Se a Itália quer comprar KC-390 e, em troca, devemos comprar algo deles que seja AW149 e/ou AW249, onde terão infinitamente mais utilidade que esse A-29 com turbina.FIGHTERCOM escreveu: ↑Qua Set 27, 2023 9:37 pm Essa opção também não me agrada. Mas vai que o governo italiano acena com a possibilidade de aquisição do KC390?!
Cê bem sabe o que Nine tem uma quedinha
Abraços,
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Po, ja compramos o Centauro, o Guarani, o Gauicuru. Governo italiano tem que cobrar mais nada nao! hehehehegabriel219 escreveu: ↑Qui Set 28, 2023 7:29 amSe a Itália quer comprar KC-390 e, em troca, devemos comprar algo deles que seja AW149 e/ou AW249, onde terão infinitamente mais utilidade que esse A-29 com turbina.FIGHTERCOM escreveu: ↑Qua Set 27, 2023 9:37 pm Essa opção também não me agrada. Mas vai que o governo italiano acena com a possibilidade de aquisição do KC390?!
Cê bem sabe o que Nine tem uma quedinha
Abraços,
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O negócio é o seguinte. Tem que mudar o CNPJ da FAB de uma vez por todas para:
Taxi Aéreo Brasilienses - Levamos você de qualquer jeito, a qualquer lugar.
No que tange a Itália, eles tem tantas coisas na sua BIDS de que precisamos aqui, que pedir off set apenas do M-349 já vamos estar no lucro, porque nem dinheiro para comprar LIFT tem.
Quanto ao Gripen E\F, a situação é clara. Não vai haver segundo lote agora e nem depois, e vão er ter que se virar com o que conseguirem com o negócio do KC-390 na Suécia. E fim desse papo de "a FAB precisa de um segundo lote de caças.. " Esse é o preço para qualquer adição material para a força aérea na atual gestão federal. Que não por acaso pode se estender até 2030, e mesmo além.
Já deu parar entender que o governo irá usar as ffaa's e suas enormes mazelas materiais como moeda de troca para vender avião da Embraer mundo afora. Cada um que se vire com o quê e quanto receber em troca. Sem direito a beicinho ou chororô.
Vamos ser honestos e realistas. O governo atual, como todos os anteriores, está cagando e andando para a Defesa, e o que for feito, se for feito, o será na medida em que haja ganhos políticos ou financeiros com qualquer tipo de negócio. E os militares que se lixem com o que chegar as mãos.
36, 66, 50, pouco importa. Quem assina o cheque não dá a mínima para quantos caças a FAB tem ou precisa. Tudo isso está fora das preocupações com o jogo de poder em Brasília. E quem souber jogar melhor, fica com ele só para si. É o que todos os partidos políticos tentam fazer por aqui há séculos.
E defesa é só um detalhe meramente distrativo, que de vez em quando tem que se dar alguma atenção a fim de manter o status quo e o pão e circo para a milicada geral.
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No que tange a Itália, eles tem tantas coisas na sua BIDS de que precisamos aqui, que pedir off set apenas do M-349 já vamos estar no lucro, porque nem dinheiro para comprar LIFT tem.
Quanto ao Gripen E\F, a situação é clara. Não vai haver segundo lote agora e nem depois, e vão er ter que se virar com o que conseguirem com o negócio do KC-390 na Suécia. E fim desse papo de "a FAB precisa de um segundo lote de caças.. " Esse é o preço para qualquer adição material para a força aérea na atual gestão federal. Que não por acaso pode se estender até 2030, e mesmo além.
Já deu parar entender que o governo irá usar as ffaa's e suas enormes mazelas materiais como moeda de troca para vender avião da Embraer mundo afora. Cada um que se vire com o quê e quanto receber em troca. Sem direito a beicinho ou chororô.
Vamos ser honestos e realistas. O governo atual, como todos os anteriores, está cagando e andando para a Defesa, e o que for feito, se for feito, o será na medida em que haja ganhos políticos ou financeiros com qualquer tipo de negócio. E os militares que se lixem com o que chegar as mãos.
36, 66, 50, pouco importa. Quem assina o cheque não dá a mínima para quantos caças a FAB tem ou precisa. Tudo isso está fora das preocupações com o jogo de poder em Brasília. E quem souber jogar melhor, fica com ele só para si. É o que todos os partidos políticos tentam fazer por aqui há séculos.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Também acho, apesar que estamos ganhando bastante conhecimento nisso, mesmo sento ToT da Iveco Itália pra Iveco Brasil, estamos formando excelentes engenheiros e agregando conhecimento em muitas outras empresas correlacionadas com os projetos, mas ainda que fosse uma compra de "uma mão lava a outra", é muito melhor pegarmos os helicópteros. O AW149 era o pretendido para o SISFRON e jogamos fora - de forma injustificável - nossos únicos Helicópteros de Ataque e precisamos de uma reposição urgente, pois vemos o quão são extremamente necessários até em operações nas quais eles não foram desenhados, como operações defensivas.angelogalvao escreveu: ↑Qui Set 28, 2023 12:18 pm Po, ja compramos o Centauro, o Guarani, o Gauicuru. Governo italiano tem que cobrar mais nada nao! hehehehe
Esse papo de M346 não faz o menor sentido, nem a maior propina do mundo consegue fazer alguém ter argumentos, por mais que ruins, pra justificar a aquisição desse Treineiro.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
FCarvalho escreveu: ↑Qui Set 28, 2023 1:14 pm O negócio é o seguinte. Tem que mudar o CNPJ da FAB de uma vez por todas para:
Taxi Aéreo Brasilienses - Levamos você de qualquer jeito, a qualquer lugar.
No que tange a Itália, eles tem tantas coisas na sua BIDS de que precisamos aqui, que pedir off set apenas do M-349 já vamos estar no lucro, porque nem dinheiro para comprar LIFT tem.
Quanto ao Gripen E\F, a situação é clara. Não vai haver segundo lote agora e nem depois, e vão er ter que se virar com o que conseguirem com o negócio do KC-390 na Suécia. E fim desse papo de "a FAB precisa de um segundo lote de caças.. " Esse é o preço para qualquer adição material para a força aérea na atual gestão federal. Que não por acaso pode se estender até 2030, e mesmo além.
Já deu parar entender que o governo irá usar as ffaa's e suas enormes mazelas materiais como moeda de troca para vender avião da Embraer mundo afora. Cada um que se vire com o quê e quanto receber em troca. Sem direito a beicinho ou chororô.
Vamos ser honestos e realistas. O governo atual, como todos os anteriores, está cagando e andando para a Defesa, e o que for feito, se for feito, o será na medida em que haja ganhos políticos ou financeiros com qualquer tipo de negócio. E os militares que se lixem com o que chegar as mãos.
36, 66, 50, pouco importa. Quem assina o cheque não dá a mínima para quantos caças a FAB tem ou precisa. Tudo isso está fora das preocupações com o jogo de poder em Brasília. E quem souber jogar melhor, fica com ele só para si. É o que todos os partidos políticos tentam fazer por aqui há séculos.
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Prezado colega, saudações.
Voto com o relator. Também acredito que o Programa do Gripen vai ficar nestes 50 exemplares, o que me faz inferir que tudo foi engodo.
Sds
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Aquela conversa alguns anos atrás da FAB dispor apenas de 3 bases aéreas operacionais se locupleta com esta extensão do contrato atual, de forma que dividir 5 dezenas nestas 3 bases permite à FAB conseguir manter um mísero esquadrão a 12 caças.
Disponibilidade é outro assunto a ser tratado um dia mais para frente quando, e se, necessário (obrigatoriamente) for.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Que 50 exemplares?Viking escreveu: ↑Sex Set 29, 2023 12:18 amFCarvalho escreveu: ↑Qui Set 28, 2023 1:14 pm O negócio é o seguinte. Tem que mudar o CNPJ da FAB de uma vez por todas para:
Taxi Aéreo Brasilienses - Levamos você de qualquer jeito, a qualquer lugar.
No que tange a Itália, eles tem tantas coisas na sua BIDS de que precisamos aqui, que pedir off set apenas do M-349 já vamos estar no lucro, porque nem dinheiro para comprar LIFT tem.
Quanto ao Gripen E\F, a situação é clara. Não vai haver segundo lote agora e nem depois, e vão er ter que se virar com o que conseguirem com o negócio do KC-390 na Suécia. E fim desse papo de "a FAB precisa de um segundo lote de caças.. " Esse é o preço para qualquer adição material para a força aérea na atual gestão federal. Que não por acaso pode se estender até 2030, e mesmo além.
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Prezado colega, saudações.
Voto com o relator. Também acredito que o Programa do Gripen vai ficar nestes 50 exemplares, o que me faz inferir que tudo foi engodo.
Sds
EDIT: ah, a especulação que rolou lá na página anterior da matéria conjurada em pleno ar pela Folha de limpar Cu.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Olha Cross,
A matéria faz sentido, pois havíamos conseguido condicções muito favoráveis de emprestimo e seria rápido exercer a opção que já estava no contrato e também previsto nos constrats da Administtração Publica aditivar o contrato em 25% a mais do valor celebrado. Seria algo em torno, em dólar, de USD 1.2 bilhão. A SAAB começou a negociar o contrato de aqusição de mais Gripens por ocasião da LAAD (vide entrevista concedida ao O Globo do CEO da empresa que veio aqui naquela época) e o Ministro Múcio, atualizou o valor dos Gripens na CREDN há 4 meses atrás. A aeronave, oi seja o flyaway, está custando USD 75 milhoes/unidade.
Dentro do valor que nós podemos negociar há espaço orçamentário para 14 unidades(para o valor flyaway e ainda sobra um pouco). Não precisaremos mandar ninguém para a Suécia afim de realizar treinamento, seja de pilotagem, seja de manutenção. Não precisaremos comprar mais mísseis WVR e BVR nem os PODs de reconhecimento (que foram 5 já comprados) nem de ataque (foram 10 comprados).
50 não é o ideal, mas gostei deles aproveitarem a possibilidade de usar a opção de 25% do valor do contrato em novas aquisições.
A matéria faz sentido, pois havíamos conseguido condicções muito favoráveis de emprestimo e seria rápido exercer a opção que já estava no contrato e também previsto nos constrats da Administtração Publica aditivar o contrato em 25% a mais do valor celebrado. Seria algo em torno, em dólar, de USD 1.2 bilhão. A SAAB começou a negociar o contrato de aqusição de mais Gripens por ocasião da LAAD (vide entrevista concedida ao O Globo do CEO da empresa que veio aqui naquela época) e o Ministro Múcio, atualizou o valor dos Gripens na CREDN há 4 meses atrás. A aeronave, oi seja o flyaway, está custando USD 75 milhoes/unidade.
Dentro do valor que nós podemos negociar há espaço orçamentário para 14 unidades(para o valor flyaway e ainda sobra um pouco). Não precisaremos mandar ninguém para a Suécia afim de realizar treinamento, seja de pilotagem, seja de manutenção. Não precisaremos comprar mais mísseis WVR e BVR nem os PODs de reconhecimento (que foram 5 já comprados) nem de ataque (foram 10 comprados).
50 não é o ideal, mas gostei deles aproveitarem a possibilidade de usar a opção de 25% do valor do contrato em novas aquisições.
Editado pela última vez por knigh7 em Sáb Set 30, 2023 8:05 am, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pela matéria do Zero Hora, Canoas ou Santa Maria será a 2ªBase dos Gripens. E é para substituir os A-1M que operarão até dezembro de 2025 e logo após os F-5M de 1/14º.
Gostei. Saicã é uma área enorme para treinamento ar-solo bem como há uma faixa de altitude em quase todo o estado de uso miliar exclusivo. que proporciona uma grande área para treinamento ar-ar quase do tamanho do de Goiás e Tocantins para quem está em Anápolis.
Gostei. Saicã é uma área enorme para treinamento ar-solo bem como há uma faixa de altitude em quase todo o estado de uso miliar exclusivo. que proporciona uma grande área para treinamento ar-ar quase do tamanho do de Goiás e Tocantins para quem está em Anápolis.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Isso é o atual comandante da Base Aérea de Santa Maria que "acha".
Att.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Seria legal a BASM ficar com os biplace para tarefas de reconhecimento, ataque, EW e utilização de drones. Parte dessas atividades já são feitas pela unidade. Resta saber o que seria feito da BACO.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu me atrevo a pensar que depois destas 14 unidades o assunto Gripen E\F na FAB estará definitivamente encerrado no entendimento deste e de qualquer outro governo que vier. Até porque não teremos mais nada na mão para fazer escambo com eles. Falta só combinar com os suecos.
Com o valor do KC-390 supostamente variando entre 130 e 150 milhões de euros segundo os austríacos, com 4 aviões são 600 milhões de euros de contrato, faltando inserir CLS, treinamento, formação de pessoal, etc. Isto não vai além de 100 a 200 milhões de euros. E como os suecos não trabalham com a moeda da UE, vamos ter que encarar isso em dólares, o que deixa o contrato um pouco mais caro para eles. E não chega nem perto dos US$ 1,2 bilhões que temos de margem aqui para os Gripen E\F. Então, vai ser o caso de muito marabalísmo contábil para fazer bater os custos de lá e cá neste negócio.
Com relação a bases, 50 unidades recebidas sabe-se lá até 2030, talvez, no máximo vai permitir que o GDA fique com 12, Santa Cruz com mais 12 e, Canoas e Santa Maria com outros 24, isso se Canoas não for fechada definitivamente, claro. A FAB trabalha há tempos para diminuir cada vez mais o custeio não relacionado as operações dos esquadrões ativos, e qualquer coisa que se possa fazer para eliminar custos extras será feito. Isso inclui fechar bases aéreas, e cortar esquadrões onde "não sejam necessários "
Fato é que pelo andar da carruagem a FAB terá de se contentar em receber até o final da década com 50 unidades de caças, e fim de conversa. Vamos na prática substituir uma frota de Mirage III e Mirage 2000, 47 F-5 e 53 A-1 por apenas 50 caças. E esta tudo muito bom. Afinal, somos sortudos por não termos vizinhos problemáticos e pouco exigentes com defesa também.
Quem sabe na próxima década a marinha não arruma uma desculpa boa para comprar mais Gripen E\F e botar o VF-1 em dia. Quem sabe...
Exportação = 0
Com o valor do KC-390 supostamente variando entre 130 e 150 milhões de euros segundo os austríacos, com 4 aviões são 600 milhões de euros de contrato, faltando inserir CLS, treinamento, formação de pessoal, etc. Isto não vai além de 100 a 200 milhões de euros. E como os suecos não trabalham com a moeda da UE, vamos ter que encarar isso em dólares, o que deixa o contrato um pouco mais caro para eles. E não chega nem perto dos US$ 1,2 bilhões que temos de margem aqui para os Gripen E\F. Então, vai ser o caso de muito marabalísmo contábil para fazer bater os custos de lá e cá neste negócio.
Com relação a bases, 50 unidades recebidas sabe-se lá até 2030, talvez, no máximo vai permitir que o GDA fique com 12, Santa Cruz com mais 12 e, Canoas e Santa Maria com outros 24, isso se Canoas não for fechada definitivamente, claro. A FAB trabalha há tempos para diminuir cada vez mais o custeio não relacionado as operações dos esquadrões ativos, e qualquer coisa que se possa fazer para eliminar custos extras será feito. Isso inclui fechar bases aéreas, e cortar esquadrões onde "não sejam necessários "
Fato é que pelo andar da carruagem a FAB terá de se contentar em receber até o final da década com 50 unidades de caças, e fim de conversa. Vamos na prática substituir uma frota de Mirage III e Mirage 2000, 47 F-5 e 53 A-1 por apenas 50 caças. E esta tudo muito bom. Afinal, somos sortudos por não termos vizinhos problemáticos e pouco exigentes com defesa também.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não, meu caro. Na entrevista o Comandante da BASM acha que deveria ser contemplada a base dele. Na matéria, que vai além do que foi entrevistado, as bases de Canoas e Santa Maria estariam cotadas com mais chances que as outras.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pois foi o que eu disse.
Conjecturas. Cotadas estão todas que possuem aviação de combate a jato.Na matéria, que vai além do que foi entrevistado, as bases de Canoas e Santa Maria estariam cotadas com mais chances que as outras.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pela matéria não é conejctura tampouco é aquilo que apenas o Comandante da Base disse.