TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Guilherme
- Sênior
- Agradeceu: 66 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Agora, 00:14, estou assistindo o vídeo e neste exato momento um Gripen está saindo do porto.
CORREÇÃO: dois Gripens estão saindo do porto.
- Strike
- Intermediário
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 85 vezes
Estou acompanhando também o percurso dos dois Gripens do porto até o aeroporto de Navegantes pela live do Leandro !Guilherme escreveu: Dom Abr 03, 2022 12:14 am Agora, 00:14, estou assistindo o vídeo e neste exato momento um Gripen está saindo do porto.
Merece sempre o destaque à respeito do tamanho compacto dos Gripens, das aeronaves de 4G/4.5G é notoriamente a menor... Grande feito da indústria sueca em conseguir desenvolver um caça com tamanha capacidade em tamanho tão compacto, associado a táctica de operação dispersa por rodovias ou até algumas avenidas grandes, seria em um cenário de invasão ao BR como encontra uma "agulha no palheiro" para os seus adversários.
Brava Gente Brasileira ..!
- Strike
- Intermediário
"Aproveitando a deixa" , já que é para "polemizar" !!Túlio escreveu: Sáb Abr 02, 2022 3:46 pmgabriel219 escreveu: Sáb Abr 02, 2022 3:35 pm CADÊ OS IRST, @Túlio ??????, é o fim, mandem o GAÚCHO LÁ TCHÊ!Eis aí uma das ocasiões em que fico extremamente TRISTE por ter suspeitas infundadas.
PS.: CADÊ O IRST???
Ainda não consigo concordar com a falta/troca do sistemas de guerra eletrônica "Arexis" mais capaz do padrão sueco, na ponta das asas dos Gripens Brasileiros por um inferior!!!
Além do "downgrade" de capacidade da suíte "arexis" pelante a variante sueca, até "esteticamente" na minha modesta opinião fica menos bonito!
Obs: Apenas polemicas vazias gurizada!!!
- Strike
- Intermediário
gabriel219 escreveu: Qui Mar 31, 2022 7:27 pmEu também sou conta a indexação de recursos, porém nesse caso vejo como vital. O MD, ano passado, gastou 64% do orçamento com pensionista e aposentadorias, mais 30% com a ativa e o restante é investimento e amortização de dívidas. Sem a indexação, adivinha para quê as forças utilizariam isso.Vinicius Pimenta escreveu: Qui Mar 31, 2022 6:59 pm Gostei da sua ideia, mas eu tenho problemas com a carimbação de imposto para uma coisa específica. Acho que cria incentivos errados, o primeiro é gastar todo aquele dinheiro do jeito que der (e de qualquer jeito), vide a verba da Intervenção no Rio que grande parte dela serviu pra PM e Civil andarem de Corolla, e, ao mesmo tempo que cria um mínimo, dá conforto pro político chamar de TETO. Eu seria mais simpático a criação de algum fundo de Defesa para ser aplicado de forma estratégia, seja ano gasto 100 bi, seja ano gastando 2 bi (discrepância meramente ilustrativa).
Sobre a compra, além de ser feita pela Defesa (exceto coisas de custeio normais, claro), daria um passo atrás. Os ROBs/RFIs seriam criados MEDIANTE indicação da Defesa, já prevendo a comunalidade possível. Cabe ao MD entender que as 3 Forças precisam de Manpads, então tem que ser compra única, se EB e CFN precisam de algum blindado, que fosse avaliado em conjunto e, aí sim, em caso de necessidade REAL específica da Força, um modelo ou versão diferente seria adquirido. Seria exceção, não regra.
Quando ao segundo parágrafo, pode ser também, mas meu pensamento seria o seguinte:
Uma Força, neste exemplo usando o EB, enviaria uma requisição de compra de MEM para o MD, neste caso, Msl AC. A FAB e o MB também querem, mas não é prioridade agora, então não enviam a requisição.
O MD avalia a requisição e verifica que tanto a FAB quanto a MB necessitam desse tipo de MEM, seja pra Inf/Fz até para aeronaves e embarcações.
O MD convida a FAB e a MB para que, junto do EB, elaborem ROB/RFI para o mesmo MEM.
Mesmo não sendo prioridade da FAB e MB neste cenário, eles iriam formar ROB/RFI em conjunto e fariam parte da aquisição, recebendo os lotes posteriores, assim aumentando a cadeia de produção, diminuindo custos de aquisição e treinamento, até elaborando projeto para fabricação nacional dos componentes.
Acho que agora a minha ideia fica mais clara, mas é exatamente como a sua.
Tenho uma opinião parecida com a sua @gabriel219 , seria uma das alternativas para tentar contornar a falta de verbas destinada as forças armadas e principalmente fiscalizar e direcionar para o melhor uso possível dos escassos recursos disponíveis dentro de cada força !
- Guilherme
- Sênior
- Agradeceu: 66 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Também acho que não deveriam ter trocado por um sistema menos capaz. Para um país com o orçamento do Brasil, não faria diferença pagar por um sistema um pouco mais caro. Nem se já tivessem sido encomendadas 120 aeronaves, por exemplo. Acho irrisório.Strike escreveu: Dom Abr 03, 2022 1:24 am"Aproveitando a deixa" , já que é para "polemizar" !!Túlio escreveu: Sáb Abr 02, 2022 3:46 pm
Eis aí uma das ocasiões em que fico extremamente TRISTE por ter suspeitas infundadas.
Ainda não consigo concordar com a falta/troca do sistemas de guerra eletrônica "Arexis" mais capaz do padrão sueco, na ponta das asas dos Gripens Brasileiros por um inferior!!!
Além do "downgrade" de capacidade da suíte "arexis" pelante a variante sueca, até "esteticamente" na minha modesta opinião fica menos bonito!
- Strike
- Intermediário
É 1:33 da madrugada e um dos Gripens está parado/travado já alguns minutos na entrada do portão do aeroporto de Navegantes, pq segundo informações de oficiais e fotógrafos que fazem a cobertura do percurso das aeronaves, uma roda do trem de pouso esquerdo aparentemente travou ou murchou do Gripen.
Obs: Informações na Live acima !
- Strike
- Intermediário
Pensou o mesmo @Guilherme , até porque a aeronave deveria está com suas máximas capacidades ofertadas/disponibilizadas paras as mesmas...Guilherme escreveu: Dom Abr 03, 2022 1:31 amTambém acho que não deveriam ter trocado por um sistema menos capaz. Para um país com o orçamento do Brasil, não faria diferença pagar por um sistema um pouco mais caro. Nem se já tivessem sido encomendadas 120 aeronaves, por exemplo. Acho irrisório.Strike escreveu: Dom Abr 03, 2022 1:24 am
"Aproveitando a deixa" , já que é para "polemizar" !!
Obs: Alguns colegas de fórum e entendidos do assunto, defendem que o sistema de suíte de guerra eletronica "arexis e MFS-EW " seja "plug-in-play" no Gripen, que em um cenário de necessidade os mesmos equipamentos poderia ser instalados em nossas aeronaves e assim aumentar seu potencial... Mas gurizada, estamos no Brasil um país que nunca privilegiou ou deu a devida importância ao assunto defesa, dificilmente depois de passado o "alvoroço" do assunto os mesmo itens serão debatidos na FAB, a não ser em uma eventual e longínqua atualização de meia vida deste mesmos gripens que estamos recebendo hoje, daqui uns 20 anos ou mais anos de operação....
Obs: Espero esta errado nesta minha expectativa, e que de alguma forma as coisas melhore e sejam mais priorizadas no quesito defesa em nosso país!
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 776 vezes
- Agradeceram: 2420 vezes
Mas não foi isso, é apenas uma parte do RWR e o sistema é modular. No futuro, basta comprar e colocar no lugar.Strike escreveu: Dom Abr 03, 2022 1:24 am"Aproveitando a deixa" , já que é para "polemizar" !!Túlio escreveu: Sáb Abr 02, 2022 3:46 pm
Eis aí uma das ocasiões em que fico extremamente TRISTE por ter suspeitas infundadas.
O Gripen não realiza MLU, ele é atualizado várias vezes durante sua vida. O sistema de software dele é fantástico, o único existente no mundo, aliás a Lockheed está atrás de um similar para substituir o do F-35, já que está sendo dor de cabeça integrar qualquer outro sistema de armas ao F-35 para os Europeus.Strike escreveu: Dom Abr 03, 2022 1:57 am Pensou o mesmo @Guilherme , até porque a aeronave deveria está com suas máximas capacidades ofertadas/disponibilizadas paras as mesmas...
Obs: Alguns colegas de fórum e entendidos do assunto, defendem que o sistema de suíte de guerra eletronica "arexis e MFS-EW " seja "plug-in-play" no Gripen, que em um cenário de necessidade os mesmos equipamentos poderia ser instalados em nossas aeronaves e assim aumentar seu potencial... Mas gurizada, estamos no Brasil um país que nunca privilegiou ou deu a devida importância ao assunto defesa, dificilmente depois de passado o "alvoroço" do assunto os mesmo itens serão debatidos na FAB, a não ser em uma eventual e longínqua atualização de meia vida deste mesmos gripens que estamos recebendo hoje, daqui uns 20 anos ou mais anos de operação....
Obs: Espero esta errado nesta minha expectativa, e que de alguma forma as coisas melhore e sejam mais priorizadas no quesito defesa em nosso país!
Já o Gripen, é de fácil integração com sistemas de armas e sistemas de apoio, sensores e entre outros, atualizando de forma fragmentada e periódica, não apenas uma atualização como MLU. Por tanto, o Gripen sempre estará atualizado de acordo com a ameaça, não importa a época e isso é o que me faz ficar fascinado quanto ao mesmo.
Sobre ter alvoroço e não adquirir os sistemas, lembre-se do que ocorreu em 2019, com aquela tentativa de levante da Venezuela e até sobrou gás lacrimogênio na cara do pessoal do 7º BIS. Esses caras tinham IBA e M964 da primeira geração ainda, hoje em dia está tudo com ACH High-Cut, M7, IA2, miras ópticas e é uma das tropas que testam novos equipamentos. Fora isso, veja a quantidade enorme que tivemos de operações de 2019 pra cá, algo nunca antes visto desde as operações contra as FARC na década de 90.
O sistema de software do Gripen é tão espetacular, que você consegue atualizar os sistemas deles para um novo inimigo em 1 hora, antes de ele partir, é um iPhone dos caças.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6393 vezes
- Agradeceram: 6745 vezes
- Contato:
Não querendo ser chato (mas sendo), nenhum dos dois tem IRST!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 776 vezes
- Agradeceram: 2420 vezes
E essa foi a zueira. Os Gripens devem estar sem seus sensores, protegidos em containers da salinidade e até de riscos físicos. Quando saíram da Suécia e iam em direção ao ponto, estavam com eles, o que qualquer um com prudência faria.Túlio escreveu: Dom Abr 03, 2022 10:59 am Não querendo ser chato (mas sendo), nenhum dos dois tem IRST!
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 2007 vezes
- Agradeceram: 2548 vezes
O que os suecos têm é uma antena a mais nas wingtips, frontal e traseira. Não que os Gripens brasileiros não venham com a suíte de autoproteção Arexis.
brasileiro:
sueco:
Há imagens do nosso protótipo utilizando o mesmo conjunto dos Gripens suecos. No futuro, caso a FAB decida utilizar nos nossos Gripens, é questão de troca do módulo.
brasileiro:
sueco:
Há imagens do nosso protótipo utilizando o mesmo conjunto dos Gripens suecos. No futuro, caso a FAB decida utilizar nos nossos Gripens, é questão de troca do módulo.
- Energys
- Sênior
- Agradeceu: 55 vezes
- Agradeceram: 172 vezes
Sua desconfiança ainda é branda. A minha é se tem RADAR!Túlio escreveu: Dom Abr 03, 2022 10:59 am Não querendo ser chato (mas sendo), nenhum dos dois tem IRST!
Att.
- Energys
- Sênior
- Agradeceu: 55 vezes
- Agradeceram: 172 vezes
Negativo.gabriel219 escreveu: Dom Abr 03, 2022 11:18 amE essa foi a zueira. Os Gripens devem estar sem seus sensores, protegidos em containers da salinidade e até de riscos físicos. Quando saíram da Suécia e iam em direção ao ponto, estavam com eles, o que qualquer um com prudência faria.Túlio escreveu: Dom Abr 03, 2022 10:59 am Não querendo ser chato (mas sendo), nenhum dos dois tem IRST!
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 2007 vezes
- Agradeceram: 2548 vezes