FIGHTERCOM escreveu: Seg Ago 09, 2021 10:44 am
O Uruguai não pode dispor de caças enquanto a Argentina não resolver a sua situação. Caso contrário, seria muita humilhação...

Agora voltando à realidade:
1- Colômbia: muito difícil não ser F-16. Uma compra via FMS vai pesar na decisão.
2- Peru: não acredito que os mesmos morram de amores pelos russos. Afinal, eles escolheram "modernizar" os M2000. Portanto, sem aquisições nos próximos anos.
3- Equador: deve comprar algum LIFT bombadinho, uma vez que os MiG29 do seu inimigo estão "na chon".
4- Uruguai: no máximo um M346-FA. Para humilhar os argentinos, já é o bastante.
5- Quem realmente queria o Gripen, além do Brasil, era a nossa vizinha Argentina. Mas vai ficar querendo. Aliás, a notícia mais recente daquelas bandas é que uma candidata ao Comando Sul do EUA (USSOUTHCOM), se ganhar, vai se comprometer para que a Argentina consiga a aquisição de algo ocidental. Para mim isso tem cheiro de F-16 guardado no deserto e armado com AIM-9-L Sidewinder.
Abraços,
Wesley
Com a Embraer na disputa colombiana, o Gripen E/F tem chances reais de conseguir o que parece ser pouco provável. Os suecos se tocaram que sozinhos eles não conseguem nada por estas bandas. Então, vamos ver. É uma decisão política no final. Se fizermos o nosso dever de casa, temos chance sim.
O caso peruano é que assim que a Colombia fechar o FX deles, eles terão a justificativa necessária para trocar os Sukhoi que ainda tem por lá. Os Mig-29 seguem sendo atualizados dentro do possível. Os Mirage 2000 depois desta última recapagem vão durar pelo menos mais 10 anos. O Gripen C/D tem a vantagem de apresentar custos mais baixos que todos os atuais vetores da FAP.
O Equador vai buscar um caça assim que a Colombia fechar o seu negócio. E Peru vai atrás da mesma forma. O Gripen C/D tem a vantagem do custo baixo, além de poder ser feito o seu leasing, como no caso tcheco e húngaro. Bem mais situados financeiramente que o Equador.
Uruguai o Gripen C/D já foi oferecido. Os suecos andaram conversando com a FAU. A ver como eles provêm um sistema de financiamento que ajude a amansar os políticos de lá e conseguirem levar o caça sueco. São apenas 6 com +6 em opção. Com a vantagem de terem o CLS provido bem aqui ao lado. Algo que eles não vão conseguir com nenhum LIFT. A ver. Temos aí novamente a nossa diplomacia tendo de fazer o seu dever de casa.
O Chile acho que teremos alguma surpresa lá para o final da década. Os F-5 não são eternos.
E em 2026 teremos todos os nossos operacionais e, participando de operações Cruzex aqui, e na vizinhança, também.