TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 775 vezes
- Agradeceram: 2419 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Até mesmo se a Colômbia optar pelo Rafale, o Gripen ainda terá a supremacia aérea na AL, especialmente pelo E-99M + Meteor operando sem quaisquer problemas.
Sem exageiros, é um caça de 4.5ª geração com alma de 5ª geração. As escolhas da SAAB para a eletrônica embarcada do Gripen foram extremamente felizes, desde o WAD até a fusão de dados.
Sem exageiros, é um caça de 4.5ª geração com alma de 5ª geração. As escolhas da SAAB para a eletrônica embarcada do Gripen foram extremamente felizes, desde o WAD até a fusão de dados.
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Agradeceu: 1224 vezes
- Agradeceram: 734 vezes
@Túlio, pode admitir, você é um negacionista do IRST.Túlio escreveu: Ter Dez 20, 2022 4:05 pmCaros @arcanjo e @Juliano Lisboa, se gente chata que nem eu não vivesse perguntando essas coisas, haveria necessidade de nos darem explicações? Se fôssemos todos conformistas, se acreditássemos em tudo o que lemos e ouvimos, é perfeitamente possível que os M2000 não apenas estivessem voando até hoje como até novas unidades poderiam ter sido incorporadas, e isso teria sido "o FX".
Às vezes precisa uns (muitos) pendejos que nem eu e tantos outros para a FAB não virar FAA...
Vou te encaminhar para o padre Kelmon
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- FIGHTERCOM
- Sênior
Minha única crítica (lá atrás) aos Gripens na FAB era a falta de algo do tipo do RBS-15. Mas a opção pelo Micla mudou a minha opnião. Agora só falta operacionalizar.
Abraços,
Wesley
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 775 vezes
- Agradeceram: 2419 vezes
O que me preocupa é o tempo do MICLA. Tomara que optem por um MTC menor, ao invés de querer desenvolver algo novo a partir do MTC, o que encareceria o projeto e o postergaria.FIGHTERCOM escreveu: Ter Dez 20, 2022 5:51 pm Minha única crítica (lá atrás) aos Gripens na FAB era a falta de algo do tipo do RBS-15. Mas a opção pelo Micla mudou a minha opnião. Agora só falta operacionalizar.
Abraços,
Wesley
Ainda temos os Harpoon para lançamento contra alvos em terra, então temos relativo tempo para desenvolvimento.
- Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 1979 vezes
- Agradeceram: 803 vezes
Eu também compartilho os mesmos receios, pois o programa no MSS 1.2 me vem à cabeça.gabriel219 escreveu: Ter Dez 20, 2022 6:06 pmO que me preocupa é o tempo do MICLA. Tomara que optem por um MTC menor, ao invés de querer desenvolver algo novo a partir do MTC, o que encareceria o projeto e o postergaria.FIGHTERCOM escreveu: Ter Dez 20, 2022 5:51 pm Minha única crítica (lá atrás) aos Gripens na FAB era a falta de algo do tipo do RBS-15. Mas a opção pelo Micla mudou a minha opnião. Agora só falta operacionalizar.
Abraços,
Wesley
Ainda temos os Harpoon para lançamento contra alvos em terra, então temos relativo tempo para desenvolvimento.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- FIGHTERCOM
- Sênior
Mas o Harpoon está integrado ao Gripen?gabriel219 escreveu: Ter Dez 20, 2022 6:06 pmO que me preocupa é o tempo do MICLA. Tomara que optem por um MTC menor, ao invés de querer desenvolver algo novo a partir do MTC, o que encareceria o projeto e o postergaria.FIGHTERCOM escreveu: Ter Dez 20, 2022 5:51 pm Minha única crítica (lá atrás) aos Gripens na FAB era a falta de algo do tipo do RBS-15. Mas a opção pelo Micla mudou a minha opnião. Agora só falta operacionalizar.
Abraços,
Wesley
Abraços,
Wesley
- Juliano Lisboa
- Avançado
- Agradeceu: 20 vezes
- Agradeceram: 197 vezes
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6390 vezes
- Agradeceram: 6742 vezes
- Contato:
Juliano Lisboa escreveu: Qua Dez 21, 2022 3:07 pm Fotos que fiz dia 19
https://www.aereo.jor.br/2022/12/21/ima ... 9e-gripen/
Uma dúvida, caro Juliano: já tinha visto esta foto (não exatamente, a que vi não era tão nítida, MY CONGRATZ ) e fiquei na dúvida: tiraram de algum museu ou os Mirage 2000 no fim não foram vendidos?
Estará em condições de voo? Seria legal um desfile com (pelo menos) M2000, F-5, AMX e Gripen (acho que pedir por Mirage IIIEBR também já seria meio que demais)...
Estará em condições de voo? Seria legal um desfile com (pelo menos) M2000, F-5, AMX e Gripen (acho que pedir por Mirage IIIEBR também já seria meio que demais)...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Juliano Lisboa
- Avançado
Túlio escreveu: Qua Dez 21, 2022 3:35 pmJuliano Lisboa escreveu: Qua Dez 21, 2022 3:07 pm Fotos que fiz dia 19
https://www.aereo.jor.br/2022/12/21/ima ... 9e-gripen/Uma dúvida, caro Juliano: já tinha visto esta foto (não exatamente, a que vi não era tão nítida, MY CONGRATZ ) e fiquei na dúvida: tiraram de algum museu ou os Mirage 2000 no fim não foram vendidos?
Opa, ficou aqui na base um Mirage III e um Mirage 2000, sem condições de voo. Na cidade ainda tem mais 3 Mirages III espetadados em praças e no trevo da base. Tudo já foi vendido.
- Helton2042
- Avançado
- Agradeceu: 57 vezes
- Agradeceram: 116 vezes
Túlio, se não estou enganado ficaram 4 Mirage 2000, 1 em Anápolis, 2 em Brasília (esses eu não vi mais fotos, podem ter sido vendidos também ) e 1 no Musal. Os outros todos vendidos.
Em um dos vídeos com a entrevista completa do comandante do GDA chegaram a perguntar sobre o IRST, mas ele provavelmente entendeu Iris-t hehe. Ele até responde que toda a parte de armamento fica com o COMPREP, e que por enquanto iriam voar limpos.
Em um dos vídeos com a entrevista completa do comandante do GDA chegaram a perguntar sobre o IRST, mas ele provavelmente entendeu Iris-t hehe. Ele até responde que toda a parte de armamento fica com o COMPREP, e que por enquanto iriam voar limpos.
- Juliano Lisboa
- Avançado
Eu tava do lado nessa hora, por isso mais tarde eu perguntei e coloquei a resposta aqui no tópico, só não falei que era ele pois não era uma entrevista.Helton2042 escreveu: Qua Dez 21, 2022 4:26 pm Túlio, se não estou enganado ficaram 4 Mirage 2000, 1 em Anápolis, 2 em Brasília (esses eu não vi mais fotos, podem ter sido vendidos também ) e 1 no Musal. Os outros todos vendidos.
- EduClau
- Sênior
- Agradeceu: 2557 vezes
- Agradeceram: 763 vezes
A notícia é sobre a razão da escolha colombiana pelos Rafale, mas tem essa parte sobre os Gripens:
sds...Por otro lado, la FAC consideraba que el Gripen no lideraba en ningún aspecto, sino que, como explicó un oficial que fue parte del proceso de selección, “era el segundo en todo.
El avión está teniendo grandes problemas de integración en Brasil con sus sistemas aire-aire y aire-superficie, que no logran que estén del todo operativos, están en una especie de versión Beta.
Son problemas que no dicen en público” afirmó, y agregó “la precisión de los sistemas aire-superficie no es ni parecida a la de Elbit que usan el Kfir, el F-16 y el F-35”.
...
https://www.pucara.org/post/las-razones ... e-colombia
- Helton2042
- Avançado
Show de bola Juliano.Juliano Lisboa escreveu: Qua Dez 21, 2022 4:46 pmEu tava do lado nessa hora, por isso mais tarde eu perguntei e coloquei a resposta aqui no tópico, só não falei que era ele pois não era uma entrevista.Helton2042 escreveu: Qua Dez 21, 2022 4:26 pm Túlio, se não estou enganado ficaram 4 Mirage 2000, 1 em Anápolis, 2 em Brasília (esses eu não vi mais fotos, podem ter sido vendidos também ) e 1 no Musal. Os outros todos vendidos.
A aeronave ainda não terminou todos os testes, normal tudo isso. Tem muitas capacidades a serem exploradas ainda, configurações e etc.
- Helton2042
- Avançado
Eu vi essa notícia, mas sinceramente, a aeronave ainda está passando pelas certificações, a justificativa colombiana tem sentido se disser que já queria tudo pronto, testado e integrado.EduClau escreveu: Qua Dez 21, 2022 5:30 pm A notícia é sobre a razão da escolha colombiana pelos Rafale, mas tem essa parte sobre os Gripens:
sds...Por otro lado, la FAC consideraba que el Gripen no lideraba en ningún aspecto, sino que, como explicó un oficial que fue parte del proceso de selección, “era el segundo en todo.
El avión está teniendo grandes problemas de integración en Brasil con sus sistemas aire-aire y aire-superficie, que no logran que estén del todo operativos, están en una especie de versión Beta.
Son problemas que no dicen en público” afirmó, y agregó “la precisión de los sistemas aire-superficie no es ni parecida a la de Elbit que usan el Kfir, el F-16 y el F-35”.
...
https://www.pucara.org/post/las-razones ... e-colombia
Me lembro bem que o próprio Rafale, assim como o Typhoon não tinham tudo pronto quando entraram em operação, algo muito normal.
Lembrando que temos armamentos que provavelmente só serão integrados na versão BR, as bombas Spice, provavelmente as Lizzards e outras coisas….
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5859 vezes
- Agradeceram: 3318 vezes
Colocar um caça pelado para a operação no dia a dia de uma unidade de defesa aérea me parece algo no mínimo imprudente. A não ser que toda vez que um Gripen E sair do chão, um F-5EM vá com ele para garantir alguma efetividade. Ou se for o caso de interceptar alvos civis.
Não entendo como a FAB pode dispor do Gripen E se nem os armamentos ele recebeu e testou por aqui. Até mesmo tanques subalares não se viu estes caças utilizando desde a chegada ao Brasil. Iris-T e Meteor, idem.
@Juliano Lisboa , as tais 4 fases de introdução do caça no GDA que citastes, sabes dizer quais são, o que é para fazer em cada uma, e quanto tempo irá levar por favor
Não entendo como a FAB pode dispor do Gripen E se nem os armamentos ele recebeu e testou por aqui. Até mesmo tanques subalares não se viu estes caças utilizando desde a chegada ao Brasil. Iris-T e Meteor, idem.
@Juliano Lisboa , as tais 4 fases de introdução do caça no GDA que citastes, sabes dizer quais são, o que é para fazer em cada uma, e quanto tempo irá levar por favor
Carpe Diem