Nessa configuração o Gripen não irá longe. As configurações de combate "real" possuem 2 ou 3 tanques alijáveis. Com 3 tanques o Gripen E perde os hardpoints centrais com 3 METEOR.
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
2 tanques externos subalares mais do que bastam. Segundo a concorrente Dassault, em configuração de ataque, o Gripen E com 2 tanques externos tem um raio de ação de 1.150km. E em configuração ar-ar, com PC em combate (não mencionou o tempo), o raio de ação dele é de 1.230km.
É importante ressaltar que o Gripen E com 42% a mais de combustível interno que seu antecessor alcançou fuel fraction (relação entre combustível e peso total) de caça bimotor sendo monomotor. É por isso que ele tem um alcance com combustível interno maior que o Typhoon, Rafale, Super Hornet, etc.
Obs: a família Su-27 são caças bimotores que têm um fuel fraction significativamente maior que a média dos outros caças bimotores. É por isso que ele tem um grande alcance somente com combustível interno.
É importante ressaltar que o Gripen E com 42% a mais de combustível interno que seu antecessor alcançou fuel fraction (relação entre combustível e peso total) de caça bimotor sendo monomotor. É por isso que ele tem um alcance com combustível interno maior que o Typhoon, Rafale, Super Hornet, etc.
Obs: a família Su-27 são caças bimotores que têm um fuel fraction significativamente maior que a média dos outros caças bimotores. É por isso que ele tem um grande alcance somente com combustível interno.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Além disso, o Gripen tem uma coisa que poucos tem: capacidade de dispersão.
O Gripen não vai precisar sair de uma base afastada, fazer REVO e atacar, pode atacar, decolando de uma rodovia, que foi lá apenas pra abastecer, já carregado com o armamento, voar até o alvo e lançar seus armamentos.
Ainda precisa somar o alcance dos mísseis e bombas guiadas ao raio de alcance do Gripen, que será entre 30-500 km a mais, dependendo do que a FAB irá por nele.
O Gripen não vai precisar sair de uma base afastada, fazer REVO e atacar, pode atacar, decolando de uma rodovia, que foi lá apenas pra abastecer, já carregado com o armamento, voar até o alvo e lançar seus armamentos.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
gabriel219 escreveu: ↑Dom Out 10, 2021 5:18 pm Além disso, o Gripen tem uma coisa que poucos tem: capacidade de dispersão.
O Gripen não vai precisar sair de uma base afastada, fazer REVO e atacar, pode atacar, decolando de uma rodovia, que foi lá apenas pra abastecer, já carregado com o armamento, voar até o alvo e lançar seus armamentos.
Ainda precisa somar o alcance dos mísseis e bombas guiadas ao raio de alcance do Gripen, que será entre 30-500 km a mais, dependendo do que a FAB irá por nele.
Lembrando ainda que ao longo dos 8,5M km² do Brasil há MILHARES DE PISTAS de onde ele pode operar, tipo desde grandes aeroportos até meros aeroclubes e pistas de fazenda; só os EUA têm mais.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Para terem uma ideia de como os suecos pensam o Gripen, a Força Aérea daquele país impôs como requisito à SAAB que para manutenir o Gripen E não fossem acrescentados ferramentais aos que são utilizados no Gripen C/D, que por sua vez é de manutenção simples. E a impressora 3D para partes do caça foi projetada de modo que pudesse ser utilizada junto aos Gripens desdobrados.
Embora uma aeronave possa pousar numa rodovia, a concepção do Gripen é para serem operados espalhados e sem demandar muita logística. O rival é um urso forte que mora logo ali ao lado e por isso os suecos optaram por aquela concepção que pode ser bastante vantajosa para o Brasil.
Embora uma aeronave possa pousar numa rodovia, a concepção do Gripen é para serem operados espalhados e sem demandar muita logística. O rival é um urso forte que mora logo ali ao lado e por isso os suecos optaram por aquela concepção que pode ser bastante vantajosa para o Brasil.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Túlio, retirado do link:Túlio escreveu: ↑Dom Out 10, 2021 8:02 pmgabriel219 escreveu: ↑Dom Out 10, 2021 5:18 pm Além disso, o Gripen tem uma coisa que poucos tem: capacidade de dispersão.
O Gripen não vai precisar sair de uma base afastada, fazer REVO e atacar, pode atacar, decolando de uma rodovia, que foi lá apenas pra abastecer, já carregado com o armamento, voar até o alvo e lançar seus armamentos.
Ainda precisa somar o alcance dos mísseis e bombas guiadas ao raio de alcance do Gripen, que será entre 30-500 km a mais, dependendo do que a FAB irá por nele.Lembrando ainda que ao longo dos 8,5M km² do Brasil há MILHARES DE PISTAS de onde ele pode operar, tipo desde grandes aeroportos até meros aeroclubes e pistas de fazenda; só os EUA têm mais.
Fuente: https://flightconsultoria.com.br/de-pis ... ronegocio/
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Em pistas pavimentadas também somos 2º maior?Segundo dados de 2011, o Brasil possui o 2º maior número de pistas não pavimentadas do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Abraços,
Wesley
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
FIGHTERCOM escreveu: ↑Qui Out 14, 2021 5:42 pm
Túlio, retirado do link:
Em pistas pavimentadas também somos 2º maior?Segundo dados de 2011, o Brasil possui o 2º maior número de pistas não pavimentadas do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Abraços,
Wesley
Aí já num sei, cupincha véio, mas se não me engano numa coisa tanto o Gripen quanto o 390 são iguais, que é operar a partir de qualquer pista. Claro, falta demonstrar (o KC recém começou os testes em pistas de terra) e é, portanto, debatível.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A possibilidade de utilização de manufatura aditiva para suprir demandas durante os desdobrados é genial! É só colocar tudo isso num container e despachar para combate.knigh7 escreveu: ↑Dom Out 10, 2021 9:16 pm Para terem uma ideia de como os suecos pensam o Gripen, a Força Aérea daquele país impôs como requisito à SAAB que para manutenir o Gripen E não fossem acrescentados ferramentais aos que são utilizados no Gripen C/D, que por sua vez é de manutenção simples. E a impressora 3D para partes do caça foi projetada de modo que pudesse ser utilizada junto aos Gripens desdobrados.
Embora uma aeronave possa pousar numa rodovia, a concepção do Gripen é para serem operados espalhados e sem demandar muita logística. O rival é um urso forte que mora logo ali ao lado e por isso os suecos optaram por aquela concepção que pode ser bastante vantajosa para o Brasil.
Aquele estudo da Embraer sobre drones bem que poderia ir nessa linha.
Abraços,
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Isso para mim é novidade! Não sabia que o Gripen pode operar, também, a partir de pistas não pavimentadas.Túlio escreveu: ↑Qui Out 14, 2021 5:46 pmFIGHTERCOM escreveu: ↑Qui Out 14, 2021 5:42 pm
Túlio, retirado do link:
Em pistas pavimentadas também somos 2º maior?
Abraços,
WesleyAí já num sei, cupincha véio, mas se não me engano numa coisa tanto o Gripen quanto o 390 são iguais, que é operar a partir de qualquer pista. Claro, falta demonstrar (o KC recém começou os testes em pistas de terra) e é, portanto, debatível.
Abraços,
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
FIGHTERCOM escreveu: ↑Qui Out 14, 2021 5:53 pm
(...) Não sabia que o Gripen pode operar, também, a partir de pistas não pavimentadas.
Abraços,
Wesley
Nem eu, e falta muito mais coisa para a gente saber a respeito dele. Tem um outro tópico, do @angelogalvao, que indaga sobre as VERDADEIRAS capacidades EW da nossa versão, e até isso continua BEM obscuro...
viewtopic.php?t=20120
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
No início do vídeo, mostra o Gripen decolando de uma pista não pavimentada.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
@FIGHTERCOM?
(Nem eu sabia, tks Knight véio )
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Cara, sou fã do Gripen desde 2000 e confesso que nunca tinha visto isso!!!
Abraços,
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Na época do FX2 eu garimpava na internet sobre vídeos do Gripen. Havia encontrado outros com ele decolando de pistas não pavimentadas.
Outra coisa que eu pude constatar com vídeos no YT foi pousando em aeroportos em exercícios da OTAN junto com outros caças: F-18, F-16, F-15... Com configuração semelhante de cargas externas, a extensão de pista que ele utilizava era menor.
Os canards grandes do Gripen quando voltado para baixo (no caso do pouso) ajudam na frenagem por aumentar o atrito, em especial em pistas molhadas.
Outra coisa que eu pude constatar com vídeos no YT foi pousando em aeroportos em exercícios da OTAN junto com outros caças: F-18, F-16, F-15... Com configuração semelhante de cargas externas, a extensão de pista que ele utilizava era menor.
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