tanques e blindados

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6754 vezes
Agradeceram: 7056 vezes
Contato:

Re: tanques e blindados

#856 Mensagem por Túlio » Dom Ago 10, 2014 10:26 pm

Aliás, só não embeicei mais por causa dos colegas que saíram porque continuam meus amigos no Facebook. Para quem quiser, só buscar pelo meu nome, Túlio Ricardo Moreira (só fazer copy-paste).

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
JL
Sênior
Sênior
Agradeceram: 63 vezes

#857 Mensagem por JL » Dom Ago 10, 2014 10:26 pm

Obrigado, Túlio. Estou meio obsoleto nestas questões virtuais.
Mas gosto muito do tema carros de combate, tenho bastante material no meu computador, costumo a pegar tudo o que posso, sou meio compulsivo nisto, faço cópia do material de texto e também gosto de guardar fotos. Só nesta máquina tenho mais de 2300 fotografias de carros de combate e detalhes, armazenados, tudo dividido em pastas. A informática funciona bem para os malucos como eu.

Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#858 Mensagem por Túlio » Dom Ago 10, 2014 10:27 pm

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#859 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Ago 10, 2014 10:30 pm

jeanscofield escreveu:Uma dúvida, qual a utilidade dessas correntes com esferas penduradas na frente do veículo na segunda foto?
Fazer com que armas antitanque disparadas contra o veículo detonem antes da hora, mesmo objetivo de toda a gaiola metálica, mas as correntes não quebram caso o veículo bata em algum obstáculo no solo.

Editado pela última vez por Marechal-do-ar em Dom Ago 10, 2014 10:31 pm, em um total de 1 vez.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
JL
Sênior
Sênior

#860 Mensagem por JL » Dom Ago 10, 2014 10:31 pm

jeanscofield, as correntes com peso na ponta apareceram a primeira vez na traseira da torre do Merkava a ideia é a mesma da grade, fazer com que a ogiva do rojão detone antes de encostar na chapa blindada ou a espoleta se danifique e o rojão não detone. Deve funcionar senão o sistema não era tão adotado, quanto a munição perfurante cinética não serve para nada.

Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
JL
Sênior
Sênior

#861 Mensagem por JL » Dom Ago 10, 2014 10:33 pm

Tá mais que explicado. Acho que algo parecido podia ser usado nos Leopard 1 nossos, blindagem barata e iria melhorar alguma coisa, acho que para os rojões disparados pelo MARA (Argentina), AT 4 (Brasil), RGP 7 (Bolívia, Peru, Venezuela).

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#862 Mensagem por Túlio » Dom Ago 10, 2014 10:35 pm

Notem os amigos que uma ogiva básica HEAT detona por contato do iniciador piezoelétrico do detonador com um obstáculo sólido (blindagem, por exemplo). Ao entrar em contato com o alvo, produz uma corrente elétrica que ativa o detonador na distância tão correta quão possível. Não há contato físico entre o detonador e a espoleta. Isso se baseia no Efeito Munroe e vem do século XIX...

jeanscofield
Avançado
Avançado
Agradeceu: 70 vezes
Agradeceram: 38 vezes

#863 Mensagem por jeanscofield » Dom Ago 10, 2014 10:44 pm

Obrigado Marechal-do-ar, JL e Túlio pelas respostas. Eu já tinha visto essas correntes justamente em fotos do Merkava, mas desconhecia que era esta a função.

Jean

Imagem
JL
Sênior
Sênior

#864 Mensagem por JL » Dom Ago 10, 2014 10:51 pm

É isso Túlio na verdade a espoleta fica salvo engano no final da carga explosiva ela não bate contra nada, corrigindo o que escrevi acima, mas o principio da grade, da tela ou correntes é esse detonar a munição ou danificá-la de um modo que não detone na blindagem. Um dos primeiros a usar isso era o tanque S sueco, que tinha uma grade em frente do casco. Esse tipo de grade que eu colocaria na frente dos Leopard 1 nossos. Link para a fotografia.

http://en.wikipedia.org/wiki/Stridsvagn ... S-tank.jpg

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#865 Mensagem por Túlio » Dom Ago 10, 2014 10:53 pm

Ganhaste outro "joinha", cupincha, vivo tentando explicar isso...

JL
Sênior
Sênior

#866 Mensagem por JL » Dom Ago 10, 2014 10:56 pm

E aí Túlio da uma olhada na grade do tanque sueco Stridsvagen 103, será que algo parecido não ficava bem na frente dos Leopard 1, coisa barata e que ia parar todos os HEAT de baixa velocidade que viessem de frente contra o casco. Um up-grade bem barato não.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#867 Mensagem por Túlio » Dom Ago 10, 2014 11:21 pm

Estão desenvolvendo CAGE pra o Guarani em Santa Maria, daria pra adaptar ao Leo? Claro que sim mas...valeria o custo para um CC com uma década de vida útil?

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#868 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Ago 10, 2014 11:30 pm

JL escreveu:É isso Túlio na verdade a espoleta fica salvo engano no final da carga explosiva ela não bate contra nada, corrigindo o que escrevi acima, mas o principio da grade, da tela ou correntes é esse detonar a munição ou danificá-la de um modo que não detone na blindagem. Um dos primeiros a usar isso era o tanque S sueco, que tinha uma grade em frente do casco. Esse tipo de grade que eu colocaria na frente dos Leopard 1 nossos. Link para a fotografia.

http://en.wikipedia.org/wiki/Stridsvagn ... S-tank.jpg
Na verdade, esse truque é usado desde a segunda guerra...

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#869 Mensagem por Túlio » Dom Ago 10, 2014 11:49 pm

Verdade!

JL
Sênior
Sênior

#870 Mensagem por JL » Seg Ago 11, 2014 8:55 am

O Leo 1 tem só uma década de vida útil, as vezes fico pensando, no custo e no trabalho que se tem aqui no Brasil para usar uma máquina por uns 15 anos somente. Transportar estes veículos, implantar todo um sistema de logística e manutenção, horas e horas de treinamento, comprar munições ( aliás dizem que a quantidade é super baixa não daria nem para começar uma batalha, não sei se é verdade) e aí quando tudo começa a funcionar o equipamento esta ficando com a vida útil vencida.
Agora por é um carro, fazer uma retífica de motor, câmbio, embreagem e suspensão, mas algumas peças aqui e ali e a vida útil aumenta mais 15 anos. Sei que vão dizer velharia, velharia, mas para quem usou M 41 durante décadas e tem problemas de peso, ferrovias e malha viária e considerando os opositores no continente. O Leo 1 funciona bem e se o Brasil tivesse que adquirir outro veículo o Leo 1 deveria ir para outras unidades de segunda linha, pois 200 carros são muito poucos para um país deste tamanho, o Exército Brasileiro deveria ter o dobro no minimo, então não vejo problemas em que se extende-se a vida útil da máquina e fizesse algumas melhorias.
Não gosto muito de postar e comentar coisas do Brasil em termos de organização militar, pois não sou militar, creio que o pessoal é muito conservador e dogmático nas suas doutrinas e sempre serei muito criticado.

Ainda tem M 41 em operação ou mobiliando alguma unidade militar em algum lugar no Brasil? E o que fizeram com os Leo 1 que estavam no osso? E o M 60 ainda esta operando? Se sim então os Leo 1 reformados deveriam substituir estas máquinas. A não ser que exista um programa para algo muito melhor que vá padronizar tudo com qualidade, mas acho que aí o custo é imenso e seria um programa muito grande, o EB já esta envolvido com outros programas em curso.

Por fim como é a questão de munição de 105 mm no Brasil?

Responder