NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8536 Mensagem por Penguin » Dom Mai 29, 2011 10:52 pm

Esses fãns do Rafale... :lol:

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Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8537 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Mai 29, 2011 11:25 pm

:roll:

A configuração abaixo poderia ser com 4 Meteors, 2 Micas IR e ainda cabem 2 Micas EM:

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[]'s




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Justin Case
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8538 Mensagem por Justin Case » Dom Mai 29, 2011 11:35 pm

Amigos,

Os cabides externos das asas, não utilizados nas aeronaves francesas, acho que têm limite de peso semelhante à estação wingtip. Nesse caso, não podem levar nada mais pesado que um MICA.
Creio que foram não foram concebidas para mísseis de muito longo alcance como o Meteor.
Abraços,

Justin




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8539 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Mai 29, 2011 11:50 pm

Em caso de uso dos tanques conformais existem mais duas estações livres nas asas.

[]'s




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8540 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 30, 2011 12:00 am

Os tanques conformais afetam o escoamento das massas de ar, As aeronaves não foram projetadas para tê-lo. E obvimante o impacto dos CFTs variam de aeronave para aeronave.
Além do mais eles demoram ente 90 e 120 min. para instalá-lo e outro tanto para desisntalá-los. As forcas aéreas pesam bem os prós e contras sobre o uso dos CFTs. A ADLA e a MN não aceitaram instalar nos Rafales.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8541 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Mai 30, 2011 12:13 am

Os tanques externos também afetam as massas de ar. Os conformais são supersônicos e têm menos arrasto.
E os 90 ou 120 minutos de preparação para uma missão SEAD não são nenhum problema pois uma missão desse tipo demanda várias horas de planejamento e preparação.
Apesar de (ainda) não adotado pela França, esses tanques estão disponíveis para qualquer Rafale e isso demonstra a flexibilidade de configuração do caça.

[]'s




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8542 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 30, 2011 3:41 am

Justin Case escreveu:Amigos,

Os cabides externos das asas, não utilizados nas aeronaves francesas, acho que têm limite de peso semelhante à estação wingtip. Nesse caso, não podem levar nada mais pesado que um MICA.
Creio que foram não foram concebidas para mísseis de muito longo alcance como o Meteor.
Abraços,

Justin
Sim... até aonde eu me lembro naquela posição também cabem lançadores de foguetes :wink:

[]s
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8543 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Mai 30, 2011 4:55 am

knigh7 escreveu:Pepe,

Vc não pode se esquecer do conflito russo no Afeganistão o que ocorreu quando se introduziu o Redeye e os Stingers...
A bem verdade, ainda nào se equacionou a questão do uso do helicóptero num T.O com combatentes com MANPADS.
Vão expor um helicóptero Tiger de 50 milhões de Euros num ambiente onde misseis alcanca o envelope de voo deste heli? Não vale o custo beneficio empregar cacas em missoes antitanque?
Caças não precisam de precisão contra colunas blindadas. Basta a força bruta...

Abraços

Pepê




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8544 Mensagem por bcorreia » Seg Mai 30, 2011 5:04 am

Penguin escreveu:Esses fãns do Rafale... :lol:

Imagem
É anime/manga , o Rafale é um avião bonito, por isso devem ter o colocado no desenho.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8545 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Mai 30, 2011 5:13 am

Penguin escreveu:Esses fãns do Rafale... :lol:

Imagem
bcorreia escreveu:É anime/manga , o Rafale é um avião bonito, por isso devem ter o colocado no desenho.
Bonito e efetivo, caso contrário não seria finalista na Índia, ao contrário de outras belezuras desclassificadas.

Pepê




AlbertoRJ
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8546 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Mai 30, 2011 9:30 am

A Rafale from the Gascogne squadron with an ASMP-A nuclear missile.

http://4.bp.blogspot.com/-AFBa_74DHkk/TeMBjRg98zI/AAAAAAAABM0/vpqYVbRD0zE/s1600/img2511w.jpg

The ASMP-A (Air Sol Moyenne Porte Ameliore) is a stand off ramjet supersonic nuclear missile. It is equiped with a 300 kt warhead and its range reaches 500 km when launched at high altitude. It cruises at mach 2 at low altitude (mach 3 at high altidude) which makes it very difficult to intercept.

Its developpement started in 1997 and the missile entered operational service on French Air Force Mirage 2000 N in 2009 and 1 year latter on the Rafale F3 (both in the French Air Force and Navy).

http://2.bp.blogspot.com/-naL85HtHpZA/TeL8k9jnMQI/AAAAAAAABMk/pbXa4vwj2pw/s1600/ASMP-A.png

Fonte: Rafale News.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8547 Mensagem por rcolistete » Seg Mai 30, 2011 9:41 am

knigh7 escreveu:Os tanques conformais afetam o escoamento das massas de ar, As aeronaves não foram projetadas para tê-lo. E obviamante o impacto dos CFTs variam de aeronave para aeronave.
Caro knigh7,

Isso contradiz os resultados de testes dos CFT's no Rafale, há uns 10 anos, informativo Fox 3 (09/2001), sobre combustível interno e externo do Rafale :

* 5.750 l (1.519 galões americanos) internos;

* 5 cabides suportando tanques de 1.250 l (330 galões americanos) e os 3 cabides mais internos suportando também tanques 2.000 l (528 galões americanos)

* os tanques internos podem ser preenchidos em 4 minutos devido ao reabastecimento por pressão para tanques internos e externos;

* sonda de reabastecimento em vôo no lado direito do nariz, à frente do cockpit;

* 2 tanques de combustível conformais (CFT) de 1.150 l (303 galões americanos) cada podem ser montados no dorso da fuselagem (a montagem ou desmontagem gasta menos de 2 horas), de qualquer versão do Rafale (naval, biplace, etc). O 1o võo ocorreu em 12/04/2001, e já foram testadas configurações com 3 tanques de 2.000 l, 4 Mica, 2 Scalp e 2 CFTs;

* são 10.800 l (2.853 galões americanos) de combustível externo com 5 tanques externos e CFTs, ou total de 16.550 l (4.372 galões americanos) de combustível interno + externo.

Resumo da matéria "Rafale PressRelease Dassault 2002-02" :

- os CFT (Conformal Fuel Tanks) tem 7,5 m de comprimento em estrutura de alumínio, juntos armazenam 2.300 l de querosene e geram menos arrasto que um único tanque externo descartável. Podem ser reabastecidos em vôo e removíveis no solo em menos de 2 horas. Todos os painéis do Rafale continuam acessíveis e mesmo troca de motores são possíveis. O aumento de alcance é da ordem de 20% a 25%;
knigh7 escreveu: Além do mais eles demoram ente 90 e 120 min. para instalá-lo e outro tanto para desisntalá-los. As forcas aéreas pesam bem os prós e contras sobre o uso dos CFTs. A ADLA e a MN não aceitaram instalar nos Rafales.
Obviamente que os CFT's não seriam instalados e desinstalados ao longo do mesmo dia, tipicamente os CFT's seriam usados para missões de ataque em profundidade.

A AdlA e a MN não tinham os CFT's nos requerimentos do Rafale e consideram o alcance máximo dele (com até 5 tanques externos) excelente.

Abraços,

Roberto

Obs.: knigh7, eu estava muito sem tempo para te responder a MP, e quando tive você já tinha postado no fórum sobre o assunto dela.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8548 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 30, 2011 11:58 am

O Rafale pode carregar o Meteor nesses pilones centrais?

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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8549 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Mai 30, 2011 12:31 pm

Deve ser possível levar 1 Meteor em 1 pilone central.

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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8550 Mensagem por joao fernando » Seg Mai 30, 2011 1:09 pm

Poxa, um Rafale leva todo o nosso arsenal... :twisted: :twisted: :twisted:




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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