TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Poti
Avançado
Avançado
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 128 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84046 Mensagem por Poti » Seg Dez 13, 2021 11:47 am

FCarvalho escreveu: Dom Dez 12, 2021 10:26 pm
Poti escreveu: Dom Dez 12, 2021 12:07 pm
É altamente provável que os Gripen E equipado para combate decole sem o tanque central, já que ocuparia ponto de 3 METEOR ou sendo ponto apto a levar mais carga.
Fora isso o E leva 2 tanques de 1700L no ponto interno das asas.
A práxis da FAB antes da modernização dos F-5E/F era utilizar os caças em tarefas de interceptação com apenas os canhões internos, e vez em quando, e se muito, dois AIM-9 nas pontas das asas e o indefectível tanque ventral.
Os Mirage III usavam o seu canhão primariamente em missões de interceptação, e também vez em quando dois Matra Magic R550 e um R530 no pilone central e dois tanques subalares sob as asas; isto até o começo dos anos 1990, quando receberam algumas atualizações, e parece que ficou apenas no canhão e os Phython III recém adquiridos à Israel. Os Mirage 2000 da mesma forma faziam interceptação apenas com os canhões, já que os mísseis dele também eram algo já muito ultrapassado e não valia a pena colocar eles para usar operacionalmente. Levavam sempre um tanque ventral neste tipo de missão.
Os F-5M seguiram a mesma direção e substituíram os AIM-9 em primeiro lugar pelos Phython III e depois pelo Phython IV, e pelo que sei, pelo não provado e nem visto o Phython V. Junto a eles também utilizam dois mísseis WBR Derby ou I-Derby, não lembro exatamente, nos pilotes externos de cada asa. Mas esta configuração - salvo melhor juízo - deixa os Mike por incrível que pareça muito pesados para missões de interceptação. [001]
No caso dos Gripen E/F, conforme os números apontados, eles conseguem fazer mais e melhor em termos de raio de ação em missões de interceptação, mesmo sem os tanques subalares, que todos os caças anteriores da FAB. Como a FAB já tem uma tradição estabelecida de usar os tanques subalares em seus caças, é provável que neste primeiro momento, como eles ainda estão sendo introduzidos operacionalmente, a configuração definitiva para os vários tipos de missão que ele desempenhará ainda será definido mais para frente. No momento a FAB está testando tudo o que foi prometido pela SAAB em termos de desempenho e operacionalidade do F-39. Uma vez provadas as qualidades, e capacidades, do caça, passa-se adiante a definir qual a melhor forma de tirar tudo o que ele pode oferecer. Mas isso é coisa para depois de 2026 penso eu.
Verdade Fcarvalho. Mas nossos F5 se fossem "pro pau" iriam com 2 Derby e 2 Python (3 ou 4).
Nossos Gripen em ar-ar iriam no caso ideal com 5 meteros e 2 Iris-T. Mas conforme o Túlio comentou e devido a nossa falta de meteor eles iriam com 2 meteor e 2 Iris-t.
O combate BVR pede muitas vezes um tiro tático de abate indireto. Ou seja a aeronave lança 1 míssil BVR para obrigar o oponente a sair da fase ofensiva para a defensiva. Esse míssil em geral não irá abater ninguém mas permitir que o avião melhore sua condição tática para uma nova salva. Esse era um dos grandes problemas do F5m na arena moderna e fiquei bem feliz com a capacidade do Gripen E que é semelhante aos seus primos mais pesados (eurocanards).

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6686 vezes
Contato:

#84047 Mensagem por Túlio » Seg Dez 13, 2021 12:15 pm

Poti escreveu: Seg Dez 13, 2021 11:47 am
FCarvalho escreveu: Dom Dez 12, 2021 10:26 pm

A práxis da FAB antes da modernização dos F-5E/F era utilizar os caças em tarefas de interceptação com apenas os canhões internos, e vez em quando, e se muito, dois AIM-9 nas pontas das asas e o indefectível tanque ventral.
Os Mirage III usavam o seu canhão primariamente em missões de interceptação, e também vez em quando dois Matra Magic R550 e um R530 no pilone central e dois tanques subalares sob as asas; isto até o começo dos anos 1990, quando receberam algumas atualizações, e parece que ficou apenas no canhão e os Phython III recém adquiridos à Israel. Os Mirage 2000 da mesma forma faziam interceptação apenas com os canhões, já que os mísseis dele também eram algo já muito ultrapassado e não valia a pena colocar eles para usar operacionalmente. Levavam sempre um tanque ventral neste tipo de missão.
Os F-5M seguiram a mesma direção e substituíram os AIM-9 em primeiro lugar pelos Phython III e depois pelo Phython IV, e pelo que sei, pelo não provado e nem visto o Phython V. Junto a eles também utilizam dois mísseis WBR Derby ou I-Derby, não lembro exatamente, nos pilotes externos de cada asa. Mas esta configuração - salvo melhor juízo - deixa os Mike por incrível que pareça muito pesados para missões de interceptação. [001]
No caso dos Gripen E/F, conforme os números apontados, eles conseguem fazer mais e melhor em termos de raio de ação em missões de interceptação, mesmo sem os tanques subalares, que todos os caças anteriores da FAB. Como a FAB já tem uma tradição estabelecida de usar os tanques subalares em seus caças, é provável que neste primeiro momento, como eles ainda estão sendo introduzidos operacionalmente, a configuração definitiva para os vários tipos de missão que ele desempenhará ainda será definido mais para frente. No momento a FAB está testando tudo o que foi prometido pela SAAB em termos de desempenho e operacionalidade do F-39. Uma vez provadas as qualidades, e capacidades, do caça, passa-se adiante a definir qual a melhor forma de tirar tudo o que ele pode oferecer. Mas isso é coisa para depois de 2026 penso eu.
Verdade Fcarvalho. Mas nossos F5 se fossem "pro pau" iriam com 2 Derby e 2 Python (3 ou 4).
Nossos Gripen em ar-ar iriam no caso ideal com 5 meteros e 2 Iris-T. Mas conforme o Túlio comentou e devido a nossa falta de meteor eles iriam com 2 meteor e 2 Iris-t.
O combate BVR pede muitas vezes um tiro tático de abate indireto. Ou seja a aeronave lança 1 míssil BVR para obrigar o oponente a sair da fase ofensiva para a defensiva. Esse míssil em geral não irá abater ninguém mas permitir que o avião melhore sua condição tática para uma nova salva. Esse era um dos grandes problemas do F5m na arena moderna e fiquei bem feliz com a capacidade do Gripen E que é semelhante aos seus primos mais pesados (eurocanards).
Na verdade me referia à pouquíssima probabilidade de ser preciso mais de 2 Meteor por Gripen, é só ver o que tem na vizinhança, dá e sobra.

Sobre o que destaquei mais acima, é apenas para assinalar que, após ingentes esforços, o discípulo superou o mestre e conseguiu fazer uma insuperável SALADA DE DOIDEIRA! [003] [003] [003] [003]

(Pior que pelo jeito SÓ EU NOTEI :? )

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5756 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

#84048 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 13, 2021 7:31 pm

Túlio escreveu: Seg Dez 13, 2021 12:15 pm
Na verdade me referia à pouquíssima probabilidade de ser preciso mais de 2 Meteor por Gripen, é só ver o que tem na vizinhança, dá e sobra.
Sobre o que destaquei mais acima, é apenas para assinalar que, após ingentes esforços, o discípulo superou o mestre e conseguiu fazer uma insuperável SALADA DE DOIDEIRA! [003] [003] [003] [003]
(Pior que pelo jeito SÓ EU NOTEI :? )
Quanto ao destacado, segue: https://historiadafab.rudnei.cunha.nom. ... irage-iii/

No que tange os Gripen E nas missões de QRA que a FAB realiza, bem, já expus no texto anterior e não sei qual é o motivo da confusão.
Os F-5EM usam apenas mísseis Phython III ou IV nas pontas das asas, um tanque ventral e o canhão via de regra, e é só. Os Mirage 2000C iam na base do canhão apenas, porque era o que funcionava de verdade. Os Mirage III usavam basicamente canhão e tanques 2 subalares, ou o ventral, dependendo da configuração adotada.
Em todo caso, para missões de superioridade aérea, PAC, escolta e outras a configuração vai conforme o nível esperado de complexidade da mesma. Não é comum a FAB utilizar os BVR em missões de pronta resposta nos Mike.
Agora, como vão configurar os Gripen E ainda demora para saber, dado que ele ainda nem IOC tem. Quando chegarmos ao FOC do bicho pode ser que a FAB libere alguma informação sobre isso. Que apesar de não ser nem um bicho de sete cabeças, aparentemente a FAB não gosta e nem tem o costume de comentar em público esse tipo de assunto.

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#84049 Mensagem por Túlio » Seg Dez 13, 2021 8:00 pm

FCarvalho escreveu: Seg Dez 13, 2021 7:31 pm
Quanto ao destacado, segue: https://historiadafab.rudnei.cunha.nom. ... irage-iii/
Eu já tinha lido este texto, li de novo só pra ver se o hôme tinha botado Mirage III da FAB com Magic nos anos 80 ou Python III no começo dos 90. É um bom autor, logo, NÃO ACHEI! [003] [003] [003] [003]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1971 vezes
Agradeceram: 2499 vezes

#84050 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 14, 2021 2:09 am

Viram a entrevista com o representante da AEL, na BID Brasil, que ocorreu há poucos dias e que eu coloquei no Tópico Notícias?

A AEL está fornecendo (não oferecendo) para o Gripen NG a Lizard III. Nós operamos nos A-1 a Lizard II, cujo kit foi produzido sob licença aqui.

knigh7
Sênior
Sênior

#84051 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 14, 2021 2:19 am

FCarvalho escreveu: Seg Dez 13, 2021 12:45 am
Aliás, até hoje eu não entendo o porquê dos israelenses não terem adaptado o kit da Spice nas onipresentes MK 82.
A Sibat, um órgão vinculado ao MD Israelense publica todos os anos um livro (que pode ser feito download) que aborda sobre os produtos de defesa feitos por aquele país. Num deles, a Rafael explica que a Spice 250 tem o mesmo efeito que uma bomba inteligente da classe de 500lb.

Mas quando ela aborda sobre as Spices 1000 e 2000 não fala o mesmo.

A Spice 250 é bem inteligente, tem mais de 100 programações.

De qualquer forma vamos produzir aqui a Dagger da Mac Jee.

knigh7
Sênior
Sênior

#84052 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 14, 2021 2:21 am

FCarvalho escreveu: Seg Dez 13, 2021 3:11 am Interessante. Este cabide poderia ser utilizado também para transportar as BAPI da força aérea em ataques contra pistas. Mas não sei que fim levou este projeto.
Outra coisa. O que aconteceu com as SMKB Acauã? Quando parecia que o projeto iria deslanchar, simplesmente desapareceu tão rápido quanto apareceu.

https://4.bp.blogspot.com/--m4zbe0x9Sw/T53RA0CexMI/AAAAAAAAACc/YLVVXFV6shY/s1600/4.jpg

Eu gosto da ideia dos ST na função anti tanque já que não temos nada por aqui que faça o serviço em termos de helos de ataque. E ainda quando tivermos, não deixa de ser um plus a mais, já que dificilmente termos quantidades expressivas destes modelos por aqui.
Ele já foi certificado e é um produto estratégico de Defesa. Quanto se a FAB comprou, não sei dizer. A Força é mais sigilosa nessa área.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#84053 Mensagem por Túlio » Ter Dez 14, 2021 8:48 am

knigh7 escreveu: Ter Dez 14, 2021 2:09 am Viram a entrevista com o representante da AEL, na BID Brasil, que ocorreu há poucos dias e que eu coloquei no Tópico Notícias?

A AEL está fornecendo (não oferecendo) para o Gripen NG a Lizard III. Nós operamos nos A-1 a Lizard II, cujo kit foi produzido sob licença aqui.
Uma coisa bem tri sobre a família Lizzard é que não se limita a produtos aerolançados; quem tiver Mrt 120 também pode usar esse monstrinho aqui:

Imagem

FCarvalho
Sênior
Sênior

#84054 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 14, 2021 11:33 am

knigh7 escreveu: Ter Dez 14, 2021 2:09 am Viram a entrevista com o representante da AEL, na BID Brasil, que ocorreu há poucos dias e que eu coloquei no Tópico Notícias?
Quais seriam as vantagens entre uma e outra? Procurei no site da Elbit mas não há explicações. Apenas coisas genéricas.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#84055 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 14, 2021 11:35 am

knigh7 escreveu: Ter Dez 14, 2021 2:21 am Ele já foi certificado e é um produto estratégico de Defesa. Quanto se a FAB comprou, não sei dizer. A Força é mais sigilosa nessa área.
É tão sigiloso que a empresa que produz /produziria, vai saber, não fala nada sobre ela e não se consegue saber sequer se existe mesmo. :roll:

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2394 vezes

#84056 Mensagem por gabriel219 » Ter Dez 14, 2021 12:53 pm

Se a FAB adquiriu, tem que ai menos expor. Isso daria uma possibilidade boa para operadores do A-29 mundo a fora.

Lembrando que SMKB e Dagger/Spice são munições diferentes, o propósito de uma nada tem a ver com a outra.

knigh7
Sênior
Sênior

#84057 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 14, 2021 4:15 pm

FCarvalho escreveu: Ter Dez 14, 2021 11:33 am
Quais seriam as vantagens entre uma e outra? Procurei no site da Elbit mas não há explicações. Apenas coisas genéricas.
Imagem

FCarvalho
Sênior
Sênior

#84058 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 14, 2021 5:46 pm

gabriel219 escreveu: Ter Dez 14, 2021 12:53 pm Se a FAB adquiriu, tem que ai menos expor. Isso daria uma possibilidade boa para operadores do A-29 mundo a fora.
Lembrando que SMKB e Dagger/Spice são munições diferentes, o propósito de uma nada tem a ver com a outra.
Procurando informações sobre essa SMKB encontrei um site em que se afirma que a Umbani teria um alcance de até 200kms. Não sei se isto procede, estou catando por aí mais info sobre este kit sul africano. Até onde sei ele teria por volta de 100kms de alcance.
De outra forma, as SMKB, Dagger, Spice e outras que por ventura sejam adotadas são sistemas complementares. A própria Lizzard III/IV entram neste nesta lógica. Usar todas elas e outras do tipo SBD que se possa comprar ou desenvolver já está bom demais para a FAB, que não por acaso, o uso de tais kits continua sendo uma exceção à regra do uso de armamentos ar-sup e não o contrário. Isto apesar de mais de 20 anos em que este tipo de sistemas terem se tornado padrão em todas as forças aéreas de países ditos desenvolvidos, ou que levam defesa a sério.

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2394 vezes

#84059 Mensagem por gabriel219 » Ter Dez 14, 2021 7:05 pm

FCarvalho escreveu: Ter Dez 14, 2021 5:46 pm
gabriel219 escreveu: Ter Dez 14, 2021 12:53 pm Se a FAB adquiriu, tem que ai menos expor. Isso daria uma possibilidade boa para operadores do A-29 mundo a fora.
Procurando informações sobre essa SMKB encontrei um site em que se afirma que a Umbani teria um alcance de até 200kms. Não sei se isto procede, estou catando por aí mais info sobre este kit sul africano. Até onde sei ele teria por volta de 100kms de alcance.
De outra forma, as SMKB, Dagger, Spice e outras que por ventura sejam adotadas são sistemas complementares. A própria Lizzard III/IV entram neste nesta lógica. Usar todas elas e outras do tipo SBD que se possa comprar ou desenvolver já está bom demais para a FAB, que não por acaso, o uso de tais kits continua sendo uma exceção à regra do uso de armamentos ar-sup e não o contrário. Isto apesar de mais de 20 anos em que este tipo de sistemas terem se tornado padrão em todas as forças aéreas de países ditos desenvolvidos, ou que levam defesa a sério.
Duvido que tenha esse alcance. A Halcon pegou os projetos da Denel mas são bombas propelidas por foguete, então possuem maior alcance. A Umbani era de queda livre.

knigh7
Sênior
Sênior

#84060 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 14, 2021 9:03 pm

à partir dos 5min 30s o representante da AEL apresenta o painel WAD do Gripen E funcionando . À partir dos 3min e 10s uma mesa de operações aéreas:

Responder