TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6180 vezes
Agradeceram: 3476 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#86176 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 06, 2025 3:22 pm

Túlio escreveu: Dom Abr 06, 2025 12:52 pm
FCarvalho escreveu: Dom Abr 06, 2025 12:40 pm Segundo uma matéria do site "Revista Militar" cintando fontes da Reuters que teriam acesso a informações a partir de pessoal envolvido nas negociações, a FAB\Governo estariam negociando a encomenda de até 72 novos caças Gripen para o Brasil, onde o modelo C\D entraria como uma alternativa para tentar baratear os custos de aquisição.
Esta reportagem já se espalhou pela internet, e pelos canais de youtube, mas continua carecendo de melhores e maiores explicações, e fontes mais convincentes.
A ver.
Reuters? 🤦‍♂️
BTW, de onde iam tirar SETENTA E DOIS Gripen C/D sem gastar os tubos para botar todos em ponto de bala e ainda modernizá-los, sem o que se tornam pouco mais do que AMX e F-5 com F-404?
Que eu saiba, o que há de mais crível aconteceu no fim do ano passado, quando o surpreendente (porque me parece estar sendo um MINDEF bem acima do mínimo desejável) assinou uma Carta de Intenção para até mais 25% do pedido original (ou seja, de 36 para 45) em troca de a Suécia assinar por 4 C/KC-390, o que foi feito; e já neste 2025 o pedido sueco foi oficializado.
Como dizes, a ver se "nós" cumprimos a "nossa" parte.
Eu acho que o governo foi pego de surpresa com a Suécia fechando já agora no começo do ano a parte que lhe cabia na assinatura do Mou do ano passado entre ambos MD. Mas a pressa dos suecos se justifica, assim como a tradicionalíssima omissão estatal em relação à Defesa também deve ser, a estas alturas, bem conhecida e reconhecida por eles. Então, talvez eles tenham dado um pequeno empurrãozinho para o negócio do acréscimo sair o quanto antes.

O problema é que o orçamento deste ano está fechado, sem nada além de 1 ou 2 unidades a receber, e abrir uma brecha nele para remendar contrato é como tentar fazer o Vasco não cair para a segundona do brasileirão mais uma vez, o que é quase certo acontecer, por óbvio. :twisted:

No mais, pelo que entendi, a ideia seria dividir uma nova encomenda entre C\D e E\F a fim de tentar diminuir os custos, o que é uma puta de uma burrice, já que, matematicamente falando, quanto maior a quantidade, maior o choro por descontos. E comprar C\D não é uma boa ideia para os suecos, que estão com as suas linhas todas ocupadas produzindo E\F para nós e para eles, com mais os colombianos agora, e outros 2 ou 3 países à espera de decisões próximas. Qual sentido teria isso, quando o Gripen parece estar decolando pelo menos a nível de América Latina?

No fim, não seria justificável - e muito pouco plausível na frente dos vizinhos - a maior economia latino americana ficar esmolando junto aos suecos a fim tentar ganhar descontos para comprar mais caças a si a preços e condições de 10 anos atrás. Como se fôssemos meros mendigos e pedintes. [001] :oops: [005]

Bom, eu duvido até que adendo contratual saia em curto prazo, mas vai que a o pessoal envolvido faça a pressão certa nas pessoas certas, quem sabe funciona. A caça da FAB está literalmente indo à lona em menos de cinco anos. E se nada for feito, vamos ser o quinto maior país do mundo com a menor frota de caças do mundo. Fazer o que.

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6732 vezes
Agradeceram: 7037 vezes
Contato:

#86177 Mensagem por Túlio » Dom Abr 06, 2025 4:04 pm

FCarvalho escreveu: Dom Abr 06, 2025 3:22 pm
Túlio escreveu: Dom Abr 06, 2025 12:52 pm
Reuters? 🤦‍♂️
BTW, de onde iam tirar SETENTA E DOIS Gripen C/D sem gastar os tubos para botar todos em ponto de bala e ainda modernizá-los, sem o que se tornam pouco mais do que AMX e F-5 com F-404?
Que eu saiba, o que há de mais crível aconteceu no fim do ano passado, quando o surpreendente (porque me parece estar sendo um MINDEF bem acima do mínimo desejável) assinou uma Carta de Intenção para até mais 25% do pedido original (ou seja, de 36 para 45) em troca de a Suécia assinar por 4 C/KC-390, o que foi feito; e já neste 2025 o pedido sueco foi oficializado.
Como dizes, a ver se "nós" cumprimos a "nossa" parte.
Mas a pressa dos suecos se justifica (...)
E ainda podemos fazer um pequeno off-topic aqui: a "palatabilidade" do já obsoleto 130, a ponto de a própria Suécia ter dado muitos sinais de que o compraria em vez do moderníssimo 390, se prendia à tradicional fiabilidade dos americanos aos olhos dos europeus: me parece que este barquinho começou a fazer água agora... :wink:
FCarvalho escreveu: Dom Abr 06, 2025 3:22 pm E comprar C\D não é uma boa ideia para os suecos, que estão com as suas linhas todas ocupadas produzindo E\F para nós e para eles
Eles têm menos de cem C/D operacionais, o E/F só estará com todas as capacidades full-op na próxima década e há uma Rússia de cara feia ali do lado (e os EUA dando um 👎 do outro) ainda por cima.

Tu venderias a espinha dorsal da tua DA num momento desses? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
EduClau
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2654 vezes
Agradeceram: 840 vezes

#86178 Mensagem por EduClau » Dom Abr 06, 2025 6:06 pm

FCarvalho escreveu: Dom Abr 06, 2025 12:36 pm Segundo o último vídeo de sexta feira do excelente canal AVGAS no Youtube, a FAB irá repintar todos os seus Gripen E com um novo padrão de camuflagem "tipo onça", a partir de uma tinta com capacidades de absorção de ondas de radar e também de diminuir a assinatura térmica dos caças.
A fonte disso não são aquelas matérias idiotas de 1º de Abril do site Poder Aéreo?
FAB anuncia que todos os caças F-39 Gripen receberão camuflagem digital stealth
...
Pintura inspirada no padrão de pelagem da onça-pintada
...
A implementação começará ainda este ano, e os primeiros caças com a camuflagem stealth devem ser apresentados durante o Dia do Aviador, em outubro. O prazo para aplicar a pintura em toda a frota é 1º de abril do ano que vem.
Sds

FCarvalho
Sênior
Sênior

#86179 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 07, 2025 11:16 am

Túlio escreveu: Dom Abr 06, 2025 4:04 pm
FCarvalho escreveu: Dom Abr 06, 2025 3:22 pm Mas a pressa dos suecos se justifica (...)
E ainda podemos fazer um pequeno off-topic aqui: a "palatabilidade" do já obsoleto 130, a ponto de a própria Suécia ter dado muitos sinais de que o compraria em vez do moderníssimo 390, se prendia à tradicional fiabilidade dos americanos aos olhos dos europeus: me parece que este barquinho começou a fazer água agora... :wink:
FCarvalho escreveu: Dom Abr 06, 2025 3:22 pm E comprar C\D não é uma boa ideia para os suecos, que estão com as suas linhas todas ocupadas produzindo E\F para nós e para eles
Eles têm menos de cem C/D operacionais, o E/F só estará com todas as capacidades full-op na próxima década e há uma Rússia de cara feia ali do lado (e os EUA dando um 👎 do outro) ainda por cima.
Tu venderias a espinha dorsal da tua DA num momento desses? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
De minha parte os suecos jogaram verde para colher maduro, e torço para que consigam. Haverá pressão interna da FAB em cima do MD, congresso e governo para que pelo menos a repactuação do contrato original seja feita, mesmo que isso renda um par de caças.
E não duvidaria que os últimos AMX, que serão retirados de operação em dezembro, assim como a desativação do esquadrão, também sirvam ao longo do ano como argumento em favor de mais Gripen E\F. A FAB vai cozinhar o assunto em fogo brando durante 2025 até conseguir o que precisa, e por óbvio, o governo tem a obrigação de lhe dar.
Claro, a fazenda nacional com certeza irá trabalhar contra, mas este é um assunto muito "delicado" ao governo de plantão, e tudo o que eles não querem é arrumar problemas com as ffaa's às vésperas da sucessão presidencial, dado que a imagem do próprio governo já está muito desgastada em todas os setores da sociedade. Mais um para ajudar a alavancar os argumentos contra seria um verdadeiro tiro no pé.
Vamos ver como resolvem a questão. Nem que a solução seja acatada somente no ano que vem, como de praxe.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#86180 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 07, 2025 11:27 am

EduClau escreveu: Dom Abr 06, 2025 6:06 pm
FCarvalho escreveu: Dom Abr 06, 2025 12:36 pm Segundo o último vídeo de sexta feira do excelente canal AVGAS no Youtube, a FAB irá repintar todos os seus Gripen E com um novo padrão de camuflagem "tipo onça", a partir de uma tinta com capacidades de absorção de ondas de radar e também de diminuir a assinatura térmica dos caças.
A fonte disso não são aquelas matérias idiotas de 1º de Abril do site Poder Aéreo?
FAB anuncia que todos os caças F-39 Gripen receberão camuflagem digital stealth
...
Pintura inspirada no padrão de pelagem da onça-pintada
...
A implementação começará ainda este ano, e os primeiros caças com a camuflagem stealth devem ser apresentados durante o Dia do Aviador, em outubro. O prazo para aplicar a pintura em toda a frota é 1º de abril do ano que vem.
Sds
Não tinha visto esta "matéria" no poder aéreo. Mas é com certeza uma questão de "1o de Abril" já tradicionais no canal.

Como o AVGAS não é 'especializado' em Defesa, creio que eles pegaram corda no negócio e repetiram na edição de sexta feira. Acho que ninguém por lá desmentiu e nem eles se deram o trabalho de confirmar a informação com a própria FAB, que nem liga para essas coisas, e já conhece a brincadeira há tempos.

Mas que seria legal, isso seria. :mrgreen:

A tal da tinta que deixaria o caça mais furtivo de fato é a única parte real de tudo isso, mas ninguém realmente sabe o que fizeram dela, e a FAB não comenta sobre o assunto, mesmo quando questionada.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#86181 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 07, 2025 11:39 am

Eu ainda tenho sérias dúvidas quanto à possível repactuação do contrato original do Gripen E\F no que tange o aspecto financeiro e quantitativo. Mas, é a melhor opção que temos no momento para conseguir mais alguns caças para a FAB e não ter de apelar para compras de oportunidade. Isto praticamente sepultaria o programa.

Quanto ao valor que SAAB e Embraer acordaram na compra dos KC-390, o avião está cotado hoje em valores que variam de 85 a 120 milhões de dólares, de forma que 4 unidades vão custar no máximo uns 480 milhões de dólares, mais CLS, treinamento, etc. Isto não deve ultrapassar os 600\700 milhões de dólares, se muito.

A pergunta é: quantos Gripen E\F nós conseguiremos de fato adicionar ao contrato original com esse valor a preços e condições de 2014 :?:

Carpe Diem
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2876 vezes
Agradeceram: 1166 vezes

#86182 Mensagem por J.Ricardo » Seg Abr 07, 2025 11:45 am

FCarvalho escreveu: Dom Abr 06, 2025 12:40 pm Segundo uma matéria do site "Revista Militar" cintando fontes da Reuters que teriam acesso a informações a partir de pessoal envolvido nas negociações, a FAB\Governo estariam negociando a encomenda de até 72 novos caças Gripen para o Brasil, onde o modelo C\D entraria como uma alternativa para tentar baratear os custos de aquisição.

Esta reportagem já se espalhou pela internet, e pelos canais de youtube, mas continua carecendo de melhores e maiores explicações, e fontes mais convincentes.

A ver.
Eu vi algo disso também, mas no meu entendimento seria para completar os 72 e não mais 72, e que além dos E/F, também viriam modelos C para baratear a compra.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
FCarvalho
Sênior
Sênior

#86183 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 07, 2025 11:56 am

J.Ricardo escreveu: Seg Abr 07, 2025 11:45 am
A ver.
Eu vi algo disso também, mas no meu entendimento seria para completar os 72 e não mais 72, e que além dos E/F, também viriam modelos C para baratear a compra.
Para ser honesto, eu estou em dúvida se seriam mais 72 unidades ou completar 72 unidades.
No caso da primeira hipótese, se estaria falando em obter as 108 unidades propaladas há muito tempo atrás, e que a FAB teria aberto mão desde a quase falência das entregas do caça, vide que nenhum cronograma se sustenta.
Acho mais provável que seria a segunda opção, pois isto dispensaria a aquisição de apenas 36 novas unidades, que poderiam ser divididas entre a repactuação do contrato e um novo lote de apenas 24 unidades no máximo.
O governo, obviamente, vai jogar pelo quanto menos melhor.

Carpe Diem
Responder