NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8656 Mensagem por Penguin » Ter Jun 07, 2011 10:54 pm

papagaio escreveu:Penguin
O que são as aeronaves de vigilância marítima previstas no primeiro slide ?
Abs,
Seriam os S-2 Turbo Tracker ASW e Early Warning?

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8657 Mensagem por Penguin » Ter Jun 07, 2011 11:15 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

Notícias do Rafale na Aviation Week:

http://www.aviationweek.com/aw/generic/ ... s%20Emerge
Plans For Further Rafale Upgrades Emerge
Jun 7, 2011
By Robert Wall
Paris
Imagem
With a new round of Rafale upgrades nearing completion, the French military and defense industry are starting to look at the long-term future of the twin-engine fighter.
...
Abraços,

Justin
Interessante artigo.

Como se suspeitava, uma M88 mais potente vai requerer modificações profundas no Rafale.
But that’s not to say that elements such as the radar cross section are not already being considered as design changes are implemented. To support a 9-ton thrust version of the M88 turbojet—sought by potential export customer United Arab Emirates—Rafale’s engine intakes would have to be increased by about 1.5 cm. To help mitigate any negative impact on the fighter’s RCS, some material changes may be made as part of the modification if it goes into production.
[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8658 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 07, 2011 11:48 pm

Cara, 1,5 cm numa boca de mais de 50cm, e algumas modificações de materiais, é isso que são modificações profundas? :lol:

Esse Rafale tá lascado mesmo...

Imagino o que se teria de modificar num Gripen-NNG... :roll: :lol:

E essa de "como se suspeitava", com ar de quem descobriu um grande segredo-secreto de alguma coisa muito escondida foi dez. :lol: :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18746
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2493 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8659 Mensagem por knigh7 » Ter Jun 07, 2011 11:50 pm

Penguin escreveu:
knigh7 escreveu: Não é o que foi evidenciado na mais recente apresentacão divulgada da MB sobre os cronogramas de reaparelhamento.
Veja os PDs 14 e 16: a data de recebimento do novo caca coincide com a entrada em operacão do novo P.A.:

http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... e-maquinas

A MB está certa: está cheia de navio-sucata para substituir antes de pensar em operar um novo caca com restricões num P.A.
http://www.alide.com.br/joomla/images/notas/SaboiaPRM2011/SaboiaPRM2011-16.jpg

24 entre 2023 e 2030
24 entre 2030 e 2047 (neste periodo provavelmente nenhum caça de 4G estará em fabricação. Provavelmente será algum caça de 5G)
Adquirir um caca de 4,5G é adequado para agora. Para o finzinho dessa década e início da de 2020, onde vão estar F35 e PAK FA Naval voando por ai (no KUZNETSOV), seria bobagem a MB adquiri o caca do Fx2 para o novo PA.
Em meados da década de 2020 seria bobagem a MB adqui




Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8660 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 07, 2011 11:53 pm

Bobagem se todos os aviões de quem tem planos de 5ºG, forem de 5ºG, não serão. Na verdade, serão uma minoria pelo que se vê em termos de tendência.

A MB já disse, oficialmente, que vai comprar o FX da FAB numa versão naval, se houver.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8661 Mensagem por Penguin » Ter Jun 07, 2011 11:55 pm

Carlos Mathias escreveu:Cara, 1,5 cm numa boca de mais de 50cm, e algumas modificações de materiais, é isso que são modificações profundas? :lol:

Esse Rafale tá lascado mesmo...

Imagino o que se teria de modificar num Gripen-NNG... :roll: :lol:

E essa de "como se suspeitava", com ar de quem descobriu um grande segredo-secreto de alguma coisa muito escondida foi dez. :lol: :lol: :lol: :lol:
1,5 cm a mais requer reprojetar as entradas de ar e adotar novos materiais para não aumentar o RCS. Seria um Rafale NG.
A novas turbinas não seria plug and play com se dizia.

Imagem




Editado pela última vez por Penguin em Qua Jun 08, 2011 12:03 am, em um total de 2 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18746
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2493 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8662 Mensagem por knigh7 » Ter Jun 07, 2011 11:56 pm

Carlos Mathias escreveu:Cara, 1,5 cm numa boca de mais de 50cm, e algumas modificações de materiais, é isso que são modificações profundas? :lol:

Esse Rafale tá lascado mesmo...

Imagino o que se teria de modificar num Gripen-NNG... :roll: :lol:

E essa de "como se suspeitava", com ar de quem descobriu um grande segredo-secreto de alguma coisa muito escondida foi dez. :lol: :lol: :lol: :lol:
Talvez teria de se modificar até mais num GripenNG. Mas com certeza mesmo se a modificacão sendo maior, seria a um custo bem menor. Sabe como é, a Dassault e seus precinhos por servicos "bem camaradas"...




Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8663 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jun 08, 2011 12:02 am

Sim, esses franceses malignos e os suecos e suas mágicas de photoshop. :lol:

E gostei dessa de "custo bem menor com modificações muito maiores", é o mundo de Walt Disney, o dos desenhos. :lol: :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8664 Mensagem por Andre Correa » Qua Jun 08, 2011 12:03 am

Carlos Mathias escreveu:A MB já disse, oficialmente, que vai comprar o FX da FAB numa versão naval, se houver.
Mas não nessa década ainda... ela só prevê a entrada em operação entre 2023 a 2030... até lá muita agua vai passar por debaixo dessa ponte... particularmente, não acredito que será a mesma, pois a MB estaria a cometer um grave erro em operar uma aeronave 4.5++G de 2023 até 2047... por mais ++++ que coloquem nessa aeronave, dificilmente estará a altura dos adversários... a não ser que os NAes nunca se aproximem de qualquer continente, pois teremos várias aeronaves 5G a voar mundo a fora...




Audaces Fortuna Iuvat
PRick

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8665 Mensagem por PRick » Qua Jun 08, 2011 12:04 am

Penguin escreveu:
Justin Case escreveu:Amigos,

Notícias do Rafale na Aviation Week:

http://www.aviationweek.com/aw/generic/ ... s%20Emerge
Abraços,

Justin
Interessante artigo.

Como se suspeitava, uma M88 mais potente vai requerer modificações profundas no Rafale.
But that’s not to say that elements such as the radar cross section are not already being considered as design changes are implemented. To support a 9-ton thrust version of the M88 turbojet—sought by potential export customer United Arab Emirates—Rafale’s engine intakes would have to be increased by about 1.5 cm. To help mitigate any negative impact on the fighter’s RCS, some material changes may be made as part of the modification if it goes into production.
[]s
Aumentar 1,5 cm requer uma alteração profunda? Nada indica isso, haverá muitas modificações, porém, nada indica uma mudança muito grande na célula em si.

[]´s




PRick

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8666 Mensagem por PRick » Qua Jun 08, 2011 12:08 am

Carlos Mathias escreveu:Cara, 1,5 cm numa boca de mais de 50cm, e algumas modificações de materiais, é isso que são modificações profundas? :lol:

Esse Rafale tá lascado mesmo...

Imagino o que se teria de modificar num Gripen-NNG... :roll: :lol:

E essa de "como se suspeitava", com ar de quem descobriu um grande segredo-secreto de alguma coisa muito escondida foi dez. :lol: :lol: :lol: :lol:
Incrível algumas deduções por aqui, os caras são engenheiro aeronáuticos muito feras, vão modificar profundamente para por mais 1,5 cm ou 15 milímetros. :twisted: :twisted: Isso realmente vai mudar completamente o RCS do caça!!! :shock: :shock:

[]´s




Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8667 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jun 08, 2011 12:08 am

:lol: :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18746
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2493 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8668 Mensagem por knigh7 » Qua Jun 08, 2011 12:11 am

Carlos Mathias escreveu:Bobagem se todos os aviões de quem tem planos de 5ºG, forem de 5ºG, não serão. Na verdade, serão uma minoria pelo que se vê em termos de tendência.

A MB já disse, oficialmente, que vai comprar o FX da FAB numa versão naval, se houver.
Tem certeza?
A USAF/USN/USMC não vão substituir todos cacas de 4,5G por 5 Geracão (incluindo a versão a nova versão) da Boeing?

é evidente que os europeus vão atrasar a entrada de um 5Geracão tripulado (é prevista a entrada em 2030) pois estão "duros" bem como atraram de forma exponencial a entrada em operacão e seu desenvolvimentos de seus Rafale e Typhoon.
OS F-22 dão uma surra nos Typhoons. Uma prova da grande superioridade é que quando um Tiffie "derrubou" um Raptor houve um estardalhaco. O que não ocorre quando ocorre o contrário. É natural serem "surrados". Por mais que os europeus com seus "bairrismos" e um tiquinho de inveja por não terem um 5 G tripulada não reconhecam.




Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8669 Mensagem por Justin Case » Qua Jun 08, 2011 12:15 am

Amigos, boa noite.

É justo crer que um motor mais potente (20% no caso) irá requerer maior massa de ar para funcionar com a máxima eficiência.
Creio que se possa operar com a entrada de ar antiga, mas isso não permitirá obter todo o resultado possível do motor e deverá empurrar sua maior eficiência velocidades maiores, talvez para a faixa do transsônico.
O novo motor para o F-18 provavelmente também não poderá fugir desta lógica.

Para quem já tem uma frota de quase 100 aeronaves, como a França, por exemplo, há que se pensar.
Por mais simples que seja (tecnicamente) a modificação na entrada de ar, irá requerer imobilização das aeronaves para realizar os trabalhos em "retrofit". Além disso, por muito tempo haverá uma operação e uma logística despadronizada.

Para um cliente novo, não chega a ser um problema, pois basta ajustar a entrada de ar para os novos requisitos, testar e produzir.

Abraços,

Justin




Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8670 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jun 08, 2011 12:16 am

Ahã...

Pelo jeito devem ter reaberto a linha do F-22 então ... :roll: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Ah, o F-35 ... :lol: :lol: :lol: :lol:




Responder