Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8386 Mensagem por Andre Correa » Qui Jun 30, 2011 11:03 pm

Eu ia falar isso mesmo... pra perguntar pros operadores de H1-H o que eles achariam em poder operar o UH-60?!? BH pode ser caro na concepção do colega PRick, mas opera muitíssimo bem. Já os custos são relativos, diminuem sempre à escala... operar 4 custa muito mais do que 40... senão, muda pra Esquilo, que custa bem pouco... :roll:

Audaces Fortuna Iuvat
Carlos Mathias

#8387 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 30, 2011 11:07 pm

Ué?
Mas lá no FX "custos" é tudo...

Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 335 vezes
Agradeceram: 616 vezes

#8388 Mensagem por Pablo Maica » Qui Jun 30, 2011 11:08 pm

sapao escreveu:E o EB então continua negociando com eles porque? Para manter uma extensa frota de 04 aeronaves?
É isso que eu não entendo também!

O BH é ruim, é uma porcaria, é caro, é feio...

Mas o EB mantém o esforço pra opera-los. Não aposentam nem vendem...

Será que a aviação do EB é composta de adolecentes de comportamento infantil que endeusam uma aeronave e que não são defensores da nação? :shock: :shock:

Um abraço e t+ :D

Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#8389 Mensagem por Andre Correa » Qui Jun 30, 2011 11:23 pm

Carlos Mathias escreveu:Ué?
correctíssimo... custo x benefício... é como já disseram: se não vale o que pagam, pq ainda operam? :roll:

Audaces Fortuna Iuvat
Carlos Mathias

#8390 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 30, 2011 11:28 pm

Ai, ai, ai....

Agora vamos de custo X benefíco então. :?

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#8391 Mensagem por Penguin » Qui Jun 30, 2011 11:28 pm

alcluiz escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Ué?
correctíssimo... custo x benefício... é como já disseram: se não vale o que pagam, pq ainda operam? :roll:
Incrível como se entende esse conceito de forma equivocada.

Uma coisa mais cara pode ter melhor relação custo x benefício que outra mais barata, ou de outra perspectiva, melhor relação custo x eficácia que uma mais barata.

A proposta com melhor relação custo x benefício não necessariamente é a mais barata. Pode ser, pode não ser.

[]s

Editado pela última vez por Penguin em Qui Jun 30, 2011 11:32 pm, em um total de 2 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#8392 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 30, 2011 11:30 pm

Aaaaaaaah táááááá...

Aqui essa máxima vale, no FX...

:lol: :lol: :lol: :lol:

PRick

#8393 Mensagem por PRick » Qui Jun 30, 2011 11:31 pm

sapao escreveu:
PRick escreveu:Como já expliquei acima, os BH´s são os helos mais caros de operar do EB, isso é claro, e custam bem mais que os Cougar. O artigo não fala o preço final acertado, porém, não se passa de 70% para um preço muito menor, se conseguiram chegar a 35% de maior valos, já seria uma vitória das grandes.

O EB deveria passar os BH´s para a FAB. E deixar o abacaxi de custos com ela. :twisted: :twisted:

[]´s
Seriam aceitos de muito bom grado, pode perguntar para QUALQUER tripulação de H-1H!!!!!!
Sim, para quem só opera sucata velha do Vietnã, qualquer coisas nova seria ótima, mas eu não sou operador dos helos, então para mim interessa é que seja mais barato, para não pagar tantos impostos.

Vou repetir aqui, não debato em fóruns do ponto de vista corporativo, não estou aqui para defender a classe, nem o pensamento de pilotos ou qualquer outro integrante da FAB, agora no seu caso vemos o contrário, apenas apontos os absurdos, sejam eles da FAB ou de qualquer outra força.

[]´s

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#8394 Mensagem por Penguin » Qui Jun 30, 2011 11:32 pm

Carlos Mathias escreveu:Aaaaaaaah táááááá...

Para quem não rasga dinheiro, vale sempre.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#8395 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 30, 2011 11:34 pm

Pode deixar que eu entendi bem. 8-]

PRick

Qu

#8396 Mensagem por PRick » Qui Jun 30, 2011 11:38 pm

sapao escreveu:
PRick escreveu: Acho que você não entendeu, em 2009 acabou o antigo contrato de manutenção que o EB tinha com a Sirkosky.

Para renovar a Sirkosky pediu um preço que deixaria o BH´s com uma hora de voo 70% mais cara que o Cougar do EB. São dois helos da mesma classe.
Não, não são.A menos que você esteja falando de esteira de turbulencia...
O EB pulou na hora, porque isso é um absurdo.Quem afirmou isso não fui eu mais o informativo do EB, para o EB o Cougar e o BH são helos da mesma classe, eu concordo e você discorda, cada um tem seu conceito. O EB é quem usa mais tempo o BH no Brasil, mas é você que entende bem ele, vai lá, no meu caso eu já tenho opinião formada.
E como foi feita a manutenção neste periodo? E para que insistir em negociar com esse tipo de empresa para manter 04 celulas com mais de 15 anos voando, se o negocio é tão ruim?Oras leia lá como foi feita, pelo contrato anterior, com preços muito menores, é bem fácil de entender isso, se falo em renovação é porque existia um contrato que acabou.

Se você entra com um preço muito acima, e depois corta ele de maneira significativa, eu descartaria continuar a negociação com essa empresa, porém, como no caso se trata de contrato de manutenção feito com o único fornecedor do produto. Você não tem escolha.
Tem sim.Tem você pode parar de operar, porque não tem como fazer isso num helo de guerra sem apoio do fabricante.

Então se o preço inicial colocava seu produto 70% mais caro de manter que seu concorrente da mesma classe. É de se esperar, se a Sirkosky for uma empresa séria, que o preço final não tenha descontos superiores a 50%, o que deixaria o BH´s com a hora de voo 35% superior ao do Cougar.
Não são da mesma classe, e supor podemos supor de tudo.Inclusive que os numeros estão errados...Fala isso para o EB, para o EB BH e Cougar são da mesma classe.

Achar que se conseguiu coisa melhor, é simplesmente dizer que o pessoal da Sirkosky são um bando de vigaristas. Ter um preço caro justificado é uma coisa, ter o preço caro para extrair um lucro absurdo, é coisa de capitalista picareta.
E o EB então continua negociando com eles porque? Para manter uma extensa frota de 04 aeronaves?Como falei acima, ou faz isso ou para de usar.

Esse por sinal, é o melhor argumento para não padronizar toda uma frota com único fabricante, e nem deixar a manutenção na mão de fornecedores externos, que não possam sofrer pressão do governo para coibir abusos.
Mais um motivo para continuar com o H-60L e não confiar na EADS cegamente.Não se esqueça que a Helibras é uma montadora.Todas as fábricas são montadoras, até a Sirkosky, ninguém faz mais a maior parte das peças que compõe um helo, um avião, um carro.

[]´s

[]´s

PRick

#8397 Mensagem por PRick » Qui Jun 30, 2011 11:42 pm

Carlos Mathias escreveu:Aaaaaaaah táááááá...

É engraçado como eles se entregam 8-] 8-] , eu diria uma coisa mais cara que valha a pena, sem dúvida, não é o caso de helo de transporte, e aeronaves de uso muito intensivo. Vale pagar caro quando isso tem contrapartida direta na diferença de performance, quando a performance é fundamental. Como no caso dos caças, pode ocorrer em outras áreas.

[]´s

rcolistete
Sênior
Sênior

#8398 Mensagem por rcolistete » Qui Jun 30, 2011 11:44 pm

Carlos Mathias escreveu:Pode deixar que eu entendi bem. 8-]
Será que vale para o caça no FX-2 que mais gasta em combustível ? Valia quando era o Su-35BM antes da short-list, mas será que essa mesma crítica é feita agora ?

Lembra, CM, quanto enchiam o saco falando que Su-30/35 precisaria de uma refinaria para a FAB por causa dele ?

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2106 vezes
Agradeceram: 2675 vezes

#8399 Mensagem por knigh7 » Sex Jul 01, 2011 12:19 am

São as turbionas as maiores responsáveis pelos custos de operacão de um caca.

Carlos Mathias

#8400 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jul 01, 2011 2:24 am

Aí ó... :roll: :lol:

Responder