tanques e blindados
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Re: tanques e blindados
Aliás, só não embeicei mais por causa dos colegas que saíram porque continuam meus amigos no Facebook. Para quem quiser, só buscar pelo meu nome, Túlio Ricardo Moreira (só fazer copy-paste).
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Re: tanques e blindados
Obrigado, Túlio. Estou meio obsoleto nestas questões virtuais.
Mas gosto muito do tema carros de combate, tenho bastante material no meu computador, costumo a pegar tudo o que posso, sou meio compulsivo nisto, faço cópia do material de texto e também gosto de guardar fotos. Só nesta máquina tenho mais de 2300 fotografias de carros de combate e detalhes, armazenados, tudo dividido em pastas. A informática funciona bem para os malucos como eu.
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Re: tanques e blindados




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Re: tanques e blindados
Fazer com que armas antitanque disparadas contra o veículo detonem antes da hora, mesmo objetivo de toda a gaiola metálica, mas as correntes não quebram caso o veículo bata em algum obstáculo no solo.jeanscofield escreveu:Uma dúvida, qual a utilidade dessas correntes com esferas penduradas na frente do veículo na segunda foto?
Editado pela última vez por Marechal-do-ar em Dom Ago 10, 2014 10:31 pm, em um total de 1 vez.
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Re: tanques e blindados
jeanscofield, as correntes com peso na ponta apareceram a primeira vez na traseira da torre do Merkava a ideia é a mesma da grade, fazer com que a ogiva do rojão detone antes de encostar na chapa blindada ou a espoleta se danifique e o rojão não detone. Deve funcionar senão o sistema não era tão adotado, quanto a munição perfurante cinética não serve para nada.
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Re: tanques e blindados
Tá mais que explicado. Acho que algo parecido podia ser usado nos Leopard 1 nossos, blindagem barata e iria melhorar alguma coisa, acho que para os rojões disparados pelo MARA (Argentina), AT 4 (Brasil), RGP 7 (Bolívia, Peru, Venezuela).
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Re: tanques e blindados
Notem os amigos que uma ogiva básica HEAT detona por contato do iniciador piezoelétrico do detonador com um obstáculo sólido (blindagem, por exemplo). Ao entrar em contato com o alvo, produz uma corrente elétrica que ativa o detonador na distância tão correta quão possível. Não há contato físico entre o detonador e a espoleta. Isso se baseia no Efeito Munroe e vem do século XIX...
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Re: tanques e blindados
Obrigado Marechal-do-ar, JL e Túlio pelas respostas. Eu já tinha visto essas correntes justamente em fotos do Merkava, mas desconhecia que era esta a função.
Jean
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Re: tanques e blindados
É isso Túlio na verdade a espoleta fica salvo engano no final da carga explosiva ela não bate contra nada, corrigindo o que escrevi acima, mas o principio da grade, da tela ou correntes é esse detonar a munição ou danificá-la de um modo que não detone na blindagem. Um dos primeiros a usar isso era o tanque S sueco, que tinha uma grade em frente do casco. Esse tipo de grade que eu colocaria na frente dos Leopard 1 nossos. Link para a fotografia.
http://en.wikipedia.org/wiki/Stridsvagn ... S-tank.jpg
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Re: tanques e blindados
Ganhaste outro "joinha", cupincha, vivo tentando explicar isso...
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Re: tanques e blindados
E aí Túlio da uma olhada na grade do tanque sueco Stridsvagen 103, será que algo parecido não ficava bem na frente dos Leopard 1, coisa barata e que ia parar todos os HEAT de baixa velocidade que viessem de frente contra o casco. Um up-grade bem barato não.
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Re: tanques e blindados
Estão desenvolvendo CAGE pra o Guarani em Santa Maria, daria pra adaptar ao Leo? Claro que sim mas...valeria o custo para um CC com uma década de vida útil?
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Re: tanques e blindados
Na verdade, esse truque é usado desde a segunda guerra...JL escreveu:É isso Túlio na verdade a espoleta fica salvo engano no final da carga explosiva ela não bate contra nada, corrigindo o que escrevi acima, mas o principio da grade, da tela ou correntes é esse detonar a munição ou danificá-la de um modo que não detone na blindagem. Um dos primeiros a usar isso era o tanque S sueco, que tinha uma grade em frente do casco. Esse tipo de grade que eu colocaria na frente dos Leopard 1 nossos. Link para a fotografia.
http://en.wikipedia.org/wiki/Stridsvagn ... S-tank.jpg
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Re: tanques e blindados
Verdade!
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Re: tanques e blindados
O Leo 1 tem só uma década de vida útil, as vezes fico pensando, no custo e no trabalho que se tem aqui no Brasil para usar uma máquina por uns 15 anos somente. Transportar estes veículos, implantar todo um sistema de logística e manutenção, horas e horas de treinamento, comprar munições ( aliás dizem que a quantidade é super baixa não daria nem para começar uma batalha, não sei se é verdade) e aí quando tudo começa a funcionar o equipamento esta ficando com a vida útil vencida.
Agora por é um carro, fazer uma retífica de motor, câmbio, embreagem e suspensão, mas algumas peças aqui e ali e a vida útil aumenta mais 15 anos. Sei que vão dizer velharia, velharia, mas para quem usou M 41 durante décadas e tem problemas de peso, ferrovias e malha viária e considerando os opositores no continente. O Leo 1 funciona bem e se o Brasil tivesse que adquirir outro veículo o Leo 1 deveria ir para outras unidades de segunda linha, pois 200 carros são muito poucos para um país deste tamanho, o Exército Brasileiro deveria ter o dobro no minimo, então não vejo problemas em que se extende-se a vida útil da máquina e fizesse algumas melhorias.
Não gosto muito de postar e comentar coisas do Brasil em termos de organização militar, pois não sou militar, creio que o pessoal é muito conservador e dogmático nas suas doutrinas e sempre serei muito criticado.
Ainda tem M 41 em operação ou mobiliando alguma unidade militar em algum lugar no Brasil? E o que fizeram com os Leo 1 que estavam no osso? E o M 60 ainda esta operando? Se sim então os Leo 1 reformados deveriam substituir estas máquinas. A não ser que exista um programa para algo muito melhor que vá padronizar tudo com qualidade, mas acho que aí o custo é imenso e seria um programa muito grande, o EB já esta envolvido com outros programas em curso.
Por fim como é a questão de munição de 105 mm no Brasil?
Agora por é um carro, fazer uma retífica de motor, câmbio, embreagem e suspensão, mas algumas peças aqui e ali e a vida útil aumenta mais 15 anos. Sei que vão dizer velharia, velharia, mas para quem usou M 41 durante décadas e tem problemas de peso, ferrovias e malha viária e considerando os opositores no continente. O Leo 1 funciona bem e se o Brasil tivesse que adquirir outro veículo o Leo 1 deveria ir para outras unidades de segunda linha, pois 200 carros são muito poucos para um país deste tamanho, o Exército Brasileiro deveria ter o dobro no minimo, então não vejo problemas em que se extende-se a vida útil da máquina e fizesse algumas melhorias.
Não gosto muito de postar e comentar coisas do Brasil em termos de organização militar, pois não sou militar, creio que o pessoal é muito conservador e dogmático nas suas doutrinas e sempre serei muito criticado.
Ainda tem M 41 em operação ou mobiliando alguma unidade militar em algum lugar no Brasil? E o que fizeram com os Leo 1 que estavam no osso? E o M 60 ainda esta operando? Se sim então os Leo 1 reformados deveriam substituir estas máquinas. A não ser que exista um programa para algo muito melhor que vá padronizar tudo com qualidade, mas acho que aí o custo é imenso e seria um programa muito grande, o EB já esta envolvido com outros programas em curso.
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