evitar toda influência de Assad no Norte sírio. Assad vai dizer que não gosta e tal mas o estado confederado curdo é fato.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
E convenhamos, os curdos merecem esse Estado a tanto tempo desejado e necessário.EDSON escreveu:Eu creio que isto é coisa dos americanos para evitar toda influência de Assad no Norte sírio. Assad vai dizer que não gosta e tal mas o estado confederado curdo é fato.
http://www.youtube.com/watch?v=aftoBdrjm7Q
FE americanas junto as tropas curdas.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5925 vezes
- Agradeceram: 3338 vezes
O problema dos curdos se estabelecerem em um estado federado na Síria, é que isso vai abrir uma pressão enorme sobre a Turquia, e também sobre o Iraque, posto que, de fato, os curdos não irão ficar apenas na Síria. Uma união eventual de um estado federado curdo-sírio ao território, já federado na prática, no norte do Iraque, seria apenas questão de tempo. E isso deve embalar os piores pesadelos dos militares e políticos turcos, já que eles seriam o próximo passo na direção efetiva da realização de um pais curdo.
Tem quem goste, e tem quem não goste dessa idéia na região. O tempo irá mostrar até onde essa idéia pode vingar, ou não.
abs.
Tem quem goste, e tem quem não goste dessa idéia na região. O tempo irá mostrar até onde essa idéia pode vingar, ou não.
abs.
Carpe Diem
- prp
- Sênior
- Agradeceu: 127 vezes
- Agradeceram: 427 vezes
Os curdos iraquianos já tinham um estado autônomo no Iraque, eles só não tinham exército, mas tinham total autonomia de Bagdah.FCarvalho escreveu:O problema dos curdos se estabelecerem em um estado federado na Síria, é que isso vai abrir uma pressão enorme sobre a Turquia, e também sobre o Iraque, posto que, de fato, os curdos não irão ficar apenas na Síria. Uma união eventual de um estado federado curdo-sírio ao território, já federado na prática, no norte do Iraque, seria apenas questão de tempo. E isso deve embalar os piores pesadelos dos militares e políticos turcos, já que eles seriam o próximo passo na direção efetiva da realização de um pais curdo.
abs.
Um estado independente é coisa de tempo.
Na Síria eu acho que o Assad não vai se opor a um Estado independente deles.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Com a confederação curda contendo duas federações, a síria e a iraquiana, a parte turca vai sofrer uma pressão ENORME. No Irã também vai, mas lá é bem mais controlado.prp escreveu:Os curdos iraquianos já tinham um estado autônomo no Iraque, eles só não tinham exército, mas tinham total autonomia de Bagdah.FCarvalho escreveu:O problema dos curdos se estabelecerem em um estado federado na Síria, é que isso vai abrir uma pressão enorme sobre a Turquia, e também sobre o Iraque, posto que, de fato, os curdos não irão ficar apenas na Síria. Uma união eventual de um estado federado curdo-sírio ao território, já federado na prática, no norte do Iraque, seria apenas questão de tempo. E isso deve embalar os piores pesadelos dos militares e políticos turcos, já que eles seriam o próximo passo na direção efetiva da realização de um pais curdo.
abs.
Um estado independente é coisa de tempo.
Na Síria eu acho que o Assad não vai se opor a um Estado independente deles.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
- FCarvalho
- Sênior
A questão de fundo é: e se dos curdos resolverem passar de uma federação/confederação para um Estado de verdade? A Turquia simplesmente irá bater palmas e dizer sejam bem vindos? Duvido.
O que pode vir depois disso é o que deve preocupar.
abs.
abs.
Carpe Diem
- wagnerm25
- Sênior
- Agradeceu: 83 vezes
- Agradeceram: 198 vezes
Os Peshmergas já devem estar enjoados de tanto abater esses caras do ISIS como se fossem ratos num barril. Verdadeira várzea esse ataque.
- joaolx
- Sênior
- Agradeceu: 101 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
No norte do Iraque e da Siria já constituem um estado de facto duvido que queiram algo menos que a independencia ou uma autonomia muito alargada com vista a uma independencia futura...FCarvalho escreveu:A questão de fundo é: e se dos curdos resolverem passar de uma federação/confederação para um Estado de verdade? A Turquia simplesmente irá bater palmas e dizer sejam bem vindos? Duvido.
abs.
- FCarvalho
- Sênior
A esta altura dos acontecimentos, os curdos não vão aceitar nada menos que a independência. Fato é no entanto, que se isto vier a acontecer, é muito provável que teremos mais uma guerra na região para lidar. Porque os turcos simplesmente não vão ficar parados ver um Estado Curdistão ser criado bem na cara deles sem fazer nada.
Então a pergunta que fica é: os 'tanques' vão rolar?
A ver.
abs.
A ver.
abs.
Carpe Diem
- joaolx
- Sênior
FCarvalho escreveu:A esta altura dos acontecimentos, os curdos não vão aceitar nada menos que a independência. Fato é no entanto, que se isto vier a acontecer, é muito provável que teremos mais uma guerra na região para lidar. Porque os turcos simplesmente não vão ficar parados ver um Estado Curdistão ser criado bem na cara deles sem fazer nada.
A ver.
abs.
Duvido muito que os USA deixem que isso aconteça
Por outro lado a admissão da Turquia á união europeia tem estado desde sempre num impasse por causa do problema curdo...
Vão ser tempos interessantes
- FCarvalho
- Sênior
Pois é. Se hoje tudo parece muito confuso por ali, veremos então como fica assim que os curdos resolverem-se dar seu grito de independência.
abs.
abs.
Carpe Diem
- wagnerm25
- Sênior
- Agradeceu: 83 vezes
- Agradeceram: 198 vezes
Dos territórios que ocupam, só o Irã e a Turquia tem capacidade de interromper o processo de independência Curda. No Iraque o exército não consegue nem confrontar o ISIS, o que dirá os Peshmergas. Na Síria da mesma forma. O Assad não consegue se livrar dos rebeldes, sejam eles do ISIS, Al Qaeda, etc, o que dirá se livrar do YPG/YPJ.FCarvalho escreveu:Pois é. Se hoje tudo parece muito confuso por ali, veremos então como fica assim que os curdos resolverem-se dar seu grito de independência.
abs.
- joaolx
- Sênior
Correto nesses dois países que referes existe um Curdistão ainda não de direito mas de fato pelo menos...wagnerm25 escreveu:Dos territórios que ocupam, só o Irã e a Turquia tem capacidade de interromper o processo de independência Curda. No Iraque o exército não consegue nem confrontar o ISIS, o que dirá os Peshmergas. Na Síria da mesma forma. O Assad não consegue se livrar dos rebeldes, sejam eles do ISIS, Al Qaeda, etc, o que dirá se livrar do YPG/YPJ.FCarvalho escreveu:Pois é. Se hoje tudo parece muito confuso por ali, veremos então como fica assim que os curdos resolverem-se dar seu grito de independência.
abs.
- FCarvalho
- Sênior
Eu acho até que para o bem do que restar da própria Síria, se sobrar eventualmente alguma coisa, depois desta guerra civil, para o Assad mandar, um pais curdo formado por pedaços da Síria e do Iraque poderia ser algo bem visto pelos russos, nem que fosse só para deixar os turcos putos da vida. O que não é raros eles gostarem de fazer.
Afinal, o Curdistão já nasceria, tal qual seus vizinhos, sentado em cima de um poço de dinheiro em petróleo, e os investimentos em infraestrutura de exploração e comercialização nãos seria nada desprezível. Americanos e europeus sabem disso. E os chineses também.
Neste sentido, eu não duvido nada que o pais deles já nasça com certos apoios de peso por ali, mesmo que Irã e Turquia não gostem muito da ideia. Mas enfim. para os próprios curdos é melhor meio país com apoio de peso, do que um país inteiro sem ninguém por ele.
abs.
Afinal, o Curdistão já nasceria, tal qual seus vizinhos, sentado em cima de um poço de dinheiro em petróleo, e os investimentos em infraestrutura de exploração e comercialização nãos seria nada desprezível. Americanos e europeus sabem disso. E os chineses também.
Neste sentido, eu não duvido nada que o pais deles já nasça com certos apoios de peso por ali, mesmo que Irã e Turquia não gostem muito da ideia. Mas enfim. para os próprios curdos é melhor meio país com apoio de peso, do que um país inteiro sem ninguém por ele.
abs.
Carpe Diem