Parece que só vai voar no ano que vem mesmo, segundo o cronograma.
Outra lapada no projeto do Gripen do nosso lado.
Era para ser na Embraer, mas...
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Mai 30, 2024 6:45 pm
por Pablo Maica
Aeropuerto de Linkoping, escenario privilegiado de los nuevos elevadores y alerones del Gripen E de SAAB
En las fotos enviadas a Infodefensa, se puede observar un caza Gripen E monoplaza recién salido de la línea de producción en Linkoping, completamente imprimado y sin pintar, aparcado en el patio junto a otro caza Gripen con los colores y marcas de Fligvapnet.
Segúnse informó, se trata del primer modelo de série con las nuevas modificaciones introducidas en el diseño del caza.
En cuanto a las dos modificaciones conocidas, la primera tiene que ver con los nuevos canards, y la segunda con el ala rediseñada y las nuevas superficies aerodinámicas, los elevons interiores y exteriores, rediseñados con un área mayor. Los canards tienen una nueva forma y tamaño, y se han reposicionado unos centímetros en el fuselaje delantero.
Alguém faz ideia de quantos Gripen F tem hoje sendo montados na Suécia?
Nas mídias de defesa da vida andam dizendo que são dois modelos sendo produzidos neste momento.
Mas o cronograma da FAB não informa em nenhum momento quando e quantos serão entregues deste modelo.
Se o primeiro voar ano que vem, e as entregas terminando em 2027, sendo 8 aviões comprados, pelo menos 2 a 3 unidades terão de ser entregues anualmente até esta data a partir do ano que vem.
É provável que a Embraer entregue o primeiro de 15 a serem produzidos aqui também já no ano que vem. 15 unidades a serem entregues em 3 anos dá 5 Gripen E por ano, além dos biplace.
Ou seja, 7 a 8 aviões por ano entre 2025 e 2027.
A FAB definitivamente não tem orçamento para isso. Nem agora, nem depois.
Novos atrasos e procrastinações a vista.
Para não falar em mais 15 potencialmente a serem encomendados do contrato atual com os suecos em troca dos KC.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Jun 05, 2024 10:27 pm
por arcanjo
abs.
arcanjo
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Jun 06, 2024 12:05 pm
por FCarvalho
Se entendi corretamente o que vi, há bem mais de uma célula hoje em produção na Embraer, o que é uma excelente notícia, já que 15 unidades monplace devem sair dali de agora até 2027.
A ver se isto realmente acontece de fato.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Jun 06, 2024 12:07 pm
por FCarvalho
Campanha de REVO do Gripen com KC-390 está prevista para 2025-26
Por Fernando “Nunão” De Martini*
O Poder Aéreo acabou de participar de uma visita da imprensa (Press Trip) às instalações da Embraer e Saab em Gavião Peixoto (SP) e esta é uma das várias novidades que mostraremos numa série de matérias que começa agora.
Mais uma boa notícia em meio a tantas coisas ruins acontecendo ao mesmo tempo.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Jun 06, 2024 12:16 pm
por FCarvalho
Primeiro caça F-39 Gripen produzido no Brasil avança para a montagem final
Além desta aeronave, um segundo caça está finalizando a montagem estrutural e um terceiro iniciará a produção em julho.
Para quem precisa entregar 5 caças por ano entre 2025 e 2027, ter apenas 3 unidades em linha até o presente momento é no mínimo broxante.
Produção SAAB = 8 Gripen F
Produção Embraer = 15 Gripen E
Entregas até Junho\2024 via SAAB = 8 unidades
Saldo Entregas SAAB = 5 Gripen E
Bom, pelo cronograma atual, a FAB deve receber este ano mais 3 unidades do Gripen E, seguidas de outras 3 unidades em 2025, 10 unidades em 2026 e 11 unidades em 2027.
A SAAB deve zerar a entrega de Gripen E em 2024 e 2025, com 3 e 2 caças caças respectivamente.
O Gripen E montado agora na Embraer será entregue em 2025, totalizando os 6 caças monoplace de acordo com o cronograma.
O Gripen F voa ano que vem, mas sua entrega, assim como dos demais, não está explicitada no cronograma da FAB.
A Embraer tem uma célula finalizando a fase de montagem das estruturas por agora, e outra que irá começar seu processo de montagem em julho. Podemos presumir que neste ritmo ambas devem ser entregues em 2026.
Bom, a Embraer tem que entregar 15 unidades entre 2025 e 2027. Uma será entregue ano que vem. Ao menos outras duas confirmadas na matéria acima em 2026. Os demais 12 tem que ser entregues entre 2026 e 2027, ou seja, 6 unidades por ano. O cronograma da FAB indica 10 unidades em 2026. Deste modo, ao menos 8 terão de ser Gripen E saídos da linha da Embraer, e outras 2 unidades serão Gripen F vindos da SAAB.
É possível confirmar 2 unidades a entregar em 2026 das que hora já estão em produção ou iniciando o seu processo produtivo na Embraer; conquanto, as outras 6 unidades, se for para entregar naquele ano, tem de começar a produzir agora até dezembro. Por enquanto, não se tem informações sobre quando e como isto acontecerá. Mas pessoalmente creio que a empresa não irá obedecer essa lógica, vide o calvário orçamentário por que passa a FAB.
Assim, de 8 Gripen F, subentende-se que 2 unidades devem ser entregues em 2026 e, 6 unidades em 2027. Se tudo correr de acordo com o cronograma.
Resta saber como a Embraer irá lidar com a escassez orçamentária da FAB.
A ver.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sex Jun 07, 2024 8:30 pm
por prometheus
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Dom Jun 09, 2024 1:19 pm
por FCarvalho
Só tem que avisar o pessoal de que a FAB não possui orçamento garantido para 2025 e muito menos para 2026 e 2027 com o governo tentando assaltar até carrinho de bebê em busca de fundos para o bolso furado do erário público.
Como dispus acima, serão 10 caças em 2026 e 11 caças em 2027. Se a FAB mal e porcamente consegue receber 3 míseras unidades, com a fazenda nacional tentando a todo custo cortar até mesmo isso, imagine-se o que vão fazer para os dois últimos anos da gestão atual.
Se Colombia e\ou Peru arrumarem a sua vida com os Gripen para serem produzidos aqui, melhor para nós. Mas a FAB e governo tem que apresentar algo a mais além de um contrato assinado há 10 anos atrás, e sem perspectivas de novas encomendas, mesmo depois de tanto tempo. E não vele dizer que vamos comprar mais 15 em troca de KC-390, já que os suecos sequer anunciaram o resultado da escolha para o seu novo transporte. E se o governo não bancar esse negócio, leia-se, pagar pelos novos Gripen E\F, então pode apostar que os suecos vão de Hércules -J sem o menor pudor.
Bacana para a nossa cara.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Jun 12, 2024 5:46 pm
por FCarvalho
Saab Press Trip 2024: Vimos os dois primeiros Gripen F da FAB na linha de montagem!
"Gripen subiu no telhado"! Voltamos no tempo e iremos de F-16 usados mesmo.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sex Jun 14, 2024 8:31 am
por Aim For The Top
Um palpite:
A FAB está adquirido os f-16 com o intuito de desenvolver uma modernização com a embraer, para poder capacitar a bid num furo projeto de caça, similar ao que os turcos fizeram com os seus f-16.
Seriam desenvolvidos um radar aesa, avionica, MAWS, RWR , sistema de guerra eletrônica, possivelmente pod de reconhecimento etc...
Se pá agente até vende esta modernização para os argentinos, e os sistemas são desenvolvidos em parceria com a INVAP.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sex Jun 14, 2024 10:28 am
por gabriel219
Que a Embraer compre dois F-16 e se vire com isso, tem capacidade e recurso de sobra pra isso. Por que caralhos eu tenho que pagar pra isso?
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sex Jun 14, 2024 10:45 am
por FCarvalho
Nem em seus maiores devaneios a FAB se atreveria a modernizar F-16, já que não se pode mudar um único parafuso de lugar sem autorização.
No mais, esta suposta pauta na verdade revela que os comandos militares das três forças jogaram a toalha e assumiram de vez a pecha terceiro mundista dependente e de subserviência aos interesses dos primos ricos e ao american way off live.
Sejamos honesto com nós mesmos. Nunca houve em nenhum momento da história desse país em que um projeto de nação e/ou Estado desenvolvido sobrevivesse a mais de um mandato eletivo.
Não temos um povo educado para tal empresa, e muito menos governo(s) à altura. Política de Estado nem pensar.
É só ver que vamos levar 30 anos para por termo definitivo ao FX.