TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6292 vezes
Agradeceram: 3535 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84106 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 12, 2022 1:12 pm

knigh7 escreveu: Qua Jan 12, 2022 12:53 pm Com certeza que não vão desfalcar brigadas. Dentro das Artilharias Divisionárias também há os GACs, sendo que parte estão mofando com o M114...
Só na 1ª AD há 2 GACs que estão na região metropolitana do Rio de Janeiro. Como vão treinar direito ali? Usando Campo de Instrução de Gericinó para treinarem com 155mm? Usa esses 2 para formar o Grupamento de AAAe de média altura (opinião minha).
Não acho que seja uma surpresa a transformação de um GAC das AD em GAAe. Ao que parece pode até rolar viatura Art AP SR para estes grupos, talvez no lugar das M-109 que estão lá. Vai saber. As AD nunca foram OM completas em suas dotações até onde eu sei. Então, mexerem nelas, de novo, me parece ser algo relativamente trivial para o EB.
Enfim, como disse, a Esc Art AAe e Cst do exército está no RJ. Pode ser um motivo a mais para usarem alguma OM de lá mesmo e aproveitar a proximidade e interações.
A ver.

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2145 vezes
Agradeceram: 2727 vezes

#84107 Mensagem por knigh7 » Qua Jan 12, 2022 6:18 pm

FCarvalho escreveu: Qua Jan 12, 2022 1:06 pm
Quanto ao EB, é o como eu disse. Vão receber 1 única bateria a priori (assim como as outras forças), e depois a partir do que for decidido nos próximos PEEx da vida vemos o que acontece.
Não é uma Bia para o EB, mas sim de 2 a 3 Bias de média altura para o Exército formar um Grupamento de Média Altura, dentro do PEEx-20-23. A aquisição, não necessariamente o recebimento dentro do período 20-23.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#84108 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 12, 2022 7:36 pm

knigh7 escreveu: Qua Jan 12, 2022 6:18 pm
FCarvalho escreveu: Qua Jan 12, 2022 1:06 pm Quanto ao EB, é o como eu disse. Vão receber 1 única bateria a priori (assim como as outras forças), e depois a partir do que for decidido nos próximos PEEx da vida vemos o que acontece.
Não é uma Bia para o EB, mas sim de 2 a 3 Bias de média altura para o Exército formar um Grupamento de Média Altura, dentro do PEEx-20-23. A aquisição, não necessariamente o recebimento dentro do período 20-23.
Sim, justamente, será uma Bia agora junto com as demais forças quando for decidido quem vai levar o certame da defesa AAe, e posteriormente vai-se fazendo as aquisições subsequentes.
Agora tem que ver o que vão colocar no PEEx 2024-2027 nesta questão. Se aumenta, se diminui, se fica no mesmo.
Quanto a FAB e MB difícil saber o que eles querem até porque não há indicações fora do Programa Defesa AAe sobre este assunto no planejamento estratégico das duas forças.
No caso da FAB, há pelo menos a tendência de se procurar obter uma quantidade que possa equipar os atuais grupos AAe que existem, e que não passam de meia dúzia, se muito. Independente do que for comprado, até mesmo uma única bataria já é muito melhor do que os Igla atuais.
Para a MB tudo vai acabar no Btl de Controle Aerotático da FFE. E já está de bom tamanho.

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior

#84109 Mensagem por knigh7 » Qua Jan 12, 2022 7:53 pm

FCarvalho escreveu: Qua Jan 12, 2022 7:36 pm
knigh7 escreveu: Qua Jan 12, 2022 6:18 pm
Sim, justamente, será uma Bia agora junto com as demais forças quando for decidido quem vai levar o certame da defesa AAe, e posteriormente vai-se fazendo as aquisições subsequentes.
Aonde vc leu isso? O PEEx não teve uma nova edição nas últimas semanas, ou teve? Quero documento, portaria e não fofoca de jornalistas, youtubers e milicos. Quero que mostre alterando isso. Se o PEEx alterou, está numa nova edição dele ou numa portaria.

Aonde está???

E sem textão. Objetivamente, o preto no branco.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#84110 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 12, 2022 8:50 pm

knigh7 escreveu: Qua Jan 12, 2022 7:53 pm
FCarvalho escreveu: Qua Jan 12, 2022 7:36 pm Sim, justamente, será uma Bia agora junto com as demais forças quando for decidido quem vai levar o certame da defesa AAe, e posteriormente vai-se fazendo as aquisições subsequentes.
Aonde vc leu isso? O PEEx não teve uma nova edição nas últimas semanas, ou teve? Quero documento, portaria e não fofoca de jornalistas, youtubers e milicos. Quero que mostre alterando isso. Se o PEEx alterou, está numa nova edição dele ou numa portaria.
Aonde está???
Vai com calma Manuel. :roll: :?
Eu li e reli o ROC da AAe e não se fala em números a serem adquiridos nele.
No site do EPEX onde consta o Programa de Defesa AAe também não consta nada sobre quantidades a serem adquiridas.
No PEEx também não cita números em termos de material AAe a ser adquirido.
Então, no tópico da AAe lá no terrestre essa conversa de 3 Bia foi aventado durante as discursões, mas não lembro quem ou como começou com essa conversa.
Podes me dizer onde é que está escrito que o EB irá adquirir 3 baterias?
Até onde pude ver em sites e doc oficiais não existe quantidade determinada a ser adquirida, apenas falas soltas em público sobre equipar as três forças com os novos sistemas a serem adquiridos.

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior

#84111 Mensagem por knigh7 » Qua Jan 12, 2022 9:01 pm

FCarvalho escreveu: Qua Jan 12, 2022 8:50 pm
knigh7 escreveu: Qua Jan 12, 2022 7:53 pm
Aonde está???
Vai com calma Manuel. :roll: :?
Eu li e reli o ROC da AAe e não se fala em números a serem adquiridos nele.
No site do EPEX onde consta o Programa de Defesa AAe também não consta nada sobre quantidades a serem adquiridas.
No PEEx também não cita números em termos de material AAe a ser adquirido.
Então, no tópico da AAe lá no terrestre essa conversa de 3 Bia foi aventado durante as discursões, mas não lembro quem ou como começou com essa conversa.
Podes me dizer onde é que está escrito que o EB irá adquirir 3 baterias?
Até onde pude ver em sites e doc oficiais não existe quantidade determinada a ser adquirida, apenas falas soltas em público sobre equipar as três forças com os novos sistemas a serem adquiridos.

na página 11 do PEEx:
Imagem

Um Grupamento de AAAe não tem 1 bateria. Senão seria bateria de média altura, entendeu????

Editado pela última vez por knigh7 em Qua Jan 12, 2022 9:21 pm, em um total de 1 vez.
FCarvalho
Sênior
Sênior

#84112 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 12, 2022 9:07 pm

Sabes tão bem quanto eu que isso não significa nada na prática, e muito menos que haverá 3 baterias neste grupamento.
O EB sabe onde lhe aperta os calos e por isso não se compromete objetivamente com números. Existe a possibilidade de se chegar a 3 Bia, e só. Mas isto não é certo e líquido. Não passa de intencionalidade.
Da mesma forma a MB quer 2 Nae mas não diz que quer no PEM 2040 ao passo que a FAB passou os últimos 20 anos negando peremptoriamente que queria comprar 108 caças no FX-2, mas falava em 3 lotes de compra, mas nunca admitindo quantos seriam em cada um.
Vamos ver o que acontece.

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior

#84113 Mensagem por knigh7 » Qua Jan 12, 2022 9:09 pm

FCarvalho escreveu: Qua Jan 12, 2022 9:07 pm Sabes tão bem quanto eu que isso não significa nada na prática, e muito menos que haverá 3 baterias neste grupamento.
A sua elucubração vale menos ainda.

Quando vc for escrever, faça assim: nos documentos em vigor está X, mas ACHO, CHUTO que seja Y.

Ou entâo assim: nos documentos em vigor está constando X, mas segundo jornalistas especializados de mierda em defesa/milicos fofoqueiros de mierda/youtubers de mierda, fala-se Y.

Fica mais transparente.

E já havia mostrado esses documentos à vc pois venho tendo essas discussões contigo há 1 ano. Deixe bastante claro que eu escrevo com base de documentos ou declarações de autoridades no assunto e vc em achismo.

Assim me poupa entrar em outro loop estéril.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#84114 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 13, 2022 10:37 am

knigh7 escreveu: Qua Jan 12, 2022 9:09 pm
FCarvalho escreveu: Qua Jan 12, 2022 9:07 pm Sabes tão bem quanto eu que isso não significa nada na prática, e muito menos que haverá 3 baterias neste grupamento.
Tanto quanto as suas.
Quando vc for escrever, faça assim: nos documentos em vigor está X, mas ACHO, CHUTO que seja Y.
Quando eu precisar de alguém para me dizer o quê e como escrever aqui deixo o fórum a vontade para você e outros entendidos.
Ou entâo assim: nos documentos em vigor está constando X, mas segundo jornalistas especializados de mierda em defesa/milicos fofoqueiros de mierda/youtubers de mierda, fala-se Y.
Se você gosta tanto deles assim, continue. Quando entender que seja necessário colocar bilbiografia do que falo aqui eu boto e não preciso de ninguém para me dizer isso.
Fica mais transparente.
Onde não houve transparência?
E já havia mostrado esses documentos à vc pois venho tendo essas discussões contigo há 1 ano. Deixe bastante claro que eu escrevo com base de documentos ou declarações de autoridades no assunto e vc em achismo.
Bem, se você quer acreditar em tudo que lê, e interpreta, é direito seu. Como o povo aqui costuma falar, papel aceita tudo.
Assunto encerrado.

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 796 vezes
Agradeceram: 2537 vezes

#84115 Mensagem por gabriel219 » Qui Jan 13, 2022 11:03 am

É que além de Almirante que participou da compra dos A-4KU - com um excelente planejamento sem perspectiva de que tinham que integrar mísseis neles, afinal, quem pensaria de uma aeronave embarcada ter mísseis anti-navio? - o Flávio tem o costume de falar em nome do Exército também, mesmo que os documentos provem o contrário.

Tem esse detalhe ai que temos que respeitar.

knigh7
Sênior
Sênior

#84116 Mensagem por knigh7 » Qui Jan 13, 2022 11:12 am

FCarvalho escreveu: Qui Jan 13, 2022 10:37 am
knigh7 escreveu: Qua Jan 12, 2022 9:09 pm

Tanto quanto as suas.
Quando eu precisar de alguém para me dizer o quê e como escrever aqui deixo o fórum a vontade para você e outros entendidos.
Se você gosta tanto deles assim, continue. Quando entender que seja necessário colocar bilbiografia do que falo aqui eu boto e não preciso de ninguém para me dizer isso.
Fica mais transparente.
Onde não houve transparência?
Bem, se você quer acreditar em tudo que lê, e interpreta, é direito seu. Como o povo aqui costuma falar, papel aceita tudo.
Assunto encerrado.
Não, meu caro, eu venho te respondendo com base em documentos há 1 ano. Vc elucubra .Eu já mostrei a vc várias vezes que é um Grupamento de média altura. E não só isso, eu mostrei a vc várias vezes a tarefa da FAB e o EB na AAAe em documentos, o projeto estratégico do EB na AAAe de média altura.

Esse abaixo algo que nesta thread eu não te mostrei a vc (mas tinha tinha mostrado em outras). Eu venho te respondendo desde o ano passado com base em documentos.
Imagem

Vc trabalha com um número pequeno de baterias de média altura para o EB, só para ficar reclamando. Para reclamar (parece algo que vc tem prazer), vc cria o fato, despreza os fatos existentes e com base naquilo que vc criou vc aporrinhando deus e o mundo.

Eu venho perdendo tempo com vc, respondendo com base em documentos (principalmente no Terrestres) sobre a AAAe. Mas vc mistura como se fosse apenas uma opinião contra a outra. Isso é desonestidade intelectual.

Espero que ajustemos o tom do debate, pois vc é uma pessoa na qual em geral tenho experiências positivas.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#84117 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 13, 2022 11:41 am

knigh7 escreveu: Qui Jan 13, 2022 11:12 am Não, meu caro, eu venho te respondendo com base em documentos há 1 ano. Vc elucubra .Eu já mostrei a vc várias vezes que é um Grupamento de média altura. E não só isso, eu mostrei a vc várias vezes a tarefa da FAB e o EB na AAAe em documentos, o projeto estratégico do EB na AAAe de média altura.
Esse abaixo algo que nesta thread eu não te mostrei a vc (mas tinha tinha mostrado em outras). Eu venho te respondendo desde o ano passado com base em documentos.
Vc trabalha com um número pequeno de baterias de média altura para o EB, só para ficar reclamando. Para reclamar (parece algo que vc tem prazer), vc cria o fato, despreza os fatos existentes e com base naquilo que vc criou vc aporrinhando deus e o mundo.
Eu venho perdendo tempo com vc, respondendo com base em documentos (principalmente no Terrestres) sobre a AAAe. Mas vc mistura como se fosse apenas uma opinião contra a outra. Isso é desonestidade intelectual.
Documentos que eu também li e conheço mas que não levo tão a sério - e ao pé da letra - quanto você.
Não discordei em nenhum momento de que seria um grupamento. Mas como eu disse, papel aceita tudo. No manual um grupo de art pode ter de 2 até 4 bia. Mas isto não significa que tem ou terá. OM incompletas são tão naturais quanto a falta de recursos. E não será diferente agora e nem depois. Se és crédulo o suficiente que não será, é um opinião válida, também.
Ninguém definiu números no ROC da AAe. E o MD não mostrou nada a este respeito. O RFI quando for emitido ditará isto concretamente.
E não é e nunca foi questão de opinião contra outra. Longe disso. É apenas debate. Não somos obrigados a concordar e/ou discordar com tudo o que se escreve aqui.
Por isso é um fórum de debate. E eu não debato pessoas, apenas fatos e dados.

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior

#84118 Mensagem por knigh7 » Sex Jan 14, 2022 5:22 pm

FCarvalho escreveu: Qui Jan 13, 2022 11:41 am
knigh7 escreveu: Qui Jan 13, 2022 11:12 am Não, meu caro, eu venho te respondendo com base em documentos há 1 ano. Vc elucubra .Eu já mostrei a vc várias vezes que é um Grupamento de média altura. E não só isso, eu mostrei a vc várias vezes a tarefa da FAB e o EB na AAAe em documentos, o projeto estratégico do EB na AAAe de média altura.
Documentos que eu também li e conheço mas que não levo tão a sério - e ao pé da letra - quanto você.
Não discordei em nenhum momento de que seria um grupamento. Mas como eu disse, papel aceita tudo. No manual um grupo de art pode ter de 2 até 4 bia. Mas isto não significa que tem ou terá. OM incompletas são tão naturais quanto a falta de recursos. E não será diferente agora e nem depois. Se és crédulo o suficiente que não será, é um opinião válida, também.
Ninguém definiu números no ROC da AAe. E o MD não mostrou nada a este respeito. O RFI quando for emitido ditará isto concretamente.
E não é e nunca foi questão de opinião contra outra. Longe disso. É apenas debate. Não somos obrigados a concordar e/ou discordar com tudo o que se escreve aqui.
Por isso é um fórum de debate. E eu não debato pessoas, apenas fatos e dados.
Vi que vc está reclamando por outras bandas.

Quando vc não tiver nada mais para encher o saco dos outros com as suas reclamações vc vai voltar ao tema se esquecendo do que foi demonstrado, vai problematizar, repetindo tudo novamente.

Strike
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 85 vezes

#84119 Mensagem por Strike » Dom Jan 23, 2022 6:51 am

Gripen semi "congelado"!! Rsrs
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem