Amigos, boa noite.
Mais um interessante artigo sobre o Rafale que tive a paciência de ler e traduzir.
O SONHO DO PILOTO DE CAÇA: As Capacidades do Rafale
MILITARY & AEROSPACE ELECTRONICS
Air Marshal (Retd) BK Pandey
SP Aviation
18 de julho de 2011
O Dassault Rafale é o primeiro caça já projetado, desde a origem, como avião de combate OMNIROLE. Ele tem a capacidade de executar diferentes tarefas de combate complexas durante a mesma surtida, seja de ataque ao solo, combate ar-ar além do alcance visual (BVR), ou interceptações. O Rafale, da francesa Dassault Aviation, foi o mais recente e mais potente avião de combate bimotor a surgir no cenário da aviação militar no alvorecer do século 21.
VARIANTES
Uma maravilha tecnológica, o Rafale está disponível em três variantes distintas: Rafale C, monoposto para operações de combate a partir de terra; Rafale M, monoposto para operações embarcadas; e Rafale B, biposto para operações de combate baseadas em terra. As três variantes compartilham estrutura e sistema de armas/missão comuns. As diferenças entre as versões naval e terrestre é apenas em relação ao trem de pouso e ao gancho de parada instalado na parte traseira da fuselagem. O Rafale tem um desempenho equilibrado entre os regimes subsônico e supersônico, tanto nas configurações pesadas como nas configurações ar-ar, mais leves. Além disso, os modos de acompanhamento do terreno (“terrain following”) permitem ao Rafale voar automaticamente, sem ser observado, em aturas muito baixas, em todos os climas e condições, otimizando sua capacidade de sobrevivência em um ambiente de ameaça elevada. A característica de bimotor também aumenta significativamente a capacidade de sobrevivência em missões de longo alcance em terrenos inóspitos, selva, montanhas, desertos e oceanos. Além disso, oferece um alto grau de segurança contra a colisão com pássaros durante a operação a muito baixa altitude.
CAPACIDADE OMNIROLE
Para a Dassault Aviation, o Rafale é o primeiro avião de combate já concebido como OMNIROLE. Ele tem a capacidade de realizar diferentes tarefas complexas de combate durante a mesma surtida, seja de ataque ao solo, combate ar-ar além do alcance visual (BVR) ou interceptações. Seus concorrentes classificam suas aeronaves como "multi-role" ou "swing role”. Tecnologicamente, o conceito OMNIROLE coloca o Rafale em uma classe exclusiva, com integração consistente de sistemas a bordo, para atender às diversas exigências da missão, como tem sido demonstrado durante as operações na Líbia. A Dassault introduziu a capacidade OMNIROLE para missões ar-ar e ar-terra com o padrão "F2", na Força Aérea e na Marinha francesas, em 2006. O Presidente Executivo da Dassault Aviation, Charles Edelstenne disse: "Nosso caça está empregando suas capacidades OMNIROLE neste teatro, permitindo-lhe desempenhar as tarefas de defesa aérea, ataque em profundidade, apoio aéreo aproximado, antinavio, reconhecimento e reabastecimento aeronaves amigas, tudo a partir de distantes bases em terra ou de porta-aviões, em missões com duração de até sete horas."
CAPACIDADE DE MISSÃO – ALCANCE E PODER DE FOGO
O Rafale tem sistema de missão/armas no estado da arte e magnífica capacidade de transporte de carga. Projetado como um caça high-tech compacto, é capaz de transportar uma enorme carga de tanques de combustível, bombas e mísseis – mais de 15.000 kg de carga de entre combustível e armamento transportado – uma grande marca para uma aeronave com peso vazio inferior a 10 toneladas. A aeronave é capaz de transportar uma grande variedade de armas, incluindo diversas combinações de armas guiadas de precisão, com grande alcance “stand-off”. Em seu peso máximo autorizado, o Rafale pode decolar com duas vezes e meia o seu peso vazio – mais do que qualquer outro caça de sua categoria. Além disso, pode carregar armas e “pods” conjuntamente com tanques externos de combustível, o que lhe dá o benefício de combinar uma missão de longo raio de ação com o máximo poder de fogo. Esta capacidade também concede à aeronave uma flexibilidade inigualável no planejamento e execução da missão. Atualmente, o avião está certificado para operar as seguintes armas:
• MICA: mísseis BVR ar-ar de interceptação, combate e autodefesa, em versões com guiagem final IR (infravermelho) e EM (eletromagnética);
• AASM: armas de precisão modulares, ar-superfície, autopropulsadas, de alcance stand-off, guiadas por inercial/GPS e inercial/GPS + kits de orientação IR, ou com a futura variante de orientação inercial/GPS + laser;
• SCALP: mísseis “stand-off” de longo alcance;
• Exocet: mísseis antinavio;
• Bombas guiadas a laser;
• Armas ar-superfície convencionais;
• Canhão interno Nexter 30 M 791 de 30 milímetros e alta potência, capaz de disparar 2.500 tiros por minuto;
• Meteor: o próximo míssil ar-ar de ultralongo alcance;
• Armas selecionadas pelos clientes;
Obs. do tradutor: os dois últimos itens não se enquadram na classificação de “certificados”.
PROJETADO, DESDE O INÍCIO, PARA TODAS AS MISSÕES
O Rafale foi projetado, desde o início do programa, para substituir todos os tipos de aeronaves em serviço nas forças francesas e assumir todos os seus papéis: defesa aérea e policiamento do espaço aéreo, ataques ar-terra e ar-mar; dissuasão nuclear e reconhecimento aéreo. O Rafale está programado para se tornar a única aeronave de combate operada pela Força Aérea e a Marinha francesas. O Rafale é um verdadeiro caça OMNIROLE: sua capacidade multitarefa é significativamente melhorada graças à gestão simultânea de todas as missões pelo sistema de navegação e armas da aeronave, juntamente com a habilidade dos pilotos MULTIROLE, doravante capazes de agir como "Gerentes de Batalha".
UM SISTEMA DE MISSÃO REVOLUCIONÁRIO, COM O MELHOR EM SENSORES E FUSÃO DE DADOS
O Rafale está equipado com os sensores mais avançados tecnologicamente:
• Um radar de varredura eletrônica de matriz ativa (AESA);
• Um sistema de guerra eletrônica e de autoproteção integrada (SPECTRA);
• Um sistema optrônico do setor frontal (FSO);
• Um link de dados (Link 16 ou enlace de dados nacional).
Por meio de uma fusão de dados otimizada, os sistemas fornecem ao piloto uma consciência completa e precisa situação tática.
RADAR AESA: O FUTURO DA DEFESA AÉREA
O radar AESA do Rafale é o radar de caça mais avançado em sua categoria. A antena AESA proporciona alcances de detecção e de rastreamento superiores, agilidade de varredura eletrônica e capacidade de rastrear alvos dentro ou fora o perímetro de busca, além de altíssima resolução no mapeamento de terreno com os modos radar de abertura sintética (SAR). O radar AESA do Rafale também permite voar em muito baixa altura sobre terreno não mapeado, nos modos de piloto automático acoplado, sem condições visuais. Radares com antena de varredura eletrônica de matriz ativa são projetados para rastrear todos os grupos de alvos, e podem realizar acompanhamento durante a busca – “track while search”. O monitoramento é realizado a uma taxa de atualização otimizada, mesmo estando mesmo fora do volume de busca.
SENSORES AVANÇADOS
O Rafale está equipado com os sensores e equipamentos mais avançados tecnologicamente, como:
• Sistema optrônico do setor frontal (FSO);
• Sistema integrado de guerra eletrônica e de autoproteção (SPECTRA);
• Enlaces de dados; sistema reconhecimento aéreo e observação (AREOS).
Por meio de uma fusão de dados otimizada, esses sistemas proporcionam ao piloto consciência completa e exata da situação tática.
Sistema optrônico do setor frontal (FSO):
Desenvolvido pela Thales e pela Sagem, o sistema FSO é totalmente integrado à aeronave. Operando em comprimentos de onda optrônicos, é imune à interferência de radar e fornece detecção e identificação furtiva de longo alcance, rastreamento de alvos múltiplos por alta resolução angular, e laser para determinação de distância para alvos aéreos, marítimos e terrestres. O FSO interno fornece uma imagem ampliada por zoom óptico (alvos no solo ou no ar), com distância medida pelo laser incorporado ao sistema. A capacidade de aproximação furtiva do FSO é especialmente valiosa no policiamento do espaço aéreo e interceptações, onde a imagem TV do alvo proporciona a detecção e identificação visual precoce de manobras suspeitas.
SPECTRA: Este é um sistema totalmente interno de guerra eletrônica, que deixa todos os cabides disponíveis para a utilização de armas, tanques de combustível ou pods.
A interferência em ameaças radar, laser, mísseis e os lançamentos de engodos (chaffs e flares) são realizados de acordo com as últimas informações de inteligência disponíveis na hora do lançamento da missão. O SPECTRA é totalmente integrado ao sistema de missão, proporcionando geolocalização e dados de identificação da ameaça para o processo de fusão de dados.
Enlaces de dados (“data link”): enlaces de dados permitem o compartilhamento de uma visão tática comum entre os alas e entre a formação e os centros de comando e controle. Eles proporcionam uma consciência situacional superior para todos os participantes, abrangendo componentes das forças no ar, mar e terra. Por meio do processo de fusão de dados, adiciona ainda maior capacidade para o Rafale, colocando-o de fato em uma classe superior, com uma capacidade de executar uma real gestão de batalha.
AREOS: O pod de reconhecimento aéreo e sistema de observação desenvolvido pela Thales permite fotografar, de dia ou à noite, em todas as altitudes, com capacidade de transmissão instantânea dessas fotos, em vôo, para uma estação terrestre. O notável desempenho global de seus sensores de reconhecimento de grande alcance “stand-off” significa que o AREOS pode ser considerado como um recurso pré-estratégico.
MELHORIAS À VISTA, QUANTO À CAPACIDADE OPERACIONAL
A partir de 2013, o Rafale será entregue com o novo radar de varredura eletrônica de matriz ativa (AESA). Conhecido por ser o radar de caça mais avançado em sua categoria, a tecnologia do novo radar AESA da Thales oferece muitas vantagens operacionais, tais como: alcance superior em detecção e rastreamento; agilidade de varredura eletrônica; capacidade de rastrear alvos dentro ou fora do domínio de busca; além da altíssima resolução de mapeamento do solo com modos de radar de abertura sintética (SAR). Ele também proporciona cobertura de vigilância aumentada em azimute, e confiabilidade significativamente melhorada, graças à com a introdução dos novos módulos de transmissão/recepção redundantes. Esta nova variante do RBE 2 será totalmente compatível, em termos de alcance de detecção, com o futuro míssil ar-ar de ultralongo alcance Meteor. O radar AESA do Rafale também permite voar em muito baixa altura, sobre terreno não mapeado, nos modos de piloto automático acoplado sem condições visuais. As outras melhorias que foram aprovadas incluem um novo detector de mísseis lançados e uma nova geração de FSO, que irão proporcionar melhor performance de detecção e identificação de alvos. Todos estes sistemas irão aumentar significativamente a efetividade de combate OMNIROLE do Rafale contra as ameaças cada vez mais modernas.
CAPACIDADE DE DISSUASÃO
A capacidade de dissuasão do Rafale é derivada dos seguintes atributos:
• O grande alcance de missão, que abre novas opções estratégicas;
• O poder de fogo irrestrito, com todos os tipos de armas;
• A comprovada capacidade de projeção de poder e interoperabilidade;
• A superioridade aérea sustentada, baseada em excelente fusão de dados e tecnologia de sensores;
• A arquitetura aberta.
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