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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Dom Mai 15, 2011 3:41 pm
por Penguin
Pepê Rezende escreveu:Penguin escreveu:Pepe,
Agora vc usou a palavra correta. "Incluir" no futuro. Eu diria que podera incluir, contudo nao creio diante da selecao do Derby.
Ate a escolha do Derby, se especulava qual missil seria integrado ao Tejas se o Astra atrasasse. O Astra atrasou e o Derby foi o BVR escolhido.
O DRDO tinha experiencia previa na integracao desse missil ao Sea Harrier da Marinha Indiana e o radar do Tejas foi desenvolvido com a ajuda dos israelenses da IAI. Eh um derivado do EL/M-2032. Natural para eles a escolha do "caro" Derby.
O certo eh que ate 2012 quando a IAF comecar a receber seus Derby, esse sera o missil BVR a ser integrado. Depois quando finalizado, sera o vez do Astra, que se tornara o missil BVR padrao da IAF e equipara toda a frota, inclusive o vencedor do MMRCA.
Ninguem esta afirmando que o Derby eh um super-missil.
Ele eh um BVR com radar ativo, leve, na classe do Mica. O Mica eh ainda mais leve e possui empuxo vetorado, o que em tese afeta negativamente o alcance (melhora a monobrabilidade em curta distancia).
Veja que o folheto acima do Astra eh mais honesto que a media ao apresentar o alcance: 80km
HEAD ON e 15km
TAIL CHASE. Quando se omite esse "detalhe" (ainda assim incompleto, falta altitudes e velocidades de lancamento e do alvo), o dado eh praticamente inutil.
R-77 (e variantes) e AIM-120 (e variantes) e Astra (quando pronto) estao em uma catergoria de tamanho e peso acima e devem possuir um alcance maior que misseis 35-40% mais leves, como o Derby e Mica. A menos que exista um abismo em termos tecnologicos que favoreca os misseis peso peso-pena frente aos peso-medio.
Mas nao ha nenhum indicio que algo assim ocorra.
[]s
OBS.: Segundo a Revista indiana Vayu Aerospace, 2010 (
http://www.vayuaerospace.in/images1/M-M ... ssiles.pdf ):
"
According to Rafael, the “multi-shot capable”
Derby has a launch-range in excess of 63km
if launched at Mach 0.9 at 25,000-ft
against a head-on target, although its
maximum range, or its effective seeker
range, remains highly classified"
O que a FAB descobriu é que a BOSTA do Derby mal atinge 50 km de alcance máximo, usando força cinética. Então, é claramente uma desinformação. Quanto ao incluirá, estou falando de todos os mísseis já integrados ao TEJAS. Com o Derby, eles cobrem um gap de utilização entre o R-73 e o R-77. Israel potencializa meios contra SUAS principais ameaças, Hamas e Hezbolá. Os palestinos não voam caças. Utilizam foguetes improvisados. Por isso, Derby e Python são áreas secundárias de pesquisa. Servem para DAR GRANA à Rafael, que os vende a qualquer país sem fazer perguntas. A limitação decorre, principalmente, da estrutura do míssil, que não passa de um equipamento de curto alcance ligeiramente ampliado. O MICA tem um combustível de queima mais lenta para conseguir mais alcance, o Derby usa motores e combustível igual ao do Python.
O Derby foi um avanço para a FAB? Se vc não tem nenhuma arma e lhe dão um punhal, sua capacidade de defesa ampliou-se muito... A verdade é que não durariam DEZ MINUTOS num combate contra os F-16A/B/C/D chilenos armados de AIM120C-7 ou contra os Su30MK2V venezuelanos. Entrei em uma lista que tinha, por hábito, fazer jogos de guerra que incluiam gambiarras fantásticas. Por exemplo, o Brasil tinha fabulosos A-7 com radares de F-16, capazes de atirar Derbies a 80 km. Nesse mundo, F-5EM eram capazes de destruir Su30MK2V a 80 km de distância. Quase me lincharam quando afirmei que isso era fantasia.
O Derby tem qualidades? O detector é muito bom e é superior à capacidade do míssil. Os chineses aperfeiçoaram-no e o acoplaram ao PL-12, que é melhor que o AIM120C-7 (e ligeiramente inferior ao AIM-120D). Os mestres da FAB dizem que querem desenvolver um BVR tupiniquim e por isso escolheram o Derby. Acho que será mais um programa mal conduzido, como o Piranha, e que deveríamos nos aliar a alguém para produzir um novo modelo. A África do Sul, a partir do R-Darter, quis produzir um novo equipamento, dotado de ram-jet, com datalink e alcance superior a 100 km. O T-Darter seria um pouco inferior ao Meteor, mas superior ao AIM120C-7.
A ideia de produzir mísseis sozinho lembra-me a política de autosuficiência da Coreia do Norte, que hoje está na miséria em função dela... Deveríamos procurar um sócio, que, inclusive, poderia ser a Índia, com o ASTRA. Para retornar ao tópico, é retrógrado integrar o missilzinho de embargo israelense ao Rafale ou ao F/A-18E/F. É o mesmo que colocar uma bola com caranguejo numa Ferrari...
Pepê
Hoje o unico missil ar-ar integrado ao Tejas eh o R-73. Ha fotos e filmes na internet dos ensaios de integracao deste missil. Nehuma fonte indiana, oficial ou nao, afirma que o R-77 sera integrado, ao contrario do Derby (como se nao bastasse, os indianos tb estao comprando a versao terra-ar).
Segundo a Rafael e artigos disponiveis sobre o Derby, ele compartilha com o Python IV a cabeca de guerra, a espoleta de proximidade e o lancador.
Como afirmar que o PL-12 eh melhor que o qualquer outro missil atual da mesma classe?!
Sinto mas isso nao eh possivel ao meu ver. A menos que se confie cegamente no fabricante do missil.
As informacoes sobre os alcances das diversas series do AMRAAM continuam sigilosas.
Quanto a integrar o Derby ao Rafale ou F-X2, a principio nao vejo com bons olhos. Nos teriamos que pagar por isso. Se existisse algum plano para produzi-lo sob-licenca aqui, faria sentido.
[]s
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Dom Mai 15, 2011 3:56 pm
por Penguin
AlbertoRJ escreveu:Só um comentário off-topic: A comparação de dimensões e pesos dos mísseis deve levar em consideração também o peso da cabeça-de-guerra. Isso porque, segundo especialistas, sendo percentualmente mais pesada normalmente indica menor precisão (ou defasagem tecnológica) e ainda implica na redução do alcance.
Por exemplo (se alguem puder confirmar os dados):
Derby: 118 kg - Warhead 23 kg HE.
Mica: 112 kg - Warhead 12 kg HE.
AIM-120: 152 kg - warhead 23 Kg (A/B) 18 kg (C5) HE.
[]'s
A cabeca de guerra do Derby eh a mesma do Python IV e pesa 11 kg.
No Wikipedia ha realmente essa informacao de 23kg, mas o fabricante e diversas fontes afirmam que a cabeca de guerra eh a mesma do Python IV.
[]s
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Sáb Mai 21, 2011 2:36 pm
por AlbertoRJ
UAE, Rafale deal very close to be signed
May 20th, 05:00 PM, French President Nicolas Sarkozy has met Abou Dabi crown Prince Mohamed Bin ZAYED AL NAHYAN. Rumors tell that the final agreement about the purchase by the UAE of 60 Rafale fighter jets could have been reached during the meeting. If true, the contract could be inked in a couple of weeks, possibly during the opening of the 49th Paris air show which will start on June 20th.
Fonte: Rafale News
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Sáb Mai 21, 2011 9:54 pm
por brisa
E estes CFT no Rafale????
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Sáb Mai 21, 2011 9:58 pm
por Carlos Lima
O Rafale foi testado para uso com CFTs mas a França não os comprou.
[]s
CB_Lima
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Dom Mai 22, 2011 8:06 am
por Pepê Rezende
cb_lima escreveu:O Rafale foi testado para uso com CFTs mas a França não os comprou.
[]s
CB_Lima
Estão disponíveis para quem precisar...
Pepê
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Ter Mai 24, 2011 1:32 am
por knigh7
Pessoal,
alguém sabe o tempo entre overhaul dos motores M-88 atuais? (não é necessário ser o TCO)
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Ter Mai 24, 2011 6:40 am
por Justin Case
Knight, bom dia.
Como motor modular moderno, não há mais aquele conceito tradicional de overhaul, quando o motor inteiro era recolhido para oficina e revisava todos os componentes.
Pelo que entendi, este "overhaul" atualmente significa: recolher para para oficina de Nível D (Depot) apenas os itens, as partes, conjuntos, acessórios ou módulos que venceram o limite de tempo, de horas ou de ciclos determinados para sua revisão ou substituição.
Ou seja, o tempo entre overhaul VARIA, embora possa ser agrupado para evitar muitas imobilizações.
Abraço,
Justin
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Ter Mai 24, 2011 9:20 am
por AlbertoRJ
Long Engine Life
In an effort to reduce costs of ownership, the M88 has been designed with ease of
maintenance in mind. The engine comprises 21 modules, interchangeable without a need
for balancing and re-calibration. Some of these modules can even be changed without
removing the engine from the airframe, and a M88 can be replaced in less than an hour.
After maintenance, there is no need to check the turbofan in a test bench before it is
installed back on the aircraft. M88 reliability is such that, even for sustained combat
operations, only limited quantities of spare parts and spare engines are required.
«When introducing into service such an advanced engine, you have to be very cautious at
first», explains Jacques Desclaux. «For the M88, we have selected new technologies such
as powder metallurgy, and we want to be certain that problems do not appear. This is why
the engine initially had to be inspected every 150 hours, but in January 2001 this interval
was raised to 500 hours, corresponding to roughly two/three years of operational use.
As experience builds up, it will be progressively extended to 800 hours or 1,000 hours,
depending on the components. In comparison with the Rafale, when the Mirage 2000
entered service, the M53 had to be checked every 75 hours.
Fox Three nº2.
Esse intervalo do texto, de inspeções, ainda é anterior à versão 2E4.
O conceito de TBO não faz muito sentido, conforme já dito pelo Justin.
[]'s
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Qui Mai 26, 2011 9:39 pm
por Penguin
Ares
A Defense Technology Blog
100th Rafale for September
Posted by Christina Mackenzie at 5/26/2011 6:08 PM CDT
The 100th Rafale, a single-seater, will be delivered in September to the French Air Force, three months after the second Rafale naval squadron (11F) is formed, as Robert blogged earlier. The first Rafale squadron, you may remember, was formed in 2004 since when the aircraft has been operationally deployed with the Charles de Gaulle aircraft carrier in 2004, 2006, 2007, 2010 and this year in the missions over Libya.
The omnirole aircraft (as opposed to multirole, a distinction the French Air Force stresses because the Rafale can undertake several different missions in one sortie while a multirole aircraft can only undertake one mission per sortie) will be the F3 version of the aircraft which was first introduced in July 2008. The Rafale F-3 can carry the IR (infra-red) air-to-air Mica missile, the RF (radio-frequency) Mica, a gun which has air-to-air and air-to-ground capacities, the Scalp cruise missile, the GPS guided AASM “Hammer” air-to-ground munition, the IR AASM, the GBU-12 and 24 “Paveway” laser-guided air-to-ground munitions, the AM39 air-to-ground munition and the ASMP/A nuclear missile...not all at the same time, obviously, but it can still carry 14 tons under its wings, as much as the weight of the empty aircraft, more or less.
The F-3 also has the RECO-NG (new generation) pod, the LDP (laser designated pod), the PESA radar, front-sector optronics and the Rover video terminal which enables the pilot and someone on the ground to see the same image.
So what's next? Stéphane Rebb, Rafale program manager at the DGA French procurement agency, says the aim it to “keep Rafale at the top level of performance and interoperability,” and points out that “today's architecture and platform allows this to be achieved without any major hardware changes before the mid-life upgrade expected in around 2025.”
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Qui Mai 26, 2011 10:05 pm
por AlbertoRJ
O centésimo Typhoon produzido no Reino Unido também foi entregue há pouco.
[]'s
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Sáb Mai 28, 2011 2:46 pm
por AlbertoRJ
Libya, May 19-26th air operation stats
May 19-26th missions log - (>200 sorties - rate>30 sorties/day - 20% of NATO sorties -
30% of NATO ground attack sorties) :
CAS and interdiction (=) : 113 flights (Rafale, Mirage 2000D, Mirage 2000N, Mirage F1 CR, Super Etendard)
Reconnaissance (-9%) : 40 flights (Rafale, Mirage F1 CR)
Inflight refueling (-4.5%) : 21 flights (C-135, Rafale M, Super Etendard)
AWACS (+57%) : 11 flights (E-3F, E-2C)
Air Defense (+59%) : 27 flights (Mirage 2000-5F)
Libyan Navy frigate Al Ghardabia was hit by NATO fighters
About 30 targets destroyed :
Several ships including a "koni" frigate and Combattante patrol boat (Tripoli, Syrte)
about 6 military vehicules including 1 MBT (Tripoli, Brega)
1 radar station west of Brega
about 20 ammunition depots (Tripoli, Zintan, Syrte, Misratah)
Source :
http://www.defense.gouv.fr/
Finaly, Thursday, May 26th, the
French authorities have held a press conference about the Rafale air operations since March 19th. In 2 months the multirole fighter has performed some 2200 flight hours and more than 100 shots on Libyan ground forces. Most notably, several AASM multitarget salvos have been demonstrated as well as the oustanting accuracy of the Reco-NG pod.
According to defense journalist JM Tangy,
a real time demonstration of the AESA RBE-2 was also showcased at the Casaux Air Base.
Source :
http://lemamouth.blogspot.com/
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Sáb Mai 28, 2011 2:53 pm
por AlbertoRJ
New weapons for the Rafale
The blog "Le Mamouth" is reporting that the DGA (French defense procurement agency) and CEAM (French air force experimentation and trials center) is currently finishing the integration of the 2000 lb class GBU-24 laser guided bomb on the Rafale. The prefered hardpoints for this GBU are the center line fuselage and mid wing points. This massive bomb, already operational on Mirage 2000 D/N, will be compleated at a later stage by the 2000 lb versions of the AASM.
As far as anti ship warfare is concerned, the first batch of AM-39 block II Exocet missiles will be delivered next month to the Rafale units. The missile is compatible with any Rafale F3, from the French Navy or Air Force.
Also in the pipeline are the "limited effect weapons" intended to be used close to urban areas. Several options are studied by the DGA :
GBU with inert bodies which are already in use in Libya. This solution is seen as too heavy and costly though.
Brimstones missile made by MBDA UK. This small laser guided missilecarried in large number by RAF Tornadoes, has proved to be very effective in Libya. the DGA is seriously considered its integration on the Rafale (2 weeks ago, a French delegation visited MDBA UK to discuss the matter)
Laser guided rockets that are being developped by Thales and would be carried on the Rafale 3rd wing hadpoint.
LGTR (Laser Guided Training Round) are also studied.
Copiado do Rafale News.
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Sáb Mai 28, 2011 2:55 pm
por AlbertoRJ
knigh7 escreveu:AlbertoRJ escreveu:Belas fotos vindas do RafaleNews.
Teste do Meteor:
[]'s
algo que seria interessante para o Rafale seria a integracão (que não está programada) do Míssil Meteor nas estacães 2 e 13.
Nessas estacões é possível usar o Mica, que é um BVR que apresenta um alcance de apenas 40 a 50% dos míssies BVR que estào entrando em operacão.
Frequentemente, as estacões 4 e 11 levam tanques subalares.
Algo que eu postei aqui na época da Red Flag foi a dificuldade sentida pelos F-5M em levar apenas 2 BVR. Um caca precisa ter 4.
Por exemplo, em Kosovo, o F-16 CJ de algumas unidades da USAF realizavam missões SEAD e após, realizavam PAC. O que dava uma grande flexibilidade e maximizacões de meios.
Caso fosse possível integrar os Meteor naquelas estacões que citei, o caca poderia realizar missões SEAD e de ataque levando 4 Meteors.
Knight, taí a configuração desejada com 4 Meteors e 4 Micas:
Last eye candy for today is the "Meteor" Air-defense loadout with mica on the 3rd wing hardpoint. This is a long expected configuration and the first one to use the 8 wing pylons :
4 meteor
2 mica EM
2 Mica IR
3 RPL701 - 1250L tanks
This picture was taken 2 years ago at the LeBourget 2009 airshow.
Source: Rafale News
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Sáb Mai 28, 2011 3:05 pm
por Túlio