Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8401 Mensagem por Penguin » Sex Jul 01, 2011 10:59 am

PRick escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Aaaaaaaah táááááá...

Aqui essa máxima vale, no FX...

:lol: :lol: :lol: :lol:

É engraçado como eles se entregam 8-] 8-] , eu diria uma coisa mais cara que valha a pena, sem dúvida, não é o caso de helo de transporte, e aeronaves de uso muito intensivo. Vale pagar caro quando isso tem contrapartida direta na diferença de performance, quando a performance é fundamental. Como no caso dos caças, pode ocorrer em outras áreas.

[]´s

Nem sempre vale a pena pagar muito mais para ter uma ganho de desempenho e de benefícios (de toda a ordem) baixo comparativamente. Ou de beneficio inúteis para o comprador (vc pagaria 3 vezes mais caro para ter um carro com volante cravejado de pedras preciosas (recebe luvas de pelica grátis), bancos forrados em pele de chinchila e odorizador automático com perfume Channel? De repente vc dirige melhor assim... :roll: )

Pode valer a pena pagar muito mais para ter um ganho de desempenho e de benefícios úteis para o comprador que compense em um percentual tal o custo maior.

De repente o Rafale pode ser a melhor solução em termos de custo-beneficio e custo-eficacia (cumprir a missão projetada). Ou não. A FAB sabe com toda certeza.

O custo isoladamente não é fator suficiente para a seleção de nada. A menos que não haja nenhuma opção alternativa ou capacidade financeira para considerar outras opções.

[]s

OBS.:
Em algum momento no passado a FAB selecionou o UH-60 como substituto do UH-1. Ela não foi entubada. Poderia ter adquirido outro helicóptero qualquer, inclusive mais Super Puma/Cougar.

Por que o EB usa apenas 4 UH-60? Por que não usou Super Puma ou Cougar no MOMEP?

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
PRick

#8402 Mensagem por PRick » Sex Jul 01, 2011 12:50 pm

Penguin escreveu:
PRick escreveu:
É engraçado como eles se entregam 8-] 8-] , eu diria uma coisa mais cara que valha a pena, sem dúvida, não é o caso de helo de transporte, e aeronaves de uso muito intensivo. Vale pagar caro quando isso tem contrapartida direta na diferença de performance, quando a performance é fundamental. Como no caso dos caças, pode ocorrer em outras áreas.

[]´s

Nem sempre vale a pena pagar muito mais para ter uma ganho de desempenho e de benefícios (de toda a ordem) baixo comparativamente. Ou de beneficio inúteis para o comprador (vc pagaria 3 vezes mais caro para ter um carro com volante cravejado de pedras preciosas (recebe luvas de pelica grátis), bancos forrados em pele de chinchila e odorizador automático com perfume Channel? De repente vc dirige melhor assim... :roll: )

Pode valer a pena pagar muito mais para ter um ganho de desempenho e de benefícios úteis para o comprador que compense em um percentual tal o custo maior.

De repente o Rafale pode ser a melhor solução em termos de custo-beneficio e custo-eficacia (cumprir a missão projetada). Ou não. A FAB sabe com toda certeza.

O custo isoladamente não é fator suficiente para a seleção de nada. A menos que não haja nenhuma opção alternativa ou capacidade financeira para considerar outras opções.

[]s

OBS.:
Em algum momento no passado a FAB selecionou o UH-60 como substituto do UH-1. Ela não foi entubada. Poderia ter adquirido outro helicóptero qualquer, inclusive mais Super Puma/Cougar.

Por que o EB usa apenas 4 UH-60? Por que não usou Super Puma ou Cougar no MOMEP?
Meu Deus! :roll: :roll: :roll: Que papo é esse de pedras preciosas? O que isso tem haver com isso aqui? Estava falando de uma jaca, que em todas as concorrências que entra é desclassificado porque é um caça de segunda. :twisted: :twisted: Só vence quando é por baixo dos panos. [003] [003]

Quanto a seleção da FAB, eu gostaria de saber onde isso ocorreu, quando a FAB abriu algum programa para a substituição dos UH-1H? Quando você descobrir me avise. Gostaria de ver um programa nos moldes do FX-2, com a COPAC e tudo, pelo menos ía ser divertido! :mrgreen: :mrgreen: A único RFI que a FAB fez de helos, a Sirkosky não apareceu. Talvez porque tivesse muita confiança na vitória de seu produto. :twisted: :twisted:

Já os BH´s do EB, isso foi no passado, naquela época em que vivíamos abanando o rabinho. :twisted: :twisted:

[]´s

Penguin
Sênior
Sênior

#8403 Mensagem por Penguin » Sex Jul 01, 2011 1:14 pm

PRick escreveu:
Penguin escreveu:

[]s

OBS.:

Meu Deus! :roll: :roll: :roll: Que papo é esse de pedras preciosas? O que isso tem haver com isso aqui? Estava falando de uma jaca, que em todas as concorrências que entra é desclassificado porque é um caça de segunda. :twisted: :twisted: Só vence quando é por baixo dos panos. [003] [003]

Quanto a seleção da FAB, eu gostaria de saber onde isso ocorreu, quando a FAB abriu algum programa para a substituição dos UH-1H? Quando você descobrir me avise. Gostaria de ver um programa nos moldes do FX-2, com a COPAC e tudo, pelo menos ía ser divertido! :mrgreen: :mrgreen: A único RFI que a FAB fez de helos, a Sirkosky não apareceu. Talvez porque tivesse muita confiança na vitória de seu produto. :twisted: :twisted:

Já os BH´s do EB, isso foi no passado, naquela época em que vivíamos abanando o rabinho. :twisted: :twisted:

[]´s
-----------------------------------------------

A única concorrência/campanha em que o SH particiou até agora e não levou foi na India.
Já o Rafale, possui uma extensa folha corrida de insucessos em seus esforços de venda ( diversos países europeus, Cingapura, Coreia do Sul, Marrocos, Libia).

A FAB escolheu o UH-60, não? Ou foi escolhida por ele com no caso dos EC725?

Por que o EB insiste em manter apenas 4 UH-60 em operação? Masoquismo?

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
PRick

#8404 Mensagem por PRick » Sex Jul 01, 2011 1:24 pm

Penguin escreveu:

A única concorrência/campanha em que o SH particiou até agora e não levou foi na India.
Já o Rafale, possui uma extensa folha corrida de insucessos em seus esforços de venda ( diversos países europeus, Cingapura, Coreia do Sul, Marrocos, Libia).

[]s

O Tijolo não ganham nenhuma concorrência que entrou, a única exportação foi para os cangurus intubadores de cacarecos made in USA. O Rafale foi sempre finalista em todas as concorrências, algumas foi vencedor técnico, porém, isso não é o suficiente para ser escolhido.

A FAB não escolheu UH-60, para escolher tem que haver um processo de escolha, está comprando, sem ter feito seleção. Já os EC-725 foram na prática os vencedores do RFI que originou esse tópico, como também o Mi35. Não vou entrar nessa se escolheu ou fei escolhida, isso é coisa de porta-voz não oficial dos azulados passando-se por defensor da FAB. :twisted: :twisted: Não soma nada. Não é informação.

A informação que interessa aqui é saber como, porque e quem autorizou a compra de BH´s pela FAB, esse é o segredo que temos por aqui. As outras compras estão bem claras.

[]´s

Penguin
Sênior
Sênior

#8405 Mensagem por Penguin » Sex Jul 01, 2011 3:03 pm

PRick escreveu:
Penguin escreveu:

[]s

O Tijolo não ganham nenhuma concorrência que entrou, a única exportação foi para os cangurus intubadores de cacarecos made in USA. O Rafale foi sempre finalista em todas as concorrências, algumas foi vencedor técnico, porém, isso não é o suficiente para ser escolhido.

A FAB não escolheu UH-60, para escolher tem que haver um processo de escolha, está comprando, sem ter feito seleção. Já os EC-725 foram na prática os vencedores do RFI que originou esse tópico, como também o Mi35. Não vou entrar nessa se escolheu ou fei escolhida, isso é coisa de porta-voz não oficial dos azulados passando-se por defensor da FAB. :twisted: :twisted: Não soma nada. Não é informação.

A informação que interessa aqui é saber como, porque e quem autorizou a compra de BH´s pela FAB, esse é o segredo que temos por aqui. As outras compras estão bem claras.

[]´s
Deve ter sido pelo Comando do Aeronáutica com aval do Ministério da Defesa e da Presidencia.

[]s

Carlo M. Cipolla
soultrain
Sênior
Sênior

#8406 Mensagem por soultrain » Sex Jul 01, 2011 9:35 pm

Pela ideia que tenho, os vossos Cougar(antes denominados Super Puma) não são da classe do BH, também tenho a noção que vieram bem baratinhos porque vieram base com os motores antigos ou algo assim, com os M 1A1.

Sabem que a US Navy usa Super Puma?

Pois é, pois é...

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#8407 Mensagem por sapao » Sex Jul 01, 2011 9:42 pm

PRick escreveu: Sim, para quem só opera sucata velha do Vietnã, qualquer coisas nova seria ótima, mas eu não sou operador dos helos, então para mim interessa é que seja mais barato, para não pagar tantos impostos.
Ainda bem então que você não está no MD, porque senão as FFAA iam para a guerra de R-22...
Alias, por causa de pessoas como VOCÊ que acham que devemos voar o mais barato que temos o H-1H até hoje.
Por causa de administradores como VOCÊ, cuja a noção de administração não leva em conta a opinião do operador que está lá sentado tomando tiro; que temos helicopteros CIVIS pintados de camuflado voando não so nas FFAA como nas forças de segurança.
É a coisa mais facil do mundo comprar o mais barato, tomara que isso resolva todos os problemas não só do GF como dos estados.

Agora, voltando ao tema inicial, se você quiser um heli capaz de levar um GC a uma distancia de 100nm e voltar, não existe nada nem parecido no mundo com o H-60.
Se você precisa levar algo MAIOR que um GC, um H-60 (independente do preço) está fora da sua sua lista, e com certeza o mais barato seria o MI-171.

Vou repetir aqui, não debato em fóruns do ponto de vista corporativo, não estou aqui para defender a classe, nem o pensamento de pilotos ou qualquer outro integrante da FAB, agora no seu caso vemos o contrário, apenas apontos os absurdos, sejam eles da FAB ou de qualquer outra força.
Apenas aponta o que VOCÊ acha que é absurdo, é fica claro que é um ABSURDO para você qualquer coisa que não seja produzido na França.[]´s

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior

Re: Qu

#8408 Mensagem por sapao » Sex Jul 01, 2011 10:08 pm

PRick escreveu: Quem afirmou isso não fui eu mais o informativo do EB, para o EB o Cougar e o BH são helos da mesma classe, eu concordo e você discorda, cada um tem seu conceito. O EB é quem usa mais tempo o BH no Brasil, mas é você que entende bem ele, vai lá, no meu caso eu já tenho opinião formada.
Vamos simplificar: joãozinho tinha uma caixa que levava 12 laranjas por 10 metros, e outra que levava 24 laranjas por 20 metros. Para não cansar o Joãzinho, uma era de alumino e outra de papel, por isso cada uma tinha uma peso semelhante, mas não eram iguais.

Ou seja, se eles são da mesma classe porque é que um leva o dobro do outro?

E como foi feita a manutenção neste periodo? E para que insistir em negociar com esse tipo de empresa para manter 04 celulas com mais de 15 anos voando, se o negocio é tão ruim?
Oras leia lá como foi feita, pelo contrato anterior, com preços muito menores, é bem fácil de entender isso, se falo em renovação é porque existia um contrato que acabou.
Entendi, o vendedor tenta te enrolar e mesmo assim você vai lá e faz um negocio com ele.
Faz todo o sentido, no EB só deve ter ingenuo mesmo...

Tem você pode parar de operar, porque não tem como fazer isso num helo de guerra sem apoio do fabricante.
Com o americano tem sim, você pode comprar direto do operador.
É um sistema secreto e pouco divulgado conhecido como FMS...

Fala isso para o EB, para o EB BH e Cougar são da mesma classe.
Mas é obvio: levam a mesma carga, tem o mesmo espaço interno, a mesma autonomia, o mesmo teto de operação, a mesma potencia dos motores, a mesma blindagem organica; tudo igual!!!!

Fazer a mesma missão não quer dizer que são da mesma classe, alias em qual documento do EB você viu isso?

E o EB então continua negociando com eles porque? Para manter uma extensa frota de 04 aeronaves?Como falei acima, ou faz isso ou para de usar.
Como falei acima, você está errado.

Esse por sinal, é o melhor argumento para não padronizar toda uma frota com único fabricante, e nem deixar a manutenção na mão de fornecedores externos, que não possam sofrer pressão do governo para coibir abusos.
Mais um motivo para continuar com o H-60L e não confiar na EADS cegamente.Não se esqueça que a Helibras é uma montadora.Todas as fábricas são montadoras, até a Sirkosky, ninguém faz mais a maior parte das peças que compõe um helo, um avião, um carro.
Sei, sei, ninguem e de ninguem então...
A EMBRAER é APENAS uma montadora e não tem valor nenhum para o país.
Mas e afinal, vamos colocar toda a nossa frota na EADS ou não?

[]´s
[/quote][/quote]

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6759 vezes
Agradeceram: 7064 vezes
Contato:

#8409 Mensagem por Túlio » Sex Jul 01, 2011 10:15 pm

sapao escreveu: fica claro que é um ABSURDO para você qualquer coisa que não seja produzido na França.[]´s

Que MALDADE, Sapão véio, todo mundo aqui sabe que O PRICK é um baita dum PATRIOTA, sabe o até O HINO, cumé mesmo, ah sim "alons enfants de la patrieeeeeeee..."

[003] [003] [003] [003]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#8410 Mensagem por Andre Correa » Sex Jul 01, 2011 10:28 pm

Imagem

Audaces Fortuna Iuvat
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#8411 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jul 01, 2011 10:53 pm

Nem liga sapao...

Só no Brasil o BH e o EC-725 não podem pertencer as mesmas FAs...

Os extremos para mim são sempre um problema... essa nacionalice de querer tudo "aparentemente" Made in Brazil é ótimo para o palanque mas com o nosso nível de atraso e capacidade de concorrer tem que ser feita em doses homeopáticas e isso leva muitos anos e investimento continuo, e nesse caso como a missão das FAs não pode entrar em "pausa" esperando no tempo, compras como as do BH são mais do que necessárias.

Já foi dito aqui ínumeras vezes que a FAB chegou a conclusão que manter os UH-1 com o nível de prontidão necessária e mesmo tentar atualizados quando comparado a comprar BH novos não valeria a pena, e daí a frota está sendo substituída por eles em alguns esquadrões enquanto outros irão contar com a parte da iniciativa mais "nacional" que se chama EC-725.

No fim a força tem a ganhar com soluções equilibradas e que resolvem o problema.

E é isso o que deveria importar.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
PRick

#8412 Mensagem por PRick » Sex Jul 01, 2011 11:11 pm

sapao escreveu:
PRick escreveu: Sim, para quem só opera sucata velha do Vietnã, qualquer coisas nova seria ótima, mas eu não sou operador dos helos, então para mim interessa é que seja mais barato, para não pagar tantos impostos.
Ainda bem então que você não está no MD, porque senão as FFAA iam para a guerra de R-22...
Alias, por causa de pessoas como VOCÊ que acham que devemos voar o mais barato que temos o H-1H até hoje.
Por causa de administradores como VOCÊ, cuja a noção de administração não leva em conta a opinião do operador que está lá sentado tomando tiro; que temos helicopteros CIVIS pintados de camuflado voando não so nas FFAA como nas forças de segurança.
É a coisa mais facil do mundo comprar o mais barato, tomara que isso resolva todos os problemas não só do GF como dos estados.

Agora, voltando ao tema inicial, se você quiser um heli capaz de levar um GC a uma distancia de 100nm e voltar, não existe nada nem parecido no mundo com o H-60.
Se você precisa levar algo MAIOR que um GC, um H-60 (independente do preço) está fora da sua sua lista, e com certeza o mais barato seria o MI-171.

Vou repetir aqui, não debato em fóruns do ponto de vista corporativo, não estou aqui para defender a classe, nem o pensamento de pilotos ou qualquer outro integrante da FAB, agora no seu caso vemos o contrário, apenas apontos os absurdos, sejam eles da FAB ou de qualquer outra força.
Apenas aponta o que VOCÊ acha que é absurdo, é fica claro que é um ABSURDO para você qualquer coisa que não seja produzido na França.[]´s
Como falei, o aspecto corporativo tira alguns aqui do sério, mas vamos rebater os algumas coisas, feitas porque não tem muita experiência em construir pensamentos, vou responder logo tudo, e não vou picar o texto, porque isso aí em cima ficou uma bagunça.

1 - Quem disse que o BH e o Cougar são da mesma classe, foi o EB, eu apenas concordei, agora, me parece claro que se trata aqui comparar os dois helos como uso genérico. Assim, o que deve ter sido feito foi comparar potência de turbina e peso de decolagem, e a partir disso são da mesma classe. Mas repito eu apenas me limitei a colocar um texto de um informativo do EB.

2 - O EB tinha um contrato geral de manutenção, e o FMS NÃO FAZ ISSO, apenas são coisas distintas, o EB deve ter feito outro tipo de contrato para abater o preço, mas isso não ficou claro.

3 - Infelizmente, eu sei que é difícil alguns entenderem a sutileza de alguns posts, fiz uma brincadeira jocosa, do tipo, se cada um for pensar apenas no nosso umbigo, as FA´s acabam no Brasil. Então, nenhum de nós faz o que quer. Como o FX-2, A COPAC deixou claro, não é piloto, nem mecânico que escolhem material para as FA´s, cada macaco no seu galho, o que me desculpem os dois profissionais, mas não estão aptos ou não são capazes de fazer tal escolha.

4 - O Brasil não pode se de dar o luxo de comprar um Helo de transporte que só faz um missão melhor, é isso, é um luxo para os EUA. Para nós o BH é um brinquedo caro e limitado, apertado. Foi isso que o EB apenas se expressou num informativo seu, infelizmente a verdade dói.

5 - Eu poderia dizer que você defende BH, porque só defende material Made In USA, comprado de prateleira. E que a FAB estaria muito melhor em Miami, mas não vou falar isso, apenas notar que o corporativismo no Brasil ainda é um de nossos grandes problemas. Basta tocar nesse problema é as pessoas ficam muito nervosas.

Mas vou repetir, não estou aqui para fazer média com ninguém, quem quiser que o faça, apenas para defender aquilo que é melhor e mais racional para o Brasil, pode ser caro ou barato, o problema do BH é que é ruim para o Brasil, o resto é secundário. Porém, ficou claro o seguinte, o BH é mais caro mesmo de operar.

[]´s

sapao
Sênior
Sênior

#8413 Mensagem por sapao » Sex Jul 01, 2011 11:34 pm

cb_lima escreveu:Nem liga sapao...

Só no Brasil o BH e o EC-725 não podem pertencer as mesmas FAs...

Os extremos para mim são sempre um problema... essa nacionalice de querer tudo "aparentemente" Made in Brazil é ótimo para o palanque mas com o nosso nível de atraso e capacidade de concorrer tem que ser feita em doses homeopáticas e isso leva muitos anos e investimento continuo, e nesse caso como a missão das FAs não pode entrar em "pausa" esperando no tempo, compras como as do BH são mais do que necessárias.

Já foi dito aqui ínumeras vezes que a FAB chegou a conclusão que manter os UH-1 com o nível de prontidão necessária e mesmo tentar atualizados quando comparado a comprar BH novos não valeria a pena, e daí a frota está sendo substituída por eles em alguns esquadrões enquanto outros irão contar com a parte da iniciativa mais "nacional" que se chama EC-725.

No fim a força tem a ganhar com soluções equilibradas e que resolvem o problema.

E é isso o que deveria importar.

[]s
CB_Lima

Já disse aqui que ninguem larga o vicio de uma vez só, senão o paciente morre.
Mas a solução tem que ter CONTINUIDADE, e sem isso vai tudo embora.

sapao
Sênior
Sênior

#8414 Mensagem por sapao » Sex Jul 01, 2011 11:57 pm

PRick escreveu: Como falei, o aspecto corporativo tira alguns aqui do sério, mas vamos rebater os algumas coisas, feitas porque não tem muita experiência em construir pensamentos, vou responder logo tudo, e não vou picar o texto, porque isso aí em cima ficou uma bagunça.

Da mesma maneira que falar mal de equipamentos de certas procedencias.

1 - Quem disse que o BH e o Cougar são da mesma classe, foi o EB, eu apenas concordei, agora, me parece claro que se trata aqui comparar os dois helos como uso genérico. Assim, o que deve ter sido feito foi comparar potência de turbina e peso de decolagem, e a partir disso são da mesma classe. Mas repito eu apenas me limitei a colocar um texto de um informativo do EB.
Não acompanhei essa parte, sinto muito e peço desculpas.
Aonde posso encontrar o demosntrativo do EB?

2 - O EB tinha um contrato geral de manutenção, e o FMS NÃO FAZ ISSO, apenas são coisas distintas, o EB deve ter feito outro tipo de contrato para abater o preço, mas isso não ficou claro.
Então a FAB está sendo enganada, assim como uma penca de aliados americanos.
Faz tanto no nivel de logistica como no nivel de manutenção, utilizando INCLUSIVE funcionarios da propria fabrica se for o caso.

3 - Infelizmente, eu sei que é difícil alguns entenderem a sutileza de alguns posts, fiz uma brincadeira jocosa, do tipo, se cada um for pensar apenas no nosso umbigo, as FA´s acabam no Brasil. Então, nenhum de nós faz o que quer. Como o FX-2, A COPAC deixou claro, não é piloto, nem mecânico que escolhem material para as FA´s, cada macaco no seu galho, o que me desculpem os dois profissionais, mas não estão aptos ou não são capazes de fazer tal escolha.
Realmente deve ser horrivel ser dotado de tanta "finesse" e não ter suas sutilezas compreendidas.
Já eu não tenho esse problema do meu lado e vivo feliz, pois minha igonorancia é minha benção e só me traz felicidade!

Agora nem eu que sou tão ignorante posso deixar de achar um absurdo 2 coisas que VOCÊ citou como importantes quando da compra de equipamentos de Defesa: mais barato é melhor (para você pagar menos imposto, pois obviamente a NÃO compra do F-X vai ajudar muito nisso) e que o operador que senta a bunda e leva tiro não seja ouvido.

Vou repetir: por pessoas que pensam IGUAL a você, e que hoje temos helicopteros civis de fibra voando nas FFAA e nas forças de segurança, que temos fuzis e psitolas com defeito de fabricação nas mãos destas mesmas pessoas, que temos viaturas que utilizam carros populares para perseguição e mais uma infinidade de aberrações.

Mas isto é igual seguro de carro: quem paga o mais barato tem a menor cobertura e a maior franquia.

A nossa deve ser uns R$ 3.000,00 por uma pedra no vidro, só para começar...

4 - O Brasil não pode se de dar o luxo de comprar um Helo de transporte que só faz um missão melhor, é isso, é um luxo para os EUA. Para nós o BH é um brinquedo caro e limitado, apertado. Foi isso que o EB apenas se expressou num informativo seu, infelizmente a verdade dói.
Vamos lá de novo: Joãozinho tem uma caixa que pode levar ATÉ 12 laranjas...
Ele não é melhor em UMA missão, ele é melhor para uma FAIXA de missões, acima disso ele tem problemas e o ideal é que se tenha outro vetor para isso.

5 - Eu poderia dizer que você defende BH, porque só defende material Made In USA, comprado de prateleira. E que a FAB estaria muito melhor em Miami, mas não vou falar isso, apenas notar que o corporativismo no Brasil ainda é um de nossos grandes problemas. Basta tocar nesse problema é as pessoas ficam muito nervosas.
Você PODERIA mas não fez, que polido da sua parte.
Eu tambem PODERIA dizer que neste caso porque é então que eu coloquei que o mais barato de operar acima de um GC seria o MI-171, que na minha opinião deveria ter sido o escolhido?

Mas vou repetir, não estou aqui para fazer média com ninguém, quem quiser que o faça, apenas para defender aquilo que é melhor e mais racional para o Brasil, pode ser caro ou barato, o problema do BH é que é ruim para o Brasil, o resto é secundário. Porém, ficou claro o seguinte, o BH é mais caro mesmo de operar.
Perai, pode ser caro ou barato ou o mais barato para você pagar menos imposto?
E ficou claro aonde, alias QUAL versão do BH é mais caro de operar comparada com QUAL versão do COUGAR?
E como estamos mensurando esse caro ou barato? E so dinheiro que conta?

[]´s

soultrain
Sênior
Sênior

#8415 Mensagem por soultrain » Sáb Jul 02, 2011 4:45 am

O principal motivo para comprar BH, foi a urgência e prazo de entrega tambem.

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Responder