Pablo Maica escreveu: ↑Ter Nov 14, 2023 12:00 am
F-16? Voltamos para o ano 2000?
Isso quer dizer que eu tenho 15 anos novamente, e nenhum boleto para pagar?
Um abraço e t+
Deixa de birra, Túlio véio! Isso não combina contigo...
Mas credo, eu apanho até quando nem digo nada!
Mas uma eu vou dizer: Gripen E + F-16 MLU fazem tanto sentido quanto F-16V + F/A-18A/B, um birutíssimo "HI-LO MIX" onde o LO tem tecnologia muito inferior e CPFH muito maior do que o HI, apenas para aumentar números.
Deixa de birra, Túlio véio! Isso não combina contigo...
Mas credo, eu apanho até quando nem digo nada!
Mas uma eu vou dizer: Gripen E + F-16 MLU fazem tanto sentido quanto F-16V + F/A-18A/B, um birutíssimo "HI-LO MIX" onde o LO tem tecnologia muito inferior e CPFH muito maior do que o HI, apenas para aumentar números.
Cruzem os dedos. E que este negócio saia antes tarde do que nunca. Vai ser complicado, mas deve ser fechado em 2024. Esse ano o governo não vai aquiescer em nada. Daqui a pouco o congresso entra em retiro branco e não vai ser possível acertar a ementa do contrato original do Griepen E\F. Em 2024 temos eleições municipais, e todo mundo no congresso e planalto vai querer tirar a sua lasquinha de vantagem.
Um contrato como esse em que a Embraer e a FAB ganham, dado que a venda para a Suécia deve puxar outras mais na Europa, será entendida, e propagandeada, como um "negócio de Estado", sem conotação política ou partidária, para não prejudicar os marketeiros de todos os lados.
Enfim, mais 14 Gripen E\F para a FAB. Em 2026 se discute um segundo lote de verdade.
Alguém da SAAB, salvo engano, disse por esses dias que o Gripen E teria hoje um custo de US$ 75 milhões. Não sei se é verdade, mas como pagamos 55 milhões, segundo a FAB, há 10 anos atrás, por cada um dos 36 Gripen E\F, acho que estamos no lucro se aquele valor for próximo do real em termos de mercado.
Mais 36 unidades nos custariam em torno de US$ 2.7 bilhões. Pouco mais da metade do que empenhamos no lote original. Óbvio, sem contar armamento, peças de reposição e outros custos associados.
Posso estar enganado, mas a possibilidade de um segundo lote de Gripen E\F para a FAB em 2026 pode ser algo realmente possível e concreto. Se a economia do país ajudar e as contas públicas não derem para trás, podemos até reclamar um número maior de unidades, quiçá o suficiente para chegar nas propaladas 108 originalmente aventadas. E viveram todos felizes para sempre.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Nov 23, 2023 11:23 pm
por knigh7
Entrevista com o CEO da SAAB. Estao discutindo um novo lote que seriam entre 12 a 15 Gripens adicionais.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Nov 23, 2023 11:35 pm
por Viking
knigh7 escreveu: ↑Qui Nov 23, 2023 11:23 pm
Entrevista importante com o CEO da SAAB. Estao discutindo um novo lote que seriam entre 12 a 15 Gripens adicionais.
Em minha opinião em relação a este avião a LA deveria ser a seguinte:
1. Concretizar a extensão do contrato com 14 aeronaves adicionais com construção no Brasil. Entretanto com aceleração do cronograma.
2. Obtenção de um segundo lote com 30 aviões a partir de 2026, com construções na Suécia e no Brasil. Com estes aviões o programa de construções seria encerrado.
Nota: Estes 80 aviões seriam distribuídos em 4 bases principais: Anápolis, Santa Cruz, Natal e Belém. Haveria 4 bases a serem determinadas para recebimento e desdobramento.
3. Paralelo ao 2º lote a FAB deveria definir o sucessor do F39, que começaria a substituir as atuais aeronaves por volta de 2050.
Sds
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Nov 23, 2023 11:45 pm
por knigh7
80 Gripens seria até mais do que a própria FAB defende na atualidade. Viu a redução do planejamento de NPa de 500 ton?? As 3 Forças têm projetos de reequipamento que precisam ser conciliados.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sex Nov 24, 2023 3:00 pm
por Viking
knigh7 escreveu: ↑Qui Nov 23, 2023 11:45 pm
80 Gripens seria até mais do que a própria FAB defende na atualidade. Viu a redução do planejamento de NPa de 500 ton?? As 3 Forças têm projetos de reequipamento que precisam ser conciliados.
Estes 80 F 39 acredito que seria factível a obtenção, manutenção e operação e já com visão prospectiva em relação a futura substituição. Também sou da opinião que os M346 poderiam ser montados no Brasil em complemento aos F39 e substituição dos AMX.
A redução de navios do PRONAPA e lamentável. As AJB somam 5,7 milhões de Km². E pre4ciso além do monitoramento a presença de meios navais.
Sds
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sex Nov 24, 2023 3:08 pm
por Matheus
Uma dúvida que tenho é de por que não se cogita um esquadrão de caças em Manaus? até teve por um período alguns F5, mas retiraram. Seria só por custos? Ou clima, visão de que os A-29 basta, etc?