Viktor Reznov escreveu: ↑Sex Fev 22, 2019 5:13 pm
Marcelo Ponciano escreveu: ↑Sex Fev 22, 2019 12:54 pm
Fico pensando que resposta militar temos para isso. Em tese os Astros 2020 podem destruir essas baterias de S300 com facilidade, e não precisa nem MTC 300, os foguetes de saturação S60 já alcançariam a base venezuelana. O S300 não é capaz de fazer frente à artilharia de saturação. Mas eles devem ser posicionados o quanto antes, depois que um conflito estourar nenhuma aeronave da FAB conseguirá se aproximar o suficiente posicionar os Astros.
Se posiciona agora será manchete internacional. Se não se posiciona para evitar a escalada de tensões, e o pior dos cenários se confirmar, nós estaremos com sérios problemas.
Edit: pelo google maps o aeroporto onde supostamente estão os S300 está apenas 15 km da fronteira. Saturação com S30 já resolve o problema.
Pra fazer uso de artilharia de saturação, o Brasil precisaria primeiro de munição pra isso.
E não temos? Todo ano disparam foguetes S30 e S60 do Forte de Santa Bárbara, em Formosa-GO. Acho que até os Astros dos Fuzileiros Navais comparecerem para dar uns tiros.
O que não tem operacional ainda, pelo que sei, são mísseis com guiagem. O MTC 300 só tem protótipos e acho que ia sair S60 guiado por GPS mas não sei o que fizeram desse projeto.
Pelo que não temos mísseis com guiagem. Mas foguetes para saturação o Brasil tem que ter.
O fato dos S-300 estarem lá é pretexto o suficiente pra um ataque preventivo. Se considerar que o S-300 restringe vôos em território Nacional, trata-se de uma agressão estrangeira. Na matéria há um decreto do tipo.
Eu moveria os Astros Mk6 e pagaria pra ver. Estão no Aeroporto de Santa Helena, o risco de efeito colateral ali é mínimo.
O próximo passo seria destruir as pontes em El Dorado, para evitar que cheguem reforços.
Não podemos ficar esperando.
Não digo ataque preventivo. Mas se essa história de S300 for real é uma provocação que tem que ter resposta.
Na crise das lagostas com a França o presidente (era qual general mesmo?) não pensou duas vezes, mandou a MB ir peitar os navios da Marinha francesa, mesmo a MB sendo...bem...sendo o que era e é.
Que país é esse que peita a França por uma pescaria e não peita mísseis russos no seu quintal com a Venezuela?
A única resposta a altura da provocação é posicionar os Astros. Mesmo que outros equipamentos surtam efeito. A questão aqui é psicológica e se resume a devolver em moeda do mesmo valor.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)