Página 5589 de 5736

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Nov 03, 2021 1:20 pm
por Viktor Reznov
Juliano Lisboa escreveu: Qua Nov 03, 2021 2:46 am
Viktor Reznov escreveu: Qua Nov 03, 2021 12:47 am

Pois é. Se não me engano a SAAB mesmo soltou um video esclarecendo que o radome nas unidades produzidas em série tem um ângulo diferente do radome nos protótipos. Nada demais até aí, isso acontece no desenvolvimento da aeronave.
Um não sabia, vc poderia mandar o link desse video?
Eu vou procurar aqui pra ver se esse vídeo existe mesmo ou se eu fiz confusão com vídeo de algum desses especialistas de Youtube.

EDIT: eu não encontrei o video que tinha visto a respeito disso mas eu encontrei uma notícia antiga, de 2014, dizendo que o radome seria redesenhado pra caber o radar adotado no Gripen E/F.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Nov 03, 2021 3:25 pm
por Juliano Lisboa
Viktor Reznov escreveu: Qua Nov 03, 2021 1:20 pm
Juliano Lisboa escreveu: Qua Nov 03, 2021 2:46 am

Um não sabia, vc poderia mandar o link desse video?
Eu vou procurar aqui pra ver se esse vídeo existe mesmo ou se eu fiz confusão com vídeo de algum desses especialistas de Youtube.

EDIT: eu não encontrei o video que tinha visto a respeito disso mas eu encontrei uma notícia antiga, de 2014, dizendo que o radome seria redesenhado pra caber o radar adotado no Gripen E/F.
Manda o link ai!

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Nov 03, 2021 5:12 pm
por Viktor Reznov
Juliano Lisboa escreveu: Qua Nov 03, 2021 3:25 pm
Viktor Reznov escreveu: Qua Nov 03, 2021 1:20 pm

Eu vou procurar aqui pra ver se esse vídeo existe mesmo ou se eu fiz confusão com vídeo de algum desses especialistas de Youtube.

EDIT: eu não encontrei o video que tinha visto a respeito disso mas eu encontrei uma notícia antiga, de 2014, dizendo que o radome seria redesenhado pra caber o radar adotado no Gripen E/F.
Manda o link ai!
https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... _1514.html
O radome também será diferente, já que terá que acomodar o novo radar Selex ES AESA

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Nov 04, 2021 5:00 pm
por knigh7

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Nov 04, 2021 7:57 pm
por FIGHTERCOM
Imagem
Imagem

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Nov 04, 2021 8:32 pm
por knigh7
FIGHTERCOM escreveu: Qui Nov 04, 2021 7:57 pm
Imagem
Linda foto [009] [009] [009] [009]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Nov 04, 2021 9:58 pm
por NaScImEnTToBR
knigh7 escreveu: Qui Nov 04, 2021 8:32 pm
FIGHTERCOM escreveu: Qui Nov 04, 2021 7:57 pm
Imagem
Linda foto [009] [009] [009] [009]
Imagem

Imagem

Nos tapearam! A FAB fez o pessoal do Shipbucket FD Scale perder o tempo desenhando os Gripens com o padrão de camuflagem diferente! VÊ SE PODE

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Nov 05, 2021 10:28 am
por Túlio
Viktor Reznov escreveu: Qua Nov 03, 2021 5:12 pm
Juliano Lisboa escreveu: Qua Nov 03, 2021 3:25 pm

Manda o link ai!
https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... _1514.html
O radome também será diferente, já que terá que acomodar o novo radar Selex ES AESA
Posso estar BEM errado mas o que entendi é que as mudanças referidas o são em relação às versões anteriores do Gripen (A/B/C/D/DEMO), não às atuais (4100 e 4101).

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Nov 07, 2021 12:42 am
por Viktor Reznov
Túlio escreveu: Sex Nov 05, 2021 10:28 am
Posso estar BEM errado mas o que entendi é que as mudanças referidas o são em relação às versões anteriores do Gripen (A/B/C/D/DEMO), não às atuais (4100 e 4101).
Sim, exatamente isso mesmo.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Nov 07, 2021 11:01 am
por Túlio
De qualquer modo nem sei se vale a pena debater isso HOJE, afinal, ao longo deste mês ou no seguinte o bichim já vai estar aqui, junto com o maninho mais velho, e vamos poder comparar à vontade, pois se tem coisa que não irá faltar é foto dos dois lado a lado, afinal, tudo que é site "especializado" e canal de "youtuber" palpiteiro foi inundado por esta questão nos comments, vai ser uma briga de foice para ver quem "acertou". :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Nov 10, 2021 5:08 pm
por arcanjo
BAAN participa de intercâmbio na EMBRAER com membros da equipe do Gripen

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgJbrCk-3a4MoYMjnKOoQpueFCAw_V5ZjsWzA2n7eSmR14YsSf9KJ7GG-qjudagbAuxCeP-Th3o3lTpKgqLAilqwSh7iplky6wsVCB9Uut2Sk7y1ZFFyoNGhB768uqQbqdBmWPiuVEn2Lmy0VpIZ54WkFN9Ew6EhEWNqjtm5uUItgf37cn-g_pbtLvvPw=s1024

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... io-na.html

abs.

arcanjo

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Nov 16, 2021 3:40 pm
por Viking
arcanjo escreveu: Qua Nov 10, 2021 5:08 pm BAAN participa de intercâmbio na EMBRAER com membros da equipe do Gripen

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgJbrCk-3a4MoYMjnKOoQpueFCAw_V5ZjsWzA2n7eSmR14YsSf9KJ7GG-qjudagbAuxCeP-Th3o3lTpKgqLAilqwSh7iplky6wsVCB9Uut2Sk7y1ZFFyoNGhB768uqQbqdBmWPiuVEn2Lmy0VpIZ54WkFN9Ew6EhEWNqjtm5uUItgf37cn-g_pbtLvvPw=s1024

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... io-na.html

abs.

arcanjo

Caso a agenda de defesa fosse de fato prioridade para a nação o mínimo de F39 encomendados deveria ser de pelo menos 120 exemplares para a FAB e 24 para a MB, no VF1.

Os F 39 da FAB seriam divididos nas seguintes bases aéreas:

Anápolis : 24
Santa Cruz: 24. O 2º/1º GAvCa seria com o VF 1 designado para ataque aeronaval no AS com seus F39 e RBS 15
Santa Maria: 24
Manaus: 24
Natal: 24

Com os KC 390 (40 aviões), aviões AEW, uns 180 AT 29, mísseis de longo alcance o fator dissuasório estaria em outro patamar.

Ai acordei e cai da cama. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Nov 16, 2021 9:13 pm
por FCarvalho
É mais fácil a FAB encomendar 108 novos A-29 alegando que eles são para GLO na fronteira que mais do que rapidinho o dinheiro aparece do que conseguir 12 Gripen E/F adicionais.
Aliás, GLO é uma sigla que faz mágica no orçamento das ffaa's e do MD.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Nov 18, 2021 4:57 pm
por knigh7

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Nov 18, 2021 7:20 pm
por knigh7
Há algumas falhas na matéria abaixo, mas considerei que seria válido postá-la.

A Força Aérea da Finlândia havia requisitado CLS nas propostas e, mesmo assim, isso não seria o suficiente para determinar o custo da aeronave (flyaway cost).
Saab descreve oferta do Gripen-E para Finlândia
Saab "estimou" o caça Gripen-E em cerca de 100 milhões de euros na proposta ofertada para a Finlândia
Diego Alves Por Diego Alves 18/11/2021 - 14:41 em Militar, Saab



Na última quarta-feira (17), a empresa sueca Saab, realizou uma coletiva de imprensa para explicar os benefícios de sua proposta ofertada para a Finlândia, que contempla a aquisição de 62 caças, que a Saab acredita estar prestes a vencer.


A aquisição finlandesa – denominada Programa HX – tem algumas semelhanças com a aquisição MRFA da Índia. Há cinco empresas / caças em disputa: Gripen E / F (Suécia), F / A-18E / F Super Hornet (EUA), F-35 Joint Strike Fighter (EUA), Rafale (França) e Eurofighter Typhoon (Europa) .

Antecipando o lançamento de uma licitação lançada pela Força Aérea Indiana (IAF) para a aquisição muito atrasada de 114 aeronaves de caça multifuncionais (MRFA), os fornecedores de todo mundo começaram a se “posicionar”.

Na semana passada, a Lockheed Martin, realizou uma conferência em Bengaluru para se “livrar” de possíveis responsabilidades de compensação.

A aquisição da IAF inclui todos os caças citados no segundo parágrafo, exceto que a Lockheed Martin está oferecendo o F-21 em vez do F-35 e, adicionalmente, duas empresas russas estão disputando a concorrência indiana.

Magnus Skogberg, chefe da “campanha” do Gripen, revelou que a Saab ofereceu à Finlândia 64 caças Gripen-E / F, bem como duas aeronaves GlobalEye de controle e alerta aerotransportado (AW&C) por 9 bilhões de euros – a quantia que a Finlândia tem “disponível”.



Com 1,5 bilhão de euros deste total alocado para armas e 1 bilhão de euros nas duas plataformas GlobalEye, a Saab está fornecendo 64 caças Gripen E por 6,5 bilhões de euros. A 100 milhões de euros por aeronave, a Saab está enviando a mensagem de que, em comparação com o Rafale, “o dobro do número de caças [estão sendo] vendidos pela metade do custo”.

O pacote de armas na concorrência do caça HX foi definido de forma flexível pelas Forças de Defesa Finlandesas e são obrigados a fazer parte das propostas. Skogberg diz que o pacote de armas da Saab inclui: mísseis ar-ar Meteor, considerado por muitos analistas como o míssil BVR de maior alcance do mundo; IRIS-T de curto alcance,” homing” infravermelho, mísseis ar-ar de curto alcance e a capacidade Spear (Select Precision Effects At Range), que está em desenvolvimento no Reino Unido como um míssil “ar-solo” e, possivelmente, anti-navio .

Eles são tão eficazes e custam quase o mesmo que o pacote de armas que está sendo oferecido à Índia com o Rafale.

A Saab também entregará o Gripen-E à Finlândia com um sistema de guerra eletrônica (EW) de última geração que fornece proteção em “360 graus” com receptores de alerta de radar (RWRs), sistema de alerta de aproximação de mísseis (MAWS), sinalizadores e chaff. Os bloqueadores internos permitem que o caça execute a “supressão das defesas aéreas inimigas” (suppression of enemy air defences – SEAD). Esses sistemas integrados podem ser complementados com “jammer pods” – como o “electronic attack jammer pod” (EAJP).

A Saab também incorporou um atraente pacote de participação industrial – um eufemismo para compensações – para criar capacidades nacionais finlandesas para apoiar o caça Gripen ao longo das décadas.

Isso inclui 46 projetos na Finlândia que fornecem instalações de manutenção, reparo e revisão (MRO) para o Gripen E, seu motor e 150 subsistemas de aeronaves. Além disso, 72 projetos indiretos são propostos para aprimorar as capacidades científicas gerais da Finlândia, incluindo inteligência artificial, “machine learning” entre outros.

A oferta da Saab para a Finlândia também garante a manutenção da linha de frente, com pelo menos 50 caças Gripen E prontos para voar a qualquer momento. A empresa sueca tem confiabilidade e facilidade de manutenção garantidas, com nove horas sendo o tempo médio antes de uma falha (MTBF); e três horas sendo o tempo médio de reparo (MTTR).

Mats Palmberg, que lidera a campanha do Gripen na Índia, descartou a sugestão de que a aquisição em grande escala da aeronave leve de combate Tejas (LCA) pela Índia eliminou o espaço para a compra de mais caças monomotores, como na aquisição de 114 “multi-role fighter aircraft (MRFA)”. Ao contrário, disse ele, a oferta da Saab incluiria apoio para auxiliar no desenvolvimento do Tejas Mark 2 e “outros caças”, o que pode significar a quinta geração de aviões de combate médio avançado indiano.

https://www.cavok.com.br/saab-descreve- ... -finlandia