Página 5575 de 5752

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Jun 21, 2021 5:43 pm
por Túlio
J.Ricardo escreveu: Seg Jun 21, 2021 5:16 pm No papel é legal, mas duvido muito que essa configuração um dia voe.
Pelo menos dois tanques deveriam estar na brincadeira.
Mais ou menos como aquelas imgs de Rafale até o talo com mais de nove toneladas de penduricalhos: quantas vezes vai dar pra fazer isso em condições reais (e usando pista de Boeing pra poder decolar) antes de mandar pra sucata por ter estourado todos os limites estruturais? Mas que é bonito é...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Jun 21, 2021 7:01 pm
por Glauber Prestes
J.Ricardo escreveu: Seg Jun 21, 2021 5:16 pm No papel é legal, mas duvido muito que essa configuração um dia voe.
Pelo menos dois tanques deveriam estar na brincadeira.
Mas como dois dos grandes appeals do Gripen E/F são o aumento da carga paga e do alcance (em relação ao "Legacy" Gripen), a ausência de tanques externos e as configurações totalmente pesadas fazem parte da propaganda.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Jun 22, 2021 11:40 am
por Juliano Lisboa
FIGHTERCOM escreveu: Seg Jun 21, 2021 4:42 pm O Brasil que eu quero...
Imagem

Esse caça é top demais... 8-)
Muito bonita essa imagem, é de um brasileiro Gino Marcomini, infelizmente ele ta ruim na Uti com covid.

O trabalho dele pode ser visto aqui.

https://www.instagram.com/ginomarcomini/

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Jul 17, 2021 12:12 pm
por FCarvalho
Aliás, uma pergunta que creio pertinente: com o lançamento de mais este projeto Mig de caça 5a G, e talvez com um da Sukhoi no bolso aguardando o momento, a entrada em operação planejada dos J-31 já em 2024/2025, o caça semi-estealh sul coreano KF-21, com derivados stealht em mais alguns anos, projetos turcos, japonês, europeu e britânico, todos devendo estar voando nos próximos vinte anos, como fica a situação da FAB em termos de modernidade e atualização da defesa aérea recebendo um caça de 4,5a G, no mínimo pelos próximos 10 anos?

Quando será que um caça de 5a G tuíniquim será visto não mais como uma necessidade (ou excentricidade) na FAB, mas um fator impositivo para a manutenção do equilíbrio de poder em nosso TO e com países hegemônicos mundiais?
Do tópico da força aérea russa. Aqui fica melhor.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Jul 17, 2021 2:15 pm
por FIGHTERCOM
FCarvalho escreveu: Sáb Jul 17, 2021 12:12 pm
Aliás, uma pergunta que creio pertinente: com o lançamento de mais este projeto Mig de caça 5a G, e talvez com um da Sukhoi no bolso aguardando o momento, a entrada em operação planejada dos J-31 já em 2024/2025, o caça semi-estealh sul coreano KF-21, com derivados stealht em mais alguns anos, projetos turcos, japonês, europeu e britânico, todos devendo estar voando nos próximos vinte anos, como fica a situação da FAB em termos de modernidade e atualização da defesa aérea recebendo um caça de 4,5a G, no mínimo pelos próximos 10 anos?

Quando será que um caça de 5a G tuíniquim será visto não mais como uma necessidade (ou excentricidade) na FAB, mas um fator impositivo para a manutenção do equilíbrio de poder em nosso TO e com países hegemônicos mundiais?
Do tópico da força aérea russa. Aqui fica melhor.
Os próximos 10 anos? Consolidar o Gripen e a operação de um possível UCAV nacional. Já está de bom tamanho. Se chegarmos naquele número de 70 Gripens e um número igual ou maior de UCAV, já dá para ter supremacia na América do Sul. Afinal, Colômbia postergou a aquisição de um novo vetor. Peru, ao que tudo indica, vai dar um tapa nos Mirage. O Chile vai continuar com os F-16 e sem uma solução para os F-5. Argentina, bem, o futuro é o Pampa.

Abraços,

Wesley

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Jul 17, 2021 4:03 pm
por Pablo Maica
Juliano Lisboa escreveu: Ter Jun 22, 2021 11:40 amMuito bonita essa imagem, é de um brasileiro Gino Marcomini, infelizmente ele ta ruim na Uti com covid.

O trabalho dele pode ser visto aqui.

https://www.instagram.com/ginomarcomini/
Infelizmente o Gino faleceu hoje.


Um abraço e t+

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Jul 18, 2021 1:32 am
por gabriel219
Eu creio que, muito provavelmente, o Chile irá modernizar seus F-16 pra um Block 60 ou algo entre o 60 e 70, arranjar mais do AMARG e já está de bom tamanho, comparado ao seu potencial inimigo, o Peru.

O Brasil vai estar imensamente a frente de qualquer coisa na AL com 70 Gripens e UCAV.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Jul 18, 2021 9:22 am
por FCarvalho
FIGHTERCOM escreveu: Sáb Jul 17, 2021 2:15 pm
Os próximos 10 anos? Consolidar o Gripen e a operação de um possível UCAV nacional. Já está de bom tamanho. Se chegarmos naquele número de 70 Gripens e um número igual ou maior de UCAV, já dá para ter supremacia na América do Sul. Afinal, Colômbia postergou a aquisição de um novo vetor. Peru, ao que tudo indica, vai dar um tapa nos Mirage. O Chile vai continuar com os F-16 e sem uma solução para os F-5. Argentina, bem, o futuro é o Pampa.
Abraços,
Wesley
Se levarmos em conta apenas o aspecto financeiro-orçamentário da força aérea e o curto e médio prazo, estas devem ser realmente as prioridades, junto com o KC-390, até 2030, pelo menos.
Por outro lado, levando em consideração os aspecto geoestratégicos e políticos mundiais e do nosso entorno regional, há a possibilidade de para além de 2030 termos de encarar uma outra realidade, que talvez nos leve a pensar se o binõmio Gripen/UCAV será tão ou mais efetivo quanto se espera que ele seja por agora.
A modernização dos países vizinhos se dará em maior ou menor tempo, e isto pode incluir a obtenção de caças de 4,5a G, ou até mesmo de 5a G, caso o marketing de chineses e russos conseguir elevar os seus produtos à condição de acessíveis a todos, e não apenas a alguns poucos. Turcos, sul coreanos concorrem por fora, e eu não ficaria surpreso se o Tempest britânico desse as caras por aqui.
A Colombia creio deve optar entre F-16V e Gripen E, e posteriormente, se a alternativa americana for a vencedora, o F-35 segue sendo uma opção plausível como complemento da frota, mediante, obviamente, a diminuição dos custos do caça. O Chile da mesma forma segue na opção de comprar o F-35, caso os custos do caça diminuam de tal forma que se torne acessível à FACh.
O Peru é uma incógnita mas como clientes de longa data dos russos, não se pode descartar de todo Su-30/35 e Mig-35, ou mesmo os caças de nova geração russos, sejam Mig ou Sukhoi. Chineses e sul coreanos correm por fora com seus caças também, sejam de 4a ou 5a geração.
Já a Venezuela pode ser um fator desestabilizador caso o atual governo conseguir se manter no poder, e mais ainda, contornar a mais grave crise econômica pela qual o país vem passando. Como apenas chineses e russos são as fontes de reposição de material militar deles, pode ser que depois de 2030, ou quiçá antes, possamos ver Sukhoi e/ou Mig de 4,5a G nas cores da FAV, ou mesmo Su-57. Aliás, é possível que a Venezuela acabe sendo apesar de tudo, o primeiro país da América Latina a operar caças de 5a G através daquele caça russo antes do fim desta década. Não se pode dizer ao certo sobre a capacidade real deles de adquirir e manter um caça como este, mas como o governo venezuelano não trabalha com lógica, esta é uma possibilidade que não se pode descartar de todo. Da mesma forma o J-31 chinês, que deve estar operacional no meio desta década. E pelo que se diz, será exportável.
Enfim, a introdução de um caça de 5a G na América do Sul pode ser um fator de desestabilização da região. E levar por tabela os norte americanos a avaliar seriamente a liberação dos F-35 para países aliados, como Colômbia e Chile. E isto abriria também a possibilidade de outros concorrentes europeus e/ou turcos e sul coreanos no continente. E aí quem sabe vejamos uma concorrência séria sobre o reequipamento das forças aéreas sul americanas.
Mas isto tudo são conjecturas.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Jul 18, 2021 1:58 pm
por Viktor Reznov
Pablo Maica escreveu: Sáb Jul 17, 2021 4:03 pm
Juliano Lisboa escreveu: Ter Jun 22, 2021 11:40 amMuito bonita essa imagem, é de um brasileiro Gino Marcomini, infelizmente ele ta ruim na Uti com covid.

O trabalho dele pode ser visto aqui.

https://www.instagram.com/ginomarcomini/
Infelizmente o Gino faleceu hoje.


Um abraço e t+
Que ele descanse em paz. :(

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Jul 18, 2021 2:34 pm
por FIGHTERCOM
FCarvalho escreveu: Dom Jul 18, 2021 9:22 am
FIGHTERCOM escreveu: Sáb Jul 17, 2021 2:15 pm
Os próximos 10 anos? Consolidar o Gripen e a operação de um possível UCAV nacional. Já está de bom tamanho. Se chegarmos naquele número de 70 Gripens e um número igual ou maior de UCAV, já dá para ter supremacia na América do Sul. Afinal, Colômbia postergou a aquisição de um novo vetor. Peru, ao que tudo indica, vai dar um tapa nos Mirage. O Chile vai continuar com os F-16 e sem uma solução para os F-5. Argentina, bem, o futuro é o Pampa.
Abraços,
Wesley
Se levarmos em conta apenas o aspecto financeiro-orçamentário da força aérea e o curto e médio prazo, estas devem ser realmente as prioridades, junto com o KC-390, até 2030, pelo menos.
Por outro lado, levando em consideração os aspecto geoestratégicos e políticos mundiais e do nosso entorno regional, há a possibilidade de para além de 2030 termos de encarar uma outra realidade, que talvez nos leve a pensar se o binõmio Gripen/UCAV será tão ou mais efetivo quanto se espera que ele seja por agora.
A modernização dos países vizinhos se dará em maior ou menor tempo, e isto pode incluir a obtenção de caças de 4,5a G, ou até mesmo de 5a G, caso o marketing de chineses e russos conseguir elevar os seus produtos à condição de acessíveis a todos, e não apenas a alguns poucos. Turcos, sul coreanos concorrem por fora, e eu não ficaria surpreso se o Tempest britânico desse as caras por aqui.
A Colombia creio deve optar entre F-16V e Gripen E, e posteriormente, se a alternativa americana for a vencedora, o F-35 segue sendo uma opção plausível como complemento da frota, mediante, obviamente, a diminuição dos custos do caça. O Chile da mesma forma segue na opção de comprar o F-35, caso os custos do caça diminuam de tal forma que se torne acessível à FACh.
O Peru é uma incógnita mas como clientes de longa data dos russos, não se pode descartar de todo Su-30/35 e Mig-35, ou mesmo os caças de nova geração russos, sejam Mig ou Sukhoi. Chineses e sul coreanos correm por fora com seus caças também, sejam de 4a ou 5a geração.
Já a Venezuela pode ser um fator desestabilizador caso o atual governo conseguir se manter no poder, e mais ainda, contornar a mais grave crise econômica pela qual o país vem passando. Como apenas chineses e russos são as fontes de reposição de material militar deles, pode ser que depois de 2030, ou quiçá antes, possamos ver Sukhoi e/ou Mig de 4,5a G nas cores da FAV, ou mesmo Su-57. Aliás, é possível que a Venezuela acabe sendo apesar de tudo, o primeiro país da América Latina a operar caças de 5a G através daquele caça russo antes do fim desta década. Não se pode dizer ao certo sobre a capacidade real deles de adquirir e manter um caça como este, mas como o governo venezuelano não trabalha com lógica, esta é uma possibilidade que não se pode descartar de todo. Da mesma forma o J-31 chinês, que deve estar operacional no meio desta década. E pelo que se diz, será exportável.
Enfim, a introdução de um caça de 5a G na América do Sul pode ser um fator de desestabilização da região. E levar por tabela os norte americanos a avaliar seriamente a liberação dos F-35 para países aliados, como Colômbia e Chile. E isto abriria também a possibilidade de outros concorrentes europeus e/ou turcos e sul coreanos no continente. E aí quem sabe vejamos uma concorrência séria sobre o reequipamento das forças aéreas sul americanas.
Mas isto tudo são conjecturas.
Tem que ser um cenário beeeeem otimista para pensar em caças de 5aG na América do Sul nos próximos 10 anos. Particularmente, não acredito nessa hipótese. Os custos operacionais, mesmo de vetores de 4aG, cresceram de forma exponencial, se tornando um desafio para forças com orçamento minguado. Tá mais fácil elas irem atrás de algum lift para manter uma dita "aviação de caça".

Abraços,

Wesley

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Jul 18, 2021 4:04 pm
por gogogas
Posso estar enganado , mas acredito que os F-5 da FACh podem ser substituído por um 5 G , os chilenos já demonstraram interesse no F-35 ...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Jul 18, 2021 4:36 pm
por Túlio
gogogas escreveu: Dom Jul 18, 2021 4:04 pm Posso estar enganado , mas acredito que os F-5 da FACh podem ser substituído por um 5 G , os chilenos já demonstraram interesse no F-35 ...
Atualmente não apostaria um centavo nem na modernização dos F-16, quanto mais na substituição dos F-5 seja pelo que for. Depois de tacarem fogo em metade do País, agora a tigrada tá se pegando na porrada a paus e pedras nas ruas. Nada de bom pode sair disso...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Jul 18, 2021 10:29 pm
por prp
F35 pro chile :lol:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Jul 18, 2021 11:08 pm
por Matheus
Tamo no meio de julho e nada de Gripens.... não iriam vir 4 ou 5 esse ano?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Jul 19, 2021 4:24 am
por Cassio
Que eu saiba o ano ainda termina em dezembro...