TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83611 Mensagem por Túlio » Seg Jun 21, 2021 5:43 pm

J.Ricardo escreveu: Seg Jun 21, 2021 5:16 pm No papel é legal, mas duvido muito que essa configuração um dia voe.
Pelo menos dois tanques deveriam estar na brincadeira.
Mais ou menos como aquelas imgs de Rafale até o talo com mais de nove toneladas de penduricalhos: quantas vezes vai dar pra fazer isso em condições reais (e usando pista de Boeing pra poder decolar) antes de mandar pra sucata por ter estourado todos os limites estruturais? Mas que é bonito é...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83612 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Jun 21, 2021 7:01 pm

J.Ricardo escreveu: Seg Jun 21, 2021 5:16 pm No papel é legal, mas duvido muito que essa configuração um dia voe.
Pelo menos dois tanques deveriam estar na brincadeira.
Mas como dois dos grandes appeals do Gripen E/F são o aumento da carga paga e do alcance (em relação ao "Legacy" Gripen), a ausência de tanques externos e as configurações totalmente pesadas fazem parte da propaganda.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83613 Mensagem por Juliano Lisboa » Ter Jun 22, 2021 11:40 am

FIGHTERCOM escreveu: Seg Jun 21, 2021 4:42 pm O Brasil que eu quero...
Imagem

Esse caça é top demais... 8-)
Muito bonita essa imagem, é de um brasileiro Gino Marcomini, infelizmente ele ta ruim na Uti com covid.

O trabalho dele pode ser visto aqui.

https://www.instagram.com/ginomarcomini/




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83614 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 17, 2021 12:12 pm

Aliás, uma pergunta que creio pertinente: com o lançamento de mais este projeto Mig de caça 5a G, e talvez com um da Sukhoi no bolso aguardando o momento, a entrada em operação planejada dos J-31 já em 2024/2025, o caça semi-estealh sul coreano KF-21, com derivados stealht em mais alguns anos, projetos turcos, japonês, europeu e britânico, todos devendo estar voando nos próximos vinte anos, como fica a situação da FAB em termos de modernidade e atualização da defesa aérea recebendo um caça de 4,5a G, no mínimo pelos próximos 10 anos?

Quando será que um caça de 5a G tuíniquim será visto não mais como uma necessidade (ou excentricidade) na FAB, mas um fator impositivo para a manutenção do equilíbrio de poder em nosso TO e com países hegemônicos mundiais?
Do tópico da força aérea russa. Aqui fica melhor.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83615 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Jul 17, 2021 2:15 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Jul 17, 2021 12:12 pm
Aliás, uma pergunta que creio pertinente: com o lançamento de mais este projeto Mig de caça 5a G, e talvez com um da Sukhoi no bolso aguardando o momento, a entrada em operação planejada dos J-31 já em 2024/2025, o caça semi-estealh sul coreano KF-21, com derivados stealht em mais alguns anos, projetos turcos, japonês, europeu e britânico, todos devendo estar voando nos próximos vinte anos, como fica a situação da FAB em termos de modernidade e atualização da defesa aérea recebendo um caça de 4,5a G, no mínimo pelos próximos 10 anos?

Quando será que um caça de 5a G tuíniquim será visto não mais como uma necessidade (ou excentricidade) na FAB, mas um fator impositivo para a manutenção do equilíbrio de poder em nosso TO e com países hegemônicos mundiais?
Do tópico da força aérea russa. Aqui fica melhor.
Os próximos 10 anos? Consolidar o Gripen e a operação de um possível UCAV nacional. Já está de bom tamanho. Se chegarmos naquele número de 70 Gripens e um número igual ou maior de UCAV, já dá para ter supremacia na América do Sul. Afinal, Colômbia postergou a aquisição de um novo vetor. Peru, ao que tudo indica, vai dar um tapa nos Mirage. O Chile vai continuar com os F-16 e sem uma solução para os F-5. Argentina, bem, o futuro é o Pampa.

Abraços,

Wesley




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83616 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Jul 17, 2021 4:03 pm

Juliano Lisboa escreveu: Ter Jun 22, 2021 11:40 amMuito bonita essa imagem, é de um brasileiro Gino Marcomini, infelizmente ele ta ruim na Uti com covid.

O trabalho dele pode ser visto aqui.

https://www.instagram.com/ginomarcomini/
Infelizmente o Gino faleceu hoje.


Um abraço e t+




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83617 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 18, 2021 1:32 am

Eu creio que, muito provavelmente, o Chile irá modernizar seus F-16 pra um Block 60 ou algo entre o 60 e 70, arranjar mais do AMARG e já está de bom tamanho, comparado ao seu potencial inimigo, o Peru.

O Brasil vai estar imensamente a frente de qualquer coisa na AL com 70 Gripens e UCAV.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83618 Mensagem por FCarvalho » Dom Jul 18, 2021 9:22 am

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Jul 17, 2021 2:15 pm
Os próximos 10 anos? Consolidar o Gripen e a operação de um possível UCAV nacional. Já está de bom tamanho. Se chegarmos naquele número de 70 Gripens e um número igual ou maior de UCAV, já dá para ter supremacia na América do Sul. Afinal, Colômbia postergou a aquisição de um novo vetor. Peru, ao que tudo indica, vai dar um tapa nos Mirage. O Chile vai continuar com os F-16 e sem uma solução para os F-5. Argentina, bem, o futuro é o Pampa.
Abraços,
Wesley
Se levarmos em conta apenas o aspecto financeiro-orçamentário da força aérea e o curto e médio prazo, estas devem ser realmente as prioridades, junto com o KC-390, até 2030, pelo menos.
Por outro lado, levando em consideração os aspecto geoestratégicos e políticos mundiais e do nosso entorno regional, há a possibilidade de para além de 2030 termos de encarar uma outra realidade, que talvez nos leve a pensar se o binõmio Gripen/UCAV será tão ou mais efetivo quanto se espera que ele seja por agora.
A modernização dos países vizinhos se dará em maior ou menor tempo, e isto pode incluir a obtenção de caças de 4,5a G, ou até mesmo de 5a G, caso o marketing de chineses e russos conseguir elevar os seus produtos à condição de acessíveis a todos, e não apenas a alguns poucos. Turcos, sul coreanos concorrem por fora, e eu não ficaria surpreso se o Tempest britânico desse as caras por aqui.
A Colombia creio deve optar entre F-16V e Gripen E, e posteriormente, se a alternativa americana for a vencedora, o F-35 segue sendo uma opção plausível como complemento da frota, mediante, obviamente, a diminuição dos custos do caça. O Chile da mesma forma segue na opção de comprar o F-35, caso os custos do caça diminuam de tal forma que se torne acessível à FACh.
O Peru é uma incógnita mas como clientes de longa data dos russos, não se pode descartar de todo Su-30/35 e Mig-35, ou mesmo os caças de nova geração russos, sejam Mig ou Sukhoi. Chineses e sul coreanos correm por fora com seus caças também, sejam de 4a ou 5a geração.
Já a Venezuela pode ser um fator desestabilizador caso o atual governo conseguir se manter no poder, e mais ainda, contornar a mais grave crise econômica pela qual o país vem passando. Como apenas chineses e russos são as fontes de reposição de material militar deles, pode ser que depois de 2030, ou quiçá antes, possamos ver Sukhoi e/ou Mig de 4,5a G nas cores da FAV, ou mesmo Su-57. Aliás, é possível que a Venezuela acabe sendo apesar de tudo, o primeiro país da América Latina a operar caças de 5a G através daquele caça russo antes do fim desta década. Não se pode dizer ao certo sobre a capacidade real deles de adquirir e manter um caça como este, mas como o governo venezuelano não trabalha com lógica, esta é uma possibilidade que não se pode descartar de todo. Da mesma forma o J-31 chinês, que deve estar operacional no meio desta década. E pelo que se diz, será exportável.
Enfim, a introdução de um caça de 5a G na América do Sul pode ser um fator de desestabilização da região. E levar por tabela os norte americanos a avaliar seriamente a liberação dos F-35 para países aliados, como Colômbia e Chile. E isto abriria também a possibilidade de outros concorrentes europeus e/ou turcos e sul coreanos no continente. E aí quem sabe vejamos uma concorrência séria sobre o reequipamento das forças aéreas sul americanas.
Mas isto tudo são conjecturas.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83619 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Jul 18, 2021 1:58 pm

Pablo Maica escreveu: Sáb Jul 17, 2021 4:03 pm
Juliano Lisboa escreveu: Ter Jun 22, 2021 11:40 amMuito bonita essa imagem, é de um brasileiro Gino Marcomini, infelizmente ele ta ruim na Uti com covid.

O trabalho dele pode ser visto aqui.

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Infelizmente o Gino faleceu hoje.


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Que ele descanse em paz. :(




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83620 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Jul 18, 2021 2:34 pm

FCarvalho escreveu: Dom Jul 18, 2021 9:22 am
FIGHTERCOM escreveu: Sáb Jul 17, 2021 2:15 pm
Os próximos 10 anos? Consolidar o Gripen e a operação de um possível UCAV nacional. Já está de bom tamanho. Se chegarmos naquele número de 70 Gripens e um número igual ou maior de UCAV, já dá para ter supremacia na América do Sul. Afinal, Colômbia postergou a aquisição de um novo vetor. Peru, ao que tudo indica, vai dar um tapa nos Mirage. O Chile vai continuar com os F-16 e sem uma solução para os F-5. Argentina, bem, o futuro é o Pampa.
Abraços,
Wesley
Se levarmos em conta apenas o aspecto financeiro-orçamentário da força aérea e o curto e médio prazo, estas devem ser realmente as prioridades, junto com o KC-390, até 2030, pelo menos.
Por outro lado, levando em consideração os aspecto geoestratégicos e políticos mundiais e do nosso entorno regional, há a possibilidade de para além de 2030 termos de encarar uma outra realidade, que talvez nos leve a pensar se o binõmio Gripen/UCAV será tão ou mais efetivo quanto se espera que ele seja por agora.
A modernização dos países vizinhos se dará em maior ou menor tempo, e isto pode incluir a obtenção de caças de 4,5a G, ou até mesmo de 5a G, caso o marketing de chineses e russos conseguir elevar os seus produtos à condição de acessíveis a todos, e não apenas a alguns poucos. Turcos, sul coreanos concorrem por fora, e eu não ficaria surpreso se o Tempest britânico desse as caras por aqui.
A Colombia creio deve optar entre F-16V e Gripen E, e posteriormente, se a alternativa americana for a vencedora, o F-35 segue sendo uma opção plausível como complemento da frota, mediante, obviamente, a diminuição dos custos do caça. O Chile da mesma forma segue na opção de comprar o F-35, caso os custos do caça diminuam de tal forma que se torne acessível à FACh.
O Peru é uma incógnita mas como clientes de longa data dos russos, não se pode descartar de todo Su-30/35 e Mig-35, ou mesmo os caças de nova geração russos, sejam Mig ou Sukhoi. Chineses e sul coreanos correm por fora com seus caças também, sejam de 4a ou 5a geração.
Já a Venezuela pode ser um fator desestabilizador caso o atual governo conseguir se manter no poder, e mais ainda, contornar a mais grave crise econômica pela qual o país vem passando. Como apenas chineses e russos são as fontes de reposição de material militar deles, pode ser que depois de 2030, ou quiçá antes, possamos ver Sukhoi e/ou Mig de 4,5a G nas cores da FAV, ou mesmo Su-57. Aliás, é possível que a Venezuela acabe sendo apesar de tudo, o primeiro país da América Latina a operar caças de 5a G através daquele caça russo antes do fim desta década. Não se pode dizer ao certo sobre a capacidade real deles de adquirir e manter um caça como este, mas como o governo venezuelano não trabalha com lógica, esta é uma possibilidade que não se pode descartar de todo. Da mesma forma o J-31 chinês, que deve estar operacional no meio desta década. E pelo que se diz, será exportável.
Enfim, a introdução de um caça de 5a G na América do Sul pode ser um fator de desestabilização da região. E levar por tabela os norte americanos a avaliar seriamente a liberação dos F-35 para países aliados, como Colômbia e Chile. E isto abriria também a possibilidade de outros concorrentes europeus e/ou turcos e sul coreanos no continente. E aí quem sabe vejamos uma concorrência séria sobre o reequipamento das forças aéreas sul americanas.
Mas isto tudo são conjecturas.
Tem que ser um cenário beeeeem otimista para pensar em caças de 5aG na América do Sul nos próximos 10 anos. Particularmente, não acredito nessa hipótese. Os custos operacionais, mesmo de vetores de 4aG, cresceram de forma exponencial, se tornando um desafio para forças com orçamento minguado. Tá mais fácil elas irem atrás de algum lift para manter uma dita "aviação de caça".

Abraços,

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83621 Mensagem por gogogas » Dom Jul 18, 2021 4:04 pm

Posso estar enganado , mas acredito que os F-5 da FACh podem ser substituído por um 5 G , os chilenos já demonstraram interesse no F-35 ...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83622 Mensagem por Túlio » Dom Jul 18, 2021 4:36 pm

gogogas escreveu: Dom Jul 18, 2021 4:04 pm Posso estar enganado , mas acredito que os F-5 da FACh podem ser substituído por um 5 G , os chilenos já demonstraram interesse no F-35 ...
Atualmente não apostaria um centavo nem na modernização dos F-16, quanto mais na substituição dos F-5 seja pelo que for. Depois de tacarem fogo em metade do País, agora a tigrada tá se pegando na porrada a paus e pedras nas ruas. Nada de bom pode sair disso...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83623 Mensagem por prp » Dom Jul 18, 2021 10:29 pm

F35 pro chile :lol:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83624 Mensagem por Matheus » Dom Jul 18, 2021 11:08 pm

Tamo no meio de julho e nada de Gripens.... não iriam vir 4 ou 5 esse ano?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83625 Mensagem por Cassio » Seg Jul 19, 2021 4:24 am

Que eu saiba o ano ainda termina em dezembro...




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