HMS Ocean (L12) para MB
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Temos que procurar algo como um Trieste sim, pois ter só uma unidade com convés corrido é pouco, já se conseguirmos alinhar ao menos duas unidades seria muito bom para a operatividade das forças armadas como um todo, visto já estarem realizando operações conjuntas.
E tem os períodos de manutenção em que os navios ficam imobilizados.
Abraços
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- FCarvalho
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
A MB queria 4 NDM no seu plano original e 2 Nae. Acabamos sem nenhum.
O Atlântico é um bom navio mas limitado frente aos projetos de navios homólogos atuais. E se tirarmos por conta, ele, a Barroso e o Bahia são os únicos navios da esquadra em condições totalmente operacionais. Digo no sentido de precisando, é ligar o motor e sair do porto. Os demais não dá para fazer isso. Nem que quisesse. Seja por questões técnicas, sejam por questões orçamentárias.
Agora, se mal temos para operar um navio do porte do A-12, vamos operar 2 ou 3 navios, que sozinhos custam duas Tamandaré?
Difícil, muito difícil.
O Atlântico é um bom navio mas limitado frente aos projetos de navios homólogos atuais. E se tirarmos por conta, ele, a Barroso e o Bahia são os únicos navios da esquadra em condições totalmente operacionais. Digo no sentido de precisando, é ligar o motor e sair do porto. Os demais não dá para fazer isso. Nem que quisesse. Seja por questões técnicas, sejam por questões orçamentárias.
Agora, se mal temos para operar um navio do porte do A-12, vamos operar 2 ou 3 navios, que sozinhos custam duas Tamandaré?
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Não seria um substituto, mas sim um complemento. Não seria tão absurdo a MB possuir dois LDHs. Detalhe importante: compra direta! Nada de ToT para apenas uma unidade.FCarvalho escreveu: ↑Qui Set 09, 2021 11:58 amEu acho que um substituto para o Atlântico é uma demanda para muito depois de 2040. O navio ainda tem pelo menos 15 a 20 anos de operação na MB já que veio muito bem conservado. E como não temos o mesmo ritmo de operações da RN ele ainda dura mais algumas décadas. Até lá com certeza os projetos atuais já estarão ultrapassados e teremos de nos haver com o que haja no momento.FIGHTERCOM escreveu: ↑Qui Set 09, 2021 8:04 am
O NAM está sendo mais efeitivo na MB do que o NAe SP jamais foi.
Um pedido endereçado à MB:
O Trieste é um puta navio, mas custando mais de 1 bilhão de euros eu não apostaria nele na MB tão cedo.
Por outro lado, por mais que as opções chinesas sejam mal vistas por aqui, seria bom olhar o que eles terão para oferecer quando o momento chegar. Aço, afinal, é barato. O problema é pagar pelo recheio.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
O A-12, além da idade avançada, tinha problemas recorrentes com os motores e catapulta, tudo isso implicava num alto custo operacional. É capaz de dois LHDs novos terem um custo operacional menor que o NAe SP.FCarvalho escreveu: ↑Qui Set 09, 2021 4:27 pm A MB queria 4 NDM no seu plano original e 2 Nae. Acabamos sem nenhum.
O Atlântico é um bom navio mas limitado frente aos projetos de navios homólogos atuais. E se tirarmos por conta, ele, a Barroso e o Bahia são os únicos navios da esquadra em condições totalmente operacionais. Digo no sentido de precisando, é ligar o motor e sair do porto. Os demais não dá para fazer isso. Nem que quisesse. Seja por questões técnicas, sejam por questões orçamentárias.
Agora, se mal temos para operar um navio do porte do A-12, vamos operar 2 ou 3 navios, que sozinhos custam duas Tamandaré?
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- gabriel219
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Não tem linha de raciocínio minha, você simplesmente nega o debate e parte pra choradeira desesfreada, fazendo do fórum um local para expurgar seus problemas pessoais.FCarvalho escreveu: ↑Qui Set 09, 2021 11:47 amSe formos na sua linha de raciocínio, pode mandar fechar o fórum e ninguém mais fala nada. Ou transforma o DB em um fórum técnico e ficam apenas os que tem cafife para discutir tecnicismo e afins.gabriel219 escreveu: ↑Qua Set 08, 2021 9:50 pm
Fórum de debates com coisas úteis, aqui não é muro das lamentações e poço de incoerência.
Sério, tente iniciar alguma conversação que agrede algo sem que seja ficar lamentando e, o que é pior, de forma incoerente.
A impressão que deixa é que existem dois caras que tem opiniões diferentes que usam a mesma conta, ora reclama que não tem isso, ora reclama que tem.
Coisas úteis é um conceito pessoal seu, e não diz respeito ao que os demais membros. O que é útil para você pode não ser para os outros membros. Então, isto nãos serve de argumento.
No mais, se toda vez que leres alguma coisa que te desagrade e por isso te achas no direito de rotular e criticar as falas dos demais membros, ou os próprios, como sendo isso e aquilo, melhor mudar de fórum ou no mínimo tentar ignorar o que não lhe apetece. Ou simplesmente leia as regras do FDB.
Eu vou continuar falando do que penso aqui como faço há tempos, mesmo que isso desagrade a você e a quem mais for.
Estando nas regras do fórum posso dizer o que bem entender. Tanto quanto posso mudar de ideia, de visão e de entendimento sobre o que se debate aqui. Não estou atrelado a nenhum plano de força armada e posso criticar, bater palma e me omitir sempre que entender útil para mim e para o debate.
Não estamos aqui para ficar discutindo apenas e tão somente "coisas úteis" na sua visão. Utilidade para mim é poder vir aqui e debater ideias e pensamentos diferentes sem precisar ofender ninguém para isso.
No mais, tudo que está aqui enquanto tema está aberto a discussão, proposições, críticas, e o que mais vier. Não somos um fórum militar. Aqui podemos falar de coisas sem sentido, abstratas, sonhos, etc. Se ficar só na realidade e nas "coisas úteis" o DB já tinha acabado há muito tempo.
E sim, ainda bem que não nos atemos apenas á realidade e as "coisas úteis". Seria chato demais e ruim demais para a grande maioria que vem aqui tentar aprender e conhecer alguma coisa sobre questões de Defesa.
Até por isso estamos esvaziados faz tempo. Faz mais sentido para a molecada de hoje olhar as dezenas de canais de you tube e facebook da vida do que vir aqui e ter paciência de ler e dialogar.
Mas se viemos até aqui, ainda podemos ir mais longe. Nem que seja com meia dúzia de pessoas objetivamente debatendo.
Olha a diferença de nível técnico de seus textos pros demais. Se há aqui uma tentativa de acabar, é com a pobreza enorme em que coloca em seus textos, não com mensuração do que deve ser dito ou não.
- Viking
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Considerando que o Atlântico e considerado como um navio-aeródromo devido suas capacidades de operar SARP e aeronaves Tiltrotor sou da opinião que no futuro poderia ser integrado ao seu GAE SARP Hermes 450 e aeronaves AW 609.
O Hermes 450 já vem sedo estudado pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha. O ScanEgle recentemente adquirido em minha opinião deveria ficar limitado a operação em navios escolta e NaPaOc, seu uso no Atlântico minimiza as capacidades e potencialidades do navio na operação de SARP. Por sua vez o AW 609 adiciona a AN capacidades em menor escala e custos semelhantes ao M 22.
Em relação a AN também sou da opinião que deveria ser incrementado via FMS o numero de helicópteros S76, aumentando a disponibilidade destes vetores fundamentais para a guerra ASW a partir do Atlântico e do Bahia.
Sds
O Hermes 450 já vem sedo estudado pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha. O ScanEgle recentemente adquirido em minha opinião deveria ficar limitado a operação em navios escolta e NaPaOc, seu uso no Atlântico minimiza as capacidades e potencialidades do navio na operação de SARP. Por sua vez o AW 609 adiciona a AN capacidades em menor escala e custos semelhantes ao M 22.
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Viking escreveu: ↑Sáb Set 11, 2021 6:33 pm Considerando que o Atlântico e considerado como um navio-aeródromo devido suas capacidades de operar SARP e aeronaves Tiltrotor sou da opinião que no futuro poderia ser integrado ao seu GAE SARP Hermes 450 e aeronaves AW 609.
O Hermes 450 já vem sedo estudado pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha. O ScanEgle recentemente adquirido em minha opinião deveria ficar limitado a operação em navios escolta e NaPaOc, seu uso no Atlântico minimiza as capacidades e potencialidades do navio na operação de SARP. Por sua vez o AW 609 adiciona a AN capacidades em menor escala e custos semelhantes ao M 22.
Em relação a AN também sou da opinião que deveria ser incrementado via FMS o numero de helicópteros S76, aumentando a disponibilidade destes vetores fundamentais para a guerra ASW a partir do Atlântico e do Bahia.
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- Viking
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Muito grato pelo envio da imagem.Aim For The Top escreveu: ↑Sáb Set 11, 2021 6:48 pmViking escreveu: ↑Sáb Set 11, 2021 6:33 pm Considerando que o Atlântico e considerado como um navio-aeródromo devido suas capacidades de operar SARP e aeronaves Tiltrotor sou da opinião que no futuro poderia ser integrado ao seu GAE SARP Hermes 450 e aeronaves AW 609.
O Hermes 450 já vem sedo estudado pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha. O ScanEgle recentemente adquirido em minha opinião deveria ficar limitado a operação em navios escolta e NaPaOc, seu uso no Atlântico minimiza as capacidades e potencialidades do navio na operação de SARP. Por sua vez o AW 609 adiciona a AN capacidades em menor escala e custos semelhantes ao M 22.
Em relação a AN também sou da opinião que deveria ser incrementado via FMS o numero de helicópteros S76, aumentando a disponibilidade destes vetores fundamentais para a guerra ASW a partir do Atlântico e do Bahia.
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Em minha opinião este sistema ARP e o AW 609 otimizariam as capacidades do Atlântico como NAeM no controle de área marítima. Vamos aguardar o que pensa a MB.
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- Viking
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Eu sou da opinião que a MB deveria avaliar como defesa de ponto AAé do Atlântico a instalação de três sistemas CIWS Rheinmetall Sea Snake de 30 mm. Este sistema deveria também ser considerado para uma futura atualização da Barroso.
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Estão sendo desenvolvidos SARPs para função AEW para emprego em navios anfíbios da US NAVY, mas será uma excelente opção para o NAM Atlântico.
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Curiosamente estava me perguntando dia desses se isso seria possível. Quase coloquei esse questionamento aqui no fórum. Alguém faz ideia de como o Hermes seria recolhido?Aim For The Top escreveu: ↑Sáb Set 11, 2021 6:48 pmViking escreveu: ↑Sáb Set 11, 2021 6:33 pm Considerando que o Atlântico e considerado como um navio-aeródromo devido suas capacidades de operar SARP e aeronaves Tiltrotor sou da opinião que no futuro poderia ser integrado ao seu GAE SARP Hermes 450 e aeronaves AW 609.
O Hermes 450 já vem sedo estudado pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha. O ScanEgle recentemente adquirido em minha opinião deveria ficar limitado a operação em navios escolta e NaPaOc, seu uso no Atlântico minimiza as capacidades e potencialidades do navio na operação de SARP. Por sua vez o AW 609 adiciona a AN capacidades em menor escala e custos semelhantes ao M 22.
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Penso que se vamos colocar VANT no Atlântico - e em outros navios da MB- antes de nos virarmos para as opções lá de fora, deveríamos dar uma boa olhada no que a BID pode e está fazendo nesta área. Talvez possamos nos surpreender com as capacidades e inventividade deste setor da indústria nacional. Temos aqui já algumas iniciativas que se forem apoiadas, podem oferecer boas soluções tanto para o pseudo Nae da MB como para outras necessidades, principalmente o Sisgaaz.Viking escreveu: ↑Sáb Set 11, 2021 6:33 pm Considerando que o Atlântico e considerado como um navio-aeródromo devido suas capacidades de operar SARP e aeronaves Tiltrotor sou da opinião que no futuro poderia ser integrado ao seu GAE SARP Hermes 450 e aeronaves AW 609.
O Hermes 450 já vem sedo estudado pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha. O ScanEgle recentemente adquirido em minha opinião deveria ficar limitado a operação em navios escolta e NaPaOc, seu uso no Atlântico minimiza as capacidades e potencialidades do navio na operação de SARP. Por sua vez o AW 609 adiciona a AN capacidades em menor escala e custos semelhantes ao M 22.
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Quanto ao AW609, há tempos defendo que este tipo de vetor poderá ser o nosso "grito de independência" em relação a vetores estrangeiros para operações de apoio embarcadas. E não apenas no Atlântico. Apesar de ainda não estar homologado, a aeronave da Leonardo é um grande indicativo do que podemos aproveitar em termos deste vetor para ISR, AEW&C, COD/Revo, transporte, e até ASW se for o caso. A empresa já trabalha em um modelo médio/médio-pesado. Ao mesmo tempo a Bell também concorre com o seu V-280 Valor para suceder os BH do US Army. Ganhando ou não poderia ser um referencial para nós, considerando que poderia ser adaptado as nossas necessidades, com uso nas três forças.
Mais Sea Hawks estão na lista de espera do planejamento naval. Mas os 6 que se pretende adicionar ao HS-1 me parece só devem aparecer quando, e se, a MB resolver comprar tais tipos de helo para substituir os Super Linx na classe Tamandaré. Suponho que estes helos da Leonardo ainda duram ao menos mais dez anos na aviação naval antes de serem totalmente substituídos. Caso a MB adquira mais 1 ou 2 undes das fragatas alemães, talvez novos SH só mesmo na próxima década. Ou se a sorte, ou a necessidade, bater à nossa porta antes, quem sabe.
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Se dá para fazer isto com o Hermes 450 também é possível fazer com o ATOBÁ da Stella Tecnologias.
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Com 3 Niterói dando baixa logo mais, cerca de 6 Bofors 40/70 Mk 3 ficarão liberados para uso em outros navios. Eles podem ser uma solução de consenso para o Atlântico, por mais que não sejam ideias como CIWS. Mas já seria melhor do que apenas os canhões de 30mm hoje que o navio possui.
Da mesma forma os sistemas Albatroz terão 3 sistemas a disposição, e que poderiam ser modernizados com novos modelos dos Aspide e outros sistemas mais modernos agregados do próprio navio.
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Esta opção é algo que penso deve estar na mente, e no planejamento, do almirantado para o futuro a médio e longo prazo.
Ter um navio capitânia do tamanho do A140 e não ter capacidade de AEW&C próprio é um verdadeiro tiro no pé.
E na falta de aviação de asa fixa embarcada, os VANT podem ser uma solução mais que adequada a este problema.
Assim como vetores como o AW609.
A Leonardo oferece um sistema AEW para os AW0101 que poderia, eventualmente, servir no till-rotor da empresa e nos oferecer uma capacidade não só desejável como imprescindível quando do Atlântico ao mar.
O futuro projeto de UCAV da Embraer talvez seja uma solução possível, dentre as várias que poderemos avaliar futuramente.
Mas ter esta capacidade já operando a partir de terra, por agora, seria muito importante. E temos vetores, e recursos humanos e tecnológicos, para isso no Brasil.
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