Leasing Mirage2000C/B (Tópico Final)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#871 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Abr 22, 2006 9:40 pm

Acho que um padrão "selva" todo verde fica melhor, você não acha?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#872 Mensagem por Alcantara » Sáb Abr 22, 2006 10:09 pm

Marechal-do-ar escreveu:Acho que um padrão "selva" todo verde fica melhor, você não acha?

Mas Marechal, um padrão todo verde foge das características necessárias para uma camuflagem efetiva em aeronaves de superioridade aérea / interceptação. Se formos verificar como é o ambiente onde eles irão operar, veremos que o cinza / azulado é o mais efetivo piois é que mais se mimetiza com o meio em que eles operam.

Veja:



Imagem

Imagem




Editado pela última vez por Alcantara em Sáb Abr 22, 2006 10:21 pm, em um total de 1 vez.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#873 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Abr 22, 2006 10:10 pm

Mas Alcantara, esses M2000C vão operar no solo!!!




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#874 Mensagem por Alcantara » Sáb Abr 22, 2006 10:33 pm

Marechal-do-ar escreveu:Mas Alcantara, esses M2000C vão operar no solo!!!

No solo? Como? Não serão operados pelo GDA? A função do GDA é Defesa Aérea!!!!
Bueno, de cierto eso es solamente una broma, jejeje :lol: … pero en todo caso, sí no fue, ¿tiene fuentes? :twisted:


Saludos




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
interregnum
Avançado
Avançado
Mensagens: 599
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 2:59 pm

#875 Mensagem por interregnum » Dom Abr 23, 2006 2:15 am

Marechal-do-ar escreveu:Mas Alcantara, esses M2000C vão operar no solo!!!



Cuidado senhores, todos os termos jocosos que temos dirigido a FAB nos últimos anos têm voltado para nos castigar sobre a forma de professias concretizadas.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#876 Mensagem por Bolovo » Dom Abr 23, 2006 3:07 am

Alcantara escreveu:Então pintemo-los com aquele cinza azulado que se usa no padrão AMX... vai ficar bem em uma aeronave de superioridade aérea e interceptação! :lol:

Prefiro o cinza proposto pelo Rudnei Cunha!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Adelphi
Moderador
Moderador
Mensagens: 354
Registrado em: Qua Jul 20, 2005 1:21 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#877 Mensagem por Adelphi » Dom Abr 23, 2006 11:04 am

Eu achei aquele cinza claro muito feio! Prefiro até o padrão francês que já foi definido para os nossos.




Rodrigo Bendoraytes
"O principal objetivo da guerra é a paz."
Sun Tzu
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#878 Mensagem por César » Dom Abr 23, 2006 3:37 pm

Alcantara escreveu:Mas Marechal, um padrão todo verde foge das características necessárias para uma camuflagem efetiva em aeronaves de superioridade aérea / interceptação. Se formos verificar como é o ambiente onde eles irão operar, veremos que o cinza / azulado é o mais efetivo piois é que mais se mimetiza com o meio em que eles operam.

Concordo plenamente. Mas aí vem aquela pergunta que fiz na época da incorporação do primeiro F-5Br...

Por que não pintaram o F-5 de cinza! :?: A missão dele não é superioridade aérea :?:

Acho a pintura verde e aquela azul mais bonita que a cinza, mas esta é(me parece) mais adequada para missões como a dos F-5 e M2000.

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#879 Mensagem por Luís Henrique » Dom Abr 23, 2006 3:51 pm

Uma cor que eu acho linda é a do meu avatar.

Imagem




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#880 Mensagem por Alcantara » Dom Abr 23, 2006 3:59 pm

César escreveu:... Concordo plenamente. Mas aí vem aquela pergunta que fiz na época da incorporação do primeiro F-5Br...

Por que não pintaram o F-5 de cinza! :?: A missão dele não é superioridade aérea :?:

Mas César, isso depende da função principal da aeronave (ou do esquadrão). Se não, vejamos. Os F-5 de Santa Cruz são utilizados como caças táticos. O 1º Grupo de Caça sempre teve ênfase em apoio tático, o que deve ser fruto, talves, da experiência da Segunda Guerra Mundial. Dado o seu emprego, nada mais natural do que se utilize um padrão de camuflagem "tático", como o SEA (South East Asia) empregado por este esquadrão desde o início da operação dos F-5. Já o 1º/14º Grupo de Aviação, ao contrário, sempre teve ênfase em superioridade aérea e por isso suas aeronaves possuíam o padrão de camuflagem cinza característico deste tipo de missão.

Tudo depende da função principal em que a aeronave é empregada.



Abraços!!!




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#881 Mensagem por César » Dom Abr 23, 2006 4:04 pm

Mas César, isso depende da função principal da aeronave (ou do esquadrão). Se não, vejamos. Os F-5 de Santa Cruz são utilizados como caças táticos. O 1º Grupo de Caça sempre teve ênfase em apoio tático, o que deve ser fruto, talves, da experiência da Segunda Guerra Mundial. Dado o seu emprego, nada mais natural do que se utilize um padrão de camuflagem "tático", como o SEA (South East Asia) empregado por este esquadrão desde o início da operação dos F-5. Já o 1º/14º Grupo de Aviação sempre teve ênfase em superioridade aérea e por isso suas aeronaves possuíam o padrão de camuflagem cinza característico deste tipo de missão.

Tudo depende da função principal em que a aeronave é empregada.

Graaande Alcantara, valeu pela explicação :wink:

Isso quer dizer que o F-5M se tornará em um caça de apoio tático :?: Sua função principal vai ser CAS :?:

Não me parece, então, muito lógico armá-lo com um Grifo-F, R-Darter e tudo mais, e não dar a ele bombas inteligentes, se a sua principal fução é Close Air Suport.

Em suma: Os AMX e A-29(mais adequados para apoio tático que os Tiger) devem ter a sua pintura verde característica, enquanto os F-5Br deveriam ser pintados de cinza. Mas isso, pelo menos até agora, não ocorreu.... :roll:

Abraços!

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#882 Mensagem por Alcantara » Dom Abr 23, 2006 4:22 pm

César escreveu:... Isso quer dizer que o F-5M se tornará em um caça de apoio tático :?: Sua função principal vai ser CAS :?:

Isso vai depender do esquadrão. Ou do quadro tático! :lol:

Os F-5 são caças táticos. Foram usados desta forma no Vietnam. A função sencundária deles é defesa aérea / superioridade aérea local. Caças de defesa aérea não precisam ir muito longe. :wink: De uma maneira bem simplista, é só decolar e ficar orbitando e aguardando a incursão inimiga para poder engajá-los, tipo uma MIGCAP. Justamente por essa função de defesa aérea é que existe a necessidade de radar, mísseis e aviônicos modernos, sem os quais não poderia ser um caça eficiênte.

Por outro lado, não se espera que o F-5 faça escolta de um grupo de ataque profundamente dentro do território inimigo. Isso ficaria a cargo de caças de superioridade aérea "genuínos", capazes de levar a guerra para dentro do território inimigo e tomar-lhe o domínio aéreo, tais como o F-15, o Typhoon, o Su-35, etc. :lol:

É por isso que eu digo: o F-5 é um caça tático e de defesa aérea, não de superioridade aérea!


Abraços!!!




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#883 Mensagem por César » Dom Abr 23, 2006 5:52 pm

Ainda assim, no Brasil eles são praticamente a única defesa aérea que temos, tirando-se a dúzia de M2000. Ou seja, mesmo que o F-5 tenha sido projetado para atuar como apoio tático, a coisa aqui muda de figura pois (1): Já temos outros aviões para isso(vide AMX e A-29), (2): Não temos quase nada além dos F-5 para defesa aérea.

Portanto creio que a missão principal dele, aqui no Brasil, deveria ser Defesa Aérea. Mas é melhor eu deixar pra lá pois estou ficando sem argumentos :lol: :lol:

Abraços :wink:

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#884 Mensagem por Alcantara » Dom Abr 23, 2006 6:11 pm

César escreveu:... Portanto creio que a missão principal dele, aqui no Brasil, deveria ser Defesa Aérea.

E, dependendo do GAv, é. No 1º/14º Grupo de Aviação a função primária é Defesa Aérea!!! :lol:


Abraços!!!




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#885 Mensagem por César » Dom Abr 23, 2006 6:14 pm

Alcantara escreveu:
César escreveu:... Portanto creio que a missão principal dele, aqui no Brasil, deveria ser Defesa Aérea.

E, dependendo do GAv, é. No 1º/14º Grupo de Aviação a função primária é Defesa Aérea!!! :lol:


Abraços!!!

Cacilda, mas agora os F-5M do 1º/14º GAv estão pintados de verde, South East Asia!!!! :P A era do cinza acabou!!! :wink:




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Responder