Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Sáb Jul 30, 2011 12:02 am
por sapao
PRick escreveu:
sapao escreveu:Mas é exatamente por causa do H-60L que o unico helicoptero que estava voando no Rio essa semana era o Pantera...
E advinha qual heli o EB usou quando a carga era grande, quando precisava de mais autonomia ou o numero de passageiros era maior do que o Pantera suporta?
Caraca! Vou repetir, o helo que mais vi por aqui foi o Pantera, além do pantera só vi H-60 e mais nada. Pode haver outros, mas só vi muitos Panteras e uns dois H-60. Como não moro na Barra não deu para ver a maior parte da movimentação.
E porque a preferência pelo Pantera? Me parece óbvio, deve ser o helo médio mais barato de operar das FA´s.
[]´s
Ele não é medio Prick, é leve.
Esta lá na ICA 100-12:
"7.22.2 As três categorias para uso (ITEM 9) do formulário de Plano de Voo são:
a) PESADA (H) - todos os tipos de aeronaves de peso máximo de decolagem de
136.000 kg (300.000 libras) ou mais;
b) MÉDIA (M) - tipos de aeronaves de peso máximo de decolagem inferior a
136.000 kg (300.000 libras) e superior a 7000Kg ( 15.500 libras); e
Na categoria leve temos ainda o Huey, a diferença é que o Huey além de ser incomparavel ainda é um helicoptero militar...
Além dele ainda teriamos para comparar o Jet Ranger e ao Esquilo, e a hora do Pantera ainda é mais cara que a deles.
A minha conclusão é que ele é um bom helicoptero para a missão que se destina dentro da concepção do EB, pois leva mais gente que o esquilo e menos que o H-60, portanto tem um nicho operacional que é exclusivo dele.
E isso independente do preço da hora de vôo ou capacidade em relação a qualquer outra do EB, porque na verdade estariamos comparando maçãs com laranjas.
Eu pessoalmente acho ele perfeito no EB como aeronave de escolta e reconhecimento, mas
isso já seria para outro topico.
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Sáb Jul 30, 2011 12:14 am
por sapao
Quer dizer, são latas de sardinhas!!!
E que a mochila com o fardo do infante americano é bem menor que a do infante francês...
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Sáb Jul 30, 2011 11:43 am
por PRick
sapao escreveu:
PRick escreveu:
Caraca! Vou repetir, o helo que mais vi por aqui foi o Pantera, além do pantera só vi H-60 e mais nada. Pode haver outros, mas só vi muitos Panteras e uns dois H-60. Como não moro na Barra não deu para ver a maior parte da movimentação.
E porque a preferência pelo Pantera? Me parece óbvio, deve ser o helo médio mais barato de operar das FA´s.
[]´s
Ele não é medio Prick, é leve.
Esta lá na ICA 100-12:
"7.22.2 As três categorias para uso (ITEM 9) do formulário de Plano de Voo são:
a) PESADA (H) - todos os tipos de aeronaves de peso máximo de decolagem de
136.000 kg (300.000 libras) ou mais;
b) MÉDIA (M) - tipos de aeronaves de peso máximo de decolagem inferior a
136.000 kg (300.000 libras) e superior a 7000Kg ( 15.500 libras); e
Na categoria leve temos ainda o Huey, a diferença é que o Huey além de ser incomparavel ainda é um helicoptero militar...
Além dele ainda teriamos para comparar o Jet Ranger e ao Esquilo, e a hora do Pantera ainda é mais cara que a deles.
A minha conclusão é que ele é um bom helicoptero para a missão que se destina dentro da concepção do EB, pois leva mais gente que o esquilo e menos que o H-60, portanto tem um nicho operacional que é exclusivo dele.
E isso independente do preço da hora de vôo ou capacidade em relação a qualquer outra do EB, porque na verdade estariamos comparando maçãs com laranjas.
Eu pessoalmente acho ele perfeito no EB como aeronave de escolta e reconhecimento, mas
isso já seria para outro topico.
Acho que essa tabela está ligeiramente errada! 136 toneladas! Não seriam 13.600 kgs?
Mas eu estava considerando não o peso do Helo, mas o que importa mais para a missão que estão desenpenhando no RJ, a quantidade de passageiros que pode ser transportada.
Nesse ponto de vista o Pantera tem quase a mesma capacidade que alguns helos chamados médios.
[]´s
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Sáb Jul 30, 2011 1:14 pm
por sapao
Não, são 136 toneladas mesmo.
A aeronave pesada é PESADA de verdade!!!
Se for assim, levando em conta so os passageiros, o H-60 (já soube que levou quase 50 amarrados nos salão) pode ser comparado com o CASA 295 e o 725 ( na cadeira 29, imagina o salão limpo) ao C-130!!!
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Sáb Ago 13, 2011 7:46 pm
por marcelo l.
Depois de hoje, acho que todo o país que não tem helicoptero de ataque vai pensar duas vezes...
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Sáb Ago 13, 2011 8:04 pm
por FCarvalho
marcelo l. escreveu:Depois de hoje, acho que todo o país que não tem helicoptero de ataque vai pensar duas vezes...
Depois de hoje porque O que foi que houve
abs
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Sáb Ago 13, 2011 8:16 pm
por jumentodonordeste
marcelo l. escreveu:Depois de hoje, acho que todo o país que não tem helicoptero de ataque vai pensar duas vezes...
???????
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Dom Ago 14, 2011 9:32 am
por marcelo l.
Estava esperando as confirmações de praxe, tanto da NATO pelo informe dela, quanto os jornalistas no local, e o foxtrot que iria dizer sobre o contra-ataque. É simples, foi ontem liberado para a aviação rafales, tornados, e apaches/tiger destruir os comboios de reforços, os helis reinaram destruindo pelo 6 deles... Aqui não interessa o conflito em si, mas a utilização do aparelho, por isso esperei alguma confirmação, mas o que se deu notar que a notícia dos helis além da destruição criou um caos só, levando a debandada em alguns pontos.
Na sessão da Libia, veremos o contra-ataque ou não, mas acho que deve se pensar os Helis de ataque dentro de um teatro como uma arma de destruição efetiva e um efeito psicológico impressionante, mais que apoio é uma arma de busca e destruição sem igual em determinados teatros de guerra.
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Qua Ago 31, 2011 9:32 am
por Boss
31/08/2011 - 08h29 Brasil poderá ter em 2020 helicóptero de projeto nacional
Publicidade
RICARDO BONALUME NETO
DE SÃO PAULO
Em 2020 o Brasil poderá ter o primeiro helicóptero de projeto nacional. Esse é o objetivo da única fabricante desse tipo de aeronave na América Latina, a Helibras, segundo declarou ontem o presidente, Eduardo Marson Ferreira.
Ainda é cedo para ter ideia de que tipo de helicóptero seria, leve, médio ou pesado.
"Estamos em fase de auscultar o mercado", disse Marson ontem em palestra no 6º Seminário Livro Branco de Defesa Nacional, em São Paulo, cujo tema foi a indústria de material de defesa.
A ousadia do projeto se justifica pela atual expansão da empresa, graças a uma grande compra recente pelas forças armadas.
O contrato assinado em 2008, de 1,89 bilhão de euros, prevê a montagem no país de 50 helicópteros de médio porte EC725 Super Cougar, de projeto da europeia Eurocopter e com peso máximo de decolagem de 11 toneladas.
Cada força --Exército, Marinha e Força Aérea-- receberá 16 EC725 para uso militar, e dois servirão ao Grupo de Transporte Especial da FAB para uso de autoridades.
A produção desse helicóptero no país fará a Helibras passar dos 564 funcionários atuais para cerca de mil em 2015. A fábrica da empresa em Itajubá (MG) está sendo ampliada, de 13 mil metros quadrados em mais 11 mil metros quadrados.
"Cada emprego na Helibras gera cinco empregos indiretos", diz Marson. A expansão, por outro lado, fez os aluguéis dobrarem de valor na cidade mineira.
É a maior expansão da empresa em seus 33 anos de atividade e que permitirá, segundo Marson, dar o salto tecnológico e projetar e produzir um modelo próprio. "O objetivo é obter inovação e transferência de tecnologia."
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Qua Set 21, 2011 2:22 pm
por Thor
sapao escreveu:Não, são 136 toneladas mesmo.
A aeronave pesada é PESADA de verdade!!!
Se for assim, levando em conta so os passageiros, o H-60 (já soube que levou quase 50 amarrados nos salão) pode ser comparado com o CASA 295 e o 725 ( na cadeira 29, imagina o salão limpo) ao C-130!!!
Pôxa Sapão, essa classificação adotada pela ICAO é relativa a separação quanto a esteira de turbulência, com o fito de regulamentar o espaçamento a ser provido pelos órgãos de controle.
Penso que chamar um helicóptero de médio, grande, pequeno, pesado, etc, segue outro padrão convencionado para esse fim.
Dizem os entendidos que embora o Super Puma tenha maior espaço interno, a capacidade de carga (pax etc) do H-60 é maior na maioria das situações vivenciadas pelos Esquadrões da FAB.
Abraços
"7.22 CATEGORIAS DAS AERONAVES SEGUNDO A ESTEIRA DE TURBULÊNCIA
7.22.1 Os mínimos de separação da esteira de turbulência serão baseados no agrupamento dos
tipos de aeronaves em três categorias de acordo com o peso máximo de decolagem
certificado...."
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Sex Set 23, 2011 3:44 pm
por binfa
H-60L (Sikorsky UH-60 Black Hawk)
credito: Ghuerren
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Sex Set 23, 2011 3:48 pm
por Carlos Lima
Esse Vulcan é o bicho! Valeu pela foto!
... esse ônibus tá cheio, hein... heheheheh!
[]s
CB_Lima
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Sex Set 23, 2011 3:55 pm
por binfa
Tá parecendo lotação!
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
REAPARELHAMENTO- Brasil garante manutenção dos motores do helicóptero EC-725
O contrato de suporte logístico, de quase 159 milhões de reais, atenderá as nove bases operacionais das Forças Armadas que utilizarão a aeronave
O Contrato de Suporte Logístico (CLS) assinado nesta quinta-feira (23/9) entre a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), representando as três Forças Armadas e a Turbomeca do Brasil permitirá à empresa sediada em Xerém, distrito de Duque de Caxias (RJ), mas com matriz na França, a realizar a manutenção dos motores MAKILA 2A1 que equipam os novos helicópteros recém-adquiridos conjuntamente pelas Forças.
No contrato, de aproximadamente 159 milhões de reais, a empresa Turbomeca deverá realizar a manutenção dos motores das aeronaves que estão em fase de recebimento, sendo que três delas já então voando nas respectivas Forças, por um período de cinco anos, além de prever a aquisição de peças e o treinamento de mecânicos. Outro dado importante do contrato é a transferência de tecnologia e a qualificação de mão de obra no país.
“O custo e o tempo com a manutenção dos motores deverão ser muito menores com este contrato. O mais importante é que o Brasil se torna autossuficiente e pode garantir o uso dos helicópteros sempre que precisar deles”, explicou o presidente da COPAC, Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.
As Forças Armadas operam os motores Turbomeca há 30 anos no país, mas nunca tinham assinado um contrato de suporte logístico conjuntas, sendo o fato ora ocorrido um marco na história do Brasil. Com esta união, elas vão dividir os recursos e a manutenção dos helicópteros. Para a Turbomeca, o negócio também é vantajoso, já que, de acordo com o diretor da empresa, François Haas, dos 1400 motores em operação na América Latina, cerca de 700 estão no Brasil, sendo que aproximadamente 300 são das Forças Armadas.
“Nós vamos gerar empregos altamente qualificados e o Brasil será o centro de manutenção de toda a América Latina. Recebemos motores, em nossa fábrica em Xerém, de diversos países como México, Venezuela e até Estados Unidos. Escolhemos o Brasil porque encontramos mecânicos preparados e uma indústria aeronáutica muito forte”, explicou o François Haas.
A revisão geral dos motores, conhecida como over hall, era a única etapa da manutenção que ainda não estava sendo realizada no Brasil. As peças tinham de ser enviadas para a França e as aeronaves ficavam indisponíveis por um longo período. Agora, esse nível de manutenção será realizado no país, atendendo toda a frota dos helicópteros EC-725 das nove bases operacionais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, sem necessidade de os motores serem enviados para fora do país.
Sobre o Projeto HX-BR
O Projeto HX-BR tem como objetivo a aquisição de 50 aeronaves por meio de parceria entre a empresa francesa Eurocopter e a brasileira Helibras, cuja montagem completa, a partir da 17ª aeronave, será na sede da empresa brasileira, localizada no Município de Itajubá, no Estado de Minas Gerais, gerando empregos diretos e indiretos em sua produção.
O contrato de aquisição está sob a responsabilidade do Comando da Aeronáutica, por intermédio da COPAC, mas com participação de Oficiais e Praças das demais Forças Armadas. Para isso, além da gerência do projeto, localizada em Brasília, existem também dois Grupos de Acompanhamento e Controle, sempre com a participação conjunta de militares. A última aeronave a ser entregue deverá ter um índice de 50% de nacionalização. Na distribuição, 16 helicópteros serão destinados à FAB, 16 ao Exército Brasileiro, 16 à Marinha do Brasil e dois deles irão para a Presidência da República.
[]s
CB_Lima
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Dom Set 25, 2011 3:09 pm
por marcelo bahia
Operação Ágata 2. Black Hawks e a infantaria da FAB com óculos de visão noturna:
Alguém sabe dizer se os OVN que a FAB está adquirindo são dos mesmos fabricantes do EB e da MB, ou não avançamos nem neste ponto??