Eu acho que o governo foi pego de surpresa com a Suécia fechando já agora no começo do ano a parte que lhe cabia na assinatura do Mou do ano passado entre ambos MD. Mas a pressa dos suecos se justifica, assim como a tradicionalíssima omissão estatal em relação à Defesa também deve ser, a estas alturas, bem conhecida e reconhecida por eles. Então, talvez eles tenham dado um pequeno empurrãozinho para o negócio do acréscimo sair o quanto antes.Túlio escreveu: Dom Abr 06, 2025 12:52 pmFCarvalho escreveu: Dom Abr 06, 2025 12:40 pm Segundo uma matéria do site "Revista Militar" cintando fontes da Reuters que teriam acesso a informações a partir de pessoal envolvido nas negociações, a FAB\Governo estariam negociando a encomenda de até 72 novos caças Gripen para o Brasil, onde o modelo C\D entraria como uma alternativa para tentar baratear os custos de aquisição.
Esta reportagem já se espalhou pela internet, e pelos canais de youtube, mas continua carecendo de melhores e maiores explicações, e fontes mais convincentes.
A ver.Reuters?
BTW, de onde iam tirar SETENTA E DOIS Gripen C/D sem gastar os tubos para botar todos em ponto de bala e ainda modernizá-los, sem o que se tornam pouco mais do que AMX e F-5 com F-404?
Que eu saiba, o que há de mais crível aconteceu no fim do ano passado, quando o surpreendente (porque me parece estar sendo um MINDEF bem acima do mínimo desejável) assinou uma Carta de Intenção para até mais 25% do pedido original (ou seja, de 36 para 45) em troca de a Suécia assinar por 4 C/KC-390, o que foi feito; e já neste 2025 o pedido sueco foi oficializado.
Como dizes, a ver se "nós" cumprimos a "nossa" parte.
O problema é que o orçamento deste ano está fechado, sem nada além de 1 ou 2 unidades a receber, e abrir uma brecha nele para remendar contrato é como tentar fazer o Vasco não cair para a segundona do brasileirão mais uma vez, o que é quase certo acontecer, por óbvio.

No mais, pelo que entendi, a ideia seria dividir uma nova encomenda entre C\D e E\F a fim de tentar diminuir os custos, o que é uma puta de uma burrice, já que, matematicamente falando, quanto maior a quantidade, maior o choro por descontos. E comprar C\D não é uma boa ideia para os suecos, que estão com as suas linhas todas ocupadas produzindo E\F para nós e para eles, com mais os colombianos agora, e outros 2 ou 3 países à espera de decisões próximas. Qual sentido teria isso, quando o Gripen parece estar decolando pelo menos a nível de América Latina?
No fim, não seria justificável - e muito pouco plausível na frente dos vizinhos - a maior economia latino americana ficar esmolando junto aos suecos a fim tentar ganhar descontos para comprar mais caças a si a preços e condições de 10 anos atrás. Como se fôssemos meros mendigos e pedintes.
![[001]](./images/smilies/001.gif)

![[005]](./images/smilies/005.gif)
Bom, eu duvido até que adendo contratual saia em curto prazo, mas vai que a o pessoal envolvido faça a pressão certa nas pessoas certas, quem sabe funciona. A caça da FAB está literalmente indo à lona em menos de cinco anos. E se nada for feito, vamos ser o quinto maior país do mundo com a menor frota de caças do mundo. Fazer o que.